sábado, 30 de setembro de 2017

>>> HÍBRIDO COM 680 CV


Porsche Panamera Sport Turismo
híbrido tem 680 cv e chega em 2018

Parece impossível uma perua híbrida ser mais rápida do que um superesportivo. Mas é exatamente o caso da Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid Sport Turismo – a versão híbrida da Panamera Sport Turismo. Por trás do nome extremamente longo se esconde um veículo familiar de alta performance, graças à combinação do motor V8 4.0 biturbo movido a gasolina (550 cv) com um motor elétrico que entrega 136 cv. A potência combinada é de 680 cv, com impressionantes 86,7 mkgf de torque máximo.


Informações divulgadas pela Porsche indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 3,4 s. Da inércia aos 200 km/h, passam-se apenas 8,5 segundos. A velocidade máxima é de 310 km/h, sendo que o veículo pode chegar aos 140 km/h se movido apenas a eletricidade.

Para ter uma ideia do potencial desta perua, a Panamera Sport Turismo híbrida precisa de 0,7 sa menos que um 911 GTS para ir de 0 a 100 km/h. A velocidade máxima é praticamente a mesma: 312 km/h do GTS contra 310 km/h. Surpreendentemente, a perua não fica tão longe assim do hiperesportivo 918 Spyder, que precisa de 2,5 segundos para atingir os 100 km/h e vai até os 345 km/h.


Um elemento curioso presente no modelo é o defletor instalado no teto para auxiliar na condução. A peça tem três níveis de inclinação e pode gerar uma carga aerodinâmica de até 50 quilos sobre o eixo traseiro. O defletor permanece recolhido a até 170 km/h e é praticamente imperceptível por acompanhar o desenho do teto. Acima desta velocidade, a asa se ergue para aumentar a pressão aerodinâmica e melhorar a estabilidade. Se os modos Sport e Sport Plus forem selecionados, o mesmo acontece acima dos 90 km/h.

Apesar do desempenho espetacular, a perua é bastante econômica, registrando um consumo médio de 33,3 km/l e autonomia de até 49 quilômetros rodando puramente com eletricidade. A Porsche informa que as baterias levam de 2,4 a 6 horas para serem totalmente carregadas, dependendo do ponto de recarga utilizado.


O banco traseiro traz uma inusitada configuração 2+1, ou seja, dois bancos individuais do tipo concha nas extremidades mais um pequeno assento no centro. O porta-malas tem capacidade volumétrica de 425 litros, podendo ser ampliado para até 1.295 l se todos os bancos forem rebatidos.

A generosa lista de equipamentos de série inclui controle de rolagem da carroceria, discos de freio em cerâmica, rodas de liga leve de 21 polegadas e suspensão adaptativa pneumática com gerenciamento ativo, entre outros itens.


A Panamera Turbo S E-Hybrid Sport Turismo já está à venda na Alemanha a partir de 188.592 euros. Sua chegada ao mercado brasileiro está confirmada para o primeiro semestre de 2018, mas preços e configurações ainda serão definidas.

* Vitor Matsubara/Quatro Rodas.

sexta-feira, 29 de setembro de 2017

>>> LINK DA SEMANA


R$ 430 mil: é quanto custa esta Kombi Samba 1966 restomod. Mas por quê? Saiba mais na reportagem de Dalmo Hernandes produzida para o portal 'FlatOut!'...

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>>> BLACKJACK


Fiat Toro ganha versão Blackjack

Líder entre as picapes no mercado brasileiro, o Fiat Toro tem no design inovador uma de suas muitas qualidades. E agora o modelo ganha uma versão com ainda mais estilo, para fortalecer o conceito de SUP (Sport Utility Pick-up). Trata-se do Fiat Toro Blackjack 2.4, que tem seu diferencial no acabamento sem cromados, com todos os detalhes em preto, tanto por fora quanto por dentro.


O visual externo é dominado pelo tom grafite escuro aplicado em rodas (de liga leve e 17 polegadas), retrovisores externos, friso da grade dianteira e barras de teto. Para completar o tema “all black”, há uma faixa preta no capô e na tampa da caçamba e todos os emblemas foram escurecidos – até mesmo o vermelho do logotipo da marca Fiat foi trocado pelo preto, algo inédito desde que o logo atual foi implantado. A carroceria tem duas opções de preto: Shadow (sólido) e Carbon (metálico).


