segunda-feira, 28 de novembro de 2016
>>> VÍDEO DA SEMANA
Uma Kombi com motor de Subaru de 400 cv...
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>>> RESGATE HISTÓRICO
Restauração do primeiro caminhão
do Corpo de Bombeiros do Ceará
Esse é o primeiro caminhão de combate a incêndio que chegou no Ceará em 1957 . Um Mercedes-Benz, importado da Alemanha, ano 1957, motor OM-315, a diesel de 6 cilindros, câmbio de 4 marchas mais ré.
O modelo equipado com escada telescópica Mertz, esteve em uso de 1957 a 1992 quando foi substituído por um modelo Magirus, mais moderno. Fora de operação, o veículo permaneceu parado por mais de 20 anos, levando sol e chuva , sem manutenção (mais detalhes clicando aqui).
Diante à importância histórica do veículo para a corporação , o velho caminhão passou por uma completa restauração que lhe custou dois anos de muito trabalho artesanal. O veículo teve toda sua mecânica e funilaria restauradas, além da cabine que recebeu atenção especial por ser construída em madeira e ferro.
Hoje a viatura está em perfeito funcionamento. Um caminhão que carrega sua história, dezenas de vitórias em resgates de sucesso que enchem de orgulho o Corpo de Bombeiros do Ceará. O caminhão ficou em exposição na revenda Ceará Diesel e logo após foi feita a entrega oficial para o Corpo de Bombeiros, que pretende ainda construir o Memorial do Bombeiro do Ceará.
* Roberto Moreira/Diário do Nordeste.
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domingo, 27 de novembro de 2016
>>> MITSUBISHI ASX 2017
Com novo visual, Mitsubishi ASX
fica ainda mais moderno e arrojado
Compacto e espaçoso, robusto e dócil ao volante, urbano e que gosta de uma trilha. Assim é o Mitsubishi ASX, que chega de cara nova na versão 2017. Produzido na fábrica da Mitsubishi Motors, em Catalão (GO), esse crossover está recheado de tecnologia, comodidade e praticidade, com versões com tração em duas e quatro rodas.
Com visual moderno e arrojado, o novo para-choque ganha um desenho futurista com detalhes em cromado, que invadem os faróis, conferindo charme e personalidade. Reúne as principais características de um SUV, como a posição elevada de dirigir, com o conforto de um carro de passeio.
Por dentro, o ambiente é moderno e harmônico e a nova opção de interior na cor bege, deixa o ASX ainda mais sofisticado. Completo e ideal para toda a família, o ASX é equipado com sistema multimídia, controles de áudio e piloto automático no volante, nove airbags, além de controle de tração e estabilidade. Os bancos são em couro com aquecimento nos dianteiros e regulagem automática no motorista. Se a ideia é ampliar a sensação de liberdade, o ASX oferece a opção com o Sky View, um moderno teto panorâmico que permite ampla visão.
O Mitsubishi ASX tem nota máxima em segurança, e recebeu o selo Top Safety Pick Plus, distinção máxima concedida pelo IIHS (Insurance Institute for Highway Safety), principal instituto autônomo norte-americano de segurança automotiva.
Espaço, Conforto e Praticidade
Um carro pensado para toda a família, repleto de comodidade para o dia a dia. A versão AWD conta com sensor de estacionamento, sensor de chuva e acendimento automático dos faróis, botão Start & Stop, que permite o acionamento do motor com apenas um toque, sistema keyless com sensor de aproximação e espelho retrovisor externo retrátil, que é acionado automaticamente quando o veículo é fechado e faróis de xenôn com regulagem automática e lavador.
Requintado e eficiente, o painel de instrumentos do ASX possui marcadores com aros prateados, iluminação branca e tela LCD colorida de alto contraste, com computador de bordo com 12 funções.
O tamanho compacto facilita as manobras mas, por dentro, tem espaço de sobra graças ao amplo entre eixos, de 2,67 metros. O design com linhas laterais marcantes imprimem leveza, não deixando de lado a ousadia característica deste modelo. Tudo isso foi projetado para que o ASX tenha um baixo coeficiente de arrasto, de apenas 0,33, que garante a máxima potência e economia de combustível.
