terça-feira, 31 de julho de 2018

>>> NOVO BERLINGO


Citroën apresenta o novo furgão Berlingo na FIPAN 2018

A Citroën realizou a avant-première de seu novo furgão Berlingo na FIPAN 2018 – Feira Internacional da Panificação, Confeitaria e do Varejo Independente de Alimentos. O modelo, que já teve mais de 1,5 milhão de unidades vendidas em todo o mundo, chega às concessionárias da marca em agosto e reforça a ofensiva Citroën no segmento de veículos utilitários leves, subsequente à chegada do Jumpy Furgão e Jumpy Minibus.


Ágil e inteligente, o Novo Citroën Berlingo apresenta uma capacidade de carga de 800 kg e um volume útil de 3 m³, graças ao excelente aproveitamento de sua carroceria e as caixas de rodas que não invadem o compartimento de carga. O modelo também é um dos únicos de seu segmento a contar com porta lateral deslizante de série, ideal para o carregamento em ambientes urbanos ou com espaço reduzido.


O Novo Citroën Berlingo também oferece a maior potência de sua categoria, graças ao motor 1.6 16V Flex, que entrega 122 cv a 5.800 e um torque máximo de 16,1 kgfm a 4.000 rpm - sempre associado a uma caixa de câmbio manual de cinco marchas. Particularmente moderno, este motor traz como destaque a tecnologia Flex Start, que elimina o reservatório de gasolina (‘’tanquinho’’), assim como comando de válvulas variável VVT, que assegura sempre um desempenho otimizado, independente do regime de rotação.


Sinônimo de economia, o Novo Citroën Berlingo recebeu Etiqueta A no PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular), do INMETRO. Contribui para isso o novo quadro de instrumentos 100% digital, que, além de moderno e com excelente legibilidade, oferece Indicador de Troca de Marcha (GSI).



A exposição do Novo Citroën Berlingo na FIPAN marca o início das vendas em toda a rede de concessionárias da marca no Brasil. Disponível em versão única, traz de série equipamentos como direção hidráulica, ar-condicionado, chave com telecomando, grade divisória de carga, ganchos para amarração, portas traseiras com abertura de 180°, volante com regulagem de altura, computador de bordo, entre outros.

Aliado ao seu negócio

A avant-première do Novo Citroën Berlingo ocorre em um ambiente voltado ao perfil de empreendedores que necessitam de um veículo com as características do novo utilitário da marca francesa, ideal para o dia a dia das panificadoras, indústrias de panificação e empresas de Food Service. Promovida há mais de 20 anos, a FIPAN é a maior feira de negócios da indústria de panificação, confeitaria e de estabelecimentos que atuam no setor alimentício, como restaurantes, pizzarias e bufês.


A vocação natural dos veículos comerciais da Citroën é justamente atender com eficiência os diferentes tipos de consumidores, que vão desde os que atuam no campo da construção civil até os do ramo de serviços – segmento no qual apenas a área de Alimentação representa 2,4% do PIB brasileiro.

* Press Release/Citroën do Brasil.

>>> T-CROSS BRASILEIRO


Volkswagen mostra novas imagens do T-Cross, SUV compacto que chegará no segundo semestre

A Volkswagen anunciou uma série de novidades para os próximos anos, entre elas o SUV compacto T-Cross, que chegará ao mercado para encarar a difícil concorrência de Honda HR-V, Hyundai Creta, Nissan Kicks, Jeep Renegade, Ford EcoSport e os Renault Duster e Captur. O modelo será produzido na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná, e tem lançamento previsto para o segundo semestre, com provável aparição no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro. A montadora divulgou novas imagens e informações sobre o modelo, que usa a mesma plataforma MQB do Polo.


A ideia da Volkswagen com o T-Cross é expandir sua família de SUV, que já tem o Tiguan Allspace e o Touareg. O compacto chegará ao mercado trazendo como atrativos o desenho robusto, interior versátil, conjunto mecânico eficiente, a possibilidade de personalização, conectividade ampla e sistemas de segurança e assistência encontrados em modelos de segmentos superiores. De acordo com a VW, trata-se de um veículo “preparado para as pequenas e grandes aventuras da selva urbana”, mas não esperem um modelo com aptidão para o fora de estrada.

