quinta-feira, 29 de julho de 2021

>>> GALERIA #0072


Morris J-Type Van (1956)





















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>>> GERAÇÃO 8


Marcopolo apresenta Geração 8 com referencial inédito para o transporte rodoviário de passageiros

A Marcopolo, líder na fabricação de carrocerias de ônibus no Brasil, com 51,6% de mercado, apresenta o lançamento mais aguardado pelos mercados de ônibus rodoviários nacional e internacional, a Geração 8. A nova família representa um avanço em inovação para a marca, com padrões únicos de segurança, conforto, conectividade, dirigibilidade e ergonomia, para passageiros e motorista.


Composta pelos tradicionais modelos das linhas Viaggio e Paradiso, em suas diferentes versões, a Geração 8 foi desenvolvida para os modelos de chassis das principais montadoras e, a partir do mês de agosto, vão sair da linha de montagem da unidade Ana Rech, em Caxias do Sul.

“A Marcopolo busca sempre criar soluções de transporte inovadoras e realmente de valor para clientes, passageiros, colaboradores e parceiros de negócio. A Geração 8 é a representação deste propósito. Um conceito concebido para tornar os ônibus mais seguros, confortáveis, eficientes e rentáveis. O nosso objetivo foi conceber um veículo capaz de transformar a experiência de viagem”, destaca James Bellini, CEO da Marcopolo.

A Geração 8 se destaca pelo visual marcante, seguindo o DNA de design Marcopolo que preza pela fluidez das linhas, design limpo e moderno para transmitir sensação de velocidade e leveza. A concepção do projeto, teve como premissa trazer atributos de excelência para operadores, motoristas e passageiros.

Todos os detalhes do veículo foram pensados cuidadosamente, a partir de um trabalho integrado realizado entre as áreas de Design, Engenharia e de Operações Industriais da Marcopolo. “Procuramos aproximar o ônibus o máximo possível do conceito automotivo na padronização dos processos de fabricação e montagem. O resultado é um ônibus focado em qualidade e rentabilidade para o operador, conforto e conectividade para passageiros, assim como na facilidade de manutenção e reparação”, enfatiza Luciano Resner, diretor de Operações Industriais da Marcopolo.

O executivo acrescenta que, pensando sempre na satisfação e valorização dos clientes, a atual linha de rodoviários, a New G7, continuará em produção e vendas, recebendo atualizações e inovações. “Com forte trabalho de otimização dos processos industriais, será possível manter a produção das duas linhas simultaneamente. Assim, estaremos prontos para elevar a participação da Marcopolo nos mercados onde já estamos presentes, além de gerar oportunidades em novos mercados”, pontua.

Inovação, conforto e segurança

O trabalho conjunto para o desenvolvimento da Geração 8 resultou na criação de uma família de veículos que apresenta uma melhoria de 11% no coeficiente aerodinâmico. A iniciativa é um grande atrativo para as empresas de transportes, pois permite redução de custos operacionais, resultando em economia de combustível e consequente redução da emissão de gases de efeito estufa.


Outra preocupação da Marcopolo é o conforto do passageiro, nesse sentido, para tornar ainda melhor a experiência ao embarcar nos modelos da Geração 8, a companhia investiu em pesquisa e desenvolvimento para conceber todo o ambiente interno. Cerca de 100 engenheiros da empresa realizaram viagens de ônibus em todas as regiões do país, no total foram mais de 44 mil quilômetros rodados para entender as diferentes necessidades e preferências dos clientes. Esse trabalho proporcionou um olhar atento às questões como a largura e o espaçamento entre as poltronas, circulação dentro do veículo, tempo de permanência a bordo e utilização de equipamentos eletrônicos.

A partir dessa percepção, foram feitas mudanças como a criação de escada de acesso com degraus amplos, iluminação indireta em LED e um novo desenho do sistema de abertura da porta, mais eficiente e robusto.

