segunda-feira, 28 de julho de 2014
>>> CLASSE C STATION
Mercedes-Benz Classe C Station estará disponível em setembro na Europa
A Mercedes-Benz anunciou a chegada do modelo Classe C Station às concessionárias europeias em setembro, com preços a partir dos 40.900 euros, no caso da C180 Station com caixa manual de seis velocidades. O C200 Station com caixa manual começa nos 44.900 euros. Com a caixa automática ambas as versões passam para os 43.681 e 47.500 euros, respetivamente. A versão C220 Bluetec Station Station tem o preço base de 46.800 euros, com caixa manual. Com caixa automática o valor sobe para os 49.810 euros. O C250 Bluetec Station, apenas disponível com caixa automática, inicia nos 51.550 euros.
O novo Mercedes-Benz C Station é 96 mm mais comprido (4702 mm) e 40 mm (1810 mm) mais largo que a versão anterior. A perua estará disponível com quatro níveis de equipamento distintos (a versão básica, a Avantgarde, a Exclusive (com a estrela colocada no capô) e uma mais esportiva, AMG Line.
* Redação/Auto Hoje.
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sábado, 26 de julho de 2014
>>> DE CARA NOVA
Fiat apresenta novo Ducato na Itália
Com Peugeot e Citroën mostrando suas remodeladas vans Boxer e Jumper, era apenas uma questão de tempo a Fiat (parceira de joint-venture da PSA) revelar a sua própria versão do veículo, mantendo o nome Ducato.
Assim como o Peugeot Boxer e Citroën Jumper, o renovado Fiat Ducato ganhou um design idêntico, com exceção da grade e emblemas. A Fiat apresentou o remodelado Ducato à imprensa internacional em maio, no Centro de Testes Balocco, na Itália, e também avisou que mais um "primo" da van receberá as novas mudanças para os EUA, o RAM ProMaster.
As mudanças no Ducato incluem duas cores diferentes para a grade, novas rodas de 16 polegadas, novos faróis de LED e para-choque dianteiro em três partes, para reduzir os custos de reparação. A van será oferecida com três níveis de acabamento (Classic, Tecno e Lounge), com cada um trazendo novos assentos mais confortáveis e um novo porta-copo embutido no console central.
Ao contrário de seus primos franceses, o Fiat Ducato será oferecido com um motor 2,0 litros a diesel de quatro cilindros e 115 cv, e uma unidade de 2,3 litros com 130 ou 150 cv - compartilhando apenas o motor de 3,0 litros e 180 cv com a Boxer e Jumper . O motor básico é oferecido com uma caixa manual de cinco velocidades de série, enquanto as outras unidades oferecem um seis-velocidades com transmissão manual padrão. Uma caixa automática chamada Comfort Matic está disponível em todos os motores de 2.3 e 3.0 litros.
A van Ducato está disponível em oito diferentes capacidades, que vão de 8 a 17 metros cúbicos, e em 4 comprimentos e três alturas. Versões chassi estão disponíveis em 6 comprimentos. Vale lembrar que a reestilização acontece somente na Europa, sem previsão para o Brasil.
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sexta-feira, 25 de julho de 2014
>>> LINK DA SEMANA
Interessante matéria do portal R7 sobre o trabalho da fotógrafa suiça Kim Leuenberger, onde miniaturas de veículos clássicos se misturam com cenários urbanos ou selvagens.
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quinta-feira, 24 de julho de 2014
>>> PROPAGANDA
Um misto de picape e minivan, tudo bem simples e funcional. Assim nasceu o Toyota Tamaraw no ano de 1977. Este veículo multiúso foi projetado e construído pela Toyota exclusivamente para o mercado asiático e ganhou muitos nomes em cada país onde foi comercializado: Tamaraw (Filipinas), Zace (Taiwan), Unser (Malásia), Qualis (Índia) e Kijang (Indonésia, onde é produzido até hoje e está na 6ª geração).
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>>> FIAT WEEKEND
Novos conteúdos deixam o Fiat Weekend 2015 muito mais atrativo
Acaba de chegar ao mercado o Fiat Weekend 2015. O modelo ganhou mais equipamentos, novos detalhes internos e um kit exclusivo, que o deixam mais completo, confortável, elegante, e ainda mais competitivo. Líder em seu segmento desde novembro de 2013, o modelo recebe em sua linha 2015 uma nova identidade, que chega estampada na tampa traseira de todas as suas versões: o nome Weekend.