Sempre com tração dianteira, o T-Cross brasileiro terá 4,19m de comprimento, 1,56m de altura e 2,64m de distância entre-eixos, a maior do segmento. São 10mm a mais de altura e 86mm a mais de distância entre-eixos em relação ao T-Cross europeu. E apesar de usarem a mesma plataforma, o modelo nacional será consideravelmente maior do que o novo Polo. Com a distância entre-eixos maior, a VW conseguiu dar ao SUV compacto uma boa solução de espaço interno para os ocupantes, que contam com bancos dobráveis, corrediços e elevados. Mas a capacidade do porta-malas é de 390 litros, ou seja, menor do que os principais concorrentes, que têm mais de 400 litros.


O T-Cross terá duas opções de motores com turbocompressor e injeção direta de combustível. O motor 1.0 TSI Total Flex tem potência máxima de 128cv com etanol, enquanto o 1.4 TSI Total Flex chega aos 150cv, também com o combustível derivado da cana. O modelo nacional será equipado com rodas de 17 polegadas.

O desenho chama a atenção pelas formas robustas, tipicamente germânicas. A grade é ampla e traz faróis de LED integrados. Na parte inferior do para-choque destaque para os faróis de neblina em posição marcante. Nas versões do T-Cross com faróis halógenos, a luz de condução diurna é integrada no módulo dos faróis de neblina. Já no caso da versão equipada com faróis full LED, a luz de condução diurna fica acima, na carcaça do farol. Na traseira, o T-Cross traz um novo elemento de design: a faixa de refletores estendida transversalmente e emoldurada por um painel preto. O modelo terá oito opções de cores para a carroceria, que também pode ser bicolor.


A Volkswagen não revela muitos detalhes do interior, mas informa que a música do smartphone ou dos serviços de streaming poderá ser reproduzida pelo sistema de som Beats, com sete alto-falantes. Opcionalmente, o modelo poderá ser equipado com sistema de infotainment com tela tátil de oito polegadas e um painel de instrumentos digital Active Info Display de última geração. O modelo traz ainda quatro entradas USB (duas na frente e duas atrás) e sistema opcional de travamento e partida Keyless Access.


No quesito segurança, o T-Cross chegará ao mercado com seis airbags e sistemas de assistência. Terá ainda sensores dianteiros e traseiros para estacionamento e sistema autônomo Park Assist 3.0, que auxilia o motorista nas manobras em vagas paralelas e transversais. Entre os outros sistemas de assistência estão o sistema de frenagem automática pós-colisão (aciona automaticamente os freios do veículo em caso de acidente) e o detector de fadiga (que detecta a perda de concentração do motorista e recomenda uma pausa para descanso). Além disso, o T-Cross poderá ser equipado com o seletor do perfil de condução, para o motorista ajustar a experiência de direção entre os modos normal, ecológico, esportivo ou individual.


A Volkswagen começou a investir pesado no segmento dos SUVs em 2016, com o atual Tiguan. Em 2017, na Europa, foram lançados o Tiguan Allspace, com até sete assentos, e o T-Roc, mais compacto. Ainda no ano passado, a VW lançou o Atlas, segmento superior, desenvolvido para os Estados Unidos, e o Teramont, similar chinês, ambos com sete assentos. Este ano, em Nova York, a VW o Cross Sport (cinco assentos, próximo da versão de série) e o Tanoak (picape), ambos derivados do Atlas. Já na China, a Volkswagen mostrou o novo Touareg e dois futuros SUVs: o Powerful Family SUV (protótipo de um veículo versátil concebido para famílias) e o Advanced Midsize SUV (equivalente do protótipo Atlas Cross Sport). Para 2020, a VW revela que chegará ao mercado europeu o primeiro SUV totalmente elétrico da Volkswagen: o I.D. Crozz.

* Enio Greco /Estado de Minas.

segunda-feira, 23 de julho de 2018

>>> VÍDEO DA SEMANA



Ford SR F-1000 XK Deserter, ano 1994...

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>>> CONSTELLATION NA ARGENTINA


Constellation 25.360 estreia na Argentina

A divisão de Caminhões e Ônibus da Volkswagen Argentina, na busca constante por oferecer veículos mais competitivos, anuncia o lançamento do caminhão VW Constellation 25.360. A novidade chega ao mercado argentino para aumentar a variedade da oferta da marca no país e ainda atender às novas configurações de transporte das mais recentes legislações do setor no país.


