Golf Variant chega ao mercado brasileiro combinando toda a inovação da Volkswagen a versatilidade e espaço para a família
A Volkswagen está apresentando o Golf Variant, modelo baseado no Novo Golf e que, assim como o hatchback, chega para estabelecer novos níveis de tecnologia, sofisticação, esportividade, conforto e segurança no mercado brasileiro. O modelo combina toda a inovação da Volkswagen a versatilidade e espaço para a família. Feito sobre a Matriz Modular Transversal (MQB), o Golf Variant é produzido na fábrica da Volkswagen em Puebla, no México. O modelo foi exibido no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo (2014) e obteve excelente aceitação do público.
Oferecido nas versões Comfortline e Highline, o Golf Variant é equipado com o motor 1.4l TSI BlueMotion Technology com potência de 140 cv na faixa de 4.500 rpm a 6.000 rpm. O torque máximo é de 25,5 mkgf, disponíveis já a partir de 1.500 rpm e mantidos até 3.500 rpm. Ambas as versões do Golf Variant têm esse motor combinado exclusivamente à transmissão automática DSG de sete marchas, com função “Tiptronic” (que permite ao motorista efetuar as mudanças manualmente, por meio da alavanca de câmbio ou por aletas no volante).
Um dos principais destaques do Golf Variant é sua versatilidade, aspecto atendido plenamente com a grande capacidade para bagagens: seu porta-malas comporta 605 litros (até a altura dos encostos de cabeças – são três – no banco traseiro), o que significa amplo espaço mesmo com cinco ocupantes a bordo. Rebatendo-se os bancos traseiros a capacidade para bagagens aumenta para 1.620 litros.
Com 307 mm a mais no comprimento em relação ao hatchback, o Golf Variant mede 4.562 mm. Seu desenho traz as mesmas e impactantes linhas do modelo do qual deriva, em especial até a coluna central (“B”).
A partir das portas traseiras, modificações especiais foram desenvolvidas para a criação de um desenho exclusivo. O modelo foi planejado como um novo membro da família e seu desenvolvimento ocorreu em paralelo ao da versão hatchback. Dessa forma, apesar de sua relação direta com o Golf, o Golf Variant mostra linhas independentes e uniformes tanto na lateral quanto na traseira.
Os designers da Volkswagen foram muito bem sucedidos ao transferir para o Golf Variant as características de formas típicas do Golf – como o formato de arco tensionado com uma flecha –, da coluna traseira “C” para a “D”. Visualmente, isso tornou o “terceiro” vidro lateral uma parte da coluna “D”. Enquanto isso, as novas lanternas traseiras do Golf Variant com desenho exclusivo mostram sua ligação com o desenho do hatchback.
O Golf Variant é, a exemplo do hatchback, equipado de série em ambas as versões com sistema start/stop. É também o primeiro carro de sua categoria a oferecer o “Multicollision Brake”, sistema de frenagem automática (se o veículo estiver envolvido em uma colisão, o recurso aciona automaticamente os freios do carro após o impacto inicial).
São também de série para o Golf Variant recursos como sete airbags, espelhos retrovisores elétricos, Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), Controle de Tração (ASR), bloqueio eletrônico do diferencial (EDS e XDS), regulagem de altura para os bancos do motorista e do passageiro, vidros elétricos nas quatro portas com acionamento automático “um-toque”, ar-condicionado, assistente de partida em rampa (Hill Assist) e monitoramento da pressão dos pneus (RKA), entre outros.
Versões Comfortline e Highline
O Golf Variant é oferecido no mercado brasileiro nas versões Comfortline e Highline. Em ambas o modelo incorpora faróis dianteiros com dupla parábola e lâmpadas halógenas, com luzes de uso diurno. Para a versão Highline estão disponíveis, como opcionais, faróis bixenônio com LEDs para uso diurno.
Externamente as versões se diferenciam pelos frisos cromados presentes na Highline. Também diferencia as versões o rack de teto, na cor prata anodizada na versão Highline e na cor preta na versão Comfortline.
Em ambas as versões o Golf Variant é equipado de série com rodas de liga leve de 16 polegadas com o desenho “Dover”. Os pneus têm as medidas 205/55 R16. Para a versão Comfortline são oferecidas como opcionais as rodas de liga leve de 17 polegadas “Dijon”, com pneus 225/45 R17. A versão Highline tem como opcionais as rodas de liga leve “Geneva” e “Madrid”, ambas de 17 polegadas, com pneus 225/45 R17.