Para ampliar o espaço interior e melhor acomodar passageiros e bagagens, a Marcopolo trabalhou em diferentes frentes. As poltronas ganharam uma nova estrutura e desenho ergonômico, otimizando o espaço para as pernas. Também foi adotada uma nova forma de distribuição das composições das espumas do assento e do encosto, a proposta é garantir ainda mais conforto e acolhimento. Outro ponto pensado foi o sistema de reclinação, que conta com acionamento mais fácil e suave, permitindo inúmeras posições de acordo com o biotipo do usuário.

Sustentabilidade

O conceito de sustentabilidade também esteve presente em diversas etapas do processo de criação da Geração 8. Uma das prioridades da companhia foi a redução da utilização da fibra de vidro em 80%, substituindo-a por matérias-primas de polímeros especiais aplicados na fabricação de para-choques, grade dianteira e tampa traseira, entre outros componentes, resultando em peças mais leves e resistentes. As peças oferecem maior flexibilidade e absorção de impactos, podendo ser reparadas ou recicladas com facilidade.

Para levar o nível de padronização e qualidade da indústria automobilística para a fabricação de ônibus, a Marcopolo otimizou os processos produtivos da unidade de Ana Rech, onde são fabricados os novos veículos, e priorizou ações sustentáveis, como o uso de máquinas de solda com inversora e a utilização de gás com menor impacto ao operador e meio ambiente, o que proporciona uma redução no consumo de energia.

Design

Todos os detalhes da Geração 8 foram pensados para otimizar a experiência do passageiro e dos condutores, por isso o modelo conta com mudanças que tornam o veículo mais seguro, tecnológico e confortável.

Entre as inovações está a grade dianteira e o para-choques que ganharam novo design com maior volumetria e robustez. A utilização matérias-primas na fabricação dos componentes de acabamento externo, também proporciona uma redução do risco de quebra em pequenas colisões em até 50%.

Na parte traseira do veículo, onde a marca foi reposicionada para ficar em evidência, e os ônibus Geração 8 ganharam ainda um novo desenho do vigia e portinhola mais leve, desenvolvida com estrutura totalmente plana e trinco embutido no revestimento e ampla área de manutenção. O modelo conta ainda com uma nova entrada de ar da tampa traseira, mais eficiente e que melhora a refrigeração.

Os vidros laterais passam a ser curvos, o que proporciona menor vibração, e a manutenção facilitada, com novo sistema de encaixe.

Biossegurança

A Geração 8 vai seguir contando com a Marcopolo Biosafe, uma plataforma concebida para tornar o transporte coletivo mais seguro contra contaminações de vírus e bactérias e que reúne soluções focadas em biossegurança. Itens como desinfecção do sanitário e ar-condicionado por meio de luz UV-C, cortinas e capas antimicrobianas, layout 1x1x1 e dispensers de álcool em gel seguem disponíveis.

Conjunto ótico inédito

Na Geração 8, a Marcopolo focou no desenvolvimento de um inédito conjunto ótico. O resultado alcançado é comprovado pela maior segurança e dirigibilidade noturna em relação a qualquer outro modelo de ônibus comercializado no Brasil, com a ampliação da área de visão noturna e diminuição da fadiga do motorista.

Os faróis, disponíveis em versões full led e híbrido, são produzidos pela alemã Hella, fabricante de sistemas de iluminação para veículos automotores, e oferecem eficiência até 3,5 vezes maior em relação aos demais modelos atualmente em mercado, ampliado a dirigibilidade noturna para o motorista e proporcionando mais segurança para os ocupantes, como consequência. O conjunto conta com um sistema de articulação do farol para proporcionar fácil acesso no momento da manutenção e rapidez na troca de lâmpadas.

Os modelos têm lentes em policarbonato altamente resistentes e suportam impactos de objetos de até 100 gramas em uma velocidade de 80 km/h. Em razão da sua concepção de parábola em cinco partes, geram ofuscamento até 80% menor nos veículos em sentido contrário. Como opcional, é oferecido também um novo farol de neblina em LED com luz de manobra integrada.

As lanternas traseiras também são em LED com lentes em policarbonato e contam com lentes em policarbonato e um novo desenho, criado para facilitar a visualização em diversos ângulos e proporcionar mais segurança,

Os novos break-light em LED oferecem área iluminada 176% maior e a luz de neblina, também em LED, possui retrorrefletor integrado. As mudanças trazem maior eficiência luminosa e garantem um aumento da segurança, pois permitem que sejam vistos a uma distância maior.