No interior, o ponto alto é o revestimento exclusivo dos bancos, mesclando couro e tecido e com a inscrição Blackjack bordada nos encostos dianteiros. O nome da versão aparece também na moldura da central multimídia, cujo tom cinza claro, que se repete nas molduras das saídas de ar e dos alto-falantes, contrasta com o preto que predomina por toda a cabine.


O Toro Blackjack é equipado com o motor 2.4 Tigershark MultiAir Flex de 186 cv e 24,9 kgfm, combinado ao câmbio automático de nove marchas, exclusivo no segmento. A lista de equipamentos é baseada na da versão Freedom 2.4 acrescida de itens importantes: ar-condicionado eletrônico dual zone, bancos com revestimento exclusivo, faróis de neblina, luzes diurnas (DRL) em LED, barras de teto longitudinais, descansa-braço traseiro, porta-objetos abaixo do banco do passageiro, tapetes de carpete e o pacote High Tech, formado por sensor de chuva, sensor crepuscular e retrovisor interno eletrocrômico.


Outro destaque no conteúdo de série do Fiat Toro Blackjack é o kit Audio da linha Mopar Custom Shop, com central multimídia com tela de toque de 6,2 polegadas, que inclui rádio, DVD player, TV digital, navegador GPS, conexões USB e Bluetooth, câmera de ré e interação com os comandos no volante. O Toro Blackjack tem o preço inicial sugerido de R$ 112.990.

* Press Release/Grupo Fiat Chrysler Automobiles.

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

>>> GALERIA #0023


Citroën DS 20 Break (1969)













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>>> LEXUS NA BOAT SHOW


Lexus marca presença no São Paulo Boat Show e exibe NX e RX durante o evento

A Lexus participa da 20ª edição do São Paulo Boat Show, o maior salão indoor do segmento náutico em toda a América Latina. A exposição reúne os principais lançamentos do setor, além de abrigar o já tradicional Espaço dos Desejos, uma área exclusiva dedicada à exibição de produtos e artigos de luxo. Neste espaço, a Lexus terá um estande de 80 m² onde exibirá as versões F-Sport dos modelos NX e o RX, SUVs da marca atualmente comercializados no mercado nacional.

NX 200t

O NX é um SUV compacto destinado a consumidores que buscam design moderno, desempenho superior, equipamentos de alta tecnologia e acabamento refinado.
As linhas do Lexus NX 200t remetem a uma carroceria multidimensional, esculpida em forma de diamante, a partir de uma peça de metal única. O modelo é equipado com motor 2.0L turboalimentado com injeção direta, acelera de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos, rende 238 cv de potência e apresenta baixo consumo de combustível, com média combinada de 9,2 km/l.


A versão F-Sport, que será exibida durante o São Paulo Boat Show, remete a um design esportivo e oferece elementos visuais exclusivos, como o desenho das rodas de 18 polegadas em alumínio, retrovisores externos na cor preta e grade dianteira do tipo Spindle em forma de colmeia (Mesh). Destaque também para portas e painel central com acabamento em aço escovado e bancos e interior que mixam padrão couro nas cores vermelho e preto.

O painel do NX 200t F-Sport possui ornamentações, costuras e perfurações exclusivas e bancos esportivos que parecem abraçar o condutor, além de pedais de alumínio, emblema e perfurações no volante e câmbio.

Outras exclusividades da versão F-Sport são o painel multi-informativo com Head-up display e o teto solar panorâmico. Sistema de suspensão adaptativo variável (AVS), medidores de aceleração da força G e da pressão do turbo e o modo de condução Sport+, com a calibragem da suspensão enrijecida, também são únicos da versão F-Sport.

RX 350

A versão do SUV RX escolhida pela Lexus para ser exibida durante o São Paulo Boat Show é a F-Sport, que incorpora ao modelo características visuais de esportividade. O veículo conta com motorização V6 de 3.5L a gasolina, equipado com inovador sistema de injeção direta D-4S, que rende 305 cv de potência e baixo consumo de combustível, com média combinada de 8,5 km/l.