O Golf Variant traz na versão Comfortline acabamento da cabine com revestimento em tecido Zoom (preto). Há apliques em alumínio escovado no painel de instrumentos e nos painéis de portas. O volante e a alavanca de câmbio têm revestimento de couro.
A versão Highline oferece duas opções de revestimento de couro para a cabine: Preto Vienna ou Shetland Vienna (tonalidade clara). Os bancos dianteiros do Golf Variant Highline possuem desenho esportivo, com mais apoio lateral. Além disso, a cabine do Golf Variant em sua versão de topo possui iluminação ambiente.
O Golf Variant traz de série, a partir da versão Comfortline, ar-condicionado Climatic com difusor traseiro, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro “Park Pilot”, vidros com isolamento térmico e sistema de infotainment “Composition Media” (com tela sensível ao toque de 5,8” com sensor de aproximação), composto por CD Player (compatível com MP3), rádio AM/FM, alto-falantes dianteiros e traseiros, Bluetooth, interface para iPod / iPhone e entrada para SD-Card.
O modelo também traz encosto traseiro assimétrico rebatível, espelhos retrovisores externos com ajuste elétrico, aquecimento e função “Tilt down”; vidros elétricos nas quatro portas com acionamento por um toque (“one touch”), coluna de direção com regulagens de altura e de distância, regulagem de altura nos bancos do motorista e do passageiro, freios a disco nas quatro rodas e apoios de cabeça desenhados para máxima segurança.
E mais: luzes de leitura dianteiras e traseiras, banco traseiro com descansa braço com porta-copos e acesso ao compartimento de bagagem e sobretapetes dianteiros e traseiros em carpete.
A versão Highline acrescenta retrovisor interno eletrocrômico, revestimento de couro para bancos e cabine, controlador de velocidade cruzeiro (piloto automático), sensores de chuva e luminosidade, ar-condicionado Climatronic com duas zonas de resfriamento, luzes ambiente, volante multifuncional com controles do sistema de som e do computador de bordo e espelhos retrovisores externos rebatíveis eletronicamente.
Carroceria
A carroceria tem que ser forte e rígida para garantir o máximo de segurança e conforto. Ao mesmo tempo, sua estrutura tem que permanecer leve e eficiente. É por isso que a Volkswagen opta pelas sinergias da Matriz Modular Transversal (MQB), a utilização inovadora de aços de alta resistência e métodos avançados de produção.
O Golf Variant mede 4.562 milímetros de comprimento – são 307 mm a mais no comprimento em relação ao hatchback –, com 1.799 milímetros de largura (sem espelhos retrovisores) e 1.481 milímetros de altura. A distância entre-eixos é de 2.630 milímetros. Essas proporções representam um projeto impressionante: até as portas dianteiras, seguem-se as linhas precisas do hatchback. O estilo do Golf Variant se desenvolve a partir das colunas centrais “B” em direção à traseira.
Perfil lateral – a coluna “C” torna-se “D”. Desenvolvido em paralelo ao Golf hatchback, o Golf Variant mostra sua personalidade distinta a partir de sua lateral. No entanto, apesar de todo o seu estilo independente, o Golf Variant ainda mostra pertencer à família: como mencionado, os designers transferiram a forma típica da coluna “C” do Golf para a coluna “D”. Visualmente, isso tornou o “terceiro” vidro lateral parte da coluna “D”.
Além disso, em contraste com o Golf, a chamada linha de caráter é continuada atrás do arco de roda, estendendo-se pela seção traseira do carro. Essa característica de desenho dá a essa área da carroceria um visual musculoso. O desenho preciso da base dos vidros laterais (que na versão Highline é cromada) e o dinamismo conferido pela grande área envidraçada são complementados pela forma suavemente descendente da traseira do veículo, que traz defletor no topo da tampa do porta-malas.
O resultado é que o perfil lateral dá ao Golf Variant aspecto de ser maior, mais poderoso e esportivo. O rack de teto (preto na versão Comfortline e cinza anodizado na Highline) é oferecido de série.