Tecnologia e Potência
O ASX tem a relação peso/potência de apenas 8.4 kg/cv, o que se traduz em uma condução prazerosa tanto nas cidades, como nas estradas. O motor, produzido no Brasil, é um 2.0L de 4 cilindros e 16 válvulas, com comando variável MIVEC, e 160 cv de potência, que está disponível em todas as versões.
O ASX é construído com estrutura "Ring Type" de alta rigidez, feita com chapas de aço delgadas de alta maleabilidade e baixo peso. No motor, o cabeçote o bloco são feitos em alumínio ultraleve. Todo esse conjunto foi cuidadosamente pensado e contribui para o baixo peso deste crossover, de apenas 1.345 quilos.
A versão automática é equipada com o câmbio CVT (Transmissão de Variação Contínua), com sistema sequencial Sports Mode, e Paddle Shifters posicionados atrás do volante, que permitem a troca de marchas manual, deixando a sensação de dirigir ainda mais prazerosa. Além disso, o câmbio possui o exclusivo INVECS III, que analisa o modo de dirigir de cada motorista, tornando as trocas de marcha muito mais suaves.
O ASX tem sistema eletrônico para acionamento da tração. Com um simples toque no botão localizado no console central, o motorista pode optar por conduzir o veículo em 2WD, para uso urbano e que proporciona mais conforto e economia de combustível; 4WD, para um uso mais esportivo, ideal para pistas sinuosas; e LOCK, que proporciona uma maior segurança em pisos com pouca aderência.
As versões AWD são equipadas com controle de tração e estabilidade (ASC e TCL), que mantêm o veículo na trajetória correta, evitando o escorregamento lateral e atuando em conjunto com o motor e sistema de freios.
Cada item do Mitsubishi ASX foi pensado para tornar a vida ainda mais prática, como o assistente de subidas, Hill Start Assist (HSA). O recurso impede que o veículo ande para trás ou para frente em partidas em rampa, freando automaticamente as rodas e facilitando as manobras.
Praticidade
O interior do Mitsubishi ASX foi cuidadosamente desenhado, mesclando tons pretos com acabamento em prata, que enriquecem ainda mais o design interno e ajudam a criar um conjunto moderno, harmônico e, ao mesmo tempo, muito prático. Agora, há também a opção bege para o interior do veículo, que traz mais requinte e sofisticação.
O amplo porta-malas tem piso rebaixado, que facilita na hora de colocar e retirar as bagagens. E ainda há um espaço abaixo do piso, que não fica visível, para armazenar pequenos objetos. Ao todo, são 605 litros de capacidade.
Os bancos com couro dianteiros têm aquecimento e o do motorista conta com ajuste elétrico, um conforto a mais para o dia a dia.
Os bancos traseiros têm apoios de cabeça individuais e podem ser rebatidos parcialmente ou totalmente. A parte central conta com apoio de braço e abertura pass through, com fácil acesso ao porta-malas para pegar pequenos objetos. Ao todo, nove luzes de cortesia estão distribuídas no interior do ASX, que tem ainda três porta-mapas e seis ganchos para carga.
Conceito Máximo Em Segurança
Um dos destaques do ASX está na segurança. O veículo traz a tecnologia para proteção de pedestres, com para-lamas dianteiros em material plástico (Noryl) que ajuda a reduzir eventuais impactos. A estrutura é projetada sob o conceito RISE de deformação controlada e a coluna de direção e pedais de freio são colapsáveis. O ASX é equipado com sistema de freios ABS com EBD (Electronic Brake-force Distribution), que garante uma perfeita distribuição de força de frenagem entre as rodas dianteiras e traseiras, em todas as situações.
Alinhado a este conjunto estão a suspensão dianteira independente McPherson, molas helicoidais, barras estabilizadoras e suspensão traseira multilink, que garantem ao condutor maior controle do veículo, além de uma condução suave em terrenos irregulares. As rodas são de liga leve 18", projetadas especialmente para o ASX, e que utilizam um pneu de perfil 55.
