sexta-feira, 30 de março de 2012

>>> LINK DA SEMANA



Site dedicado ao saudoso modelo Mercedes-Benz LP 321, o popular Cara-Chata. Fotos, histórias, curiosidades e outros assuntos permeiam toda a página, envolvendo o leitor no mundo dos caminhões antigos. Cada caminhão tem sua história, portanto, saudações aos incentivadores da memória nacional!

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>>> FIM DA LINHA...

Kombi deixará de ser produzida em 2014. A Volkswagen não conseguiu encontrar uma solução para modernizar e equipar a sessentona com airbag e freios ABS.

Depois de 62 anos como um dos veículos mais vendidos no Brasil, a Kombi deixará de ser comercializada a partir de 2014. Nos últimos anos, a perua ficou parada no tempo. A Volkswagen, fabricante do veículo, que hoje é produzido apenas por aqui, não conseguiu encontrar uma solução para modernizá-la e equipá-la com air bag e freios ABS. Daqui a dois anos, segundo legislação aprovada em 2009, todos os carros produzidos no Brasil deverão sair da fábrica com esses dois itens.


Não faltaram esforços para evitar a morte dessa sessentona. Em 2010 a Volks designou um alemão, Dietmar Schmitz, diretor de desenvolvimento de veículos comerciais que trabalhava na sede da empresa, em Wolfsburg, na Alemanha, para achar um meio de colocar os freios ABS e o air bag na Kombi. Ele mesmo disse que esse era um dos pedidos mais estranhos de toda sua carreira de engenheiro. Estranho e difícil, já que Schmitz não foi bem sucedido nessa tarefa. Um de seus desafios era achar um espaço no eixo dianteiro do carro para colocar os sensores que enviam a um computador central a mensagem para abrir o air bag em caso de colisão. Nada feito.


A Volkswagen, porém, diz que “não há nenhuma definição sobre o assunto e que a Kombi continua a ser produzida normalmente”. Época NEGÓCIOS ouviu fontes próximas a empresa e consultores que confirmam o fim da Kombi a partir de 2014.


Essa não é a primeira vez que a Kombi, que começou a ser vendida no Brasil em 1950 e fabricada aqui sete anos depois, se vê num impasse tecnológico. Em 1997, por conta de uma nova legislação ambiental, a perua ganhou injeção eletrônica, em substituição ao carburador. Era o único carro brasileiro que ainda contava com esse tipo de equipamento. Nove anos mais tarde, em 2006, deixou de ter motor refrigerado a ar – foi o último modelo produzido no mundo dessa forma – para ter a refrigeração à água. Essa é uma forma mais moderna e mais potente de evitar o aquecimento do motor.

A palavra Kombi vem do alemão Kombinationfarhzeug, que significa veículo de uso combinado. Esse nome é usado apenas no Brasil e no México (lá a palavra se escreve com C, Combi). Em Portugal, a perua é chamada de Pão de Forma. Na Alemanha, é Bulli. Nos Estados Unidos, Bus; e, na Polônia, Papuga.


Desde 1996, o Brasil é o único produtor de Kombi do mundo. Atualmente, o veículo é exportado apenas para a Inglaterra. Desde 2000, uma empresa compra de 100 a 200 unidades do veículo para transformá-los em motorhome, conhecido por aqui como trailer. Em fevereiro deste ano, segundo dados da Fenabrave, a federação nacional da distribuição de veículos automotores, a perua da Volks foi o quarto utilitário mais vendido no país e o sétimo mais vendido no ranking que também contabiliza veículos de passeio.

* Raquel Salgado/Revista Época.

>>> GORDURA NO TANQUE

Cientistas da Louisiana transformam gordura de crocodilo em combustível

Os cientistas estão constantemente nos avisando que o fornecimento de petróleo está se esgotando e devemos procurar fontes alternativas de energia. Os veículos elétricos são uma boa opção no momento, mas exigem uma infra-estrutura completamente nova em uma base global, algo que não é provável que aconteça muito em breve. Além disso, eles são caros e têm muitas limitações, mas isso já é uma outra história.