Seção traseira – Golf típico, mesmo da parte de trás. Divididas em duas partes, as lanternas traseiras do Golf Variant enfatizam sua ligação à família e à marca. A seção da lanterna que é integrada à tampa do porta-malas é maior do que a do hatchback e forma uma linha maior que é paralela à forma inferior daquela peça. Também colabora para diferenciar o visual traseiro do Golf Variant do porta-malas e o para-choques. Enquanto no hatchback a placa do carro é montada no para-choques, no Golf Variant ela está integrada à tampa do porta-malas.
Juntamente com os seus aspectos elegantes, a seção traseira é, como esperado, uma área também muito prática. A borda da área de carga está a apenas 630 mm de altura, o que simplifica o ato de carregar ou descarregar o porta-malas. A abertura do compartimento, por exemplo, é bastante ampla, com 1.031 mm.
Dianteira. O DNA de design da Volkswagen também se expressa no Golf Variant como um “rosto” de traços atraentes. Para isso foram definidos elementos horizontalmente equilibrados que geram uma certa largura visual. Cada veículo Volkswagen tem suas características próprias; na classe do Golf se incluem os
faróis, que se curvam ligeiramente para cima e uma altura máxima definida da grade do radiador.
Em sua parte inferior, a grade do radiador traz uma borda cromada que, quando os faróis são bixenônio (de fachos direcionais) essa peça cromada continua pelo alojamento dos faróis.
Interior
Espaço para passageiros. O Golf Variant se beneficia dos conceitos da MQB para espaço na cabine. A altura em seu interior é de 981 mm na dianteira e de 980 mm na traseira. Os passageiros do banco traseiro têm ótimo espaço para as pernas. O espaço para os cotovelos também é excelente, de 1.469 mm na dianteira e de 1.441 mm na traseira.
Em seu interior, o Golf Variant também ultrapassa as fronteiras de sua categoria em termos de qualidade de materiais, aparência e design. O amplo console central remete a veículos de classes superiores.
Sob o módulo de informação e entretenimento, montado bem ao centro do painel, estão os controles bem distribuídos do sistema de climatização. Segue-se a parte inferior do console, que se prolonga até alinhar-se com o grande apoio de braços central. Há um porta-objetos maior oculto sob o apoio de braços central, que pode ser ajustado no sentido longitudinal e em altura.
Os comandos dos vidros elétricos são colocados ergonomicamente nos apoios de braços. No lado do motorista, à frente da maçaneta da porta, fica o controle de ajuste dos espelhos elétricos. Os painéis de acabamento das portas são decorados com a interseção de duas linhas curvas que separam inteligentemente suas áreas funcionais: apoio de braço, maçaneta, porta-objetos e alto-falante.
Na versão Highline, o sistema de iluminação ambiente proporciona excelente luminosidade e uma elegante atmosfera noturna. A iluminação branca dos botões e interruptores ressalta a sensação de requinte.
Dimensões para a família e suas bagagens. O Golf Variant é um veículo versátil e eficiente, que combina baixo consumo de combustível a um desempenho dinâmico, com excelente qualidade de acabamento e muita variabilidade de usos. Seu porta-malas tem 605 litros de capacidade (carregado até a altura dos encostos de cabeça traseiros).
Quando o compartimento de carga, que mede 1.003 mm de largura, com altura mínima de 936 mm, é utilizado até os encostos dos bancos dianteiros (rebatendo-se o banco traseiro, que também é dividido em 1/3 e 2/3), tem-se capacidade total de 1.620 litros. O comprimento total do porta-malas é de 1.055 mm – até os encostos dos bancos dianteiros são 1.831 mm.
Se o encosto do banco do passageiro for rebatido, é possível transportar objetos com mais de 2.500 mm de comprimento. O excelente aproveitamento do porta-malas também é possível graças às dimensões de sua abertura: 675 mm de altura, por 1.031 mm de largura.
Espaço para armazenamento. O assoalho do porta-malas pode ser dobrado ou removido completamente de forma simples e prática sempre que mais espaço para bagagens for necessário. Também é de série no Golf Variant a cobertura do porta-malas retrátil e com dois estágios. Quando não estão em uso, tanto essa cobertura quanto a rede de divisão do compartimento podem ser alojados sob o assoalho.
Outro recurso que ressalta a praticidade do Golf Variant é o rebatimento remoto do banco traseiro – e o próprio sistema de rebatimento do banco. Dividido em 1/3 e 2/3, o banco traseiro pode ser rebatido utilizando-se alavancas nas laterais do porta-malas; quando os encostos rebatem-se automaticamente para a frente, formam uma plataforma quase totalmente plana para cargas. Há quatro ganchos para sacolas no compartimento de bagagens.