A proteção para os passageiros é completa. Ao todo, são nove airbags: dois frontais para motorista e passageiro, dois nas laterais, quatro de cortina e um de joelho, exclusivo na categoria. Os ocupantes contam ainda com cintos de segurança dianteiros com limitador de força e assentos e encosto de cabeça protegidos do efeito "chicote".
O Mitsubishi ASX 2017 está disponível nas concessionarias Mitsubishi em todo o País, tem três anos de garantia e a MitRevisão com preço fixo.
* Press Release/Mitsubishi Motors.
sexta-feira, 25 de novembro de 2016
>>> WILLYS PICAPE
Willys Pick-Up Jeep / Ford F-75: Nascida nos EUA, a picape desbravou os piores caminhos no Brasil com valentia e competência por mais de duas décadas
EUA/1948 |
Herói da Segunda Guerra, o Jeep tornou-se um desbravador de caminhos em tempos de paz, levando o progresso a regiões inóspitas. O sucesso da versão civil desenvolvida pela Willys deu origem a duas variantes, muito apreciadas por trabalhadores, fazendeiros e famílias com espírito aventureiro: a perua fechada Jeep Station Wagon e a caminhonete Jeep Truck.
Em 1946, chegaram ao país os primeiros Jeep, cujo sucesso resultou na fundação da Willys-Overland do Brasil, em 1952. Logo, a Station Wagon saía da fábrica de São Bernardo do Campo (SP), depois rebatizada de Rural Willys.
A Rural ganhou personalidade em 1960: uma reestilização encomendada nos EUA pela filial brasileira lhe conferiu uma identidade própria, bem diferente das versões de outros países. O resultado final era tão bom que foi incorporado pela Pick-up Jeep: apresentada no Salão do Automóvel de 1960, nada mais era que a versão brasileira da Jeep Truck, ainda produzida em seu país de origem.
Seu índice de nacionalização chegava a 98%, graças à fundição do bloco do motor BF-161 em Taubaté. O B era de brasileiro e o F era devido ao esquema de válvulas de admissão no cabeçote e de escapamento no bloco. O numeral 161 descrevia a cilindrada em polegadas cúbicas: 2.638 cm3, que rendiam parcos 90 cv. Com seis cilindros em linha, foi o primeiro motor inteiramente fabricado no país.
Comparada à Rural, o entre-eixos era 34 cm maior e o eixo traseiro, 10 cm mais largo. Apoiavam uma generosa caçamba capaz de carregar 750 kg. Era a picape mais barata e versátil: a 4×2 competia com Ford F-100 e Chevrolet 3100, enquanto a 4×4 reinou até a chegada da picape Toyota Bandeirante. E foi a pioneira na oferta da primeira marcha sincronizada.
O sistema elétrico logo evoluiu de 6 para 12 volts e, pouco tempo depois, o dínamo deu lugar ao alternador. A versão 4×2 recebeu uma suspensão dianteira independente com molas helicoidais em 1965, baseada na do sedã Aero Willys. Outro avanço notável foi a nova transmissão manual de quatro marchas, com alavanca na coluna de direção – a tração 4×4 e a reduzida eram acionadas por uma outra alavanca embaixo do painel.
Rústica, sua direção tinha folga, era pesada e exigia muitas voltas de batente a batente. A instrumentação se resumia ao essencial: velocímetro, marcador de combustível e temperatura do motor. Não havia ventilação forçada: uma tomada de ar basculante captava ar fresco entre o capô e o para-brisa.
Mas nem mesmo essa falta de conforto foi capaz de minar seu sucesso. A liderança do segmento veio em 1966, com mais de 50% das vendas. Para reduzir o consumo, a calibração do carburador era revista e havia a opção da roda-livre para eliminar o arrasto desnecessário da tração dianteira.
Em 1968, surgiu o motor Willys 3000, com 3 litros de cilindrada e 132 cv. Nesse período, o controle acionário da Willys foi assumido pela Ford, que rebatizou o utilitário de acordo com a sua linhagem. O Pick-up Jeep se chamava agora F-75.