As delimitadoras ganharam novo sistema de fixação por parafusos, o que torna a manutenção mais prática e dispensa o uso de material vedante.

Funcionalidade

Um dos pontos de destaque é o projeto elétrico, pensado e simulado em 3D para otimizar a instalação, com arquitetura descentralizada, que permite o monitoramento remoto por meio de telemática de ponta, iniciativa capaz de otimizar a manutenção e aumentar a disponibilidade do veículo.

Modelos da Geração 8 contam com quatro módulos eletrônicos, todos instalados em locais estratégicos e de fácil acesso: dois para a carroceria (um no teto do salão de passageiros e outra no bagageiro), outro para o chassi (no bagageiro inferior) e um quarto no painel do motorista. O formato facilita o acesso aos equipamentos de cada parte do ônibus e reduz os chicotes elétricos, com maior racionalidade, eficiência e redução de peso.

Para simplificar o trabalho dos mecânicos nas garagens, a Geração 8 também ganhou um novo sistema de roteamento da tubulação do ar-condicionado, instalado na parte externa junto ao teto, com sistema escamoteável de fácil manutenção e troca rápida. Isso garante um aumento da velocidade para as tarefas de manutenção, que passam a ser feitas pelo lado externo, apenas com o desaperto de parafusos, sem a necessidade de remoção do porta-pacotes.

Também com foco na praticidade e velocidade de manutenção, a empresa desenvolveu um novo sistema para a grade dianteira. Nos modelos G8, é de fácil abertura e proporciona amplo acesso à área interna da dianteira, o objetivo é facilitar a manutenção do defroster. Nesse sentido, o novo design do aro de rodas com sistema basculante também facilita manutenção e proporciona melhor refrigeração, reduzindo o desgaste dos pneus.

A manutenção das poltronas também foi um ponto de atenção, a área de assentos conta com sistema de retirada rápida dos bancos e troca dos pistões. A mudança dispensa o trabalho de desmontagem de todo o conjunto, o que simplifica a operação e otimiza o tempo de reparo.

Novo patamar de segurança

A Geração 8 coloca a Marcopolo em um inédito patamar de segurança. Todos os modelos atendem à exigente norma internacional R66.02 para tombamento, inclusive o Paradiso 1800 Double Decker, o que não é exigido no Brasil. Na construção da carroceria, foi desenvolvido um novo conceito de anéis passantes de segurança em todas as colunas da estrutura, que conferem muito mais resistência do conjunto a impactos e ao capotamento.


Focada na segurança dos passageiros, a Marcopolo aumentou em 25% a largura da seção das colunas laterais e elevou o peitoril lateral dos veículos em 70mm, o que garante maior proteção em caso de acidentes e tombamento.

Um dos principais diferenciais da Geração 8 com relação à segurança é o novo conceito de proteção da cabine do motorista, com estrutura de coluna “B” tripla e que proporciona deformação 78% inferior ao exigido pelas normas brasileiras. A engenharia consumiu mais de 2.600 horas de testes ao longo de dois anos para desenvolver o novo sistema de proteção.

Em testes práticos de impacto frontal a velocidade de 40 km/h, realizados em campo de provas e com supervisão de uma empresa de auditoria externa, o sistema foi capaz de absorver a energia, com deformação controlada, aumentando significativamente a proteção ao condutor.

Em relação à segurança e visibilidade do condutor, foram eliminados pontos cegos e feito um rebaixamento da altura do painel em 70 mm para facilitar a visualização da via. A coluna “A” também foi reposicionada 50mm para trás para melhorar a visibilidade dos espelhos. A parte inferior da porta de acesso é envidraçada para auxiliar na visualização de objetos na pista, pedestres e plataformas de embarque.

Os espelhos retrovisores, com novo design e aumento de 6% na largura reflexiva da lente, também garantem maior campo de visão. Com número menor de componentes, facilita a manutenção, diminui vibrações e confere mais estabilidade e segurança para o motorista em terrenos mais severos e esburacados.