Bancos – conforto e ergonomia. Os bancos do Golf Variant são excepcionalmente confortáveis. Os bancos apresentam excelentes características estruturais: linhas bem definidas, ótimo apoio para condução dinâmica e um alto nível de conforto para viagens longas. Essas características foram obtidas pela configuração da espuma para se adaptar às formas do corpo e pelas propriedades ampliadas de absorção das seções acolchoadas com espuma fria.
O Golf Variant traz na versão Comfortline acabamento da cabine com revestimento em tecido Zoom (preto). A versão Highline oferece duas opções de revestimento de couro para a cabine: Preto Vienna ou Shetland Vienna (tonalidade clara). Os bancos dianteiros do Golf Variant Highline possuem desenho esportivo.
Desempenho Consistente
O Golf Variant é equipado com o motor 1.4l TSI BlueMotion Technology. Pertencente à família EA211, o motor tem bloco e cabeçote feitos de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote (variável na admissão; são quatro válvulas por cilindro) e é equipado com injeção direta de combustível e turbocompressor.
Esse motor desenvolve potência de 140 cv a partir de 4.500 rpm, estendendo-se até 6.000 rpm. Seu torque máximo, de 25,5 kgfm, surge já a apenas 1.500 rpm, mantendo-se pleno a até 3.500 rpm – a extensa faixa de ocorrência do torque máximo e da potência demonstra a elasticidade e a eficiência do motor.
Os números de desempenho mostram o lado esportivo do Golf Variant: são apenas 9,5 segundos na aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima de 205 km/h. O tanque de combustível tem 50 litros de capacidade. Seu peso em ordem de marcha é de 1.357 kg.
O Golf Variant tem também excelente diâmetro de giro de apenas 10,9 metros (sua direção tem assistência elétrica), o que facilita na realização de manobras em locais de espaço reduzido e em estacionamentos.
Sistemas de Assistência – Proteção Automática
Novos sistemas de assistência incluem freios com sistema “Multicollision Brake” ¬– o Grupo Volkswagen é o único fabricante de automóveis do mundo a implementar tal sistema como item de série em um carro dessa categoria: um sistema proativo de proteção aos ocupantes e o bloqueio eletrônico do diferencial (EDS + XDS).
Está, ainda, à disposição o controle adaptativo de distância e velocidade (ACC), com Front Assist e função de City Emergency Brake (Frenagem Urbana de Emergência Urbana), Detector de Fadiga e a última geração do assistente de estacionamento automático Park Assist 2.0, incluindo o Optical Parking System (display 360º), assim como as funções automáticas de iluminação do FLA – Front Light Assist.
Há outras novas tecnologias, como seleção do perfil de direção com quatro modos (‘Normal’, ‘Sport’, ‘Eco’ e ‘Individual’), nova tela de controle do sistema de climatização, também pioneira no segmento, e uma nova geração de sistemas de informação e entretenimento.
Freios com sistema “Multicollision Brake”. Um item inovador no Golf Variant é o sistema de freios com sistema “Multicollision Brake”, que evita a ocorrência de colisões múltiplas – situação em que ocorre um segundo impacto após a colisão inicial. O recurso foi premiado como mais importante inovação de segurança do maior automóvel clube da Alemanha (ADAC).
Esse sistema de frenagem aciona automaticamente os freios do veículo quando ele se envolve num acidente para reduzir de forma significativa a energia cinética residual. O acionamento do sistema de frenagem multicolisões se baseia na detecção da colisão inicial pelos sensores dos airbags. A frenagem do veículo por meio do sistema de freios com sistema “Multicollision Brake” é limitada pela unidade de controle do ESC (controle eletrônico de estabilidade) a uma desaceleração acentuada. Esse valor é o mesmo do nível de desaceleração gerado pelo City Emergency Brake. Dessa forma, a habilidade do motorista controlar o carro é mantida, mesmo quando a frenagem automática acontece.
O motorista pode se ‘sobrepor’ ao sistema de frenagem com sistema “Multicollision Brake” a qualquer momento. Se o sistema reconhecer que o motorista está acelerando, por exemplo, ele é desligado. Em suma, esse novo sistema de frenagem aplica os freios até que o veículo atinja a velocidade de 10 km/h. A velocidade residual do carro pode ser usada assim para dirigi-lo a um local seguro após o processo de frenagem.