Até agora, a substituição de combustível fóssil principal é o biodiesel de óleo vegetal, que é feito de soja. O problema é que a soja também é utilizada para consumo humano e animal, o que dificulta um pouco as coisas. Só os EUA consomem 45 bilhões de litros de diesel por ano e apenas um bilhão de galões de biodiesel de soja com origem exigiria o uso de 21% da produção da safra anual da América, portanto, o biodiesel também é um recurso limitado.


Mas onde poderíamos encontrar mais fontes, disponíveis de imediato, que em vez de serem convertidas em combustível vão direto para aterros sanitários? Os pesquisadores do campus Lafayette, da Universidade de Louisiana afirmam ter descoberto. É derivado de algo usado para fazer carteiras, bolsas e cintos de couro: crocodilos (!) - ou melhor, a sua gordura.

Segundo o professor de engenharia química na universidade, Rakesh Bajpai, os crocodilos são criados em cativeiro para extração e comércio da pele e carne, mas sua gordura é descartada em aterros sanitários. Além disso, eles não são uma espécie em extinção. Pelo contrário, há uma abundância em torno da cidade.

Segundo um relatório publicado no jornal industrial Research Engineering Chemistry, é possível converter 61% de gordura de crocodilo aos líquidos que podem ser usados ​​em biocombustível. De acordo com o jornal, 15 milhões de quilos de gordura de crocodilo se tornariam 1,23 milhões de galões de combustível com um teor de energia 91% de diesel de petróleo.

Dr. Bajpai e seus colegas estimam que uma grande usina iria produzir biocombustível de gordura de crocodilo em 2,40 dólares o galão, excluindo o custo da gordura e transporte (presumivelmente zero, uma vez que é atualmente um produto residual). Esse é o preço final e seria viável torná-lo competitivo com o diesel, inclusive há vários incentivos que encorajam o uso de biocombustível, demonstrado pela cidade através de um Hummer equipado para receber tal mistura.

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>>> NOVA BLAZER

Chevrolet divulga imagens e informações da nova Blazer. Modelo está fazendo a sua avant-premier no 33º Salão de Bancoc, na Tailândia.

No início da semana, a Trailblazer (nome dado à Blazer na Ásia) fez a sua primeira aparição pública. O fato ocorreu na 33ª edição do Salão do Automóvel de Bancoc, na Tailândia. Por lá, o Trailblazer será comercializado em duas versões de acabamento, duas de motores turbodiesel e duas de tração. A opção de entrada, equipada com um motor de 2,5L, com tração 4x2, custa THB 1,059,000, algo em torno de R$ 64 mil. Já a opção topo, a equipada com motor 2,8L e tração 4x4 tem um valor sugerido de THB 1,489,000, que se convertido para a nossa moeda dá algo próximo de R$ 90 mil.


Assim como na S10, a Blazer utiliza um visual moderno com diversos apetrechos que induzem ao mundo do off-road. De acordo com o catálogo tailandês, a Blazer traz de série os seguintes equipamentos de segurança: HSA (Hill Start Assist – auxílio de partida em rampa), HDC (Hill Descent Control – auxílio de controle em descida), freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, controle de estabilidade (ESC) e controle de tração.


O motor da família Duramax de 2,5L oferece 150 cv a 3.800 rpm e 350 Nm de torque a 2.000 rpm. Ele só pode ser acoplado a uma caixa manual de cinco velocidades. O motor de 2,8L oferece 180 cv de potência máxima a 3.800 rpm e 470 Nm de torque a 2.000 rpm. No Brasil, assim como ocorreu com a Chevrolet S10, deverá ser aplicada a versão flexível em combustível, de 2,4L com 147 cv a 5.200 rpm.