Para a oferta desse Constellation de 360 cv na tração 6x2, foi considerada a boa receptividade dos clientes com relação à sua versão 4x2, o Constellation 19.360.

“A Volkswagen Argentina decidiu incluir uma nova versão do Constellation 360 cv, com tração 6x2 e bloqueio de diferencial, para proporcionar aos clientes uma nova opção original de fábrica que atende às novas configurações regulamentadas a partir de 2018, convertendo-se na melhor opção”, ressalta Federico Ojanguren, gerente geral da divisão de Caminhões e Ônibus da Volkswagen Argentina.


O Constellation 25.360 conta com o motor Cummins ISL de 8.9 litros, com sistema de injeção Common Rail. A cabine está disponível como leito teto alto, o que aumenta o conforto interno e favorece a aerodinâmica. “Com veículos como esse, nos aproximamos ainda mais dos clientes com um portfólio mais completo”, declara o executivo.

* Press Release/MAN Latin America.

domingo, 22 de julho de 2018

>>> OPERAÇÃO ABACAXI


Nos anos 1950, jovens se aventuraram de jipe em viagem por 19 países

Em plena década de 1950, três jovens se aventuraram de jipe em uma viagem improvável por 19 países. O livro “Operação Abacaxi - Flashes de uma aventura” chega às livrarias e retrata a saga de três amigos que resolveram cruzar as Américas a bordo de um jipe.


O ano é 1955 e de uma reunião entre os amigos Hugo Vidal, Charles Downey e Jan Stekly, à época com apenas 19 anos, nasce a ideia de participar do oitavo Jamboree Mundial (evento máximo do Movimento Escoteiro que ocorre a cada quatro anos) que seria realizado pela primeira vez no continente americano.

O que faria toda a diferença na vida desses três jovens foi como decidiram chegar até o evento no Canadá, seguindo pelo Alasca e depois retornando ao Brasil: nada de avião ou navio, mas sim por terra, num jipe standard modelo Willys. Isso numa época sem internet, GPS e quando a telefonia ainda dava seus primeiros passos.

Sem dinheiro para a empreitada e como forma de conseguir patrocínio para a aventura, tiveram a ideia de modificar o jipe com peças produzidas por 25 fabricantes nacionais, como forma de conseguir recursos e ainda ajudar a promover a indústria automobilística brasileira – naquela época ninguém acreditava que o país pudesse fabricar veículos aqui.

Curioso e difícil de acreditar e que revela as dificuldades enfrentadas pelos inexperientes viajantes, serviu para dar nome ao livro que chega às livrarias e que conta a viagem desses três jovens aventureiros e sonhadores que durou 1 ano e 12 dias e percorreu quase 73 mil quilômetros, passando por 19 países: “Operação Abacaxi - Flashes de uma aventura”.

Editado pela Overlander e narrado por Hugo Vidal, um dos viajantes originais, hoje com 85 anos, o livro é muito mais do que o retrato de uma aventura quase impossível para a época, mas sim uma obra repleta de curiosidades, belas imagens e uma história de inspiração que valoriza a importância do companheirismo, de batalhar pelo que realmente quer e até de se encontrar uma vocação profissional.

* Redação/Carpress.

sexta-feira, 20 de julho de 2018

>>> LINK DA SEMANA


Uma galeria de fotos bem bacana de uma Kombi Luxo 1969, que está à venda no interior de São Paulo por impressionantes R$ 125.000,00... 

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>>> ECOSPORT STORM


Testando o modelo 2019 do Ford EcoSport Storm 2.0 16V 4WD Autmático

Para se destacar na guerra dos SUVs e conquistar um lugar ao sol, a Ford não pensou duas vezes e lançou uma versão cheia de apetrechos e itens de série para chamar a atenção do consumidor desse tipo de veículo. Porém, pecou feio no preço, não que o valor cobrado não fuja dos valores dos concorrentes, o problema fica por conta do segmento que ele faz parte.


Trata-se do EcoSport Storm, nova versão do utilitário esportivo com tração 4WD e transmissão automática, que amplia a oferta da linha com uma configuração inédita na categoria. De acordo com a marca, essa versão extremamente aventureira foi desenvolvida especialmente para o mercado brasileiro, com características próprias e muita personalidade.


