sexta-feira, 23 de abril de 2021

>>> LINK DA SEMANA

 


***


>>> NOVA TORO


Fiat apresenta Nova Toro: mais estilo, maior performance, mais conectada e ainda mais tecnológica

Responsável por transformar o mercado brasileiro de picapes ao apresentar para o consumidor o conceito de Sport Utility Pick-up (SUP) – que combina o conforto e dirigibilidade de um SUV com a força, a robustez e a praticidade de uma picape com a capacidade para cinco pessoas e uma tonelada de carga total – a Fiat Toro passa por sua mais importante evolução desde o lançamento, em 2016.


Modelo único em seu segmento por servir ao trabalho e ao lazer, com tamanho ideal para uma picape urbana e custo-benefício muito favorável diante de concorrentes de porte maior, a Fiat Toro foi a escolha de quase 300 mil clientes até o momento.

Esse resultado colocou rapidamente a picape na segunda colocação em vendas do Brasil, atrás apenas da Nova Fiat Strada, líder de sua categoria há 23 anos. Isso faz da Fiat a maior vendedora de veículos do gênero e a marca que mais entende o consumidor de picape em território nacional. Com a chegada da Toro ao mercado, a Fiat, que detinha 33,1% de market share de todo o segmento em 2015, passou para 55,1% atualmente. Isso significa que uma em cada duas picapes de todas as categorias comercializadas no país saem das concessionárias da marca ítalo-brasileira.



Em sua primeira renovação, a Fiat encontrou um desafio bastante particular ao atualizar um modelo tão singular. Apoiada em pesquisas de clientes e extensos estudos de tendência, a marca desenvolveu seu novo veículo sobre quatro pilares: Design, Performance, Conectividade e Tecnologia.

Referência em design que vai além de seu segmento, a Nova Fiat Toro traz um desenho ainda mais moderno na dianteira, que inclui o Logo Script e a Fiat Flag, novo capô, grade, rodas e bullbar integrado ao para-choque. A picape também ganhou interior completamente renovado, com novo painel de instrumentos e console central. A mudança permitiu quase dobrar para 26 litros a capacidade de armazenamento dos porta-objetos.



Uma das novidades mais notáveis da picape diz respeito à performance. A Nova Fiat Toro estreia o motor turbo flex mais moderno, potente e de maior torque produzido no Brasil. São 185 cavalos e 270 Nm de torque com etanol. Traz ainda versões com motor flex aspirado e diesel, com câmbio automático de 6 ou 9 marchas. Para uso urbano ou fora de estrada, com trações 4x2 ou 4x4. Um veículo que permite atender todos os gostos e necessidades de transporte, trabalho ou lazer, proporcionando prazer na direção como poucos veículos no mercado.

O futuro já chegou para a Nova Fiat Toro. Tanto que a picape, no quesito conectividade, passa a oferecer carregador de smartphone sem fio, uma nova central multimídia de até 10,1” posicionada na vertical e uma plataforma completa de serviços conectados inédita no mercado brasileiro. De forma remota e com toda a conveniência, o usuário passa a contar, na palma da mão com seu celular, por exemplo, com serviços de manutenção, segurança e emergência, navegação, assistência virtual e entretenimento no veículo com Wifi dedicado, em uma experiência totalmente imersiva para o cliente. Tudo isso viabilizado pela parceria com a TIM Brasil, líder em cobertura 4G e com a maior rede de Internet das Coisas (IoT) no país. A parceria com a TIM Brasil foi anunciada no final de outubro de 2020, e inclui o fornecimento de eSIM, chip virtual para acesso à internet, habilitando a navegação e a experiência do usuário dentro do veículo, ampliando a experiência de conectividade com conteúdo e qualidade.