As três versões do Fiat Weekend – Attractive, Trekking e Adventure - também trazem de série novos itens que aumentam o conforto, valorizam o acabamento e o prazer de dirigir. São eles:
• Novo volante;
• Novas cores que garantem uma maior harmonização interna, que estão presentes em detalhes como acabamento do pomo do freio de mão; comandos do painel e maçanetas das portas;
• A versão Adventure do Fiat Weekend 2015 também recebe de série rodas em liga leve de 16 polegadas e nova grafia para o quadro de instrumentos.
• Novo volante;
• Novas cores que garantem uma maior harmonização interna, que estão presentes em detalhes como acabamento do pomo do freio de mão; comandos do painel e maçanetas das portas;
• A versão Adventure do Fiat Weekend 2015 também recebe de série rodas em liga leve de 16 polegadas e nova grafia para o quadro de instrumentos.
Como equipamentos opcionais, a versão Attractive recebe sensor de estacionamento e tanto a versão Adventure como a versão Trekking ganham o novo Kit Locker, composto pelo bloqueio do diferencial (Locker), rodas de liga leve com pintura exclusiva (16” para a Adventure e 14” para a Trekking), faróis biparábola com máscara negra e rede porta-objetos no porta-malas do carro.
Outra novidade na linha 2015 é o Kit Urban para a versão Adventure. Esse novo kit conta com:
• Pintura exclusiva nas rodas em liga leve 16” (incluindo o estepe);
• Pneus de uso urbano 205/60 R16 (incluindo o estepe);
• Faróis com máscara negra;
• Rede porta-objetos no porta-malas.
• Pintura exclusiva nas rodas em liga leve 16” (incluindo o estepe);
• Pneus de uso urbano 205/60 R16 (incluindo o estepe);
• Faróis com máscara negra;
• Rede porta-objetos no porta-malas.
* Press Release/Fiat S.A.
>>> NOVO CAYENNE
Novo Porsche Cayenne é lançado e chegará ao Brasil somente em 2015
A Porsche apresentou hoje o que chama de “nova geração” do utilitário esportivo Cayenne. A reformulação traz um design atualizado e novas opções de motores, que, segundo a Porsche, são mais econômicos. O modelo estará exposto no Salão do Automóvel de São Paulo, e começa a ser vendido no primeiro quadrimestre do ano que vem, em três versões, Turbo, S e S E-Hybrid.
Na comparação com a segunda geração do utilitário, lançada em 2010, o novo Cayenne tem nova disposição de luzes na dianteira, grade, para-choque e faróis auxiliares redesenhados. As maiores mudanças, entretanto, estão na traseira.
As lanternas ganharam novos contornos, mais afilados, lembrando outros modelos, como o Macan. Tampa do porta-malas, saídas de escape e para-choques também possuem novas formas. No interior, pouca coisa mudou. Destaque para os paddle-shifts para trocas de marchas, que agora estão na posição usual, atrás do volante, e não mais na frente, próximos aos comandos de som.
Mais Econômico
Segundo a Porsche, todas as versões do novo Cayenne estão mais econômicas. A versão S, por exemplo, trocou um motor V8 por um V6 de 3.6 litros de 425 cavalos, ou 20 cv a mais do que na atual S. Em desempenho, isso representa 5,5 segundos na aceleração de 0 a 100 km/h, melhora de 0,4 segundos na comparação. A máxima é de 259 km/h. Além de mais veloz, de acordo com os dados de fábrica, houve melhora de 1,1 km/l no consumo médio no ciclo europeu. A transmissão do Cayenne S é automática de oito marchas.
Já na versão Turbo, mais potente, a potência aumentou do V8 4.8 aumentou 27 cv, chegando aos 527 cv. Nesse caso, o 0 a 100 km/h é de 4,5 segundos e a máxima de 279 km/h. Da mesma forma que o desempenho melhora, o consumo piora. O ciclo médio, segundo a Porsche, é de 8,8 km/l.
A versão mais "ecológica" é a S E-Hybrid. O conjunto tem um motor elétrico de 96,3 cv e outro V6 de 3 litros e 337 cv. Somados, eles geram 421 cv. A capacidade de rodar exclusivamente com propulsão elétrica é de 18 km a 36 km, e o consumo médio, de 29,4 km/l, diz a Porsche.
Mesmo com foco no consumo, o Cayenne híbrido não desaponta, quando o desempenho é a exigência. De acordo com os dados de fábrica, o 0 a 100 km/h é cumprido em 5,9 segundos, com máxima de 243 km/h.