O interior do RX 350 F-Sport foi concebido para harmonizar com o seu temperamento esportivo. Nele, encontram-se itens exclusivos, como pedais em alumínio, paddle shift, volante esportivo de três raios e que traz a logomarca F-Sport, teto solar panorâmico retrátil e carregador de celular sem fio. A versão conta ainda com o head up display, tecnologia que projeta dados sobre o veículo na base do para-brisa (velocidade e ECO Monitor) e ajuda a maximizar a eficiência e a segurança de condução.

O exterior do veículo também possui exclusividades, como a grade frontal em formato de colmeia, revestimento dos retrovisores na cor preta, spoiler na parte inferior e protetor inferior cromado com acabamento acetinado e design diferenciado das rodas de 20 polegadas.

Desde o lançamento de sua primeira geração, em 1998, o Lexus RX conquistou rápida fama entre os consumidores que procuram a flexibilidade do utilitário esportivo combinada à direção confortável de um sedã de luxo, este que foi o primeiro SUV premium a ser comercializado em escala no mundo. Tudo embalado em pacote elegante e atrativo.

* Press Release/Lexus do Brasil.

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

>>> IMAGEM DA SEMANA


Fiat 682 N3 (1962-1966).

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>>> PEUGEOT EXPERT


Peugeot lança a Expert na FENATRAN e avança com a ofensiva no segmento de comerciais leves

Após concretizar a reestruturação de sua rede de concessionários e oferecer a gama de veículos de passeio mais moderna de sua história no país, a Peugeot avança com sua estratégia de desenvolvimento, agora no segmento de veículos comerciais leves. A marca, que já conta com a Partner e seus inúmeros atributos, agora lança no Brasil uma nova geração de veículo utilitário para aumentar a sua gama e tornar-se referência no segmento: a Peugeot Expert.


De estilo marcante, robusto, o veículo oferece conforto e alto nível de segurança. Projeto moderno, em linha com o modelo europeu, a Peugeot Expert utiliza a mesma plataforma do SUV Peugeot 3008 e se destaca pela versatilidade e economia de combustível.

O lançamento da Peugeot Expert se dará durante a estreia da marca na FENATRAN e faz parte da estratégia da nova Peugeot para acelerar o crescimento no mercado brasileiro. O objetivo é conquistar posição de destaque em todos os segmentos onde atua, surpreendendo os clientes com produtos e serviços de qualidade.

A Peugeot, como líder no segmento VUL na Europa e com posições de destaque no Chile e Argentina, que já havia iniciado a ofensiva no Brasil com a criação de uma rede dedicada, os PPC’s (Peugeot Professional Centers) e o relançamento da Partner. Agora, a marca vai se valer de todo esse vasto conhecimento e estrutura para avançar não só no país, como também em toda a América Latina.

Durante a FENATRAN, a Peugeot terá um estande amplo (800 m²) e a exposição de toda a linha de veículos comerciais da marca, além de equipes de plantão especializadas no atendimento a clientes corporativos e empreendedores.

Peugeot Expert

Peugeot Expert, que será comercializada no Brasil a partir da FENATRAN, é produzida no Uruguai e baseada no mesmo moderno projeto disponível na Europa. Com carga útil de 1.500 kg e volume de 6,6m³, o furgão é versátil, concebido para o transporte em trechos urbanos e capaz de acessar estacionamentos com até 1,94m de altura máxima.


Equipado com motorização de excelente performance – Blue HDI 1.6 Diesel de 115cv / 30 kgfm – a Peugeot Expert tem o melhor índice de consumo em sua categoria e autonomia de aproximadamente 1.000 km.

Peugeot Expert possui banco para três pessoas. Oferece conforto ao condutor e, consequentemente, maior produtividade. A posição do motorista é elevada e possui ampla regulagem, similar a de um carro de passeio (bancos e volante). O utilitário conta ainda com excelente isolamento acústico, suspensões robustas e bem calibradas, além de equipamentos para a segurança dos ocupantes.

* Press Release/PSA Peugeot Citroën.

>>> VERSÃO ÚNICA


VW SpaceFox fica quase
R$ 10 mil mais barata em versão única

Com a chegada do novo Polo, a linha Fox (incluindo CrossFox e SpaceFox) passou a ter os dias contados. E as mudanças acontecem de forma cada vez mais rápida dentro da Volkswagen. O primeiro alvo da marca foi o SpaceFox, que teve sua linha enxugada. Apenas a versão Trendline permanece no catálogo – as configurações Comfortline, Highline e o modelo aventureiro SpaceCross deixaram de ser oferecidos no site da VW.