A picape também ganhou itens de tecnologia que a colocam em um patamar de destaque diante inclusive de veículos de maior porte no segmento. Um deles é o Sistema Avançado de Assistência ao Condutor (ADAS) com frenagem autônoma de emergência, aviso de mudança de faixa e comutação automática dos faróis, equipamento de auxílio ao motorista que oferece mais conforto na condução e, principalmente, segurança para condutor e passageiros. Há ainda faróis Full LED, sistema de iluminação frontal 100% em LED que melhora em 30% a performance dos faróis, e Cluster Full Digital 7’’. Conteúdo de série em todas as versões, o painel de instrumentos 100% digital com tela TFT proporciona uma melhor visualização das informações com imagens e mensagens completas.

Está claro que a Nova Toro ficou muito mais atraente para se comprar. E para mantê-la não será diferente pois o pós-vendas é outro aspecto que evoluiu significativamente. Para as versões com o novo motor Turbo 270, o pacote das três primeiras revisões tem o valor mais competitivo do segmento, custando menos até do que na atual Fiat Toro 1.8. A Mopar trabalhou igualmente forte para oferecer a maior lista de acessórios entre todas as picapes. Há, por exemplo, novos estribos, tapetes, santoantonio e até uma capota rígida de caçamba, de alumínio, que pode ter acionamento elétrico.



A linha 2022 da Nova Fiat Toro é composta por nove versões e estará na rede de concessionárias da marca, composta por cerca de 520 lojas em todo o Brasil, a partir de 15 de maio.

* Press Release/Stellantis Brasil.

quinta-feira, 22 de abril de 2021

>>> GALERIA #0067

 

Volkswagen Type 2 Single Cab (1965)





















***


>>> NOVO MICRO-ÔNIBUS


Mercedes-Benz e Caio lançam micro-ônibus urbano para o Chile

Neste mês, a Mercedes-Benz do Brasil, em parceria com a Caio, enviará o modelo de micro-ônibus urbano LO 916/45 com a nova carroceria F2400 para demonstração no Chile. O trabalho é fruto de uma parceria com a Brasil Buses, representante da encarroçadora no país, e tem o objetivo de apresentar o produto para os clientes a fim de tornar a marca ainda mais competitiva no segmento de micro-ônibus urbanos na região.


“Um país como o Chile demanda por produtos inovadores com o melhor custo benefício e conforto aos passageiros. Por meio da consultoria de ônibus Mercedes-Benz, entregamos a melhor solução de transporte urbano para cada região”, afirma Jens Burger, diretor geral do centro regional Daimler América Latina. “E é exatamente isso que estamos fazendo no Chile, onde precisamos nos reinventar, considerando a situação atual da pandemia. O nosso vizinho é um dos países mais desenvolvidos economicamente na América do Sul e também é um dos primeiros da região que está vislumbrando a reativação do mercado de ônibus local, o que reflete diretamente na demanda por veículos mais tecnológicos. Além disso, estamos reforçando uma parceria de mais de 60 anos da Mercedes-Benz com a Caio, levando soluções para as diversas necessidades dos nossos clientes”.

De acordo com Mauricio Yamamoto, gerente sênior do Centro Regional Latina Ônibus, o chassi Mercedes-Benz LO 916/45, com o motor OM 924 LA eletrônico Euro 5, assegura baixo consumo de combustível e economia operacional. “Além disso, com o freio a disco e Top Brake, o veículo garante maior potência na frenagem e fácil manutenção, além das opções da caixa de câmbio que podem ser automáticas ou manuais, conforme a necessidade do cliente”, comenta.

A carroçaria F2400, por usa vez, se destaca por seu novo design na dianteira do veículo, com ângulos mais marcados e um visual geométrico, preservando a área de visibilidade proporcionada pelo para-brisa. Disponível nas versões urbana e executiva, o ônibus apresenta altura interna de 2 metros, além de ter 30 assentos individuais, ar condicionado, poltronas estofadas e itinerários eletrônicos em pontos estratégicos da carroceria. Além disso, o veículo é totalmente acessível com elevador e poltronas reservadas para pessoas com deficiência física, mobilidade reduzida e idosos, oferecendo, assim, ergonomia, segurança e conforto aos passageiros.

