segunda-feira, 26 de outubro de 2015

>>> VÍDEO DA SEMANA



Volta rápida com Rubens Barrichello para homenagear o filme "De Volta Para o Futuro"...

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>>> CAMINHÃO DOS SONHOS



Empresário importa dos Estados Unidos caminhão com motor V8 18.0 de 600 cv para suas viagens de fim de semana


O empresário Luiz Loucatelli era fascinado por caminhões desde criança. Até que aos 18 anos, quando todos os seus amigos compravam automóveis, ele comprou um caminhão da Chevrolet seminovo para usar no dia a dia. Iniciava ali a sonhada profissão de caminhoneiro. "Dirigir um pesado é pura diversão. Para mim, não tem quarto tão aconchegante quanto a boleia", diz o empresário.


Em 1999, Loucatelli realizou um dos seus grandes sonhos ao comprar seu primeiro bruto antigo. Uma recompra, na verdade: "Localizei o segundo caminhão que tive na vida, um Chevrolet C60 1970. Nem pensei: fechei o negócio na hora." O reeencontro levou o empresário a frequentar eventos de veículos antigos. "Em uma dessas ocasiões, fiz amizade com um colecionador que tinha experiência em importar clássicos pesados. Foi com ele que decidi ter um Peterbilt V8, conhecido por ser um dos caminhões mais robustos e imponentes dos EUA."



Escolha feita, começava o garimpo nos Estados Unidos. Mesmo com o auxílio de colecionadores americanos, Loucatelli viu que sua própria exigência de um motor V8 dificultaria a missão. Após quase um mês de busca, ele voltou para o Brasil. "Assim que cheguei, recebi uma ligação de lá. Haviam encontrado um Peterbilt 359, de 1980. De novo, bati o martelo na hora. Paguei US$ 15000 pelo veículo e outros US$ 30000 em impostos, taxas e o frete."


Um mês depois, com o caminhão no Brasil, Loucatelli viu que o chassi estava corroído e o motor e o câmbio necessitavam de retífica. A restauração de ambos consumiu um ano e meio. "A maior parte desse tempo foi para retificar o motor, um Caterpillar V8 de 18 litros com 600 cv." Na cabine, além da reforma geral do painel, a forração do teto ganhou leds. "Utilizei mais de 700 metros de fitas de leds e cerca de 100 pequenas lâmpadas no contorno da carroceria", diz.


Após o sonho realizado, a maior diversão de Loucatelli é pegar sua esposa e o Peterbilt e viajar pelo Brasil. Mas ele não matou a velha vontade de trocar o quarto pela boleia: "Nas viagens, são tantos curiosos que não consigo dormir no caminhão".

* Isadora Carvalho/Quatro Rodas.

>>> JEEP NA CHINA


Jeep comemora primeiro Cherokee produzido na China


O Jeep Cherokee, o primeiro utilitário-esportivo produzido pela GAC Fiat Chrysler Automobiles (GAC FCA), saiu oficialmente da linha de montagem da fábrica de Changsha na semana passada. A recém-criada GAC FCA Automobiles Sales Co., Ltd. será responsável pelas vendas do novo produto. É mais um passo na rápida expansão global da Jeep, que começou a fabricação fora dos Estados Unidos com o Jeep Renegade em 2014 na Itália e neste ano no Brasil.


“Hoje é um marco na história da nossa marca”, disse Mike Manley, CEO das marcas Jeep e Ram e diretor de Operações da região Ásia-Pacífico. “A Jeep foi a primeira fabricante ocidental de automóveis a produzir na China, mais de 30 anos atrás. Hoje, com o apoio dos nossos parceiros do GAC, a nossa marca está de volta ao seu devido lugar neste mercado. O Jeep Cherokee é nosso best-seller no mundo e agora está sendo produzido na China para a China, dentro dos padrões mundiais de qualidade que os consumidores chineses demandam. A produção local nos permite estar mais perto de nossos clientes melhorar nossa posição competitiva no mercado. Agradecemos à GAC por sua verdadeira parceria, estamos ansiosos para iniciar a produção de outros modelos Jeep aqui na China.”

A produção do Cherokee deverá estar em ritmo pleno em novembro e as entregas estão previstas para começar antes do final do ano. A versão com motor de 2,4 litros será a primeira, seguida pela de 2 litros. Até o final de 2016, o portfólio da marca Jeep na China será composto de três novos modelos, incluindo o Jeep Cherokee e o Jeep Renegade, ambos fabricados localmente, oferecendo aos consumidores a linha mais abrangente de SUVs.