Outro diferencial é o sistema ERV, oferecido como opcional, com câmeras que substituem os espelhos, eliminam os pontos cegos e conferem mais segurança na direção, com tecnologia infravermelho para visão noturna.

Conforto interno

Logo na entrada do veículo, para garantir mais segurança e conforto durante o embarque, o corrimão é integrado, com perfil inteiriço e uniforme e que conta com aditivos antimicrobianos, uma solução da plataforma Biosafe. A porta de separação entre a cabine do motorista e o salão de passageiros recebeu novo desenho, com vedação adicional para reduzir o nível de ruído no interior e ampliar o conforto acústico. O sistema de fechadura e rodízios também foram remodelados, com a utilização de rolamentos e autocompensadores, que tornam o funcionamento mais suave, seguro e de menor esforço.


O salão de passageiros ganhou sistema de iluminação em LED com diversas configurações e luz indireta que mudam de cor e intensidade de acordo com o horário.

Para entretenimento dos passageiros, o interior nos novos modelos G8 contam monitores de alta definição e novo sistema de som coletivo com alto falantes de alta qualidade. As imagens podem ser reproduzidas na central de controle do motorista. Além disso, os comandos de áudio e vídeo estão posicionados nas laterais e oferecem som digital de quatro canais.

O porta-pacotes também foi pensado para tornar a viagem mais cômoda e segura, com uma ampliação de espaço de 23%. Projetado para ser mais robusto, conta com suporte que diminui vibrações e ruídos. O conjunto tem área totalmente livre, sem obstáculos, para que o passageiro acomode a bagagem acima da sua poltrona. O entre-foco conta com luz de acionamento automático. E o passa mão inteiriço para deslocamento no corredor proporciona segurança durante a acomodação dos viajantes e também conta com aditivos antimicrobianos.

As poltronas ganharam novo desenho de corte dos tecidos e novas combinações de cores e padronagens e a manutenção delas também foi um ponto de atenção. Através de estudos foi possível desenvolver um novo conceito de distribuição das composições das espumas do assento e do encosto, garantindo ainda mais conforto e acolhimento. O sistema de reclinação também é completamente novo, com a adoção de amortecedores, com acionamento mais fácil, suave e que permite infinitas posições, de acordo com o biotipo do usuário. Os comandos de áudio e vídeo estão posicionados nas laterais e oferecem som digital de quatro canais, além de controle da iluminação de leitura. A área de assentos conta com sistema de retirada rápida dos bancos. A mudança dispensa o trabalho de desmontagem de todo o conjunto, o que simplifica a operação e otimiza o tempo de reparo.

A geladeira foi desenvolvida com design exclusivo, com mais comodidade e facilidade de utilização.

O novo sanitário foi projetado para criar um ambiente mais confortável e ergonômico, com a instalação de apoios no interior para auxiliar o passageiro e dar segurança durante o uso do sanitário. O interior é climatizado com ar-condicionado, conta com porta plana com sistema de fechamento automático e descarga com sistema Ecoflush, com a opção de sucção a vácuo, como a adotada em aviões para melhor eficiência e eliminação de possíveis odores. Além disso tanto a tampa do vaso como os pega-mãos contam com aditivos antimicrobianos na sua composição.


A iluminação natural foi ampliada, com janelas cinco vezes maiores, assim como o espelho. A decoração interna ganhou novas cores e design para proporcionar uma experiência mais agradável, como a pia de aço inox, que facilita limpeza e confere durabilidade. Está disponível o opcional de luz UV-C com ação antimicrobiana para eliminação de microorganismos.

Atributos para quem dirige

Entre os estudos realizados pela Marcopolo no desenvolvimento da Geração 8, a ergonomia da cabine do motorista foi um dos pontos que recebeu mais atenção, com a adoção de um novo padrão em revestimento interno, com peças injetadas para melhor acabamento, resistência e beleza, e acabamentos “soft touch” para sofisticação e redução de ruídos internos.

O espaço conta com novo design de alto-falantes, posicionados na parte superior, iluminação indireta em fibra ótica, que permite o controle do grau de luminosidade sem prejudicar a segurança ao dirigir.