“É importante ressaltar também que o LO 916/45 urbano tem outros diferenciais, como o tacógrafo eletrônico”, informa Jens. “Esse opcional é de grande importância para acompanhar a operação do veículo em tempo real. Dessa maneira, com base nas informações coletadas, os clientes podem agendar manutenções preventivas e avaliar dados de consumo e desempenho dos motoristas”.

Para a Mercedes-Benz, esta é uma grande oportunidade de fidelizar os clientes da marca na região Latina, em especial o Chile, que é um dos maiores mercados da Empresa para exportações de ônibus, oferecendo produtos que atendam suas necessidades com excelentes vantagens na relação custo x benefício, além de entregar mais conforto para os passageiros que dependem dos ônibus para se locomover todos os dias.

* Press Release/Mercedes-Benz do Brasil.

quarta-feira, 21 de abril de 2021

>>> IMAGEM DA SEMANA

 

1986 Mazda 323 Station Wagon

***

>>> PRODUÇÃO ACELERADA


GM acelera produção para atender demanda pela nova Chevrolet S10

Uma inédita campanha da Nova Chevrolet S10 começa a ser veiculada na mídia para destacar o novo momento do produto, que coincide com a chegada da linha 2022 e o plano de retomada da produção em ritmo acelerado. O intuito é poder atender a forte demanda pela picape, que tem uma longa relação com o agronegócio, o setor que mais prospera no país.


A campanha ressalta que os desafios que a sociedade enfrenta não são menores para o agronegócio. Tudo isso a partir da perspectiva de que só quem produziu mais de 1 milhão de picapes em 25 anos conhece muito bem o trabalho no campo. A campanha “Feita Pra Quem Faz” da Nova Chevrolet S10 ganha mais um capítulo, chamado de “Juntos na Mesma Direção” e, dessa vez, para trazer uma mensagem de apoio e solidariedade.

As imagens já exibem a linha 2022 da picape da Chevrolet, que foi recentemente atualizada em design, mecânica, segurança e conectividade, com destaque para a identidade visual exclusiva da versão topo de linha High Country, nova turbina e calibração do motor diesel, estrutura reforçada de cabine com seis airbags de série, além de opção de sistema de frenagem autônoma de emergência, Wi-Fi nativo e projeção sem fio para Android Auto e Apple Car Play.

A chegada da linha 2022 da picape da Chevrolet coincide com o plano de retomada da produção em ritmo acelerado do produto a partir da segunda quinzena de maio, já que a fábrica de São José dos Campos (SP) foi parcialmente impactada pelo desabastecimento que atinge a cadeia de suprimentos em razão da pandemia. Até então, a Nova S10 liderava os emplacamentos da categoria.


“Existe uma forte demanda pela Nova Chevrolet S10, principalmente pelas versões mais equipadas, que hoje superam mais da metade das vendas. Isso mostra que, além de confiabilidade, robustez e potência, o consumidor de picapes está buscando o mais alto nível de segurança e conectividade”, explica Rodrigo Fioco, diretor de Marketing de produto da GM.

A S10 está disponível em três opções de carroceria (cabine dupla, cabine simples e chassis cab), cinco níveis de acabamento (LS, Advantage, LT, LTZ e High Country), duas opções de motorização (2.5 Flex e 2.8 Turbo Diesel), assim como duas opções de transmissão (MT6 e AT6) e tração (4x2 e 4x4). São seis opções de pintura externa: Branco Summit, Prata Switchblade, Preto Ouro Negro, Vermelho Edible Berries, Cinza Topázio e Azul Eclipse.