Bloqueio eletrônico do diferencial (EDS + XDS). Tecnicamente, o bloqueio eletrônico do diferencial (EDS + XDS) está integrado ao Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) para melhorar a dinâmica do veículo. O bloqueio do diferencial é ajustado especificamente para cada modelo Volkswagen. No Golf Variant, suas funções foram ampliadas para todas as situações de condução.
O sistema melhora a agilidade do veículo e reduz a necessidade de se aplicar acentuado ângulo de esterço no volante para que entre em ação a frenagem nas rodas internas à curva em ambos os eixos. Isso significa que a força de frenagem aplicada colabora para que se mantenha um ângulo de esterço próximo ao de um veículo trafegando normalmente.
O recurso também colabora para reduzir sensivelmente o subesterço (saída de frente), melhorando a tração. Em adição a isso, o bloqueio do diferencial atua sobre qualquer condição de piso, resultando em dirigibilidade mais precisa.
Sistema “Pro Active” (Proteção proativa dos passageiros). A proteção proativa dos ocupantes do carro é um exemplo típico de uma tecnologia transferida da categoria luxo para a classe dos veículos médios. A Volkswagen implementou o sistema se proteção proativa dos ocupantes inicialmente no Touareg. O sistema também passou a ser oferecido no Novo Golf, tornando-o um dos poucos veículos de sua categoria no mundo a oferecer esse tipo de sistema de proteção.
Caso o sistema proativo de proteção aos ocupantes detecte uma situação de potencial acidente – como pelo início de uma forte frenagem por meio da ativação de um assistente de frenagem – os cintos de segurança do motorista e do passageiro da frente são automaticamente pré-tensionados para assegurar a melhor proteção possível pelo airbag e sistema de cintos. Quando uma situação de condução altamente crítica e instável é detectada as janelas laterais (deixando uma pequena abertura) e o teto solar são fechados. Resultado: mais segurança.
ACC – Adaptive Cruise Control (Controlador adaptativo de distância e velocidade). O sistema usa um sensor de radar integrado à dianteira do carro. Nos veículos com transmissão automática DSG, como o Golf Variant, o Adaptive Cruise Control intervém de tal forma que, dependendo da situação, o carro pode chegar a parar e, no modo Stop and Go, arrancar automaticamente.
O ACC mantém uma velocidade pré-selecionada e uma distância definida do veículo à frente, freando ou acelerando automaticamente, seguindo o fluxo do trânsito (de maneira que a distância sempre prevalece sobre a velocidade, garantindo a segurança).
A dinâmica do sistema pode ser modificada individualmente pela seleção de um dos programas de direção do seletor de perfis de condução oferecido no Golf Variant.
Front Assist. O sistema de monitoramento frontal “Front Assist” funciona como o ACC com o sensor de radar integrado à frente do carro, que monitora permanentemente a distância do tráfego à frente. Mesmo com o ACC desligado, o Front Assist ajuda o motorista em situações críticas pré-condicionando o sistema de freios e alertando o condutor por meio de sinais visual ou sonoro quando for necessária uma reação. Caso o motorista não freie forte o suficiente, o sistema automaticamente gera força de frenagem para tentar evitar uma colisão.
O Front Assist diminui a velocidade do carro de forma que, em condições ideais, a velocidade de um possível impacto seja minimizada. O sistema também auxilia o motorista dando um sinal caso o carro se aproxime demais do veículo à frente. A nova função City Emergency Brake (frenagem urbana de emergência) faz parte do Front Assist.
City Emergency Brake (Frenagem Urbana de Emergência). A função City Emergency Brake é uma extensão do sistema Front Assist, que, por meio de um sensor de radar, varre a área à frente do carro. Se houver perigo de colisão com um veículo andando ou parado à frente do carro e o motorista não reagir, o sistema de freios é pré-condicionado da mesma forma que com o Front Assist.
Se for necessário, a função City Emergency Brake inicia a aplicação total dos freios para diminuir a gravidade do impacto. Além disso, se o motorista deixar de pressionar o pedal do freio de forma suficiente, o sistema irá ajudar gerando o máximo de força de frenagem.
Detector de fadiga. Esse sistema, introduzido primeiramente no atual Passat, detecta a perda de concentração do motorista e o alerta por meio de um sinal sonoro durante cinco segundos. Uma mensagem visual também aparece no painel de instrumentos, recomendando uma parada para descanso. Se o motorista não parar dentro dos próximos 15 minutos, o aviso é repetido.