A Ford usou a planta de Taubaté para produzir novos motores para o mercado local e de exportação. Em 1975, o velho motor de seis cilindros em linha foi finalmente substituído por um menor e mais moderno, com quatro cilindros e comando de válvulas no cabeçote com fluxo cruzado. Com 2,3 litros de cilindrada, rendia 91 cv e chegou até a ter uma versão movida a álcool em 1980.
Propaganda do modelo 1965 |
Decana, a valente picape deixou de ser produzida em 1983, para desgosto de seus entusiastas, como o empresário Pedro de Souza Neto, proprietário deste modelo 1965 que integra o acervo da PJS Restaurações Especiais. Para seus fãs, nenhuma outra picape apresentou tanto carisma e competência para as agruras do fora de estrada.
* Felipe Bitu/Quatro Rodas.
quinta-feira, 24 de novembro de 2016
>>> SUPERARTICULADO
Mercedes-Benz do Brasil lança na FetransRio o
maior ônibus superarticulado para BRT do mundo
A Mercedes-Benz do Brasil lança oficialmente no mercado uma versão do chassi O 500 MDA HD (Heavy Duty) para ônibus superarticulados com maior capacidade, para mais de 220 passageiros. Esta é a grande atração da marca na FetransRio 2016, a maior feira do segmento de ônibus no Brasil, que acontece entre os dias 23 e 25 de novembro na cidade do Rio de Janeiro.
“Trata-se do maior superarticulado para sistemas BRT e o maior articulado da marca Mercedes-Benz no mundo”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Este novo superarticulado está à venda e já opera no maior BRT do Brasil, do Rio de Janeiro, sistema que foi utilizado por cerca de 11,7 milhões de pessoas durante os Jogos Olímpicos neste ano, e que é o principal legado de mobilidade urbana para a população da cidade e para o grande número de turistas que a visitam anualmente”.
“Estamos, agora, expondo o novo chassi O 500 MDA na FetransRio”, ressalta o executivo. “Esta é mais uma solução totalmente desenvolvida pela Mercedes-Benz do Brasil, que é o Centro Mundial de Competência da Daimler para o desenvolvimento e a produção de chassis de ônibus”.
Novo superarticulado assegura maior rentabilidade operacional
Uma nova posição da captação de ar para o motor do veículo permitiu um maior aproveitamento de espaço interno, especialmente na parte traseira do ônibus. Juntamente com uma articulação robusta, isso possibilitou a configuração do salão de passageiros com 48 assentos, sendo um assento para cadeirante, e espaço para 175 pessoas em pé.
“Nosso novo superarticulado fará ainda mais diferença no mercado, oferecendo 10% de aumento no número de passageiros em relação ao O 500 MDA do atual portfólio, mantendo-se o mesmo comprimento total de 23 metros do veículo com apenas uma articulação”, diz Leoncini. “Ou seja, as empresas poderão transportar mais passageiros, otimizando a sua rentabilidade operacional, sem ocupar mais espaço nos corredores e faixas exclusivas do BRT e de outros sistemas, nos quais já tem uma imagem consolidada de eficiência, agilidade e conforto”.
De acordo com o executivo, esse novo produto reafirma o compromisso da Mercedes-Benz em sempre oferecer soluções para as novas demandas dos clientes e do mercado. “O transporte de massa e a mobilidade urbana são desafios cada vez mais presentes no dia a dia de órgãos gestores e de empresas operadoras. Nesse sentido, os superarticulados O 500 ganham cada vez mais espaço como soluções eficientes e rentáveis”, afirma Leoncini. “A resposta do mercado mostra que estamos na direção certa. Em três anos, já são mais de 1.000 unidades desse chassi vendidos no Brasil, sendo que 90% desse volume foram comercializados para a cidade de São Paulo”.
No BRT do Rio de Janeiro já são 245 articulados e superarticulados Mercedes-Benz em circulação pelos corredores, reafirmando o sucesso dos produtos da marca nos principais sistemas de transporte coletivo no Brasil.