Por fora o EcoSport Storm chama a atenção pelos acessórios que agora são de série, como a nova grade dianteira e outros elementos inspirados na picape off-road F-150 Raptor, com o nome Storm em relevo, faróis de xênon com máscara negra, capa de estepe rígida na traseira, rodas de 17 polegadas, grafismos e outros detalhes exclusivos, incluindo a cor de lançamento do modelo que testamos, a marrom Trancoso.

AINDA MAIS PERSONALIZADO

O EcoSport Storm parece mais encorpado e realmente é maior que os outros modelos da linha: tem 88 mm a mais no comprimento (4.357 mm) e é 20 mm mais largo sem os espelhos (1.785 mm). As rodas de 17 polegadas com acabamento em prata Magnetic são um dos destaques para quem observa o Storm por fora.

A carroceria oferece quatro opções de cores, além do branco Ártico, prata Dublin e preto Bristol. Faixas escuras aplicadas no capô e nas laterais dão um toque de esportividade, junto com os espelhos retrovisores, maçanetas, rack e barras de teto na cor cinza Dark London.

Já por dentro destaca-se o painel “soft”, bancos de couro e teto escuros, criando um contraste bem interessante com os frisos em laranja acetinado estrategicamente posicionados na cabine. O EcoSport é bem confortável, transmite muita segurança ao volante e tem espaço de sobra para o motorista e passageiros, só o porta-malas que poderia ser um pouco maior para caber as malas de cinco ocupantes em caso de uma viagem mais longa.

MUITOS ITENS DE SÉRIE

A central multimídia SYNC 3 conta com tela capacitiva de 8 polegadas. Além de conectividade com Apple CarPlay e Android Auto, inclui comandos de voz para áudio, telefone e navegação com mapas do Brasil.


Pensando sempre em ser o mais completa da categoria, a Ford não pestanejou em rechear o modelo de itens importantes tanto para a segurança tanto para o conforto, como sete airbags, controle de estabilidade com sistema anticapotamento, monitoramento de pressão dos pneus e teto solar elétrico.


Traz também faróis com luz diurna de LED e acendimento automático, acesso ao veículo sem chave com reconhecimento capacitivo, partida por botão, ar-condicionado automático digital, computador de bordo com tela de 4,2” no painel, câmera de ré, sensor de chuva, som premium da Sony com nove alto-falantes e porta-malas com sistema inteligente de bagagem.

MOTOR FORTE

O Storm é equipado com motor 2.0 Direct Flex de 176 cv – o mais potente da categoria –, e nova transmissão automática de seis velocidades com conversor de torque, deixando de lado a problemática e velha conhecida “PowerShift”. Seu sistema de tração 4WD funciona sem a necessidade de intervenção do motorista, distribuindo o torque entre as rodas, em pisos irregulares e de baixo atrito como lama, areia, rampas e chuva.


A transmissão automática de seis velocidades se caracteriza pela suavidade e bom escalonamento das marchas, com a opção de trocas por comandos no volante (Paddle Shift) para uma direção mais esportiva. A suspensão traseira com sistema independente Multilink e molas de rigidez progressiva melhora consideravelmente tanto o nível de vibração como a capacidade de absorção de impactos.


Com preço de lançamento de R$99.990, fica difícil chegar perto da concorrência, que tem muitas opções que se destacam por ter mais equipamentos de série e mais projeção no mercado. As suas três revisões anuais durante os 36 meses de garantia somam R$1.616, pelo sistema de preço fixo da Ford que garante transparência e tranquilidade. A maior diferença em favor do SUV da Ford é vista nas peças de manutenção não programada e de colisão. O custo desses itens chega a ser a metade, no primeiro caso, e quase cinco vezes menor neste último, quando comparado aos concorrentes mais caros.

* Marcus Lauria/Revista Torque.

quinta-feira, 19 de julho de 2018

>>> GALERIA #0031


Chevrolet Van G20 (1990)













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>>> VOLVO A30G


Novo caminhão articulado A30G chega ao mercado com maior capacidade de carga

Os novos caminhões A30G foram atualizados e trazem novidades e avanços tecnológicos. “Eles ficaram ainda melhores”, observa Gilson Capato, diretor comercial da Volvo CE no Brasil. Voltado para trabalhos de infraestrutura, construção pesada, setor florestal, pedreiras e pequenas e médias minerações, o novo caminhão tem uma caçamba de 18 m³ e uma capacidade de carga de 29 toneladas métricas – uma tonelada a mais que seu antecessor, num crescimento de 3,5%. “Feito com materiais mais leves, o A30G tem agora uma tara menor, garantindo também maior produtividade”, lembra o diretor.