A fábrica da GAC FCA Changsha, o berço da produção local do Jeep Cherokee, é a primeira na China a adotar as exigentes normas do sistema World Class Manufacturing (WCM). A metodologia dele se concentra na redução de resíduos, aumentando a produtividade e melhorando a qualidade e a segurança de forma sistemática e organizada. O WCM envolve a força de trabalho para fornecer e implementar sugestões sobre como melhorar seus empregos e suas plantas, promovendo um senso de propriedade. A GAC FCA Changsha é uma das fábricas tecnologicamente mais avançadas da FCA no mundo. O investimento total para a instalação de 750 mil m² é de aproximadamente 5 bilhões de yuans (cerca de US$ 785 milhões).

* Press Release/Chrysler Group.

>>> NOVA GERAÇÃO



Nova geração da Toyota Hilux chega em novembro ao Brasil


Depois de ter sido lançada na Austrália e Sudeste Asiático, a oitava geração da Toyta Hilux chega ao Brasil na primeira semana de novembro. Informações dão conta que o utilitário terá preço de R$ 166 mil (na versão SR), R$ 181 mil (SRV) e R$ 192.400 (SRV TOP). No primeiro momento, apenas a versão diesel será comercializada. A Hilux flex só nasce no próximo semestre.


A antiga geração já teve a produção encerrada na fábrica de Zárate, na Argentina. Mais de 794 mil unidades foram produzidas desde 2005. A Toyota agora trabalha com descontos para zerar o estoque do modelo atual. O preço do modelo de entrada com bônus é de R$ 95 mil (na versão flex, 4x2), que no modelo novo só chega no próximo ano; R$ 153.500 (a SRV com aro 16) e R$ 162 mil, a top com aro 17 e controle de estabilidade.

Novas Dimensões

A nova Hilux está mais longa e larga, mas também mais baixa do que o modelo antigo. Agora são 5,34 metros de comprimento (antes eram 5,26 m), 1,86 m de largura (antes 1,84 m) e 1,82 m de altura (anterior 1,86 m). A distância entre-eixos permanece a mesma, 3,09 metros, mas a mudança, para melhor, foi no banco traseiro, onde os passageiros ganharam 3,5 cm para os joelhos. A capacidade do reboque também foi ampliada para 3.500 kg e o limite de carga é de 1.240 kg.


A suspensão dianteira tem braços duplos e barra estabilizadora reforçada, enquanto na traseira o sistema de amortecedores e os feixes de molas foram alongados. Os novos 2.4 (150 cv e 40,8 kgfm de torque) e 2.8 turbodiesel (177 cv e 45,8 kgfm) da família GD, que estrearam na Ásia, são cotados para equipar a versão do mercado sul-americano.

* Redação/Portal Vrum.

sábado, 24 de outubro de 2015

>>> FORD EDGE 2016


Mais Eficiente e Refinado, o Novo Ford Edge Aumenta a Gama de Propostas SUV e AWD da Ford

O novo Ford Edge abre o terceiro capítulo no plano da Ford Motor Company de expansão na Europa no domínio dos sport utility vehicles (SUV), um modelo que estreia com especificações europeias no Salão de Frankfurt e que proporcionará uma maior eficiência de consumos, nomeadamente nas emissões de CO2, abaixo dos 150 g/km* quando entrar em produção na região mais tarde no presente ano.


O Edge, com alta tecnologia premium e requinte a bordo, irá juntar-se às propostas de SUV médios e compactos da Ford, o Kuga e o EcoSport, para ir ao encontro das exigências do número crescente de clientes de SUV na Europa. A Ford espera vender 200.000 SUV na Europa em 2016, um aumento de 200 por cento comparado a igual período de 2013.


“O novo Ford Edge oferece uma enorme eficiência de combustível e baixos níveis de CO2 graças aos nossos mais avançados motores diesel com tecnologia Auto-Start-Stop,” afirmou Roelant de Waard, Vice-Presidente, Marketing, Vendas e Serviço, Ford Europa. “A apetência dos consumidores para com os SUV e veículos all-wheel drive como o nosso novo Edge é tão forte que pretendemos apresentar cinco novos veículos nos próximos três anos para competirem nos segmentos dos SUV e crossovers.”


O popular Ford Kuga está agora também disponível para encomenda com novos equipamentos, incluindo a conectividade SYNC 2 com um ecrã táctil de oito polegadas, interiores mais evoluídos e novas cores exteriores. O Ford EcoSport viu-se reforçado com elementos de estilo sofisticados, uma dinâmica de condução melhorada e novos equipamentos para maior conforto e conveniência.