A poltrona do motorista foi desenvolvida com conceito Ergodesign e desenho em formato de concha para maior conforto e ergonomia do motorista. Possui ainda revestimento em Neoprene na região do pescoço para se moldar ao biotipo de cada profissional.

No painel de instrumentos, foram desenvolvidos controles mais acessíveis, com novo conceito de interface de comandos no painel de controle. As centrais de controle (Head Unit) da Geração 8 contam com diferentes versões e interfaces gráficas que facilitam a operação. Os modelos contam com telas de alta definição sensíveis ao toque, nos tamanhos de 5 e 10 polegadas, que proporcionam uma nova experiência de uso pelo motorista no controle das funções do veículo.


Para tornar a condução ainda mais amigável e facilitada, o motorista pode escolher por acionar os comandos pela tela digital de alta definição ou por teclas posicionadas na parte inferior do painel de instrumentos, com a redundância das principais funções do veículo.

Outras mudanças importantes são o novo defroster, mais potente e com capacidade 23% maior de refrigeração, que permite que o para-brisa seja desembaçado em tempo inferior a quatro minutos.

* Press Release/Marcopolo S.A.

quarta-feira, 28 de julho de 2021

>>> IMAGEM DA SEMANA

 

1976 International Transtar 4070B Cabover

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>>> AMAROK W580X


Volkswagen Amarok W580X deve ser a última antes da nova geração

Com 11 anos nas “costas”, a Volkswagen Amarok já clama por mudanças – apesar de ter ganhado um facelift no Brasil nesse meio tempo (precisamente em 2016). E enquanto a nova geração que será feita em parceria com a Ford não chega, a divisão australiana da VW revelou a nova Amarok W580X, uma variante feita em parceria coma empresa de engenharia Walkinshaw.


Essa série especial W580X tem como base a antiga W580S, que tinha vocação mais urbana, enquanto a nova Amarok W580X tem proposta um tanto mais fora de estrada. E para se diferenciar, a picape traz suspensão mais elevada para aumentar a distância em relação ao solo, além de amortecedores de tubo duplo atualizados e rodas forjadas de 18 polegadas calçadas com pneus todo-terreno.


Para ficar mais robusta, a caminhonete ganhou também um protetor extra na parte frontal (o nome Amarok aparece vazado na peça), que traz instalado ainda uma barra de luz 100% em LED para iluminar o caminho nas inserções noturnas em trilhas. Além disso, completa o visual robusto os para-lamas com molduras plásticas que deixam a picape mais larga. Para os mais aventureiros que curtem fazer a travessia de trechos alagados, um snorkel está disponível como opcional.


A Amarok W580X vem bem equipada e soma faróis bi-xênon com luzes diurnas de LED, ar-condicionado de duas zonas, bancos com sistema de aquecimento, tapetes de borracha (mais fáceis de lavar caso suje nas trilhas off-road) e sistema de monitor de pressão dos pneus. Por dentro, a picape recebeu acabamento em veludo nos bancos numa tentativa de deixar sua cabine mais refinada, já que a original usa bastante plástico.


Outros detalhes buscam dar exclusividade, como a grade dianteira redesenhada, além de adesivo no capô com o nome da picape e outro na base lateral das portas com o nome da série especial.


Debaixo do capô está o famoso V6 3.0 biturbo que rende 258 cv e 59,1 kgfm de torque – mesmo conjunto ofertado na picape vendida no Brasil. O câmbio é automático de 8 marchas, que trabalha junto de uma tração integral no qual a 1ª marcha funciona como uma espécie de reduzida.

* Diego Dias/Motor 1.

>>> VAN MODULAR


Empresa britânica apresenta van comercial elétrica modular

Um fabricante britânico de transportes com o nome de Electric Assisted Vehicles Limited (EAV) acaba de lançar um veículo modular multifuncional exclusivo denominado Lightweight Inner-City Solution (LINCS).


A base do veículo é uma enorme plataforma de skate de alumínio leve, que apresenta dois motores elétricos fornecidos pelo Grupo Saietta. Os motores são movidos por uma bateria removível de íon de lítio que pode fornecer até 100 milhas (160 km) de autonomia.