Projetado para trabalhos pesados e difíceis, o A30G tem como opcional de fábrica o consagrado OBW (On Board Weighing), um sistema de pesagem de carga que garante maior produção por ciclo de trabalho. O OBW registra todas as cargas transportadas, proporcionando uma gestão completa da carga útil.

Confiável

As informações podem ser transmitidas via Caretrack, o sistema de telemática da Volvo, para análise dos gestores da frota. “Ele evita a ineficiência de transportar menos do que a carga nominal e os sobrecustos e impactos na durabilidade e confiabilidade consequentes de operar com sobrecarga de maneira constante”, explica Boris Sánchez, gerente de suporte a vendas e aplicações da Volvo CE Latin America.

A unidade de carregamento recebe informações por meio de luzes indicadoras montadas do lado de fora da máquina, para atingir a carga nominal e avisar quando há sobrecarga. Luzes diferentes se acendem, dependendo da quantidade de carga.


O A30G introduz o novo Volvo Dynamic Drive, uma nova tecnologia que muda as marchas de forma mais inteligente. A transmissão inteligente Volvo leva em consideração também os aclives e declives por onde transita, assim como a carga na caçamba, para tomar a decisão de qual marcha usar na partida e posteriormente.

Quando as condições exigem, o sistema prolonga a marcha, garantindo o máximo de força de tração. “Este dispositivo torna o A30G ainda mais eficiente, com mais economia de combustível e trocas de marchas mais suaves”, destaca Sánchez.

Os novos articulados A30G chegam também com o Hill Assist (assistente de partida em rampas), um recurso que ajuda quando a máquina para em aclives acentuados. O Hill Assist é ativado pressionando-se o pedal do freio na posição parada, mantendo o caminhão em posição segura em rampas íngremes o tempo necessário. “É mais segurança na operação”, observa Capato.

Para dar ainda mais suporte ao operador e aumentar a sua segurança, a nova máquina chega ainda com o Dump Support System, um sistema de segurança durante o basculamento. Ele mensura as inclinações longitudinal e transversal, dando mais informações para o operador tomar melhores decisões durante o basculamento e aumentando a segurança na operação.

Outra inovação é o Econômetro, um mecanismo eletrônico que mostra ao operador qual foi o consumo de combustível nos últimos 10 ciclos de trabalho. “O operador monitora o próprio desempenho durante a jornada de trabalho, comparando as etapas e melhorando sua eficiência”, diz Sánchez.

Maior frenagem

Os eixos do A30G possuem freios encapsulados, isto é, são em banho de óleo de circuito fechado, exatamente iguais aos seus congêneres maiores A35G e A40G. Com essa alteração, aumentou ainda mais a capacidade e efetividade de frenagem nas mais diversas aplicações. “A efetividade de frenagem não é afetada, mesmo em condições adversas, como trabalhos executados em solos lamacentos, inundados ou sob chuva. O funcionamento e a capacidade do freio independem das condições no canteiro de obras”, observa o gerente.

Todos os corrimãos de acesso são na cor laranja, para destacar do amarelo e do cinza que caracterizam todo o caminhão. “Isto permite melhor visualização dos corrimãos, garantindo mais segurança e diminuindo a ocorrência de acidentes”, destaca Sánchez. O sistema de direção do articulado preserva suas características exclusivas. Ele proporciona ao operador total domínio sobre a máquina, com elevada força de direção nos terrenos mais difíceis, como, por exemplo, em solos lamacentos e com comportamento sempre proporcional, independetemente das rotações do motor, o que confere deslocamentos seguros e precisos em alta velocidade.

Com certificação Proconve MAR-I, o A30G tem motores turboalimentados, com comando eletrônico e seis cilindros, com torque elevado em baixa rotação. “São muito econômicos, com excelente desempenho, resposta rápida, sofrendo menor desgaste, garantindo longa vida útil”, enfatiza Sánchez. Eles garantem a melhor utilização da força e do torque, mesmo nas mais difíceis condições, integrando-se ao conversor de torque com a função bloqueio (lock-up) e a uma transmissão totalmente automática e adaptável.