Na imagem de raio-X da Blazer, retirada do catálogo tailandês, dá para ter um pouco da ideia do espaço interno que o modelo oferecerá. Na fotografia aparece a dica sobre o quase inexistente conforto da última fileira dos bancos. Outro detalhe revelado pela imagem é a regulagem elétrica de distância e de altura do banco do passageiro. O pneu que calça a maior parte das versões da Blazer é o 245/70 R16. Só a opção LTZ que está equipada com um composto 265/60 R18. As medidas preliminares da Chevrolet Blazer são: 4,87 m de comprimento, 1,90 m de largura, 1,63 m de altura, 2,84 m de entre-eixos e 220 litros de porta-malas.

* Rodrigo Samy/Portal Webmotors.

quarta-feira, 28 de março de 2012

>>> IMAGEM DA SEMANA


Robô gigante feito com utilitários!

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>>> APACHE EURO V

Caio Induscar entrega primeiras unidades com motorização Euro V

A encarroçadora de ônibus Caio Induscar iniciou a entrega de carrocerias urbanas com motorização Euro V para o estado de São Paulo. O primeiro modelo que vai atender as legislações para redução da emissão de poluentes é o Apache Vip, líder nas vendas da encarroçadora e do Brasil.


O Apache Vip, desde o seu lançamento, oferece para as frotas e usuários novas tecnologias, resistência e alta produtividade, que o tornaram tradicional e referência em carrocerias urbanas do país. Para a direção da encarroçadora, acompanhar e antecipar o desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias faz parte da sua visão de ser referência com soluções inovadoras.

* Press Release/Caio Induscar.

>>> EUROPA X BRASIL

Na Espanha, Nova Grand Tour custa menos que a antiga geração ainda à venda no Brasil.

A renovada linha Renault Mégane 2012 acaba de chegar à Espanha. Naquele país, a família é completa e conta com os modelos hatch, cupê e perua. Mesmo que não seja um carro muito lembrado, a versão station wagon também existe no Brasil, com o nome Grand Tour. Lançada em 2006, a perua recebeu uma atualização em 2010 e sobrevive até hoje por aqui, ao contrário do sedã Mégane, que se despediu dos brasileiros em 2010.


Na Espanha, a novíssima Grand Tour tem preço inicial de 17.450 euros, o que em uma conversão simples para a nossa moeda equivale a R$ 41 mil. Já no Brasil, a veterana perua da marca francesa é oferecida por R$ 49.990, ou seja, R$ 8.990 a mais que a recém-lançada 2012. Embora este seja o preço sugerido pela montadora, é possível negociar o valor nas concessionárias. Em apuração feita em contato com lojas da Renault, conseguimos encontrar o modelo por R$ 47,5 mil.


Como custo-benefício e gosto não se discutem, vamos aos fatos. Fãs da linha Mégane devem saber que a Renault não tem seus planos o objetivo de trazer a nova família ao Brasil. Desta forma, a Grand Tour que conhecemos não terá como sucessora a perua apresentada na Europa.

O que deverá acontecer por aqui em breve é aposentadoria da perua, sendo que sua sucessora provavelmente será a minivan da marca romena, a Dacia Lodgy, que chegará ao País com o logo da Renault – como aconteceu com o utilitário esportivo Duster.

* Larissa Florêncio/Carsale.

segunda-feira, 26 de março de 2012

>>> VÍDEO DA SEMANA



Brincando de Hot Wheels...

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>>> NOVO LOADSTAR

International lança nova linha Loadstar nos EUA

A International apresentou nesta semana nos Estados Unidos o novo modelo LoadStar. Jim Hebe, vice-presidente de Vendas da fabricante, disse que o novo caminhão veio para atender a demanda de nichos específicos, como é o caso da coleta de lixo nos centros urbanos, abastecimento de aeronaves e construção civil: “Estimamos vender de 6.000 a 8.000 unidades por ano".


O veículo oferece quatro opções de motorização, partindo de 320 e chegando a 410 cavalos de potência, está disponível nas versões 4x2 e 6x4, e seu Peso Bruto Total chega a 30 toneladas.

Segundo o executivo, apesar de destinado a trabalhos operacionais, o caminhão não deixa o conforto de lado: "Para atender às necessidades do motorista, otimizamos o espaço na cabine para oferecer a melhor ergonomia possível".