A EAV projetou o veículo para se adequar aos mercados em todo o mundo, de modo que a cabine do motorista pode se mover facilmente da esquerda para a direita. Ele também foi preparado para o futuro para operações totalmente autônomas e tem um recurso de 'trem rodoviário' onde vários veículos podem ser conectados.


“A EAV é muito mais do que uma empresa de bicicletas eCargo. Somos uma empresa de soluções de tecnologia de transporte ”, disse Nigel Gordon-Stewart, executivo-chefe da EAV, em um comunicado. “Nós desenvolvemos e lançamos o EAV2Cubed e seu antecessor, o EAVan, como a base de uma visão urbana completa do Transporte do Futuro, concebida a partir de uma folha de papel em branco.


“Em um mundo novo, focado na preservação do meio ambiente e de recursos, o design automotivo e as soluções de engenharia simplesmente não funcionam. Eles são muito pesados, muito grandes e, do ponto de vista de recursos e ambiental, são apenas um desperdício. LINCS é o próximo passo em nosso programa, que vê uma substituição completa do transporte rodoviário urbano legado por soluções novas, sustentáveis, de emissões zero, ecologicamente corretas, seguras - mas extremamente eficientes - para cargas e passageiros. ”

A empresa tentou minimizar seu impacto ambiental equipando o LINCS com uma carroceria de composto reciclável e usando alumínio totalmente reciclado para a plataforma do veículo.

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segunda-feira, 26 de julho de 2021

>>> VÍDEO DA SEMANA



Em um mercado praticamente de homens, essa empresária abriu uma oficina apenas para Kombis e oferece um serviço de qualidade e de credibilidade, com mais de 1.000 clientes cadastrados.

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>>> RESISTÊNCIA


Lada Niva resiste na Rússia e chega à linha 2021 com novo interior

O jipe Lada Niva foi revelado em sua versão 2021 na Rússia. O modelo, que existe desde 1977, foi apresentado na variante Bronto por sua fabricante Avtovaz, dona da Lada. A maior diferença do novo modelo está no interior, que foi ligeiramente atualizado em seu desenho.


Mas não vá esperando nada de muito moderno ou algo que siga a tendência tecnológica dos modelos que vemos usualmente por aí. O painel ainda parece vindo dos anos 80, mas é diferente do visto anteriormente, sobretudo nos instrumentos.


Os bancos ganharam conforto e agora têm a opção de serem aquecidos. Há também um novo sistema de ar-condicionado, e as luzes internas foram modernizadas. A Lada também afirmou que o modelo atualizado tem um "pacote de isolamento de vibração e ruído aprimorado". O Lada Niva Bronto está disponível em dois níveis de acabamento: Luxe e Prestige. O Luxe tem para-choques de metal e rodas de 15 polegadas. Já o Prestige vem com para-choques de plástico, grade redesenhada, faróis de neblina, forros de arcos de roda de plástico e outras adições estéticas. Entre os opcionais, temos luz no teto e uma pintura especial de camuflagem.


No conjunto mecânico, há um motor aspirado a gasolina de 1.7 litro que produz 83 cv de potência e 13,1 kgfm de torque. Com tração nas quatro rodas, o carro possui câmbio de cinco marchas. Os preços não foram anunciados, no entanto não deverão estar muito longe do preço da versão Legend de 2020, entre 633 mil e 718 mil rublos (cerca de R$ 44.500 a R$ 50.500 na cotação atual). Sob o guarda-chuva do Grupo Renault, a Lada já anunciou uma nova geração do Niva para 2024 baseada na plataforma CMF-B. Entretanto, ainda não se sabe se este novo carro encerrará a produção do Lada atual, que já dura mais de 40 anos.

* Redação/Portal UOL.

>>> ALPHA SUPERWOLF


Alpha SuperWolf é a mais recente picape elétrica dos EUA

Após o lançamento do Wolf e Wolf +, a Alpha Motor Corporation apresentou o novo SuperWolf. Essencialmente uma versão de cabine dupla do Wolf + , o SuperWolf é o membro mais espaçoso da série Wolf, pois mede 214,6 polegadas (5.450 mm) de comprimento, 78,5 polegadas (1.995 mm) de largura e 69,3 polegadas (1760 mm) de altura.