* Press Release/Grupo Volvo América Latina.

quarta-feira, 18 de julho de 2018

>>> IMAGEM DA SEMANA


2019 Ram Laramie Longhorn Edition.

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>>> VOCAÇÃO DE ESTRELA



Zelda é uma Kombi com vocação de estrela, que brilha nas redes sociais e tem até hashtag própria


Crianças não têm medo de sonhar e não desistem facilmente do que querem. Foi graças à insistência do pequeno Arthur, de 8 anos, que Zelda, uma Volkswagen Kombi de 1975, acabou entrando para a família da bancária Andrea Padovan.


“Em 2011, meu compadre foi nos buscar no aeroporto com uma Kombi. Meu filho, então com 3 anos, sentou no banco da frente, ficou maravilhado e disse que queria ter uma. Mas não demos muita importância.”


O compadre trabalhava em uma oficina de restauração e tinha cinco Kombis. Cinco anos depois, ele usou uma delas para levar Arthur à festa que Andrea e o marido Flávio organizaram pelo seu oitavo aniversário. “Depois da festa, perguntamos do que ele havia gostado mais e ele respondeu: andar de Kombi.”



Vendo a fascinação do garoto, o compadre ofereceu a van VW a seus pais, que acabaram fechando negócio. O nome Zelda, escolhido por Arthur, veio de um personagem de videogame e também homenageia a avó materna do menino, Zenilda.


Zelda havia sido o veículo de trabalho de um feirante por muitos anos e tinha vários pontos de ferrugem. Durante a restauração, que levou um ano e foi concluída em abril de 2017, a carroceria e o estofamento foram recuperados.



O antigo motor 1.5 deu lugar a um 1.6 com carburação dupla. “Queríamos deixar o carro original, mas com uma estética californiana. A suspensão é rebaixada, mas sem ser ‘socada’ no chão”, explica Andrea.


Os detalhes da customização surgiram aos poucos. O painel foi enfeitado com uma garrafinha com flores e uma boneca havaiana. “Gostamos muito de viajar para os EUA. Meu marido surfa e anda de skate, a gente vive nesse mundo.”



A mala vermelha no rack do teto foi garimpada na internet e tem significado especial. “Foi com uma peça igual a essa que meu pai veio de Crato, no Ceará, para São Paulo”, diz Andrea.


A dirigibilidade peculiar da van e exige certo malabarismo do motorista. “Como as luzes de seta e os retrovisores são pequenos, ponho a mão para fora ao mudar de faixa e, antes de entrar em uma via, tenho de girar meu tronco”, conta Andrea. “Isso virou um cacoete que eu e o Flávio acabamos reproduzindo mesmo quando dirigimos nosso Honda Fit.”


Em julho, a família rodou mais de 1.500 km com a Kombi em uma viagem de férias por Minas Gerais. A bancária sonha em levar Zelda até os EUA, mas reconhece que a idade avançada traz muitas limitações a essa adorável “senhora”.



“Ela não passa de 80 km/h e precisa fazer várias paradas pelo caminho. Em subidas, fica fraquinha. Em descidas, os freios a lona superaquecem e perdem a eficácia; por isso, ao menor cheiro de queimado, temos de parar até as lonas esfriarem.”


Na capital paulista, Zelda tem uma vida social movimentada. “Ela sai da garagem na sexta-feira e só retorna na noite de domingo”, diz Andrea, que toma alguns cuidados. “Só vamos a restaurantes em que possamos estacioná-la na porta. Em shoppings, desligamos o cachimbo para evitar furto.”



Por onde passa, a van provoca saudade em quem já usou uma Kombi no trabalho, em viagens ou para fazer mudanças. “Eu me emociono com a emoção das pessoas”, conta Andrea. “Teve um senhor que pediu para sentar ao volante da Zelda, começou a chorar e disse: ‘Vocês não sabem o bem que me fizeram, pude reviver a minha infância’”.


A Kombi tem perfis em redes sociais como Facebook e Instagram, nas quais já é bastante conhecida. “Muitos veem fotos e a identificam. Até criamos uma hashtag para a Zelda.” Não tão agradável é o assédio de interessados em revender a Kombi para colecionadores de outros países. “Vira e mexe, somos abordados. Logo aviso que o carro é do meu filho e não está à venda.”