No Brasil, a International comercializa somente os modelos 9800i (cavalo-mecânico para operações rodoviárias de longa distância) e o DuraStar (semipesado disponível nas versões 6x2 e 6x4 para transportes de pequena e média distâncias).

* Mauro Cassane/Revista iCaminhões.

>>> AUTOMATIZANDO

Amarok com transmissão automática chega em abril

A linha da pick-up Volkswagen Amarok, formada atualmente pelas versões de cabine dupla e de cabine simples, com transmissão manual, vai ganhar também a versão de cabine dupla equipada com transmissão automática. A Volkswagen está preparando o lançamento do modelo no mercado brasileiro para o início de abril, com preço sugerido de R$ 135.990. A Amarok, que marcou a entrada da marca no segmento de pick-ups médias em 2010, está disponível em dois motores 2.0 a diesel: biturbo, agora com 180 cv, e um turbo, com 122 cv.


Graças às suas características de robustez e de tecnologias exclusivas em sua categoria, como a função off-road para o sistema ABS, que otimiza sua eficiência em estradas não pavimentadas, reduzindo as distâncias de frenagem, a Amarok – feita na fábrica de Pacheco, na Argentina – já conquistou várias premiações no Brasil e no exterior. A nova versão terá como grande novidade a inédita transmissão automática de oito marchas e deverá colaborar para aumentar a presença da linha no País.

* Press Release/Volkswagen do Brasil.

>>> VERSÃO FINAL

Ford apresenta versão final do Tourneo

A Ford apresentou e divulgou detalhes da versão de produção do comercial leve Tourneo. Substituto do Transit na Europa, o modelo será apresentado oficialmente durante o Salão de Birmingham de Comerciais Leves, na Inglaterra, em abril.


O Tourneo não será oferecido nos Estados Unidos, onde a marca desenvolve um novo produto da família Transit baseada em uma plataforma de tração traseira, enquanto a van européia utiliza tração dianteira.


Do modelo que foi apresentado como conceito em Genebra, o Tourneo praticamente não teve alterações, como já se esperava. Ela poderá ser encomendada em duas configurações de interior, oito ou nove bancos, e duas opções de entre-eixos, o modelo curto de 4.97 m e o longo, com 5.34 m. Na versão com entre-eixos longo há melhoria na oferta de espaço para carga.


A Ford desenvolveu um sistema flexível para os bancos, que além de serem moldados a necessidade do interior, eles também podem ser retirados em partes ou completamente. Entre outros itens, ele conta com o sistem SYNC de multimídia, câmera de ré, alerta de faixa na estrada e de fadiga. O motor escolhido para equipa-lo foi o 2.2 l diesel Duratorq com três opções de potência, 99 cv, 123 cv ou 153 cv, em todos os casos associados a transmissão manual de seis velocidades e com sistema Start-Stop de série.

* José Antonio Leme/Car Magazine.

sexta-feira, 23 de março de 2012

>>> LINK DA SEMANA


O link desta semana é dedicado a todos os pais que idolatram a Kombi, nasceram com um talento nato para carpintaria, têm tempo de sobra e gostariam de presentear o filho (ou filha) com uma bela "Kombi-Cama", naturalmente feita pelas próprias mãos. A página em questão, chamada Instructables, disponibiliza um passo-a-passo para montar uma cama muito original, com fotos e detalhes do projeto, que com certeza fará a alegria das crianças (e adultos também, por que não?)...

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quinta-feira, 22 de março de 2012

>>> PÉROLA CINZA

Mercedes Viano Pearl em Genebra

Depois de revelado ao mundo no ano passado, o modelo Viano ganha uma edição especial denominada Pearl no Salão de Genebra. Disponível na cor exclusiva cinza magno, o modelo traz ainda como diferencial luzes de LED diurnas, vidros traseiros eletrocromáticos e rodas de 19 polegadas de liga leve.