O corte na linha resultou em uma redução significativa nos preços do SpaceFox. A versão Trendline, com câmbio manual, sai por R$ 58.990 – uma queda de R$ 9.510 em relação aos R$ 68.500 cobrados anteriormente. O modelo com transmissão automatizada I-Motion teve redução de R$ 9.354, custando agora R$ 62.366. Como opcional, a VW oferece apenas o pacote Módulo Interativo II, de R$ 2.490, que inclui computador de bordo, rodas de liga leve de 15 polegadas e volante multifuncional.


A exclusão das versões faz parte das mudanças da marca para abrir espaço na linha de produção para o próximo ano, já que a fábrica de São José dos Pinhais terá de dar conta de dois novos modelos MQB A0 (uma picape intermediária e o SUV compacto T-Cross).

* Mateus Silveira/Quatro Rodas.

segunda-feira, 18 de setembro de 2017

>>> VÍDEO DA SEMANA




Vídeo institucional produzido pela Volvo do Brasil em 1989.

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>>> TRANSPORTER EDITION



Volkswagen Transporter Edition
chega ao Reino Unido a partir de £ 28,990


Descrito como "o modelo mais abrangente da gama", a nova edição especial juntou-se à linha do catálogo do Volkswagen Transporter, que se encontra atualmente na sexta geração. Os preços, no Reino Unido, começam a partir de £ 28,990 na versão furgão e £ 30,620  na configuração de passageiros. A edição especial é baseada no modelo Highline. 


O equipamento adicional inclui o revestimento de alto brilho no teto e retrovisores, os decalques 'Edition', as luzes traseiras em LED e as rodas de liga de 17 polegadas. Os clientes podem escolher entre cinco cores diferentes - Candy White, Grape Yellow, Cherry Red, Indium Grey e Onyx White. Também estão disponíveis faróis em LED, sistema de navegação Discover Media Navigation com App-Connect, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e câmera reversa. Assistência para evitar colisão (frenagem de emergência) é padrão em toda linha. 


Ambos os modelos podem ser equipados com um motor Diesel de 2.0 litros TDI que vem em duas opções - 150PS (148hp) e 204PS (201hp). As unidades estão equipadas com uma caixa de velocidades manual de seis velocidades padrão, ou com um DSG opcional de sete velocidades. A Volkswagen começará a entregar as primeiras unidades em outubro.

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>>> PREFERÊNCIA


Picapes dominam com folga
o mercado nos Estados Unidos

Enquanto os compactos dominam os mercados brasileiro e europeu, nos Estados Unidos quem mandam são as picapes. Segundo o levantamento da consultoria automotiva Focus2Move, três modelos desse tipo de veículo ocupam as três primeiras posições do ranking parcial de vendas do mercado norte-americano em 2017.


Líder de vendas nos Estados Unidos há 37 anos, a família de picapes Ford F-Series vendeu nada menos que 576.334 unidades entre janeiro e agosto deste ano. Para efeito de comparação, o Chevrolet Onix, modelo mais vendido atualmente no Brasil, registrou 116.982 emplacamentos no mesmo período. Em segundo lugar na preferência dos norte-americanos vem a Chevrolet Silverado com 363.354 unidades vendidas, seguida pela família de picapes Ram (327.759 unidades).

Seguindo a atual tendência mundial, o mercado norte-americano também aderiu à onda dos utilitários esportivos. Toyota RAV4 (269.835 unidades), Nissan Rogue (257.958 unidades) e Honda CR-V (249.977 unidades) ocupam as quarta, quinta e sexta posições, respectivamente.


Já os sedãs começam a figurar no ranking apenas a partir da sétima colocação, com o Honda Civic (248.928 unidades). Modelos como Toyota Camry (247.775 unidades), Honda Accord (221.013 unidades) e Toyota Corolla (219.473 unidades) completam a lista.

* Redação/Carsale.

sexta-feira, 15 de setembro de 2017

>>> LINK DA SEMANA


A história de um clássico das estradas brasileiras: Mercedes-Benz L-1111...