A principal novidade da linha 2022 fica por conta das rodas com novo design para a versão LTZ, a mais vendida da gama. Assim como a S10, o Trailblazer está chegando às concessionárias como linha 2022. O utilitário esportivo de grande porte e sete lugares da Chevrolet também passou recentemente por atualização visual, mudanças mecânicas e adicionou equipamentos de série, como o Wi-Fi nativo e o sistema de frenagem autônoma de emergência. O modelo é ofertado exclusivamente na versão topo de linha Premier 2.8TD AT6.

* Press Release/GM do Brasil.

terça-feira, 20 de abril de 2021

>>> GRIFFIN EDITION


Vauxhall apresenta sua linha de veículos leves comerciais Griffin Edition

A Vauxhall (subsidiária inglesa da Opel) apresentou a série especial Griffin Edition, disponível para os modelos comerciais Combo, Vivaro e Movano.


Para o Combo, o Griffin Edition está disponível exclusivamente no furgão L1H1 de distância entre eixos padrão e com o turbo diesel de 1,5 litros. Com preços a partir de £ 15.475, o Combo Griffin Edition possui rodas de liga leve de 16 polegadas, pintura metálica e sensores de estacionamento traseiros. Os equipamentos incluem o sistema Multimedia da Vauxhall com tela sensível ao toque de 8 polegadas, controle de cruzeiro e o pacote FlexCargo da Vauxhall, que permite ao motorista dobrar o assento do passageiro para melhorar o espaço de carga.

O Vivaro Griffin Edition está disponível no furgão L1H1 de distância entre eixos padrão com o motor turbo diesel de 1.5 litros ou na variante L2H1 de longa distância entre eixos com a mesma unidade de potência. Tem um preço a partir de £ 20.240 e tem sensores de estacionamento traseiros, rodas de liga leve de 17 polegadas, farol auxiliar e para-choques da cor da carroceria. Por dentro, o Vivaro Griffin Edition tem como padrão o sistema Multimedia Vauxhall com uma tela sensível ao toque de 7 polegadas, controle de cruzeiro e FlexCargo.

Para o Movano, o Griffin Edition está disponível nos modelos de carroceria L2H2 de distância entre eixos média e L3H2 de distância entre eixos longa, ambos os modelos apresentando o motor turbo diesel de 2.3 litros e 135 cv. É fornecido de série com sensores de estacionamento traseiros, controle da velocidade de cruzeiro e faróis automáticos. O motorista conta ainda com rádio digital com Bluetooth e conexão USB, além de poltronas confortáveis ​​com apoio lombar e apoio de braço. Os preços começam em £ 22.370.

A linha de comerciais leves Griffin chega aos concessionários ingleses a partir de maio de 2021.

***

>>> RAM MOPAR '21


RAM lança edição especial Mopar’21 do modelo 1500 na América do Norte

A RAM anunciou um novo veículo de produção limitada, equipado com um pacote exclusivo de peças e acessórios da Mopar Custom Shop – a Mopar '21 Ram 1500 Special Edition. Disponível exclusivamente para a versão Big Horn/Lone Star Crew Cab 4x4 da picape, a nova Mopar '21 Ram 1500 adiciona uma variedade de acessórios Mopar para destacá-la e reforçar o estilo sem concessões do modelo mais premiado da categoria nos Estados Unidos. Apenas 250 unidades serão montadas, sendo 210 para os EUA e 40 para o Canadá, com uma escolha de quatro cores: Prata Billet, Branco Bright, Vermelho Flame e Azul Hydro.


“A Mopar '21 Ram 1500 é uma picape incrível, totalmente equipada na fábrica, dentro do nosso Custom Shop”, disse Mark Bosanac, vice-presidente de Serviço, Peças e Atendimento ao Cliente da Mopar para a América do Norte. “Para toda a linha da marca Ram, a Mopar oferece mais de 600 acessórios homologados e com qualidade comprovada.”