O interior tem bancos em couro Nappa de duas tonalidades, ornamentos de alumínio escovado e 18 alto-falantes de sistema sonoro Bang & Olufsen BeoSound. Destaque ainda para o piso em madeira de nogueira na parte traseira, iluminação ambiente e um dispositivo de W-LAN para acesso à internet.


Debaixo do capô estão disponíveis dois motores: o 3,0 litros V6 Diesel capaz de produzir 221 cv e o 3,5 litros V6 a gasolina que entrega generosos 254 cv. Esta edição limitada não tem confirmação para outros países europeus, além da Alemanha.

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>>> NOVA LINHA

Linha L200 Triton cresce em 2012

A tradição e o pioneirismo da Mitsubishi Motors no segmento 4x4 continuam presentes com o lançamento da nova linha de cabines duplas L200 Triton. São mais de 21 anos de história no Brasil com muita inovação, tecnologia e crescimento.


As primeiras L200 chegaram ao Brasil no início da década de 1990. Com o passar dos anos, a Mitsubishi se tornou referência no mundo 4x4, confirmando a força e resistência dos seus veículos. E a evolução não parou por aí. Em 1998, foi fabricada a primeira L200 na fábrica da Mitsubishi Motors em Catalão (GO) e, nos anos seguintes, diversas mudanças ocorreram. A L200 Triton, um projeto de muito sucesso, chegou em 2007. Logo depois, em 2009, a cabine dupla recebeu o primeiro motor V6 Flex do país, mais um sinônimo de inovação da marca dos três diamantes.


"Agora estamos lançando uma nova linha de produtos com três novos veículos, e continuando com a evolução nas cabines duplas. Acreditamos nesse mercado e estamos investindo em novos e modernos produtos", afirma Robert Rittscher, presidente da Mitsubishi Motors do Brasil. Em 2011, a Mitsubishi foi uma das montadoras que mais cresceu no país, com um aumento de 24,5% nas vendas em relação a 2010. As novas L200 Triton GLS, L200 Triton GLX e a L200 Triton GL (exclusiva para frotistas), chegam para completar a linha junto com a L200 Triton HPE, um veículo completo, com grande diferencial no mercado.

Os novos modelos são equipados com o moderno motor turbo de 3.2L Diesel 16V DOHC, com injeção eletrônica direta Common-Rail, Turbocompressor e Intercooler, que gera 170 cv de potência e 35 kgf.m de torque. E não deixam de lado o mais puro espírito 4x4, já que dispõem de um completo sistema de tração Easy Select, com 4x2, 4x4 e 4x4 reduzida. O raio de giro é excelente, com 5,9 metros, o que facilita as manobras e o uso no dia a dia. Com a verdadeira vocação off-road para as aventuras do fim de semana e também para o serviço e trabalho, as novas L200 Triton encaram os mais difíceis obstáculos. O ângulo de entrada é de 39º, o de saída é de 23º e a altura livre do solo de 205 mm.


A suspensão dianteira é independente, com braços triangulares duplos, amortecedores hidráulicos, molas helicoidais e barra estabilizadora, além de ter um chassi que foi desenvolvido para incrementar a resistência à flexão e à torção. Todas as versões são equipadas com ar condicionado, grupo óptico moderno e harmonioso, retrovisores com ajuste elétrico e a nova grade frontal, que reforça o design exclusivo e visual robusto das cabines duplas. Para quem procura praticidade e comodidade para o dia a dia, a caçamba longa da nova linha L200 Triton tem grande capacidade de carga. São 1.505 mm de comprimento, 1.470 mm de largura e 460 mm de altura. Para ajudar na segurança da acomodação dos objetos, a caçamba oferece seis ganchos de fixação.

Segurança

Seguindo o padrão de outros modelos da família Mitsubishi, a L200 Triton conta com o sistema RISE de deformação controlada, que garante mais segurança em caso de colisão. Barras de proteção lateral nas quatro portas, coluna de direção, pedais e espelho retrovisor interno colapsíveis, completam o conjunto de segurança.