Logo no início de cada viagem, o sistema analisa vários fatores, inclusive o comportamento individual do motorista ao volante. Durante a viagem, o sistema de detecção de fadiga avalia continuamente vários sinais, como o ângulo de esterço do volante. Se os dados do monitoramento indicarem um desvio do comportamento registrado no início da viagem, são acionados os sinais sonoro e visual.
Independentemente do monitoramento, sempre que o sistema é ativado recomenda ao motorista um intervalo para descansar após quatro horas contínuas de direção.
FLA – Front Light Assist (Assistente de luz para farol alto). Sistema opera ativando ou desativando automaticamente o facho alto do farol. O FLA analisa o tráfego à frente do Golf Variant ou em sentido contrário por meio de uma câmera instalada no para-brisa e automaticamente controla a ativação do farol alto. O sistema opera a partir da velocidade de 60 km/h.
Park Assist 2.0. A mais nova versão do sistema de assistência ao estacionamento agora facilita parar não apenas em vagas paralelas à via, mas também parar de ré em vagas perpendiculares. Adicionalmente, o Park Assist 2.0 também é equipado com função de frenagem e saída da vaga de estacionamento.
O sistema pode ser ativado a até 40 km/h pela pressão de um botão no console central. Utilizando o indicador de direção (seta), o motorista seleciona de que lado quer estacionar o carro. Se o Park Assist detectar uma vaga com tamanho suficiente, usando sensores de ultrasom, (40 cm de espaço para manobra à frente e atrás do carro são suficientes), o estacionamento assistido pode ter início: tudo o que o motorista precisa fazer é engatar a macha à ré e usar os pedais do acelerador e freio.
O sistema controla a direção automaticamente. O motorista é orientado também por “bipes” e informações visuais no display.
Seleção do Perfil de Condução
O Golf Variant oferece como opcional sistema de seleção do perfil de condução. São quatro modos de condução disponíveis: Normal, Sport, Eco e Individual. No perfil de direção Eco, os gerenciamentos do motor, ar-condicionado e outros sistemas auxiliares são controlados para alcançar o máximo de eficiência no consumo de combustível.
Sistemas de infotainment – sensor de proximidade
A Volkswagen oferece para o Golf Variant nova geração de sistemas de infotainment e rádio/navegação, com telas sensíveis ao toque. Há três versões, com telas de dois tamanhos diferentes: 5,8 polegadas e 8 polegadas.
Todas as telas possuem sensores de proximidade: assim que o motorista ou o passageiro da frente movimentam a mão próximo à tela sensível ao toque, o sistema automaticamente passa do modo display para o de entrada.
O modo display mostra uma tela reduzida apenas ao essencial. No modo operacional, por outro lado, os elementos que podem ser ativados através de toques são destacados para simplificar a utilização intuitiva. As telas também têm uma função que permite que as listagens sejam roladas ou que as capas dos CDs na biblioteca de mídia sejam selecionadas rapidamente.
Sistema de infotainment ‘Composition Media’ (tela de 5,8 polegadas). Sua tela colorida é dotada de um sensor de proximidade integrado à área sob o display. O display também responde a gestos de virar páginas ou zoom, como ocorre nos telefones celulares modernos. Também há quatro botões à esquerda e à direita da tela. Eles também dão acesso, dependendo do equipamento do veículo – aos menus ‘Phone’ e ‘Voice’ (controle por meio da voz).
Rádio AM/FM, alto-falantes dianteiros e traseiros e um CD Player (compatível com MP3), o “Composition Media” é equipado com preparação para telefone (Bluetooth) e interface compatível com iPod / iPhone. Ao mesmo tempo, as interfaces de conexão estão localizadas em um compartimento separado no console central, próximo da alavanca de câmbio.
Função de navegação ‘Discover Media’ (tela de 5,8 polegadas). O sistema “Composition Media” possui módulo de navegação (Discover Media) anexado. Os itens e funções são idênticos exceto pelo sistema de navegação, que é integrado a dados de mapas brasileiros e à segunda entrada para cartão SD. O computador de navegação fica no porta-luvas, junto com o CD Player e a entrada para cartão SD. Atualizações dos mapas de navegação estão incluídas no preço em todas as unidades com módulos de navegação, por um período de três anos.