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>>> INCENTIVANDO


Empresa de decoração lança modelo de cama para incentivar crianças a viverem em motorhome

Existe um ditado antigo que afirma que “a gente se acostuma a tudo, até com o que é bom…”. Por isso muitos pais, ou responsáveis por crianças, procuram abandonar o excesso de mimos. Mas às vezes não há como resistir em tentar condicionar os filhos a terem as mesmas preferências que nós.


O público que é adepto de motorhomes, ou mesmo aqueles que abraçaram a vida vanlife, gostaria de adaptar as crianças a gostarem da hipótese de entrar em uma van, e viver dentro dela. A maneira mais fácil é fazer sem muita conversa. Crianças se adaptam facilmente à novidades.


Mas para quem ainda não pode sair de casa para viver em um motorhome, a solução pode estar ao produto que oferece a empresa Cuckooland. Os designers da empresa idealizaram uma réplica de uma mini Kombi, que acomoda cama, escrivaninha, televisão e até mesmo um frigobar. Tudo para a criança já ir acostumando a viver em um motorhome.


No seu interior os acabamentos são madeira e na parte externa fibra de vidro. Todas as instalações elétricas são embutidas para não haver “fios sobrando”.


Pela quantidade de detalhes que possui o móvel, o preço não seria barato. E não é. O valor anunciado pela empresa é pouco mais de R$ 160.000 (£ 40.,000). Os próprios designers da empresa admitem que por este preço, seria muito mais fácil comprar (ou construir) um modelo de verdade e não adquirir uma réplica.


O objeto, obviamente, serve muito mais de peça de arte (assim como toda a decoração o quarto nas fotos de promoção) do que um produto usual para o dia a dia.

* Natalia De Marco/Blog Descalada.

>>> AGRALE ESCOLAR


Agrale apresentou na Bienal Internacional do Livro nova geração do Marruá para transporte escolar rural

A Nova Geração do Agrale Marruá 4x4 AM200 MO (micro-ônibus) para transporte de estudantes foi apresentada na Bienal Internacional do Livro 2017, no Rio de Janeiro. O modelo foi desenvolvido sobre a reconhecida estrutura do Marruá para atender às especificações do Programa Caminhos da Escola do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação (MEC). O Marruá esteve exposto no estande do Ministério, no Rio Centro, onde o evento ocorreu entre 31 de agosto e 10 de setembro.


A demanda por um micro-ônibus 4x4 mais robusto do que os convencionais surge da necessidade de transportar estudantes de áreas rurais que não têm sido efetivamente atendidos pelos ônibus 4x4 tradicionais. Características off road diferenciadas, como o ângulo de entrada único, trem de força robusto, suspensão com amplo curso e resistência do conjunto, tornam o Agrale Marruá uma das únicas opções capazes de fazer o transporte de estudantes nas áreas de mais difícil acesso.

O Marruá AM200 MO 4x4 para transporte escolar transporta até 15 pessoas, sendo 13 estudantes (crianças e adolescentes), mais o motorista e um auxiliar. O modelo também conta com a opção do Dispositivo de Poltrona Móvel – DPM, para o embarque e desembarque de estudantes com deficiência ou mobilidade reduzida _ uma das poltronas se desloca do salão do veículo até o nível do piso, na área externa.

Além da versão escolar, o Marruá AM200 MO 4x4 também é disponibilizado em uma versão para transporte de adultos em áreas de difícil acesso. São 11 pessoas (10 passageiros e o motorista), que podem ser transportadas com maior efetividade, mantendo a capacidade laboral dos profissionais, quer sejam mineradores, bombeiros, policiais ambientais, entre outros. O Agrale Marruá 4x4 conta ainda com os modelos AM200 cabine dupla e cabine simples e o AM300 cabine simples.

* Press Release/Agrale S.A.

quinta-feira, 14 de setembro de 2017

>>> PROPAGANDA


Folder da encarroçadora Flxible, apresentando o novo modelo Visi-Coach em 1950.