A Ram 1500 Big Horn/Lone Star Crew Cab 4x4 já tem um ótimo nível de itens de série com rodas pretas de 20 polegadas com pneus 275/55R20; emblema preto na grade; para-choques, maçanetas e molduras das caixas de roda pintados da cor da carroceria; capas dos espelhos externos pintados de preto; degrau de acesso à caçamba Mopar e muito mais.

O pacote Mopar ’21 Special Edition adiciona conteúdo exclusivo formado por:

- Adesivos externos pretos;
- Borda da grade em preto brilhante;
- Ponteiras de escape pretas;
- Emblema Mopar’21 no painel com o número do veículo na série;
- Bancos com costura cinza, logotipo Mopar bordado nas costas e bolsas Molle nas laterais;
- Kit Mopar’21 para o proprietário.

E também os seguintes itens:

- Estribos off-road Mopar pretos;
- Caçamba com camada de proteção;
- Amarras ajustáveis;
- Ganchos de reboque;
- Preparação para câmera de reboque duplo;
- Tampa de caçamba rígida na cor da carroceria;
- Tapetes especiais.

Tal como acontece com os veículos Mopar de produção limitada e edição especial anteriores, a nova Mopar '21 Ram 1500 inclui um kit exclusivo do proprietário embalado em uma caixa personalizada. O kit apresenta um certificado de autenticidade de metal personalizado feito sob medida com número do veículo dentro da série e uma miniatura especial da picape feita pela equipe de Design da Mopar.

A exemplo da Ram 1500 Rebel recém-lançada no Brasil, a Mopar’21 Ram 1500 é impulsionada pelo lendário HEMI® V8 de 5,7 litros com 400 cv, emparelhado ao câmbio automático de oito marchas TorqueFlite. A novidade estará disponível em concessionárias Ram selecionadas nos Estados Unidos e Canadá a partir de julho.

* Press Release/Stellantis Brasil.

segunda-feira, 19 de abril de 2021

>>> VÍDEO DA SEMANA


 2022 Kia Carnival

***

>>> KENWORTH PESO-MÉDIO


Kenworth lança nos EUA nova linha de caminhões para serviços médios

A Kenworth lançou uma nova linha de caminhões convencionais para serviço médio que varia da Classe 5 à Classe 8. O anúncio foi feito durante uma apresentação virtual. Os novos modelos são Kenworth T180 (Classe 5), Kenworth T280 (Classe 6), Kenworth T380 (Classe 7) e Kenworth T480 (leve Classe 8). Além disso, para clientes que precisam de um pouco mais de força, a fabricante adicionou o Kenworth T380V e o Kenworth T480V.


“Nossa nova linha define o padrão da indústria para qualidade, desempenho, confiabilidade e durabilidade em todas as diversas aplicações de serviço médio nos mercados dos Estados Unidos e Canadá. Esses modelos Kenworth possuem versatilidade e capacidade de manobra excelentes, cabine espaçosa com 2,1 metros de largura, visibilidade excepcional e ergonomia focada no motorista e nova transmissão PACCAR TX-8. Nossos novos caminhões médios são uma adição impressionante à melhor linha de produtos do mundo ”, disse Kevin Baney, gerente geral da Kenworth e vice-presidente da PACCAR.


Os novos veículos médios da Kenworth são projetados para atender a uma ampla variedade de aplicações, incluindo caminhões de cargas refrigeradas, bebidas, reboque e recuperação, serviços públicos e governamentais, óleo combustível e propano, paisagismo, bombeiro e até betoneira. Os caminhões podem ser especificados com a opção de teto baixo padrão ou teto elevado. O teto baixo tem 63 polegadas de altura, 4 polegadas mais curto do que o teto levantado, tornando-o ideal para aplicações com restrição de altura.