Sistema de infotainment ‘Discover Pro’ (tela de 8 polegadas). Sua tela colorida de 8 polegadas (opcional) é dotada de um sensor de proximidade integrado à área sob o display. O display também responde a gestos de virar páginas ou zoom, como ocorre nos telefones celulares modernos.
O sistema traz rádio AM/FM, alto-falantes dianteiros e traseiros, leitor de DVD, controle por voz, sistema Bluetooth e memória interna de 60 GB (compatível com MP3). Além disso, esse sistema de som oferece entradas SD-Card e interface para USB. Outro diferencial do Novo Golf são as atualizações dos mapas de navegação incluídas no preço em todas as unidades com módulos de navegação, por um período de três anos.
Sete airbags. O Golf Variant, assim como todos os modelos da família Golf vendidos no Brasil, traz de fábrica sete airbags (dois frontais, dois laterais e dois laterais do tipo cortina e um de joelho para o motorista). Há também freios ABS com BAS e EBD, controle de tração (ASR) e controle eletrônico de estabilidade (ESC).
Equipamentos de Série
O Golf Variant traz de série, a partir da versão Comfortline, ar-condicionado Climatic com difusor traseiro, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro “Park Pilot”, vidros com isolamento térmico, sistema de infotainment “Composition Media” (com tela sensível ao toque de 5,8” com sensor de aproximação), faróis de neblina com função de luz de conversão e assistente de partida em rampa (Hill Assist).
O modelo também traz encosto traseiro assimétrico rebatível, espelhos retrovisores externos com ajuste elétrico, aquecimento e função “Tilt down”; vidros elétricos nas quatro portas com acionamento por um toque (“one touch”), coluna de direção com regulagens de altura e de distância, regulagem de altura no banco do motorista, freios a disco nas quatro rodas e apoios de cabeça desenhados para máxima segurança.
E mais: luzes de leitura dianteiras e traseiras, banco traseiro com descansa braço com porta-copos e acesso ao compartimento de bagagem e sobretapetes dianteiros e traseiros em carpete.
A versão Highline acrescenta retrovisor interno eletrocrômico, revestimento de couro para bancos e cabine, controlador de cruzeiro, sensores de chuva e luminosidade, ar-condicionado de duas zonas de resfriamento, luzes ambiente, volante multifuncional com controles do sistema de som e do computador de bordo e espelhos retrovisores externos rebatíves eletronicamente.
Pacotes de Equipamentos
Comfortline. Como opcionais, o Golf Variant Comfortline oferece dois pacotes: Elegance e Exclusive. O primeiro é composto por volante multifuncional com comandos do rádio, computador de bordo e shift paddles, controlador de velocidade de cruzeiro, sensores de chuva e de luminosidade com função “Coming & Leaving home” e rodas “Dijon” de 17 polegadas.
O pacote Exclusive adiciona aos itens do Elegance o sistema de infotainment “Discover Media”, com sistema de navegação, tela de 5,8 polegadas, comando de voz, sensor de aproximação, Bluetooth, entrada para SD-Card e interface para iPod/iPhone. Além disso, o sistema conta com o Map Care, que permite a atualização dos mapas do navegador por três anos sem custo adicional.
Highline. A versão Highline tem três pacotes de equipamentos como opcionais: Elegance, Exclusive e Premium. O primeiro traz sistema de infotainment “Discover Media”, sistema Kessy de abertura das portas com sensor de proximidade e partida do motor por botão, seleção de perfil de condução e rodas “Geneva” de 17 polegadas.
O pacote Exclusive adiciona faróis bixenônio em LEDs para luz de condução diurna, sistema FLA e o pacote com ACC, Front Assist e City Emergency Brake.
No pacote Premium estão incluídos o sistema de infotainment “Discover Pro”, com tela de 8 polegadas, o Park Assist 2.0 com câmera traseira, ajustes elétricos para o banco do motorista, sistema Pro Active e detetor de fadiga.
O teto solar elétrico panorâmico também é um item opcional para o Golf Variant Comfortline, conferindo mais exclusividade ao modelo.
O Golf Variant oferece nove opções de cores: três sólidas (Branco Puro, Vermelho Tornado e Preto Ninja), quatro metálicas (Prata Sargas, Prata Tungstênio, Azul Night, Azul Silk e cinza Platinum) e uma perolizada, Preto Mystic.
* Press Release/Volkswagen Do Brasil.