* Redação/Portal G1.
quarta-feira, 16 de julho de 2014
>>> ÔNIBUS VIP
Micro-ônibus de alto padrão promete impactar o mercado de eventos
Com o objetivo de oferecer um serviço diferenciado para o mercado de eventos, a Truckvan, maior fabricante de Unidades Móveis do Brasil, investiu em mais um projeto inovador. Trata-se do JetBus, um jato executivo sobre rodas destinado para o transporte de artistas, celebridades, empresários e políticos.
“A ideia é proporcionar todo o conforto possível e disponibilizar recursos de multimídia que permitam aos usuários trabalhar durante o percurso”, afirma o sócio-diretor da empresa, Alcides Braga.
Com capacidade para acomodar 10 passageiros, o micro-ônibus mede 7,20 metros de comprimento e está equipado com quatro poltronas, sendo duas com massageador, dois sofás, duas TVs de LED de 32” e 50”, um videogame PlayStation 3, dois frigobares, um bar, uma adega, uma cafeteira e outros itens de entretenimento, como a Apple TV, que permite reproduzir o conteúdo que uma pessoa tem no computador, iPad, iPhone ou iPod Touch direto na TV.
Além disso, o veículo tem a grande vantagem de ser discreto, sem nenhuma identificação, para preservar a privacidade do cliente. “O jetbus veio para impactar o mercado e ser mais um serviço complementar às ações dos Camarins Móveis”, destaca a coordenadora do Departamento de Produção e Eventos da Truckvan, Lia Braga.
* Press Release/RS Press.
>>> TESTE NOS CORREIOS
Correios dão início aos testes com o Renault Kangoo Z.E.
Os veículos zero emissão Renault vão protagonizar mais um episódio no programa de mobilidade elétrica no Brasil. Depois do projeto Curitiba Ecoelétrico e do Brasilia Ecomóvel, agora é a vez dos Correios. A Empresa Brasileira de Correios e Telégragrafos (EBCT) inicia nos próximos dias um teste com dois veículos elétricos Kangoo, em Brasília e em Curitiba.
No final de junho, o Diretor de Vendas a Empresas, Alexandre Oliveira, entregou um dos carros ao presidente dos Correios, Wagner Pinheiro de Oliveira, no edifício-sede da empresa, em Brasília. Um dos veículos será utilizado nas seguintes regiões: Asa Sul, Setor Comercial, Setor Hoteleiro Sul e Esplanada dos Ministérios. O outro carro irá realizar entregas em Curitiba (PR) a partir de julho.
O teste tem duração inicial de quatro meses, com possibilidade de prorrogação por um ano. Ambos os carros são cedidos em comodato aos Correios. Na capital federal, os Correios contam com parceria com a CEB (Companhia Energética de Brasília), que instalou um totem para recarga do veículo.
A redução da emissão de CO2 nas atividades dos Correios é uma das ações previstas no Sistema de Gestão Ambiental da empresa, lançado no final de 2013 e composto por ações e metas para diminuir impactos ambientais causados pela estatal.
Os Correios têm como meta reduzir em 20% as emissões de gás carbônico até 2020, prevista no programa global de redução de emissão de carbono do setor postal da International Post Corporation (IPC) —associação de 24 operadores postais na Ásia, na Europa e na América.
SOBRE O RENAULT KANGOO Z.E.
O Kangoo Z.E. é o primeiro furgão 100% elétrico, com zero emissão de CO2, disponível no mercado. A versão mantém as mesmas qualidades funcionais do Kangoo com motor de combustão interna, idêntico volume de carga (650 kg), e o mesmo padrão de conforto. O modelo é equipado com motor de 60cv e 23,06 kgfm. Sua autonomia é de 170 Km.
A Aliança Renault-Nissan lidera o segmento de veículos zero emissão e está investindo 4 bilhões de euros no desenvolvimento dessa tecnologia. Desde o início da comercialização em 2011, foram mais de 100 mil veículos elétricos vendidos pela Aliança no mundo. Somente a Renault vendeu mais de 19 000 veículos elétricos em 2013 no mundo, em um mercado que cresceu 83 % em relação a 2012.
A Renault traz o desenvolvimento de tecnologia em eficiência energética em seu DNA e oferece a gama Z.E. (Zero Emissão), composta pelos modelos: Renault Zoe, Renault Twizy, Renault Kangoo Z.E. e Fluence Z.E.
* Press Release/Renault do Brasil.
>>> NOVIDADES NA LINHA
Land Rover revela novidades da linha 2015 do Range Rover e Sport
A Land Rover anunciou as novidades da linha 2015 do Range Rover e Range Rover Sport. O destaque fica para o ganho de torque do motor de 4.4 litros V8 turbodiesel, que passa entregar 75,5 kgfm antes os 71,4 dos modelos anteriores.