Um Ford Edge Topo De Gama

O elegante e sofisticado Ford Edge, um SUV de grandes dimensões, será proposto na Europa com dois motores diesel, um bloco 2.0TCDI de 180 CV, com transmissão manual de seis velocidades, e outro 2.0TDCi biturbo de 210 PS, com transmissão automática PowerShift de seis velocidades. Ambas as motorizações terão uma eficiência de consumos na ordem dos 5,8 l/100 km e de emissões de CO2 de 149 g/km, sendo suportados pela tecnologia Auto-Start-Stop.

O Edge também contará com tecnologia de inteligente All-Wheel Drive (AWD) da Ford como padrão, entregando uma transição suave entre o desempenho da movimentação da movimentação de roda dianteira e todas as rodas para fornecer uma base mais segura na estrada, especialmente em condições escorregadias.


O Edge também contará com a tecnologia Intelligent All-Wheel Drive (AWD) da Ford de série, que permite uma transição suave entre a performance da tracção dianteira e integral, de modo a fornecer uma base mais segura na estrada, especialmente em condições mais escorregadias.

As medições de como as rodas aderem à superfície da estrada são feitas a cada 16 milissegundos, vinte vezes mais rápido do que um piscar de olhos, sendo que o sistema pode enviar até 100 por cento de binário do motor para as rodas da frente ou traseiras. Pelo facto de disponibilizar esse binário quando e onde for necessário, o sistema AWD inteligente tem um impacto mínimo na eficiência dos consumos e das emissões de CO2 em comparação com sistemas permanentes às quatro rodas (4WD).


O novo Edge integra as mais recentes tecnologias da Ford, incluindo a Direcção Adaptativa, que optimiza automaticamente a resposta da direcção de acordo com a velocidade do veículo, tornando mais fácil manobrar a baixas velocidades, mantendo-se precisa e intuitiva a velocidades mais elevadas; e a Câmara Frontal Dividida, que facilita a negociação dos entroncamentos ou o estacionamento em espaços mais apertados.

O Edge será o primeiro modelo do segmento equipado com sistema de Assistência Pré-Colisão com Detecção de Peões; um sistema baseado em câmara e radar que opera a velocidades entre os 8 e os 180 km/h), detectando veículos e pessoas na estrada. O sistema pode aplicar automaticamente os travões caso se detecte uma potencial colisão e o condutor não responda aos avisos emitidos. A Ford antecipa uma classificação de segurança de cinco estrelas no teste de colisão a realizar pela autoridade independente EuroNCAP.


O requinte excepcional é alcançado com um pára-brisas com vidro acústico e laminado para os vidros das portas do condutor e passageiro da frente, ajudando a minimizar o ruído na cabine. Os painéis que compõem a carroçaria inferior e forros das cavas das rodas minimizam o ruído da estrada e do vento. Todos os derivativos Edge estão ainda equipados com tecnologia de Controlo Activo de Ruído da Ford, que detecta o ruído indesejado do motor na cabine e cancela-o para fora através de ondas sonoras opostas, alimentadas através de sistema de som da viatura.

O interior do Edge foi concebido para proporcionar uma experiência de luxo aos seus ocupantes, integrando materiais de alta qualidade, incluindo guarnições de toque suave na consola do painel e centras, rebordos em piano black de alto brilho nas molduras dos interruptores e um metal prateado acetinado como acabamento dos puxadores das portas, molduras de ventilação, guarnição do porta-luvas e detalhes no volante. O espaçoso Edge é ainda proposto com assentos dianteiros com aquecimento e arrefecimento, e bancos traseiros aquecidos.

“O novo Edge vai disponibilizar mais espaço para os passageiros do que o dos maiores concorrentes no segmento SUV que são muito mais caros. O estilo e os níveis de conforto, conveniência e tecnologias de segurança do Edge rivalizam com as ofertas premium na Europa,” disse de Waard.”

* Press Release/Ford do Brasil.

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

>>> LINK DA SEMANA


Para que deseja começar uma restauração de alguma picape clássica, este site é um bom começo...

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>>> PRODUÇÃO EM SÉRIE


Volvo apresenta ônibus elétrico para produção em série

A Volvo Buses revelou pela primeira vez seu novo ônibus elétrico na configuração 12 metros, para produção em série, durante a Bus World, que aconteceu na Bélgica de 16 a 21 de Outubro. Isto significa que a linha de ônibus eletrificados da empresa está completa. O novo Volvo 7900 Electric tem operação silenciosa e livre de emissões, sendo cerca de 80% mais eficiente em energia do que a versão diesel correspondente. As vendas do novo veículo iniciam em 2016.


O ônibus elétrico conceito da marca foi apresentado em junho deste ano e está em operação em Gotemburgo. Agora, a empresa dá um grande passo e apresenta seu novo ônibus elétrico em configuração comercial, pronto para o mercado.