Assessoria especializada para BRT e outros sistemas de transporte
Além da mais completa linha de ônibus, a Mercedes-Benz oferece ao mercado assessoria especializada em transporte de passageiros, por meio de uma equipe totalmente focada em sistemas como o BRT, apoiando clientes, órgãos gestores e consultorias. Como exemplo, os profissionais da área deram importante contribuição às etapas de construção e operação do BRT do Rio de Janeiro.
A Empresa tem conhecimento e experiência mundial e local para a implantação desse tipo de sistema. A marca está presente hoje nos principais BRTs no mundo, como os do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Curitiba no Brasil, Bogotá na Colômbia, Santiago do Chile, México, Turquia e África do Sul. Os sistemas destes países estão entre os que mais transportam passageiros por ônibus urbanos no mundo.
* Press Release/Mercedes-Benz do Brasil.
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quarta-feira, 23 de novembro de 2016
>>> DUPLA CIDADANIA
Kombis brasileiras chegam a custar
R$ 180 mil após reforma na Itália
Em um escondido depósito no centro de Florença, dois entusiastas se empenham em deixar como novas antigas Kombis, míticos utilitários da Volkswagen, a maioria delas vinda do Brasil. Alguns desses veículos têm mais de 50 anos, porém, depois de serem desmontados, reparados e, às vezes, adaptados para as tendências atuais, podem resistir a outro meio século, assegura Giacomo Nucci, mecânico e especialista em renovar esses veículos, dando-lhes um toque "vintage".
"Com uma boa manutenção, as Kombis são indestrutíveis, ainda que tenhamos que refazer uma boa parte da mecânica, mantendo os motores de origem", explica Nucci, perto de um "pulmino" (micro-ônibus em italiano), que parece recém-saído da fábrica, apesar de já ter uns bons anos.
Nucci se dedica a operar essas máquinas há 7 anos, eternos símbolos de liberdade, para colecionadores e também para empresas de publicidade. Empresas de moda "nos pedem Kombis sob medida" para fotos de catálogos, explica o mecânico, assegurando que há poucas empresas que ofereçam esse tipo de serviço.
Foi Mauro Altamore, um italiano que viveu por muito tempo no Brasil, que idealizou este "hospital" para antigas Kombis, cujos clientes vêm de toda a Itália, e também da Europa. Confessa que se interessou quando pequeno por essas caminhonetes com motor traseiro, quando colecionava miniaturas do também famoso Fusca da Volkswagen. Esse carro lendário dá uma parte de seus elementos mecânicos (motor e eixo) para as Kombis.
Geração Hippie
"Jurei a mim mesmo que compraria uma aos 18 anos, mas meu pai me proibiu, dizendo que consumiam (gasolina) demais", relembra. Desde então, perdi as contas de quantas dessas comprei antes de renová-las. Tudo começou há 10 anos: "Fui para o Brasil por causa do meu trabalho de importação e exportação", explica Mauro Altamore. Ele se deu conta da quantidade de Kombis que circulavam no país. "Pensei, então, que seria legal importar algumas" para a Itália. "Entre meus clientes, a primeira empresa foi uma famosa companhia de biscoitos", conta.
Mais tarde, continuou durante um tempo importando roupas do Brasil, mas acabou especializando-se nas Kombis, restaurando-as com a ajuda de Giacomo, "para garantir a qualidade para meus clientes". Esses automóveis, alguns totalmente transformados segundo os gostos dos clientes, têm entre 40 e 50 anos. Depois de renovados, podem ser vendidos entre 10 mil e 50 mil euros (cerca de R$ 180 mil), segundo Altamore.
As Kombis Volkswagen, que foram fabricadas aos milhões, continuam sendo muito procuradas, especialmente as que foram transformadas em trailer. Um luxuoso modelo dos anos 1950, chamado "23 janelas", alcançou os 200 mil euros em um leilão no final de 2014.
A geração hippie fez da Kombi seu veículo preferido e, depois de tantos anos, continua gostando. Simboliza a liberdade para viajar e seduz tanto os jovens quanto os adultos, de todas as classes sociais, assegura Altamore.