Os novos caminhões oferecem três tipos de capô para suportar a versatilidade de aplicação da linha - capô aerodinâmico curto que acomoda eixos dianteiros de 8K a 20K lbs., Capô aerodinâmico médio para aplicações de potência superior e AWD e o capô vocacional "inclinado" de Kenworth para T380V e T480V. As distâncias entre eixos mais curtas produzem um raio de esterçamento mais estreito e maior capacidade de manobra para ambientes operacionais urbanos ou vocacionais.

Os novos veículos médios do Kenworth estão disponíveis com o motor PACCAR PX-7 do ano modelo 2021 classificado para até 325 cavalos de potência e motor 2021 PACCAR PX-9 com até 380 cavalos de potência, dependendo da configuração. Com a introdução dos novos veículos de serviço médio, Kenworth oferece - pela primeira vez em seus caminhões de serviço médio - o motor a gás natural Cummins Westport L9N de emissão quase zero que oferece 320 cavalos de potência.


Kenworth também lançou a nova transmissão automática PACCAR TX-8 como padrão para o Kenworth T180, T280, T380 e T480. A transmissão de 8 velocidades robusta, porém leve, oferece desempenho suave e aumenta a economia de combustível. O PACCAR TX-8 atende a uma ampla gama de aplicações, desde coleta e entrega até serviços de utilidade pública e uma variedade de aplicações vocacionais.

“Projetamos esses novos caminhões Kenworth para serviços médios com nossos clientes. Nos últimos anos, Kenworth procurou ativamente, ouviu e coletou informações e feedback inestimáveis ​​de quase 1.000 clientes e motoristas durante todo o extenso processo de design ”, disse Joe Adams, engenheiro-chefe da Kenworth. “Os importantes insights do cliente - representando uma variedade de aplicações de serviço médio - foram essenciais para desenvolver os melhores veículos de serviço médio do mundo.”


Mais de 500 pessoas participaram de estudos de projeto para ajudar Kenworth a definir as dimensões e ergonomia dos novos modelos, resultando em uma nova cabine de 2,1 metros, 8 polegadas mais larga que a versão anterior. O assento para três pessoas é padrão para Kenworth T180, T280 e T380 e opcional para o T480. Os clientes também podem escolher várias opções de assentos com encosto alto ou médio para uma viagem confortável.


O para-brisa dianteiro maior aumenta a visibilidade em quase 17 % - também auxiliado pela inclinação acentuada do capô - em comparação com os modelos de serviço médio Kenworth anteriores. A nova construção da cabine reduz o ruído interno em até 50 por cento. Kenworth também abaixou a cabine em até 2 polegadas - dependendo da configuração. Isso beneficia os motoristas da cidade, que podem entrar e sair do caminhão até 60 vezes ao dia.


Kenworth desenvolveu um novo conjunto de instrumentação com um display digital de alta definição de 7 polegadas centrado entre quatro medidores analógicos padrão - velocímetro, tacômetro, pressão do óleo e temperatura do líquido refrigerante. O display digital Kenworth integrado permite que o motorista personalize as informações na tela de acordo com sua preferência. Os 20 indicadores físicos e variantes suportam unidades padrão ou métricas. Outros 'mimos virtuais' estão disponíveis. No display digital, o motorista pode escolher entre uma variedade de telas que mostram informações específicas do veículo, informações de viagem, medidores e muito mais.


“Kenworth alcançou um recorde de participação de mercado de vendas no varejo para os EUA e Canadá de 11,7 % em veículos de serviço médio em 2020. Os novos e excepcionais modelos convencionais de serviço médio da Kenworth irão expandir ainda mais a experiência nos mercados de caminhões leves. Operadores de frotas descobrirão os enormes benefícios de operar esses novos veículos médios Kenworth e contar com eles para fornecer um desempenho excepcional ao longo de muitos anos de serviço ”, disse Laura Bloch, gerente geral assistente de vendas e marketing da Kenworth.

* Press Release/Kenworth Truck Company.