Apesar do ganho de força, o propulsor segue com 334 cv de potência. Equipados com o câmbio automático ZF de oito marchas, os SUVs precisam de 6,9 segundos para acelerarem de 0 a 100 km/h. A diferença entre os modelos fica por conta da velocidade máxima, enquanto o Range Rover alcança 218 km/h, a configuração Sport atinge os 225 km/h.
Os sistemas InControl Remote e InControl Secure passam a fazer parte dos dois modelos. Com isso, os proprietários contam com serviço de discagem emergencial em caso de acidentes, Wi-Fi, além de rastreamento do veículo e outras facilidades.
Na linha 2015 as rodas de liga-leve de 19 polegadas serão itens de série, mas o conjunto de 22 polegadas estará disponível como opcional para a versão com entre-eixos alongado (LWB.) No interior, há um sistema que move o banco da frente caso o passageiro no banco de trás não consiga dobrar os joelhos corretamente.
* Redação/Carsale.
segunda-feira, 14 de julho de 2014
>>> VÍDEO DA SEMANA
A internet ultimamente tem revelado inúmeros "talentos" aqui no Brasil. Qualquer um com um aparelho celular consegue filmar o que considera uma proeza e divulgar nas redes sociais. E para espanto dos mais céticos, é quase certo que milhões de pessoas aprovarão tal peripécia e a coisa toda acabe virando até moda no país.
Um exemplo dessa febre (ou viral, segundo os entendidos) é o bordão criado por duas crianças em Santa Catarina, onde uma frase inocente acabou se tornando um imenso sucesso por aí. E é claro que adaptaram a narração em centenas de vídeos nas mais variadas situações, inclusive com a Kombi, que você pode acompanhar na sugestão de hoje. E o pior é que o negócio realmente ficou engraçado...
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>>> CAMINHÃO DO FUTURO
Mercedes-Benz apresenta o "Future Truck 2025"
A Daimler AG antecipou a sua novidade para a edição 2014 do Salão Internacional de Veículos Comerciais IAA, que será realizado entre 25 de setembro e 02 de outubro em Hanover, na Alemanha. Na principal feira de veículos comerciais do planeta, o grupo apresentará o "Mercedes-Benz Future Truck 2025".
De acordo com a Daimler, dentro de dez anos os caminhões poderão ser conduzidos em regime autônomo por rodovias e vias expressas. Seus motoristas não serão mais motoristas, mas sim "gestores de transporte", que irão operar em atraentes estações de trabalho sobre rodas. E a conectividade é a base desse avanço técnico.
Segundo a empresa, não se trata de um novo veículo, mas sim de um sistema de transporte do futuro, desenvolvido a partir da iniciativa “Shaping Future Transportation” ("Moldando o Transporte do Futuro") da Daimler Trucks, que visa preservar os recursos naturais, reduzir as emissões de todo tipo e garantir, ao mesmo tempo, a máxima segurança possível nas vias.
O “Future Truck 2025” estreará em IAA com um protótipo próximo da produção em série. O veículo já acumula viagens autônomas a uma velocidade de até 80 km/h em situações reais de trânsito em um trecho da rodovia alemã A14. No mês de setembro, a Mercedes-Benz revelará o protótipo completo no IAA 2014.
O Mercedes-Benz Actros 1845 é o “Future Truck 2025” com o "Highway Pilot" (piloto rodoviário). Seu motor desenvolve 449 cavalos de potência, com torque máximo de 2.200 Nm. Para a transmissão de força foi adotado o câmbio totalmente automatizado Mercedes PowerShift 3 de 12 marchas.
O design do semirreboque já é uma promessa de futuro. Ele é resultado do "Aerodynamics Trailer" da Mercedes-Benz, que fez sua estreia mundial há dois anos, na IAA 2012. As medidas de otimização da aerodinâmica deste protótipo permitem reduzir o consumo em até 5%.
Durante os testes em vias públicas, o “Future Truck 2025” circulou ainda camuflado, com quadrados nas cores branco e preto na pintura externa, que não permitem apreciar seu contorno real. Internamente, foi aplicada uma cobertura que modifica o cockpit e o protege de olhares indiscretos.
Porém, as telas adicionais no painel já permitem perceber que o posto de trabalho do motorista de caminhão do futuro responderá às necessidades de um gestor de transporte. Dentro da cabina do novo Actros já estão visualmente separadas a área de trabalho do motorista e a área de descanso. No futuro, haverá a estação de trabalho confortável e funcional para a condução autônoma.