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>>> EXEED TX


Chery apresenta novo SUV Exeed TX

Semanas após o teaser que deixou muita gente na expectativa, a Chery apresentou oficialmente o seu novo SUV no primeiro dia do Salão de Frankfurt. Conhecido anteriormente apenas como Projeto M31T, o protótipo híbrido foi batizado como Exeed TX. Aqui vale uma explicação: Exeed é o nome da nova marca que a Chery usará para vender seus carros na Europa em outras partes do mundo – algo no mesmo molde da relação Toyota e Lexus. Portanto, o TX será o modelo de estreia da Exeed e terá apenas versões híbridas ou puramente elétricas.


Apesar de ser esperado como um protótipo bem futurista de acordo com as primeiras imagens divulgadas, o SUV mostrado em Frankfurt é praticamente a versão definitiva do TX. A Chery não fala o que muda até o lançamento na Europa, mas apostamos no sumiço do filete de leds que invade a grade até o logo da marca.


Segundo a Chery, a primeira versão a chegar ao mercado será a plug-in híbrida. Ela combina um motor 1.5 a gasolina de 149 cv com outro elétrico de 115 cv, que trabalham em conjunto com câmbio automático de sete marchas e tração nas quatro rodas. Segundo a Chery, o TX é capaz de alcançar os 100 km/h em menos de seis segundos. A marca evita falar em datas, mas o lançamento deve ficar apenas para 2019.


A autonomia apenas no modo elétrico fica na casa dos 70 quilômetros. Um carregador especial é capaz de encher 80% das baterias do TX em apenas 30 minutos, enquanto a recarga completa em um sistema 220V demora cerca de quatro horas.


No interior destaque para a gigantesca tela multimídia, por onde o motorista irá comandar o sistema operacional desenvolvido em parceria com a gigante Baidu, a rival chinesa do Google. Outras tecnologias são a câmera 360º, assistentes de estacionamento, aviso de mudança de faixa, alerta de ponto cego e air bags dianteiros, laterais e de cortina.

* Redação/Car And Driver Brasil.

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

>>> IMAGEM DA SEMANA


1960 Austin Mini Van.

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>>> NOVA FAMÍLIA


Nova família Delivery:
sob medida para os dias de hoje

A nova família Delivery chega para revolucionar o transporte de cargas no segmento de caminhões leves. Desenvolvido e produzido na América Latina, o lançamento já atende a padrões internacionais para os mercados mais exigentes. Composta por modelos de 3,5 a 13 toneladas, está pronta para conquistar o mundo: nasceu a partir da receita de sucesso da primeira linha Delivery e da experiência dos clientes das mais de 100 mil unidades produzidas. Foi ouvindo o cliente que a Volkswagen Caminhões e Ônibus estreia uma gama de produtos sob medida para os dias de hoje.


Com o lançamento, fruto de um investimento de mais de R$ 1 bilhão, a marca Volkswagen chega ao disputado mercado de 3,5 toneladas, com um modelo chamado de Express. O produto reúne os atributos de um caminhão grande num veículo pequeno, tais como espaço interno e robustez, com design moderno. O Delivery de 4 toneladas é outra grande aposta dentre os modelos de entrada da nova família, já que contará com financiamento via Finame.


O novo Delivery de 6 toneladas chega, junto dos modelos de 9 e 11 toneladas, com atributos de sobra para encarar a missão de superar os atuais Delivery, sucessos de vendas no mercado nacional. E o lançamento 13.180, com terceiro eixo, complementa a oferta de novidades, com a maior capacidade de carga do novo portfólio.


Os novos modelos chegam em três versões: a City, de entrada; a Trend, sob medida para o dia a dia das mais diversas operações; e a Prime, que traz aspectos visuais e de conforto diferenciados.


Desde o lançamento, a nova família Delivery contará com ofertas especiais de comercialização, além das modalidades de leasing operacional e consórcio. A expectativa é de que, com o lançamento, as vendas nacionais se ampliem graças ao ingresso na nova faixa de 3,5 toneladas.

Conheça a nova família, modelo a modelo:

Delivery Express – Sob medida para entregas urbanas, combina a agilidade dos automóveis em manobras rápidas à robustez dos caminhões. Pode ser guiado por motoristas com carteira de habilitação categoria B e trafegar em áreas onde a circulação de caminhões é restrita, característica dos grandes centros urbanos. O rodado simples na traseira traz o benefício da cobrança de pedágio no valor de um automóvel.