* Thiago Lasco/Jornal do Carro.

terça-feira, 17 de julho de 2018

>>> DESTAQUES


Sprinter e Vito elétricos serão destaques da Mercedes-Benz no IAA 2018

Eficientes, econômicos, flexíveis e confiáveis: na operação diária de uma frota, os veículos elétricos movidos por baterias são avaliados com os mesmos parâmetros que os modelos de propulsão convencional. Com o eVito – que será introduzido no mercado após o IAA 2018 –, a Mercedes-Benz Vans comprova que os elétricos são competitivos. Além disso, dependendo do uso, é possível comparar, em custos, essa tecnologia com os motores de combustão interna.


Outro destaque é a eSprinter, que chegará ao mercado no próximo ano. Com a evolução dos veículos elétricos, a marca tem usado uma nova abordagem desde a introdução da estratégia eDrive@VANs.

Praticidade com o App eVan Ready

O nível de interesse nessa nova forma de mobilidade, que já era demonstrada antes mesmo do lançamento dos produtos no mercado, mostra que a nova gama de modelos do eVito atende às expectativas dos clientes. Um forte indicador de feedback positivo do cliente é o extensivo uso do aplicativo eVAN Ready, que permite que os clientes verifiquem, online, como está o desempenho dos modelos elétricos em suas frotas.

“Uma frota totalmente livre de emissões atende todas as expectativas em termos de disponibilidade para uso diário, flexibilidade, confiabilidade e economia”, afirma Volker Mornhinweg, chefe da Mercedes-Benz Vans. “Estamos na vanguarda desse desenvolvimento e aproveitaremos a oportunidade, seguindo com a eSprinter. No médio prazo, ofereceremos propulsão elétrica alimentada por bateria em toda a nossa linha de comerciais leves”.

Autonomia de 150 km atingida em seis horas

O novo eVito é utilizado, principalmente, em entregas urbanas. Porém, sua classificação e capacidade de carga também atendem às demandas do setor comercial e de serviços. Uma bateria instalada com capacidade de 41 kWh disponibiliza uma autonomia de cerca de 150 km. Mesmo quando as condições são desfavoráveis, o cliente ainda tem uma autonomia de 100 km. A autonomia total é restaurada após seis horas de carga.


A propulsão por energia elétrica alimentada por bateria gera 84 kW e até 300 Nm de torque, estando customizada para uso urbano. A velocidade máxima pode ser adequada conforme a utilização. Se o eVito operar em centros urbanos, uma velocidade máxima de 80 km/h conserva a energia e aumenta a autonomia. De maneira alternativa, pode ser configurada para uma velocidade máxima de até 120 km/h.

Essa van de porte médio oferece duas opções de entre-eixos. A versão básica tem uma distância total de 5.140 milímetros e uma carga útil máxima de 1.073 kg, o que a coloca no nível do Vito com propulsão convencional. A versão extra-longa atinge 5.370 milímetros. Seu generoso espaço interno garante que bens e equipamentos sejam acomodados até uma carga útil de 1.048 kg. O PBT máximo é de 3.200 kg. A posição da bateria também garante excelente flexibilidade, com um volume de carga entre 6,0 e 6,6 m3. As unidades de armazenamento de energia estão localizadas embaixo do veículo e não limitam o espaço de carga.

Vito demonstrou ter a mesma confiabilidade e maturidade técnica de todos os seus componentes durante testes extensivos de inverno. A eficiência de operação, a ergonomia e o conforto mesmo em extremas condições foram examinados meticulosamente em temperaturas de até menos 30 graus Celsius, em estradas com neve e gelo. Os testes também cobriram as características de carga e condução no frio, bem como a resistência às baixas temperaturas dos componentes do trem de força e do software.

eSprinter chega ao mercado em 2019

A eSprinter seguirá o eVito no próximo ano. O veículo que fundou o segmento de comerciais leves é o melhor parceiro quando o cliente pensa em oficina sobre rodas ou veículo espaçoso de entregas. A nova eSprinter será oferecida inicialmente como furgão na versão teto alto e PBT de 3.500 kg. Como numa Sprinter com motor de combustão interna, a carga máxima é de 10,5 m3.