>>> AUDI Q4 e-TRON


Novos Q4 e-tron e Q4 Sportback e-tron são os primeiros SUVs compactos elétricos da Audi

A Audi apresentou ao mundo na última quarta-feira (14) seus novos veículos 100% elétricos: o Audi Q4 e-tron e o Audi Q4 Sportback e-tron, os primeiros SUVs compactos elétricos da fabricante alemã. Os modelos impressionam pelo design externo e interno, interior espaçoso e inovações tecnológicas pioneiras, como o head-up display de realidade aumentada que conecta os mundos virtual e real. A gama compreenderá três versões de tração, duas como um motor no eixo traseiro e uma versão quattro com dois motores, um em cada eixo – dependendo da versão, a autonomia pode chegar até 520 km de acordo com o ciclo WLTP. O Q4 e-tron será lançado em junho de 2021 no mercado europeu e, alguns meses depois, será a vez do Q4 Sportback e-tron.


Com o Q4 e-tron e Q4 Sportback e-tron, a Audi dá o próximo passo na linguagem de design de seus modelos elétricos. Ambos trazem à produção em série as linhas apresentadas em suas versões conceito apresentadas em 2019. A carroceria impressiona graças às proporções impactantes e linhas desenhadas com total precisão. Na versão Sportback e-tron, a linha do teto especialmente baixa em estilo coupé finaliza em uma traseira expressivamente projetada, onde o spoiler traseiro se assenta profundamente no vidro. O projeto progressivo da marca é tão funcional quanto aerodinâmico: o Q4 e-tron obtém um coeficiente de arrasto de 0,28 e o Q4 Sportback e-tron consegue um número ainda melhor, de 0,26.

Os faróis dos Q4 e-tron e Q4 Sportback e-tron são equipados com LED de série – LED Matrix são opcionais. Além deles, as luzes de condução diurna (DRL) são uma novidade no mercado e representam o próximo estágio de evolução da tecnologia. Pelo sistema MMI touch, o motorista pode selecionar até quatro assinaturas diferentes. Cada um deles possui um tema próprio e oferece uma expressão individual.


Com 4,59 metros de comprimento, o espaço disponível no interior é comparável a um SUV de grande porte, uma vez que não tem túnel central. A sensação espaçosa não é simplesmente restrita aos bancos dianteiros – com o generoso espaço para as pernas, os passageiros no banco de trás também se beneficiam da vantagem da plataforma tecnológica, que é projetada somente para modelos elétricos. No interior dos novos modelos há um espaço total de armazenagem de cerca de 25 litros: mesmo garrafas de 1 litro podem ser guardadas neles com segurança e ao alcance ergonomicamente ideal.


O compartimento de bagagem também oferece excelente espaço, comparado aos SUVs médios: dependendo da posição dos encostos traseiros, o volume vai de 520 a 1.490 litros no Q4 e-tron e 535 a 1.460 litros na versão Sportback.

O cockpit apresenta um design distintamente tridimensional e seus volumes geométricos estão inter-relacionados de uma forma eletrizante. Em ambos os modelos, as unidades operacionais e de exibição assumem a função de elementos de design mais do que nunca. O painel de instrumentos digital, localizado atrás do volante, está cravado como um diamante entre dois volumes – um menor no lado esquerdo, que incorpora uma saída de ar, e um longo no lado direito, que se estende até a porta do passageiro e integra outras saídas de ar. O display central do MMI sensível ao toque é inclinado em direção ao motorista e posicionado de forma ergonomicamente fácil de alcançar. Também voltado para o motorista está o controle do ar-condicionado. Abaixo dele, um grande painel operacional traz seletor do modo de direção, controle de volume e o botão de ligar e desligar o veículo.


O volante do Audi Q4 e-tron e do Q4 Sportback e-tron é totalmente novo e agora possui superfícies sensíveis ao toque, que o motorista usa para controlar o painel de instrumentos digital. Ligeiras saliências separam os botões uns dos outros, tornando-os mais fáceis de usar, enquanto fornecem feedback suave ao toque quando pressionados. Assim como em um smartphone, não existem apenas gestos de toque, mas também gestos de deslizar, por exemplo, para percorrer listas.