Dezenas de páginas na internet são dedicadas às Kombis e contam com milhares de seguidores por todo o mundo, que se organizam em festivais em sua homenagem e, inclusive, realizam grandes encontros onde participam centenas desses automóveis.
"Na Kombi você vira a chave, dá a partida e não sabe realmente para onde vai, mas pouco importa, porque você sabe que pode dormir lá dentro...", explica.
* Redação/Portal G1.
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terça-feira, 22 de novembro de 2016
>>> BOX COMPACTO
Empresa especializada lança 'Box'
refrigerado para picapes compactas
A Fibrasil Carrocerias, indústria de implementos rodoviários, especializada na fabricação de carrocerias e semirreboques isotérmicos e frigoríficos de alta complexidade, anuncia investimento para a fabricação de uma mini- carroceria baú adaptável às picapes compactas. O acessório, batizado simplesmente de 'Box', é um monobloco semelhante a um freezer horizontal, com design moderno, acabamento externo em perfis de alumínio com liga de alta resistência.
O novo acessório está entre os principais investimentos da Fibrasil em 2016 e deverá impactar positivamente os negócios da companhia. Trata-se do primeiro produto que permite estocagem em toda história da empresa, diferentemente das outras carrocerias e semirreboques que são fabricados apenas sob demanda. “Esse produto nos permite trabalhar com pronta entrega. A expertise de engenharia aplicada na produção do Box foi para que ele pudesse ser adaptado às picapes compactas de qualquer montadora”, disse a CEO da Fibrasil, Rosmari Ghellery.
O Box possui painéis com grande eficiência térmica, composto por poliuretano e laminado de fibra e poliuretano. O acabamento externo é feito em gel coat branco 9004 – substância à base de resina poliéster isoftálica – e fino acabamento em peças de fibra de vidro. O sistema de refrigeração é composto por placas eutéticas, alimentadas por energia elétrica enquanto o veículo está em repouso. O líquido eutético das placas congelam a 33 graus negativos o que deixa o ambiente a -27 graus. A tecnologia permite uma autonomia de 12 horas de manutenção da temperatura, mesmo com as aberturas de portas do veículo durante cerca de 45 a 60 entregas por dia.
A expectativa da empresa em colocar o Box (refrigerado ou isotérmico) no mercado é poder atender ao pequeno empreendedor como sorveterias, empresas de entregas rápidas, delivery de produtos que necessitem de refrigeração, como transporte de medicamentos, entre outras. “Nós queremos colaborar e ver a economia girar novamente. Nossos produtos só atendiam a empresas de médio e grande porte, por meio das carrocerias refrigeradas para semirreboques, caminhões e VUCs. Agora os pequenos empreendedores também poderão ter acesso aos produtos Fibrasil”, conclui Rosmari sem citar os números do investimento da empresa para novo produto.
* Redação/Transpoonline.
>>> GANHANDO PRÊMIOS
Nissan Serena ganha prêmios 'Carro do Ano'
e 'Tecnologia do Ano' pela RJC
Primeiro modelo da Nissan a ser vendido comercialmente com a nova tecnologia de condução autônoma, o Nissan Serena foi escolhido como "Carro do Ano 2016/ 2017" pela Conferência de Jornalistas e Pesquisadores Automotivos do Japão (RJC). A marca também ganhou o prêmio "Tecnologia do Ano" para a ProPILOT, tecnologia de condução autônoma que estreou no modelo.
De acordo com o comitê da RJC, o Nissan Serena foi vencedor, entre outros motivos, por vir com uma série de novos recursos que melhoram significativamente o uso do carro. Entre eles, as portas com sistema "mãos livres", que pode ser ativada apenas deslizando o pé sob o veículo; as portas traseiras de dupla fase, que permitem carregar e descarregar sacolas mesmo em espaços apertados, e os assentos laterais na segunda fileira tornam muito mais fácil entrar e sair da terceira fileira.