Tem motor Cummins ISF de 2,8 litros com tecnologia de pós-tratamento de gases EGR, dispensando o Arla 32. Alcança 150 cv e um torque máximo de 360 Nm numa ampla faixa de rotações para garantir retomadas rápidas e agilidade nas entregas urbanas, com a melhor potência e torque da categoria. Para este modelo, a Engenharia de Resende desenvolveu um set de airbags tanto para o motorista como para os passageiros. O airbag dos passageiros é o maior da América Latina, com 160 litros, e associado a cintos de segurança com pré-tensionadores, entrega alto padrão de segurança aos ocupantes.

Delivery 4.150 – Outra estreia da VW Caminhões, o modelo ingressa em segmento antes não explorado pela fabricante já contando com financiamento via Finame. Ágil nas retomadas e confortável no anda e para das cidades, o Novo Delivery 4.150 tem motor Cummins ISF de 2,8 litros e 150 cv de potência, com sistema de pós-tratamento de gases EGR que dispensa o Arla 32.


A transmissão manual ESO-4106 combina-se ao conjunto de powertrain, conferindo também a melhor potência e torque da categoria.

Delivery 6.160 – Não faltam atributos a um dos modelos que já chega com a missão de manter a marca Volkswagen no topo do ranking de caminhões mais vendidos do Brasil. Com a melhor manobrabilidade da categoria, o modelo conta com cabine ampla e confortável, caixa ESO-4206 de seis velocidades e motorização Cummins ISF de 2,8l e solução SCR para o pós-tratamento de gases e potência que chega a 160 cv e torque máximo de 430 Nm.


Com importantes vantagens operacionais em relação à concorrência, confere agilidade a toda prova para as entregas urbanas que demandam maiores volumes de carga.

Delivery 9.170 – Cada componente do novo Delivery 9.170 foi desenvolvido com os mais inovadores materiais e o resultado é um modelo altamente sustentável, com redução de peso da ordem de 10% na comparação com seu antecessor e, consequentemente, mais economia de combustível, menos emissões e maior capacidade de carga.


Seu motor é o Cummins ISF de 3,8 litros e tecnologia SCR, com robustez ideal para cada aplicação, torque máximo de 600 Nm e 165 cv de potência. A transmissão manual é a ESO-6106, com seis velocidades, e o modelo contará ainda com transmissão automatizada.

Delivery 11.180 - Indicado para entregas urbanas com agilidade, rapidez nos serviços rodoviários de curtas e médias distâncias, o novo Delivery 11.180 combina confiabilidade, robustez e o melhor desempenho da categoria.


É equipado com motor Cummins ISF, de 3,8 litros e tecnologia SCR, com torque máximo a 600 Nm e 175 cv de potência e transmissão manual ESO-6106. O modelo contará ainda com transmissão automatizada.

Delivery 13.180 – Primeiro modelo equipado com terceiro eixo da nova família, é o caminhão com maior capacidade de carga da nova família Delivery. Com robustez e flexibilidade sob medida, atende a diversas aplicações, tendo sido projetado de acordo com a legislação de circulação de Veículo Urbano de Carga (VUC) nas cidades onde há restrição de tráfego.


Com motor Cummins ISF, de 3,8 litros e tecnologia SCR, com torque máximo de 600 Nm e 175 cv de potência e transmissão manual ESO-6206, contará ainda com transmissão automatizada.

Na linha de frente da internacionalização

A nova família Delivery foi projetada, desenvolvida e testada na América Latina, seguindo padrões mundiais de certificação e qualidade, o que carimba seu passaporte para os mais diversos destinos e os mais de 30 países que já apostam na robustez sob medida da VW Caminhões e Ônibus.


Já a partir do próximo ano os países vizinhos do Brasil iniciarão as vendas dos novos veículos, com eventos de lançamentos regionais. Os países da América do Sul serão os primeiros a receberem a novidade e a VW Caminhões e Ônibus ingressará, assim, no segmento de mercado mais representativo na região: o de veículos abaixo de 5 toneladas.


Também dentro da estratégia de internacionalização, a nova linha de produtos terá opções de motores atendendo a normas de emissões Euro III e V, conforme as legislações e demandas de cada mercado.

* Press Release/MAN Latin America.