“Estamos alcançando mais um marco em nossa busca por um transporte sustentável e um ambiente urbano mais limpo e mais silencioso no futuro. Já podemos oferecer uma linha de produtos completa, que permite o estabelecimento de um sistema de transporte urbano com ônibus eletrificado. Soluções que possibilitam que qualquer cidade avance em direção ao futuro”, diz Håkan Agnevall, presidente da Volvo Buses.

Ônibus De 12 Metros Silencioso e Isento De Emissões

O Volvo 7900 Electric opera silenciosamente e sem emissões, sendo cerca de 80% mais eficiente em energia do que o correspondente convencional a diesel. As baterias de íon de Lítio são carregadas tanto com a energia gerada pelo veículo ao frear, como pela rede de energia elétrica no ponto final de cada linha. O carregamento usando a rede elétrica leva entre três e seis minutos.


Cada minuto de carga permite de 5-10 minutos de deslocamento. O ônibus foi projetado para rotas de entre 10-20 km. A oportunidade de recarregar no ponto final cria uma infraestrutura de ônibus elétrico cujo tamanho e peso deixam de ser afetados pelo tamanho da bateria. O ônibus de 12 metros com dois eixos tem carroceria de alumínio, três portas, piso baixo e um interior claro e arejado.

Serviços e Infraestrutura De Recarga

O Volvo 7900 Electric será comercializado com uma solução completa e pronta para uso (turnkey), que inclui financiamento, manutenção do veículo e da bateria. A infraestrutura de recarga também será incluída no pacote através da cooperação entre a Volvo, a Siemens e a ABB. Junto com parceiros locais, a Volvo Buses pode oferecer serviços de oficina. Configurações de velocidade e outras características da gestão do zoneamento, serviços de pátio e gestão de tráfego são oferecidos como opcionais.

Linha Abrangente De Ônibus Eletrificados

Com o lançamento do Volvo 7900 Electric, a Volvo Buses passa a oferecer uma abrangente linha de ônibus eletrificados, que inclui o Volvo 7900 Híbrido (também disponível no modelo articulado) e o Volvo 7900 Elétrico Híbrido. No total, a Volvo já comercializou mais de 2200 ônibus eletrificados desde o lançamento dos primeiros híbridos em 2010.

ElectriCity

Os três ônibus elétricos conceito apresentados pela Volvo em junho, estão em operação regular em Gotemburgo. Eles fazem parte do ElectriCity, uma joint venture na qual a indústria, sociedade e instituições de pesquisa trabalham juntas no desenvolvimento de um transporte público sustentável para o futuro.

* Press Release/Volvo do Brasil.

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

>>> OFICIALMENTE À VENDA


“Nova Kombi” é lançada oficialmente pelo equivalente a R$ 313 mil no Reino Unido

A Volkswagen anunciou o lançamento oficial da nova T6, a sexta geração da antiga Kombi, no mercado do Reino Unido. O modelo está sendo lançado em uma edição especial batizada de T6 Caravelle Generation Six Special, que conta com esquema de pintura em dois tons, remetendo ao clássico dos anos 1960. Completa o visual rodas de 18 polegadas.


Por dentro, o veículo recebeu acabamento com tapeçaria premium, que inclui materiais como alcântara e couro. Há detalhes em cromo escovado e itens exclusivos da edição especial. O carro também é equipado com faróis de LED, faróis de neblica com uma função em que o feixo de luz acompanha o movimento do carro em curvas, controle de cruzeiro adaptativo, sistema multimídia com GPS e conexão Bluetooth, além de ar-condicionado de três zonas e bancos dianteiros aquecidos.


A “nova Kombi” está disponível com apenas um motor, um 2.0 TDI, porém com duas sintonizações de potência diferentes, a de entrada com 150 cv, que parte de 52.051 libras (R$ 313.951 em conversão simples) e a versão topo com 204 cv que não sai por menos de 54.547 libras (R$ 329.006). O bloco é sempre conectado a transmissão DSG de sete velocidades. As entregas estão previstas para o próximo mês.

* Redação/Carsale.

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

>>> IMAGEM DA SEMANA


>>> MERCEDES-BENZ VITO


Com lançamento do Vito, a Mercedes-Benz apresenta um novo conceito para comerciais leves no Brasil

A inédita linha Vito de veículos comerciais leves da Mercedes-Benz – consagrada na Europa e que irá revolucionar o segmento de comerciais leves na América Latina – faz sua estreia no Brasil. Com PBT de 3.050 kg, o Vito chega ao mercado nos modelos furgão para transporte de cargas (Vito 111 CDI turbo diesel) e van de passageiros (Vito Tourer 119 turbo flex). Com a apresentação do Vito, a Mercedes-Benz amplia ainda mais a oferta de veículos comerciais leves no Brasil, mercado já atendido com a linha Sprinter no segmento de large vans (3.500 a 5.000 kg de PBT). Assim, a marca traz uma solução eficaz para mobilidade urbana, com elevado padrão de qualidade, segurança e com base na tradição e excelência Mercedes-Benz.