A ProPILOT, segundo a RJC, é uma tecnologia de condução autônoma que controla automaticamente o acelerador, freios e volante, além de reduzir significativamente a carga de trabalho do motorista durante os engarrafamentos e os longos trajetos nas rodovias. A comissão explicou que este sistema "representa um avanço tecnológico vital para alcançar a condução autônoma em grande escala no futuro".
Os prêmios concedidos pelos especialistas reforçam o sucesso do Nissan Serena no Japão: desde seu lançamento, em agosto, o modelo totalmente redesenhado teve mais de 30 mil pedidos recebidos.
* Press Release/Nissan Brasil.
segunda-feira, 21 de novembro de 2016
>>> VÍDEO DA SEMANA
Os antigos da Volkswagen no Salão de São Paulo, com direito a um breve depoimento sobre a emocionante história da Kombi Turismo, que retornou ao evento 56 anos depois...
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Volkswagen
>>> MARRUÁ NO SALÃO
Agrale Marruá no Salão do Automóvel de São Paulo
Um utilitário Marruá representou a Agrale no Salão Internacional de Automóveis de São Paulo, o 4º maior do mundo e um dos mais importantes eventos na economia automotiva brasileira. Trata-se de um AM200 Cabine Dupla Nova Geração, de propriedade do piloto de Stock Car Átila Abreu, que recentemente adquiriu o utilitário e resolveu customizá-lo a seu gosto, utilizando o Marruá como estratégia de divulgação de alguns de seus patrocinadores. O AM200 esteva exposto no estande da revista Full Power.
"Minha ideia era ter um carro único, exclusivo, para usar nas ações de patrocinadores, tanto no calendário da Stock Car quanto em outros eventos, como o próprio Salão do Automóvel. Vinha procurando e pesquisando tanto modelos antigos quanto atuais, importados e nacionais. Quando descobri o Marruá, fiquei muito impressionado. É uma máquina brasileira, muito robusta, e quase nunca vista nas ruas, apesar da ampla notoriedade pelo uso nas Forças Armadas e mesmo em tropas da ONU. Atingia em cheio o objetivo que eu pretendia junto aos meus patrocinadores, por ser customizável, robusto e moderno”, destaca Átila.
O competidor do carro #51 da Stock Car, vice-campeão de 2014 e atual representante da equipe Shell Racing, diz ainda que está ansioso em ter o Marruá lhe acompanhando nas ações de marketing durante as corridas da Stock Car. “Sei que será um sucesso nessas ativações, atendendo tanto aos torcedores loucos por adrenalina quanto os patrocinadores que fazem acontecer o show”, complementa Átila.
* Press Release/Agrale S.A.
>>> VOLTA AO MUNDO
Mitsubishi cria L200 capaz de dar "volta ao mundo"
A quinta geração da Mitsubishi L200 é a estrela do estande da marca japonesa no Salão do Automóvel de São Paulo. Mas uma unidade na cor vermelha, preparada para um expedição extrema, como uma "volta ao mundo", chama a atenção.
Chamado de L200 Triton Sport by ADX, é baseado na versão de topo (de R$ 174.990), mas tem R$ 50 mil em equipamentos. E está à venda: basta falar com algum promotor da marca para fechar negócio.
A lista de itens de sobrevivência é recheada: barraca de camping para duas pessoas instalada acima da capota rígida com escada removível para acesso; guinchos de reboque elétricos; três barras de LED para iluminação extra e rodas de 18 polegadas com pneus Pirelli Scorpion ATR. Além disso, a suspensão é 4 cm mais alta em relação à L200 "civil" e há personalizações na grade dianteira e capa dos espelhos retrovisores. Por fim, na parte externa, os faróis têm máscara negra.
A tampa da caçamba aberta vira balcão de apoio para uma cozinha improvisada. Ali estão um fogão portátil de duas bocas, um kit de panelas e um faqueiro completo. A estrutura ainda traz uma geladeira de 12V, galão d'água de 10 litros, duas cadeiras dobráveis e uma mesinha de centro. Ainda estão às ordens dos aventureiros uma bolsa de acessórios, manta para piquenique, lanternas, pranchas para desatolamento e um gaveteiro que alcança toda a extensão da caçamba.
