quarta-feira, 30 de novembro de 2022

>>> IMAGEM DA SEMANA

 

2014 Peugeot 508 SW

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>>> FORD TOURNEO CUSTOM


Ford Tourneo Custom estreia na Europa com opções a diesel, híbrida plug-in e totalmente elétrico

Após a estreia da gama Ford Transit Custom 2024, chegou o momento de revelar a versão de passageiros do modelo, a nova Tourneo Custom. Assim como o furgão, a minivan estará disponível nas versões elétrica, híbrida plug-in e diesel, e na versão Active, mais aventureira.


A nova Ford Tourneo Custom é basicamente uma Transit Custom com vidros traseiros. O estilo crossover da versão Active apresenta revestimento de plástico, placas antiderrapantes e trilhos de teto, o Sport recebe extensões de para-choque e saia lateral, enquanto o Titanium X é o mais premium do grupo, com rodas de liga leve padrão de 19 polegadas e iluminação em LED. Cada acabamento está disponível com todas as opções de motorização.


No interior, o destaque fica por conta dos bancos traseiros montados sobre trilhos. O Tourneo Custom tem um layout de três fileiras, o que significa que pode acomodar até oito pessoas na variante EV ou até nove pessoas nas variantes 
híbrida plug-in (PHEV) e diesel. Em ambos os casos, os bancos traseiros podem ser rebatidos, deslizados ou totalmente removidos, permitindo diversos arranjos internos. A cabine é facilmente acessada através das portas deslizantes elétricas e dos degraus laterais integrados.


O painel tem uma tela sensível ao toque de 13 polegadas para o SYNC 4 infotainment, um painel de instrumentos digital, iluminação ambiente, uma plataforma de carregamento sem fio e compartimentos de armazenamento inteligentes, enquanto o volante inclinável pode se transformar em uma pequena mesa para o motorista. Outras características incluem um sistema de áudio B&O com 14 alto-falantes e um subwoofer, chaves digitais com tecnologia NFC (Near Field Communication, algo como Comunicação por Campo de Proximidade, em tradução livre)
, um modem 5G e um teto de vidro panorâmico opcional. Os proprietários também terão acesso aos serviços Ford Pro, incluindo funções de controle remoto e atualizações de software. No departamento de segurança, está disponível uma gama completa de assistências, incluindo o Intelligent Adaptive Cruise Control com Lane Centering (sistema avançado que mantém um veículo rodoviário centrado na faixa de rodagem).


No que diz respeito às motorizações, o destaque vai para o E-Tourneo Custom, que é um dos quatro modelos Ford Pro totalmente elétricos que chegarão à Europa em 2024. Tem por base uma nova plataforma com suspensão traseira independente e piso rebaixado em relação ao seu antecessor. O EV vem equipado com um único motor elétrico produzindo 214 cv (160 kW / 217 PS) e 415 Nm (306 lb-ft) de torque. A Ford diz que a capacidade de reboque do EV é de 2.000 kg.


A bateria com capacidade de 74 kWh é boa para uma autonomia de 370 km, que é 10 km mais curta do que as estimativas do E-Transit WLTP. A bateria pode ser carregada em oito horas a partir do carregador CA padrão de 11 kW, mas também é compatível com carregamento rápido de CC de 120 kW, reabastecendo 38 km de alcance em cinco minutos.


A variante híbrida plug-in será equipada com um motor a gasolina de 2,5 litros e um motor elétrico – assim como o Ford Kuga PHEV. A bateria de 11,8 kWh permitirá 50 km de alcance de emissão zero.


Quanto ao diesel EcoBlue, ele vem em três potências diferentes – 134 cv (100 kW / 136 cv), 148 cv (110 kW / 150 cv) ou 168 cv (125 kW / 170 cv) – oferecendo uma escolha de câmbio manual de seis marchas ou automático de oito marchas. Para aqueles que precisam de mais tração, a Ford oferece uma opção de tração integral para o Tourneo Custom automático, ou um diferencial autoblocante mecânico opcional no eixo dianteiro para as variantes manuais. O Ford Tourneo Custom com tração nas quatro rodas movido a diesel tem a maior capacidade de reboque com freio de 2.500 kg combinada com uma barra de reboque retrátil.


A linha Ford Tourneo Custom é produzida pela Fort Otosan em Kocaeli, na Turquia. As primeiras entregas na Europa estão programadas para junho do próximo ano, começando com os modelos movidos a diesel. As outras versões estão programadas para chegar às concessionárias no fim de 2023.