“O Vito é o mais novo parceiro de trabalho dos nossos clientes”, diz Carlos Garcia, gerente sênior de Vendas e Marketing de Vans no Brasil. “Um veículo versátil, com ampla disponibilidade para operar nas mais diversas aplicações a qualquer hora e em qualquer lugar. Isso porque pode circular livremente, com muita agilidade, e também ser dirigido por motoristas com carteira de habilitação da categoria ‘B’. Dessa forma, assegura sempre a máxima rentabilidade, com a qualidade já conhecida das vans Mercedes-Benz”. De acordo com o executivo, mantendo o compromisso com a segurança, inovação e conforto, o Vito foi perfeitamente desenhado para atender aos mais diversos usos e atividades. “Todas as versões contam com exclusivos dispositivos de segurança, acompanhados de um design atrativo e alto nível de conforto, que posicionam o Vito como a referência máxima no segmento de comerciais leves”, ressalta Carlos Garcia.


Dentro da estratégia global de expansão das vendas da Divisão de Vans do Grupo Daimler, a nova geração do Vito, lançada recentemente na Europa, está sendo produzida na Mercedes-Benz Argentina para atender a América Latina. O início das vendas está previsto ainda para este ano.

Versões Furgão e Van

Furgão: Vito 111 CDI é equipado com motor turbo diesel e disponibiliza 1.225 kg de carga útil e 6 m³ de volume de carga. Além do excelente espaço para transporte de mercadorias, o Vito oferece conforto e praticidade para motorista e acompanhantes e será comercializado com ou sem ar condicionado.


Van: Vito Tourer 119 é equipado com motor turbo flex, em duas versões:
• “Comfort 8+1” – Capacidade para oito passageiros mais o motorista, oferecendo um exclusivo pacote de segurança e conforto, com destaque para ar condicionado frontal e traseiro.
• “Luxo 7+1” – Transporta com excepcional conforto sete passageiros e o motorista, destacando-se pelos assentos de courino com inclinação individual. Além dos equipamentos da versão “Comfort”, possui volante multifuncional, painel de equipamentos exclusivos e design diferenciado, constituído de farol de neblina, para-choque na cor do veículo e rodas de liga leve.


O furgão Vito 111 CDI é especialmente indicado para as empresas de transporte, transportadores autônomos e empreendedores. Ele chega ao segmento de comerciais leves podendo ser utilizado para inúmeras atividades e serviços, como cargas fracionadas, cargas refrigeradas, paletes, unidades móveis, entregas de e-commerce, eventos, profissionais liberais, entre outros.

Já a van Vito Tourer 119 atende a diversas demandas de transporte de passageiros, como transfers, executivo, turismo e limusine, além do uso particular. No compartimento de passageiros, os 6 bancos são de fácil remoção, o que permite maior flexibilidade em sua utilização e pode aumentar o espaço disponível para transporte de bagagens.

Ambas as versões podem ser dirigidas por motoristas com carteira de habilitação da categoria “B”, o que amplia ainda mais as possibilidades de uso do veículo, com o aumento da rentabilidade do transportador.

Inovação Que Impulsiona

O furgão Vito 111 CDI sai de fábrica com o compacto e eficiente motor turbo diesel OM 622 LA de 4 cilindros e 1,6 litro de cilindrada, oferecendo 114 cv de potência a 3.800 rpm, com torque máximo de 270 Nm entre 1.500 e 2.500 rpm. Este motor é fruto de um programa de redução sistemática da cilindrada em prol de um baixo consumo de combustível, bem como de um peso reduzido para aumento da carga útil.


Para a van Vito Tourer 119 está disponível o motor turbo flex (gasolina e etanol) M274 de 4 cilindros e 2 litros, com 184 cv de potência a 5.500 rpm, com torque máximo de 300 Nm entre 1.250 e 4.000 rpm.

Os dois motores do Vito atendem plenamente à norma PROCONVE L6 de emissões veiculares (legislação que regulamenta os veículos da categoria de vans médias), sem a necessidade de adição de ARLA 32.

Para a transmissão de força são aplicadas caixas de mudanças manuais de 6 velocidades. Elas oferecem uma relação equilibrada de marchas que resulta em elevado conforto de condução, com baixo nível de ruídos e operação suave, sem vibrações. Além disso, assegura agilidade e baixo consumo de combustível.