Para encarar todo o tipo de terreno, a Mitsubishi "blindou" partes da picape: cárter, transmissão, tanque de combustível, freios ABS (antitravamento), coifas internas e coifas de roda receberam protetor reforçado. O motor é o já conhecido 2.4 diesel de 190 cv e 43,9 kgfm, com câmbio automático de cinco marchas e tração é integral.
* Karina Craveiro/UOL Carros.
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domingo, 20 de novembro de 2016
>>> NOVO COUNTRYMAN
MINI promove a estreia mundial do novo
Countryman no Salão de Los Angeles
A MINI está promovendo no Salão do Automóvel de Los Angeles, nos Estados Unidos, a estreia mundial da nova geração do MINI Countryman. Além de debutar diante do público, o mais recente integrante do portfólio MINI agrega uma ampla gama de novidades e inclui uma versão híbrida plug-in do modelo. Com isso, a MINI não apenas avança com a estratégia de renovação programada de seus modelos, como também amplia a sua participação no mercado premium mundial. Além de um impressionante aumento do espaço interno, o novo Countryman oferece dirigibilidade aprimorada, no que se refere a uma condução prazerosa, acessórios inovadores, além de um ambiente que transmite refino nos acabamentos.
Mas a presença da MINI no Salão de Los Angeles não se limita ao novo Countryman. Os visitantes da mostra também terão a oportunidade de apreciar o melhor da atual gama MINI entre os dias 18 e 27 deste mês. E isto se aplica não só ao MINI Cabrio – lançado recentemente no mercado brasileiro – mas também ao MINI Seven, o primeiro modelo a ser disponibilizado em três ou cinco portas já com a identidade visual atual da marca.
O novo MINI Countryman: maior, mais versátil e mais inovador
Como legítimo sucessor do primeiro compacto premium MINI apto a trilhar caminhos fora do asfalto, o novo Countryman tem atributos de sobra para mostrar, inclusive, aos novos clientes, todo o entusiasmo da marca em termos de condução empolgante e jovial.
Completamente reformulado, o novo Countryman é 20 centímetros mais longo que seu antecessor. Suas novas dimensões ressaltam sua robustez, a visibilidade ao redor do veículo, graças, também, à posição elevada dos assentos; além de proporcionar muito mais conforto para cinco ocupantes e espaço no porta-malas. A evolução provocada pela mudança de geração também atingiu outros aspectos do modelo, como a versatilidade, a aptidão esportiva e a qualidade premium.
Para o mercado automotivo dos Estados Unidos, o novo MINI Countryman conta com dois poderosos motores a gasolina, ambos frutos da mais recente geração de blocos dotados de tecnologia TwinPower Turbo. Os dois também podem ser combinados com a versão recentemente aprimorada e mais eficiente do sistema de tração integral ALL4. Somando-se a isso, a variante plug-in, MINI Cooper S E Countryman ALL4 é capaz de rodar até 40 quilômetros em modo exclusivamente elétrico.
A inconfundível personalidade do novo MINI Countryman não tem origem apenas em seu design poderosamente expressivo ou em suas inúmeras características de seus equipamentos inovadores. Um bom exemplo disso é a luz de orientação diurna que, pela primeira vez, é produzida por um conjunto de LEDs posicionados ao redor de cada um dos faróis. O display circular de 8,8 polegadas, incorporado ao instrumento central, traz sistema de navegação MINI Professional e, agora, conta com inédita função touchscreen (tela sensível ao toque).
Outras novidades incluem o MINI Country Timer, que registra o trajeto e as mudanças das características do piso, e o MINI Picnic Bench, que converte o protetor do compartimento de bagagens em um assento confortável para ser usado por duas pessoas em atividades ao ar-livre. Há ainda o MINI Find Mate, um aplicativo capaz de localizar objetos como malas, chaves, entre outros, com a ajuda do computador de bordo do veículo e de um smartphone, desde que eles estejam conectados. Um sinal sonoro ativado no veículo ou no aparelho celular, via conexão Bluetooth, informa a proximidade do objeto procurado ao usuário.
* Press Release/BMW Group Brasil.
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