Além disso, a nova norma da União Europeia que regulamenta os comprimentos de veículos e trens de força permitirá implementar medidas adicionais de otimização da aerodinâmica. O "Aerodynamics Trailer", que já se beneficia dessas medidas, também trará vantagens para o “Future Truck 2025” em seu design definitivo.
Equipamentos
Aspecto decisivo do “Future Truck 2025” como caminhão para a condução autônoma são seus equipamentos tecnológicos. Na parte dianteira inferior, por exemplo, encontra-se um sensor de radar que explora a região de curta e de longa distância adiante do caminhão. O de curto alcance atinge 70 metros e possui ângulo de abertura de 130 graus. Já o de longo alcance chega a 250 metros, monitorando a estrada em um ângulo de abertura de 18 graus. O sensor de radar toma por base os equipamentos já disponíveis no Actros, como o sistema de controle de proximidade e o servofreio de emergência.
Uma câmera estereoscópica situada sobre o painel de instrumentos, atrás do parabrisa, também varre a área situada à frente do veículo. Atualmente, está instalada ali uma câmera 2D do sistema de orientação de faixa de rolagem. A câmera estereoscópica tem um alcance de 100 metros e cobre uma área de 45 graus na horizontal e 27 graus na vertical.
A câmera estereoscópica do “Mercedes-Benz Future Truck 2025” consegue identificar uma ou duas pistas da estrada, além de pedestres, obstáculos estáticos ou em movimento, outros objetos dentro da área monitorada e as características da via. Ela reconhece tudo o que se distingue do fundo, para que possa calcular com precisão o espaço livre disponível. O equipamento registra também as informações dos sinais de trânsito.
Para monitorar as áreas da estrada à esquerda e à direita do caminhão são utilizados sensores de radar instalados nas laterais. Eles são montados em ambos os lados à frente do eixo traseiro da unidade de tração. Seu alcance é de 60 metros e os sensores cobrem um raio de 170 graus.
Os sensores estão interconectados em rede — os especialistas chamam essa técnica de fusão multissensorial — de modo que geram uma imagem completa do entorno do caminhão, reconhecendo todos os objetos estáticos e em movimento.
Graças à fusão dos dados obtidos pelo sensor de radar dianteiro, pelos sensores de radar laterais e pela câmera dianteira, com a ajuda de um computador central com processador de múltiplos núcleos de alta potência, é possível "ver" por completo a área adiante e dos lados do caminhão. Para se ter ideia, o olho humano tem um campo visual de 150 graus, mas a área nítida se limita a uma fração desta cifra.
Os sensores do “Mercedes-Benz Future Truck 2025” são provenientes da próxima geração desta técnica. A precisão dos sensores é tão elevada que não só podem reconhecer o acostamento com a ajuda das linhas delimitadoras, como também identificar o traçado da estrada analisando a configuração das bordas da calçada (por exemplo, as proteções laterais ou a vegetação).
Os sensores e a câmera estão ativos em todas as marchas de velocidade, tanto com o veículo parado como à velocidade máxima autorizada pela lei para os caminhões, 80 km/h. A nova técnica intervém na direção e mantém o caminhão no centro de sua pista, automaticamente e com toda a segurança.
Além disso, o sistema dispõe dos dados do mapa digital viário em três dimensões já usado pelo sistema de assistência à condução "Predictive Powertrain Control - PPC" (controle preditivo do trem de força). Desse modo, o caminhão detecta perfeitamente, a todo o momento, o traçado da estrada e a topografia da rota. Para a determinação da própria posição do caminhão são utilizados o mapa viário digital e as informações da fusão multissensorial.
* Redação/iCaminhões.
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domingo, 13 de julho de 2014
>>> QUERIDA, ENCOLHI A KOMBI...
Algumas imagens de Kombis com alguns metros a menos...
Quem tem mais de 30 anos deve se lembrar de um filme muito popular no final dos anos 80, "Querida, Encolhi as Crianças", onde o protagonista conseguiu através de alguns experimentos científicos diminuir consideravelmente o tamanho dos filhos.
E fazendo uma analogia com a nossa querida Kombi, desde os anos 70 muitas pessoas têm colocado nas ruas algumas "experiências" diminutas. Cortando aqui, soldando acolá e colocando a criatividade em ação, literalmente o utilitário mais famoso do planeta perde alguns metros de suas dimensões originais e ganha um novo corpo, mais enxuto.
Em tempos de trânsito caótico e saturado, onde diariamente grandes cidades vivenciam um verdadeiro pesadelo nos horários de pico, talvez a ideia sirva de inspiração. Alguns resultados dessa inusitada prática você confere nas imagens logo abaixo...
* Kombi & Cia.
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