Tanto na dianteira, quanto na traseira, a suspensão do Vito é independente (tipo McPherson na dianteira), com molas helicoidais, amortecedores e barra estabilizadora. O veículo vem equipado com freio a disco em todas as rodas, sendo que os discos frontais são ventilados.

Direção elétrica de série é outra inovação do Vito para o segmento de comerciais leves. Seu uso proporciona maior comodidade ao motorista, uma vez que aumenta a agilidade e reduz os esforços necessários para condução do veículo, especialmente em manobras em lugares apertados.

Design

O Vito causa uma impressão estética única e inconfundível. Os elementos de design, especialmente a dianteira do veículo, revelam sua forte ligação com a família de vans Mercedes-Benz. O design arrojado, com linhas modernas, expressa a robustez do Vito, o que, em conjunto com os faróis, compõe um exemplo da síntese perfeita da forma com a funcionalidade. Além disso, o desenho proporciona uma excelente aerodinâmica ao veículo, contribuindo para a economia no consumo de combustível.

As medidas externas são definitivamente um diferencial do veículo. O acesso a lugares com restrição de altura, largura ou comprimento – como, por exemplo, estacionamentos de shopping centers, hotéis, prédios ou hospitais – está garantido com o Vito, que possui 5.140 mm de comprimento, 2.249 mm de largura (incluindo retrovisores), 3.200 mm de distância entre eixos e 1.910 mm de altura.


Mesmo compacto por fora, o Vito é grande por dentro, oferecendo um excelente espaço interno. Na van, isso significa conforto para passageiros e área diferenciada para as bagagens. No furgão, resulta num ótimo volume para carga. A altura interna do Vito é de 1.392 mm no furgão e de 1.326 mm na van. O comprimento interior da área de carga do furgão chega a 2.831 mm, com volume de carga de 6 m³, enquanto o espaço para bagagem na van, atrás da última fileira de bancos, alcança 990 litros.

Segurança

Quando o tema é segurança, o Vito não encontra concorrente à altura no segmento de comerciais leves. Ao dirigir, manobrar ou estacionar, o motorista tem à disposição sofisticados assistentes que fazem o seu trabalho muito mais seguro e confortável. Além de evitar acidentes, os sistemas de assistência propiciam a disponibilidade do veículo, garantindo assim maior produtividade e rentabilidade para o cliente.


Com base em seu DNA de inovação para segurança e conforto, o Vito, como um legítimo Mercedes-Benz, oferece, de série, um generoso pacote de itens de avançada tecnologia: assistente de monitoramento de cansaço, assistente de partida em rampa, assistente de vento lateral, a mais moderna versão do Programa Eletrônico de Estabilidade exclusivo da Mercedes-Benz, o ESP Adaptativo 9.1i® (que reúne ABS, ASR, BAS e EBV) e luzes de freio adaptativas na traseira que sinalizam uma frenagem de emergência para o condutor do veículo que vem atrás.

O Vito também se destaca por itens como airbag para motorista e acompanhantes, cinto de segurança de 3 pontos, fixações ISOFIX para cadeiras de crianças, estrutura inteligente com amplas zonas de deformação controlada, estrutura monobloco que garante menor deformação do veículo em caso de acidente e célula de sobrevivência.

Conforto a Bordo

No interior do Vito, os ocupantes desfrutam de comodidade e praticidade, com boa ergonomia. A começar pelos bancos muito confortáveis, com ampla superfície do assento e apoio de cabeça e um ótimo espaço entre as fileiras de banco oferecendo excelente acomodação.


O posto de condução é um exemplo de funcionalidade: todos os comandos estão ao alcance das mãos, com destaque para o rádio, de série, com conexão Bluetooth, entrada USB e cartão SD e, para a versão Tourer, o volante multifuncional. A isso soma-se o conjunto de vários compartimentos, que oferece numerosas possibilidades para guardar objetos, tanto sob o painel de instrumentos, como nas bolsas das portas.

* Press Release/Mercedes-Benz do Brasil.

terça-feira, 20 de outubro de 2015

>>> CHINÊS COM DESIGN


SUV chinês, Qoros 5 é aposta acessível contra rivais mais famosos

A Qoros, montadora chinesa premium pertencente ao grupo Chery, revelou na semana passada, no Milan Expo, seu próximo lançamento: o utilitário esportivo médio 5. Trata-se de uma aposta mais acessível para o segmento que já conta com rivais de peso de marcas estabelecidas da Europa, Japão e EUA.