O sistema de freios com discos ventilados nas rodas dianteiras possui ABS com EBD. Outro diferencial é a terceira luz de freio (brake light) central, localizada na tampa traseira. As novas cabines duplas da Mitsubishi estão disponíveis nas concessionárias de todo o Brasil, nas cores: Branco Alpino, Cinza Londrino, Prata Rodhium, Prata Técno, Preto Ônix, Verde Pantanal, Vermelho Bordeaux e Vermelho Mônaco.

Valores
L200 Triton GLS - R$ 97.990
L200 Triton GLX - R$ 90.990
L200 Triton HPE Flex AT - R$ 104.690
L200 Triton HPE AT - R$ 125.990
L200 Triton HPE MT - R$ 115.990
L200 Triton GL - R$ 86.990
L200 Triton GL (airbag, abs) - R$ 91.990


* Press Release/Mitsubishi Motors.

quarta-feira, 21 de março de 2012

>>> IMAGEM DA SEMANA


Foto muito interessante, apesar de entristecer os mais fanáticos...

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>>> LUXO "VERDE"

Luxo com selo "verde": nova linha RX da Lexus foi uma das principais atrações de Genebra.

Entre os lançamentos que foram notícia no Salão de Genebra, a revelação da linha completa do Lexus RX redesenhado teve grande importância para a marca. A linha de crossovers de luxo incluiu ainda o novo modelo 450h F-Sport.


As principais alterações do projeto original na parte externa consistem na grade dianteira, novo design dos faróis (com LEDs diurnas) e para-choques mais robustos. No interior do crossover, atenção extra para o volante, redesenhado e com boa ergonomia para o motorista, detalhes metálicos ao redor do porta-luvas e controle USB/iPod/MP3.


Para o motor, não há mudanças para o RX 350, que fica com o V-6 3.5 litros de 290 cv, combinado com transmissão automática de seis velocidades. Os consumidores também podem escolher entre 4x2 ou 4x4. No RX 450h, o poder vem do mesmo 3,5-litros V-6 emparelhado com tecnologia Lexus Hybrid Drive para uma potência total de 295 cavalos de potência.

Novo Modelo

As famílias que procuram mais esportividade aliada à economia e preservação do meio ambiente, têm no Lexus RX 450h F-Sport o veículo ideal para suas viagens e passeios. É a primeira vez que a Lexus atribui o título F-Sport, e todas as atualizações de desempenho sutis que vão com ele, para um crossover híbrido. Nos EUA, o RX 450h F-Sport estará disponível com um pacote de aparência esportiva e vai incluir rodas cromadas de 19 polegadas, faróis diferenciados e um para-choque dianteiro exclusivo. A linha 2013 do Lexus RX chegará às concessionárias norte-americanas a partir do segundo semestre deste ano.

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>>> PLATINUM

Ford revela linha 2013 da Super Duty

A Ford revelou no início deste mês a linha 2013 da Super Duty Série F, que contará com uma nova versão chamada Platinum, e equipada com os sistemas SYNC e MyFord Touch. A novidade estará disponível para a F-250, F-350 ou F-450.


O modelo Platinum estará disponível apenas na carroceria Super Duty Crew Cab, junto a um GPS integrado, câmera de ré, acabamentos em madeira, além do revestimento do volante e dos bancos em couro.


A Super Duty conta com rodas de aro 20”, motor 6.7 V8 a diesel ou então 6.2 V8 a gasolina.

* Daniel Fideli/Carro Online.

terça-feira, 13 de março de 2012

>>> ESCOLARBUS 4X4

Volare lança miniônibus para circular em regiões severas

Atenta a um nicho de mercado bastante promissor, impulsionado principalmente pelo Programa Caminho da Escola, a fabricante de miniônibus Volare apresentou o modelo Escolarbus 4X4. Mais robusto, o veículo poderá ser aplicado nos locais de difícil acesso, aonde um veículo com tração convencional perderia muito em desempenho e desgastaria excessivamente o modelo.