A empresa não disse muito mais sobre o modelo, mas apresenta um design familiar com faróis de LED, para-lamas e para-choques protuberantes. A picape também estará disponível com uma variedade de opções, incluindo luzes auxiliares, portas tubulares e uma tampa retrátil da caçamba.


Embora todas as especificações sejam "estimativas projetadas", a caçamba está programada para ter uma capacidade de carga de 40 pés cúbicos (1.133 litros), pois mede aproximadamente 65 polegadas (1652 mm) de comprimento, 58,7 polegadas (1490 mm) de largura e 18 polegadas (458 mm) de profundidade. Os clientes que precisarem de mais espaço poderão solicitar uma extensão da caçamba do caminhão, que oferece 40 polegadas (1016 mm) extras de comprimento.


O interior apresenta um design minimalista e capacidade para quatro pessoas. Os detalhes são limitados, mas podemos ver um volante de três raios, um painel de instrumentos digital e um sistema de infoentretenimento semelhante a um tablet.


As especificações de desempenho também são vagas, mas o SuperWolf está programado para ter tração nas quatro rodas e uma bateria de íon de lítio de 75-85 kWh que deve fornecer uma faixa de 275-300 + milhas (443-483 + km). A empresa também afirma um tempo de 0-60 mph (0-96 km / h) de 6,5 segundos e uma capacidade de reboque de 6.724 lbs (3.050 kg), mas essas são apenas projeções e quem sabe se vão realmente dar certo.


O preço também é um pouco misterioso, pois a empresa disse que o veículo vai começar entre $ 48.000 e $ 56.000. A empresa está aceitando reservas no momento, mas não informou quando o modelo será lançado.

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sexta-feira, 23 de julho de 2021

>>> LINK DA SEMANA

 



>>> KIA SPORTAGE 2022


Novo Kia Sportage foi oficialmente lançado na Coreia do Sul

O novo Kia Sportage 2022 foi oficialmente lançado na Coréia do Sul e, para marcar a ocasião, a marca divulgou uma galeria de fotos que mostram a nova geração do SUV à luz do dia. Desde sua estreia no início de junho, o modelo irmão do Hyundai Tucson gerou bastante polêmica com seu design não convencional. É o grande momento da verdade, pois fotos reais do modelo da geração NQ5 foram enfim reveladas.


Este exemplar do Sportage 2022 na cor verde oliva é a configuração mais completa com todos os equipamentos, o que inclui as grandes rodas de 19 polegadas em design de dois tons. Com 4,66 m de comprimento e uma distância entre-eixos de 2,75 m, é a versão global do Sportage. Curiosamente para o mercado europeu, o SUV será ligeiramente menor.


Para todos os mercados, no entanto, o visual e acabamento devem ser exatamente os mesmos. Com exceção da dianteira mais ousada, o resto do design é bastante convencional, e essas novas imagens mostram as diferenças entre os faróis de LED e as lanternas traseiras em comparação aos conjuntos mais simples.


As novas imagens do Sportage 2022 também mostram como as versões mais básicas do Sportage ficarão por dentro, sem a tela dupla de 12,3 polegadas das outras variantes. Os modelos de nível médio terão uma tela sensível ao toque de tamanho menor, composta por botões giratórios e vários atalhos. Já a versão básica até assusta pela simplicidade, com a adoção de uma minúscula tela monocromática que mais parece uma peça de um carro dos anos 1990.


Outra mudança óbvia dos níveis de acabamento extravagantes para o Sportage básico é a área abaixo das saídas de ar centrais, na qual o modelo de entrada tem controles para ar-condicionado analógico ao invés de controle de clima automático. Ele acaba com a tela horizontal instalada nos veículos equipados com configurações de temperatura de zona dupla e tem menos configurações para brincar.


Como mostram as fotos, a versão intermediária até dá para encarar, mas a básica ficou básica demais. É difícil imaginar a Kia vendendo seu novo SUV em alguns com a tela central "de carro velho" e ar condicionado manual, embora tenhamos certeza de que alguns não se importariam se fosse bem mais barato.

* Helena Arida/Motor 1.