Os modelos elétricos também podem ser equipados com outra inovação como opcional: o head-up display com realidade aumentada. Ele projeta informações fornecidas por alguns dos sistemas de assistência de forma digital em cima da visão do mundo externo de forma conveniente para o motorista visualizar. A informação é mostrada dinamicamente em um grande campo de visão, onde uma imagem virtual, que parece flutuar, é representada em uma distância de aproximadamente dez metros ou mais do motorista, criando um efeito fascinante.

Trem-de-força e bateria

Os novos Q4 e-tron e Q4 Sportback e-tron atenderão às expectativas distintas, desde o cliente urbano que utiliza diariamente na cidade até os que percorrem longas distâncias. Para isso, os modelos terão versões com dois tamanhos de baterias e três opções de motorização. O Q4 35 e-tron tem uma bateria menor com capacidade bruta de armazenamento de energia de 55 kWh, que carrega até 7,4 kW em corrente alternada (AC) e até 100 kW em corrente direta (DC). Os Q4 40 e-tron e Q4 50 e-tron quattro terão uma bateria maior com capacidade bruta de 82 kWh, que permite recarga de até 11 kW em corrente alternada e até 125 kW em corrente direta.


Em termos de trem-de-força, os dois primeiros – Q4 35 e-tron e Q4 40 e-tron – tem um motor elétrico que traciona as rodas traseiras, com uma potência de 125 kW (170 cavalos) e 150 kW (204 cavalos) respectivamente. A versão topo de linha Q4 50 e-tron quattro tem dois motores elétricos para a tração elétrica nas quatro rodas: eles fornecem uma potência máxima de 220 kW (299 cavalos), suficiente para uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos e velocidade máxima eletronicamente limitada de 180 km/h. Nesta última versão, o motor no eixo dianteiro entra em ação somente quando for necessária alta potência ou forte aderência.

A autonomia pode chegar até 520 km, de acordo com o ciclo WLTP, com uma única carga da bateria dependendo da versão do Q4 e-tron. Nas versões com a bateria de capacidade máxima de carga de 125 kW, em condições ideais é possível carregar eletricidade suficiente para cerca de 130 km em 10 minutos, também de acordo com o ciclo WLTP.


A bateria de alta voltagem do Audi Q4 e-tron e Q4 Sportback e-tron está localizada entre os eixos, o que garante um baixo centro de gravidade e uma distribuição de peso equilibrada. Os sistemas de controle para a tração e suspensão trabalham juntos – a condução dos SUVs elétricos compactos é segura, esportiva e confortável ao mesmo tempo.

Q4 e-tron com pegada neutra em carbono

A Audi produz o Q4 e-tron e Q4 Sportback e-tron com pegada neutra em carbono. A planta em Zwickau, na Alemanha, usa eletricidade ecológica, enquanto os fornecedores das células da bateria também precisam usar somente eletricidade verde em seus processos de produção. Emissões que não puderem ser evitadas no momento são compensadas pelos projetos de proteção do clima certificados pela TÜV. Eles atendem às exigências rigorosas da Gold Standard Foundation (Fundação Padrão Ouro).


Junto com seus fornecedores, a Audi está comprometida em atuar com responsabilidade em todos os projetos de veículos. Desde 2017 a empresa revisa seus parceiros usando um índice de sustentabilidade que ela própria desenvolveu para garantir a economia de recursos nos processos de produção e atendimento aos padrões sociais.


O Audi Q4 e-tron será lançado em junho 2021 nos mercados europeus e, alguns meses depois, será a vez do Q4 Sportback e-tron. Na Alemanha, os preços começam em 41.900,00 Euros para o Q4 35 e-tron.

* Press Release/Audi do Brasil.