Efetivamente, a apresentação ao público e o fornecimento de todas as especificações técnicas da novidade só acontecerão no Salão de Guangzhou, em novembro. Ainda assim, algumas informações do Qoros 5 já são conhecidas, incluindo suas dimensões: 4,59 metros de comprimento, 1,88m de largura e 1,68m de altura - tamanho intermediário entre um Hyundai ix35 e um Audi Q5.


Em termos de design, o perfil e a traseira lembram um pouco o Porsche Macan, enquanto a frente guarda semelhanças com elementos da Honda, mas longe de ser um plágio, como costumeiramente acontece com carros chineses, sobretudo aqueles produzidos por montadoras menos conhecidas.


Sobre o conjunto mecânico oferecido pelo SUV, a tendência é de que (pelo menos nas versões de entrada) ele seja equipado com motor 1.6 turbo a gasolina, desenvolvendo 154 cavalos de potência, conectado a uma transmissão de dupla embreagem e seis marchas. Ainda não há informações sobre a presença se um sistema de tração integral no 5.


Apesar de, num primeiro momento, estar programado apenas para o mercado chinês, o novo utilitário passou por um curioso teste de confiabilidade. Ao lado de modelos de outras 15 montadoras chinesas, o 5 completou uma excursão de 26 dias e 15 mil quilômetros, partindo da China - mais precisamente da Grande Muralha, passando pelas longas estradas da Rússia e pelas Autobahns alemãs. Durante o trajeto, não foi registrada qualquer falha envolvendo o carro da Qoros.

* Rodrigo Furlan/Quatro Rodas.

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

>>> VÍDEO DA SEMANA



Kombi para rodar "sem pressa" por aí...

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>>> TRAILBLAZER 2016


Trailblazer 2016 estreia com novas opções de cores

A linha 2016 do Trailblazer chega às concessionárias Chevrolet com duas novas cores metálicas para a carroceria: Cinza Graphite e Vermelho Chili, o que aumenta para sete o número de opções à disposição do consumidor (Branco Summit, Preto Carbon Flash, Prata Switchblade, Cinza Cyclone e Verde Deepwood). “Essas novas cores trazem pigmentações especial e ajudam a valorizar as linhas musculosas do veículo”, destaca Carlos Barba, diretor de design da GM América do Sul. Com isso, o SUV passa a ter as mesmas opções de cores da nova picape S10.


O Trailblazer é conhecido no mercado brasileiro por unir alta dose de refinamento, performance e robustez. O modelo também se destaca pelo espaço interno. São três fileiras de assentos em diferentes níveis de altura e que proporcionam ótima visibilidade para os sete ocupantes. Mesmo quem vai acomodado na parte traseira conta com sistema de climatização individual. Já o compartimento de carga do utilitário da Chevrolet vai de 205 litros a 1.830 litros, dependendo da configuração dos bancos.


O acabamento da cabine é de alto luxo, com painel em tom sóbrio, o que ressalta as molduras em preto brilhante e os detalhes cromados, como a anel decorativo do sistema do ar-condicionado digital. Esta aplicação de pintura especial deixa o painel com uma textura mais suave ao toque; enquanto o revestimento em couro premium bicolor dos bancos traz o tom Brownstone como predominante. A costura é pespontada.


O modelo 2016 mantém as melhorias promovidas recentemente na linha, como a suspensão recalibrada e a adoção do motor 3.6L HFV6 a gasolina, que traz tecnologias como a injeção direta de combustível. O alto nível de sofisticação também pode ser percebido pelo sistema de isolamento acústico reforçado e pelo apurado acerto da suspensão, que deixa o veículo prazeroso de guiar em qualquer condição de pavimentação.


Oferecido em versão única de acabamento (LTZ), o Trailblazer vem completo de série. Entre os itens de segurança destacam-se os airbags laterais e de cortina, os controles eletrônicos de tração e de estabilidade (TC e ESP) e o controle de balanço de reboque (TSC), que aciona automaticamente os freios e reduz o torque do motor, caso seja detectado alteração da trajetória do trailer, por exemplo. A lista inclui Assistente de Partida em Rampas (Hill Start Assist), que não permite que o veículo recue em saídas íngremes, e o Assistente de Descida (Hill Descend Control), que controla a velocidade em descidas íngremes sem a necessidade de intervenção do motorista, proporcionando maior segurança. Banco do motorista com regulagens elétricas e sistema multimídia Chevrolet MyLink com GPS e câmera de ré completam a relação.


O utilitário esportivo tem ainda à disposição uma extensa lista de acessórios, como tablet de 7” com suporte para encosto de cabeça e sensor de estacionamento. Com 4,88 metros de comprimento, 1,90 metro de largura e 2,85 metros de distância entreeixos, o Trailblazer também é o maior entre os utilitários esportivos nacionais e o único equipado com rodas de 18 polegadas e lanternas de LED. O SUV da Chevrolet tem garantia de 3 anos sem limite de quilometragem.