O Escolarbus 4X4 recebeu um conjunto powertrain novo, com tração somente nas rodas traseiras. O modelo possui um novo eixo dianteiro tracionado e sistema de transmissão com a opção de utilização 4X2 (somente tração nas rodas traseiras), 4X4 (tração nas rodas dianteiras e traseiras) e 4X4 com reduzida. O projeto foi desenvolvido em parceria com a Agrale e a Dana, empresas fornecedoras de sistemas e componentes para a Volare. “O Escolarbus 4X4 demonstra, mais uma vez, a capacidade e a versatilidade da Volare no desenvolvimento e concepção de projetos inovadores. Entre a publicação da licitação, no meio do ano, e a produção das primeiras unidades foram menos de quatro meses”, revela Roberto Poloni, gerente de Engenharia da Volare.


O miniônibus possui ângulos de entrada e saída maiores, estepe no bagageiro traseiro, proteção especial para o cárter do motor e para o tanque de combustível. A carroceria é equipada saia lateral mais alta, suspensão reforçada, sinalização diferenciada e espelhos que permitem total visualização em torno do veículo, o que proporciona maior facilidade e segurança em manobras e deslocamentos. O veículo possui capacidade para transportar até 26 alunos, espaço para cadeira de rodas e rampa para o embarque e desembarque dos estudantes com dificuldades de mobilidade. As primeiras 350 unidades do Escolarbus 4X4 foram finalizadas em dezembro de 2011.

* Redação/Transpoonline.

segunda-feira, 12 de março de 2012

>>> VÍDEO DA SEMANA



Excelente comercial da nova Chevrolet S10!

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>>> PERUA NOVAMENTE

Jaguar volta ao mundo das peruas de luxo com o XF Sportbrake

De tempos em tempos a Jaguar vem criando o costume de se aventurar no ramo das station wagons. Foi assim em 1980 com o XJ Estate, que teve apenas 250 unidades fabricadas, e entre 2004 e 2009, quando a marca inglesa se aventurou no segmento com o X-Type Estate. São veículos que não têm só o compartimento de carga avantajado em comum, ambos também fracassaram. Eis que a “Jag” está de volta.


O retorno da montadora ao mundo das peruas será responsabilidade do XF Sportbrake, uma versão familiar do sedã XF. Sua apresentação, no Salão de Genebra, é um dos destaques da feira.


Visto de frente, o Sportbrake (denominação para peruas esportivas) da Jaguar é como a versão mais recente do XF sedã, com spoilers mais rentes ao solo e os faróis com molduras de LEDs. O formato do carro começa a mudar somente no final das janelas traseiras, que se esticam acompanhando o aumento na parte inferior da carroceria.


O resultado é uma luxuosa perua com porta-malas de 550 litros ou 1.645 l com os bancos traseiros rebatidos. A parte mecânica, entretanto, ainda não empolga. O XF está sendo apresentado na Suíça nas seguintes versões: 2.2 turbodiesel de 190 cv e 3.0 V6 biturbo (diesel) de 275 cv, equipados com transmissão automática sequencial. Opções com motor a gasolina ainda não são confirmadas pela Jaguar. Uma versão com o motorzão 5.0 V8 de 510 cv do supersedã XFR não seria nada mal.

* Redação/InfoMotor.

domingo, 11 de março de 2012

>>> FUNDO DE QUINTAL

BMW 730i Picape: obra-prima ou produção de fundo de quintal?

A marca alemã BMW é famosa pelos sedãs de luxo, pela potência dos motores, pela tradição e tantos outros atributos. Mas enquanto nós admiramos seus modelos pelas ruas, alguns proprietários, não satisfeitos com o desenho do seu próprio automóvel, acabam criando estranhas "criaturas", algumas conversões que literalmente imploram para serem destruídas. Um exemplo foi encontrado em uma página de uma revendedora alemã de carros usados chamada PKWundLKWankauf.