Com uma capacidade instalada de bateria de 55 kWh, a autonomia prevista fica em torno de 150 km, com carga útil máxima de 900 kg. A segunda opção de bateria permite aos clientes estabelecer outras prioridades quanto aos parâmetros de uso. Três baterias com capacidade de 41 kWh disponibilizam uma autonomia de cerca de 115 km. Por outro lado, a carga útil máxima aumenta em cerca de 140 kg para aproximadamente 1.040 kg.

Como o motor a diesel do modelo básico, a propulsão elétrica da eSprinter gera 84 kW e um torque de até 300 Nm. Exatamente como o eVito, a velocidade máxima pode ser configurada conforme suas finalidades – para uma velocidade máxima de 80 km/h ou até 120 km/h, se for necessário.

Parceria com clientes leva a soluções específicas para cada setor

A estratégia eDrive@VANs não visa somente a eletrificação da frota de veículos, mas também a configuração de uma solução ampla customizada para as necessidades dos clientes. Isso inclui, por exemplo, orientação na escolha do veículo, ferramentas como o App eVAN Ready e o custo total de operação (TCO). Fator também decisivo para usuários em potencial do eVito e da eSprinter é a análise das condições técnicas nas instalações dos frotistas. Enfim, a integração de um conceito de infraestrutura de carga inteligente dá as bases para a concorrência sustentável e a conservação dos recursos com uma frota comercial.

O que também desempenha papel importante nessa implementação é a criação de soluções em conjunto com clientes, o "Customer Co-Creation". Tudo começa com uma avaliação abrangente, seguida pelo desenvolvimento em conjunto de soluções individuais em estreita colaboração com o cliente e fornecimento de orientação por especialistas. Isso cobre todos os aspectos individuais, desde a seleção do veículo até a infraestrutura de carga e o aprimoramento necessário das redes de energia nos respectivos locais.

Dois exemplos de "Customer Co-Creation" são os projetos pilotos em andamento nas empresas de logística Hermes e Amazon Logistics. A parceira Hermes da Alemanha está colocando 1.500 vans elétricas Mercedes-Benz em serviço. A integração de uma infraestrutura de carga eficiente e a gestão de carga controlada por software fazem parte desse piloto.

Até o final do ano, a Amazon Logistics terá 100 eVitos em sua frota nas instalações de Bochum e Düsseldorf, na Alemanha. Além disso, a Amazon e a Mercedes-Benz Vans estão trabalhando com outros parceiros em um conceito de operador de ampla autonomia para as instalações de Bochum. Juntamente com a infraestrutura de carga, isso cobre a gestão do espaço de estacionamento e a detecção automatizada da situação do veículo.

Os serviços digitais fornecidos pelo Mercedes PRO Connect oferecem novas formas de gestão de frota economicamente eficientes. Eles incluem a gestão das revisões e da manutenção, bem como a análise do estilo de condução, comunicações otimizadas entre o gerente da frota e o motorista e verificação por celular para garantir que as portas e janelas do veículo estejam fechadas. Além disso, a Mercedes-Benz Vans está oferecendo, pela primeira vez, um serviço novo para a gestão inteligente da carga que também permite uma visão geral da situação de cada veículo.

Sprinter F-CELL demonstra a estratégia de expansão eDrive@VANs

Agora mais do que nunca, a Mercedes-Benz Vans está fazendo com que a seleção do conceito de trem de força certo seja feita conforme os benefícios para o cliente. Além da tecnologia do veículo, isso também leva em consideração o peso do sistema, o tempo de carga ou recarga, a autonomia e a economia operacional. Com relação ao futuro, a Mercedes-Benz aprimorará a estratégia eDrive@VANs com células de combustível. O Conceito da Sprinter F-CELL usa o exemplo de um "motorhome" semi-integrado para demonstrar a magnitude dos benefícios característicos da célula de combustível, desde grande autonomia até a mobilidade com zero emissões.


O Conceito da Sprinter F-CELL combina as tecnologias de célula de combustível e da bateria em um plug-in híbrido. A interação inteligente da bateria e da célula de combustível torna possível uma potência elétrica de cerca de 147 kW e 350 Nm de torque. Os três reservatórios na subestrutura armazenam um total de 4,5 kg de hidrogênio, o que leva a uma autonomia de cerca de 300 km. Se for necessária uma autonomia maior, poderá ser adicionado outro reservatório na traseira do veículo, elevando a autonomia para 530 km.

* Press Release/Mercedes-Benz do Brasil.