* Press Release/General Motors do Brasil.

>>> KIA GRAND CARNIVAL


Kia Grand Carnival é a solução para as famílias numerosas

O Kia Carnival agora é Grand Carnival. E além do novo nome, ele assumiu uma personalidade mais arrojada. Tudo “culpa” das linhas dinâmicas do designer alemão Peter Schreyer, ex-Audi. E vamos concordar que nem parece com aquele Carnival “quadradão” de antigamente, não é mesmo? Visual à parte, essa terceira geração continua acertando em cheio, com (muito) espaço interno para oito ocupantes, boa capacidade de carga e prazer ao dirigir dentro da sua proposta familiar.


Construída com estutura monobloco, as dimensões doa Grand Carnival permaneceram praticamente inalteradas em relação ao seu antecessor. As únicas mudanças aconteceram no entre-eixos, que passou de 3.020 mm para 3.060 mm, e na capacidade do porta-malas com a terceira fileira de bancos rebatidas (de 912 para 960 litros). As portas laterais deslizantes com abertura elétrica tornam muito fácil entrar no veículo. Uma vez a bordo, quem viaja na segunda fileira encontra espaço abundante para pernas, cabeça e ombros. O acesso à última fileira é descomplicado e lá atrás também não falta conforto. Além disso, alguns mimos estão à disposição, como teto solar panorâmico, abertura da tampa do porta-malas por aproximação e porta-luvas climatizado.


E não é só por dentro que o carro cativa. O visual melhorado traz grade do radiador e rodas aro 18 novas, faróis com luzes de LED integradas e uma traseira mais esportiva com para-choque redesenhado, lanternas de LED e spoiler de teto. Esse apelo condiz com o desempenho, agora equipado com motor a gasolina V6 3.3 de 270 cv de potência e 33,4 kgfm de torque (o mesmo do Hyundai Santa Fe).


Ele tem funcionamento silencioso e atua de forma progressiva. Apesar dos seus 2.155 kg, o Grand Carnival anda com desenvoltura e a transmissão automática de seis velocidades realiza trocas e reduções suaves. Ainda estão disponíveis os modos de condução Eco e Normal, que alteram o funcionamento do câmbio e do ar-condicionado. Com o Eco acionado e rodando a 100 km/h na estrada, o ponteiro do conta-giros fica abaixo das 2.000 rpm, cooperando tanto no conforto acústico quanto no consumo. Pelo computador de bordo conseguimos médias rodoviárias de 10,5 km/l. Já a suspensão foi retrabalhada para o Brasil, com alteração na calibragem das molas e dos amortecedores.


Como segurança é importante, o Grand Carnival é equipado com controle de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas e sistema de assistência à frenagem, além de incorporar detector de ponto cego e indicador de mudança involuntária de faixa. É inegável que o Grand Carnival tem atributos para satisfazer os consumidores e também para atrair o público do rival Chrysler Town & Country Limited ou do chinesa JAC T8, que também leva até oito passageiros.

* Rafael Poci Déa/Motor Show.

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

>>> LINK DA SEMANA


Galeria de fotos da Kombi em tempos de Food Truck...

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>>> MINIATURAS


Chevrolet apresenta coleção oficial de carros em miniatura

A Chevrolet, em parceria com a editora Salvat, lança uma coleção inédita que reúne os modelos históricos e atuais da marca no Brasil. Feitos em escala 1:43 com carroceria em metal e materiais de alta qualidade (plástico e metal injetado), as miniaturas têm acabamentos iguais aos originais, além de placas, base expositora individual com o nome e ano de cada modelo.


Os kits inéditos virão com um fascículo com a ficha técnica do carro com detalhes do seu desenho, da sua história, da mecânica e da carroceria. Os colecionadores poderão mergulhar na história dos 90 anos da Chevrolet no Brasil, conhecer sua trajetória, suas fábricas e os modelos de maior sucesso e todos os modelos fabricados em uma seção ilustrada com imagens históricas, informação detalhada e curiosidades da empresa.


A coleção está disponível na cidade de São Paulo e estado do Paraná, nas principais bancas de jornais e revistas, em entregas quinzenais até ao fascículo de número 8 e, depois, semanalmente. As demais cidades do Brasil também poderão garantir os seus exemplares através de uma assinatura – serviço disponibilizado pela primeira vez pela editora. Saiba mais em: www.salvat.com/br/colecao/chevrolet-collection

* Press Release/General Motors do Brasil.