A vítima é um sedã E32 730i, que deixou a fábrica em 1989, equipado com um 3,0-litros 188HP seis cilindros em linha, acoplado a uma caixa manual de 5 velocidades e tração traseira. Através de uma transformação totalmente "fundo-de-quintal", o atual proprietário resolveu cortar o teto do esportivo de luxo e moldar uma carroceria estilo picape (solução comum em terras brasileiras com diversas picapes derivando de sedãs ou hatches), adicionando bancos na parte de trás e mantendo as duas portas e o teto solar. Uma curiosidade maior fica nas lanternas traseiras, clonadas de algum carro da década de 50 (!).


concessionária de carros usados ​​está pedindo 4.500 (cerca de 6.200 dólares) no "presente de grego", dinheiro que supostamente cobre o orçamento gasto pela customização. Então, alguém se habilita?

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sábado, 10 de março de 2012

>>> LENDAS...

Texto conta um pouco da aventura ‘Sennista’ em uma Kombi carregada em viagem ao litoral de São Paulo.

Definitivamente, nem só de carros de corridas vivem os pilotos de competição, então chegou a hora de contar o que Ayrton Senna pôde fazer com uma singela Kombi – carregada e em um dia de chuva – pelas estradas brasileiras.


Contextualizando: era início de 1985. Senna acabara de se mudar da Toleman para a Lotus. O ano prometia ser muito bom. Ele chegava até a comentar em lutar por vitórias (algo que realmente aconteceu). Porém, na época do acontecido, ainda estávamos na pré-temporada, e como todo verão da década de 80, máquinas e pilotos desembarcavam no Rio de Janeiro para os famosos testes de pneus. De dia eles ficavam escaldando no caldeirão de Jacarepaguá, já à noite… “nem te conto”. No último dia de testes na pista carioca, o leão Nigel Mansell – ex-dono do posto de Senna na Lotus – estava em umas voltas de teste de motor, por isso bem lento. Já Senna estava a toda velocidade em uma volta rápida e não previa que encontraria um carro tão lerdo à sua frente. BANG! Senna lotou com sua Lotus a traseira da Williams de Mansell. Fim de testes para ambos.


Agora sim a história começa. Após quase quebrarem o pau nos pits, Mansell viajou de volta a Grã-Bretanha, mais precisamente para a Ilha de Man (isso mesmo, aquela das motos voadoras) para curtir um típico inverno britânico. Já Senna preferiu ir para a praia. O local escolhido foi Ubatuba, no litoral de São Paulo. Senna não queria ir sozinho. Queria se socializar um pouco com seus mecânicos para ganhar a confiança deles. Em um dia chuvoso no Rio, marcou com uma trupe de 5 integrantes do time “JPS” de pegá-los em frente ao Hotel Intercontinental, na praia de São Conrado. Na hora marcada lá estava o brasileiro. A máquina agora não era mais aquele monstro que beirava os 1500 cv (potência estimada dos motores Renault turbo nas qualificações), mas sim uma pacata VW Kombi. Aquela belezura familiar não fazia ideia do que seria posta à prova.


Partindo do Hotel com todos a bordo, parou em um posto de gasolina para calibragem dos pisantes. Senna fez questão de cumprir o ritual sozinho. Pneus calibrados, saiu como se estivesse em uma sessão classificatória. Chovia “a rodo” no caminho Rio-Ubatuba. Como bem narrou Ernesto Rodriguez, Senna “pegou a estrada e deu mais um de seus shows. Debaixo de um temporal que não parava, ele fez o percurso Rio-Ubatuba, de Kombi, em três horas. Um mortal brasileiro, com o mesmo “equipamento” e naquelas condições, não faria o percurso em menos de quatro horas.”

Esgoelando o motor da pobre Kombi, Senna ganhou a “parceria” dos mecânicos, além de aumentar o respeito e admiração como piloto. Ayrton hospedou os companheiros de trabalho em sua casa e fez algumas festas e churrascos regados a muita caipirinha e passeios de jet-ski. Este texto foi baseado em uma passagem do livro “Ayrton, o herói revelado”, e se tudo não passa de uma lenda ou é a mais pura verdade, depende exclusivamente da imaginação do leitor...

* Redação/Portal Jalopnik Brasil.