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terça-feira, 29 de novembro de 2022

>>> HILUX E SW4 2023


Toyota anuncia chegada da linha 2023 para Hilux e SW4

A Toyota do Brasil anunciou a chegada da linha 2023 para os modelos Hilux e SW4 em toda a sua rede de concessionárias em território nacional. Os veículos receberam novidades visando atender o amplo perfil de consumidores que os tornam líderes de vendas em suas categorias no País. Para a picape Hilux, o destaque é a estreia da versão Conquest no mercado brasileiro, com foco em clientes que buscam um visual off-road mais imponente. Já a SW4 GR-Sport, principal novidade do SUV para essa linha, recebeu 20 cavalos a mais de potência, elevando o prazer de condução, com mais esportividade e performance.


Desde janeiro deste ano, a Hilux emplacou quase 34 mil unidades, reafirmando a liderança no segmento de picapes médias por meio de sua durabilidade, qualidade e confiabilidade junto aos consumidores.

Já o SUV SW4, campeão de vendas, com 9.953 unidades emplacadas, conta com quatro versões em seu portfólio: SRX (5 lugares), SRX (7 lugares), Diamond (7 lugares) e a GR-Sport (7 Lugares) que agora passa a contar com o acréscimo de potência, alcançando 224 cavalos e 55,0 kgfm de torque, reforçando ainda mais a filosofia GAZOO Racing, “pushing the limits for better”, ou em tradução livre, “indo ao limite em busca do melhor”.


Como uma empresa de mobilidade, a Toyota oferece os novos modelos Hilux e SW4 2023 em toda a sua rede de concessionárias tanto para a compra quanto para aluguel, por meio da KINTO e seus serviços KINTO One Personal, de assinatura de veículos 0km, e KINTO One Fleet, focado em gestão de frotas corporativas.

Linha Hilux 2023

A principal novidade da linha 2023 da Hilux é a versão Conquest. Uma alternativa ao consumidor que busca uma picape com visual mais Off Road. Assim como a SRX Limited lançada recentemente, essa é mais uma opção no portfólio Toyota que reafirma o compromisso em atender aos mais variados perfis de consumidor.

O novo modelo ganhou visual mais agressivo, graças ao para-choque dianteiro com desenho exclusivo, nova grade frontal, molduras nas caixas de roda, retrovisores e maçanetas na cor preta, rodas de liga leve de 18 polegadas com desenho inédito, faróis de LED com máscara negra bem como santantônio com a identificação “Conquest” e separador de carga na caçamba exclusivos, que aumentam a praticidade, acomodando cargas dos mais variados tamanhos, facilitando assim o cotidiano dos usuários.


Já no interior, a nova versão Conquest é equipada com luz ambiente nas portas e novo acabamento em preto, o que proporciona ao motorista e aos ocupantes um ambiente mais moderno e exclusivo.

Conhecida por sua robustez, durabilidade, versatilidade e agilidade, a Hilux 2023 ainda oferece de série, ar-condicionado de duas zonas automático e digital, com saídas para o banco traseiro, além de câmera 360° e aprimoramentos no pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense, como a inclusão do sistema de pré-colisão frontal (PCS), nas versões SRX, SRX Limited, GR-Sport e agora na Conquest.


Além disso, a picape é equipada com sistema multimídia com tela de 8″ sensível ao toque, rádio com MP3, entrada USB, conexão Bluetooth® e para smartphones e tablets por meio de espelhamento Android Auto® e Apple CarPlay®, item incluído neste ano desde a versão Power Pack.

A partir da versão SR, todas as versões da Hilux 2023 ainda contam com sistema de ar-condicionado de duas zonas automático e digital. A central trabalha com controles individuais na parte dianteira e traseira, garantindo ainda mais conforto e comodidade aos passageiros.

Motor e Transmissão

A Hilux 2023 traz o já consagrado motor turbodiesel 2.8L 16V, que gera 204 cv de potência e torque de 42,8 kgfm a 3.400 rpm nas versões com transmissão manual e 50,9 kgfm a 2.800 rpm nas versões com transmissão automática. Acoplado a uma transmissão automática sequencial de seis velocidades, o propulsor alia força à economia: é um dos mais potentes e econômicos da categoria. Participante do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro, os modelos equipados com transmissão automática apresentam consumo de 10,1 km/l no percurso urbano e de 11,3 km/l no percurso rodoviário.

Já na versão GR-Sport, a Hilux é equipada com o mesmo motor turbodiesel 2.8L 16V, 4 cilindros em linha, mas com uma configuração do motor de turbocompressor de geometria variável (TGV) e intercooler (1GD) que entrega 224 cv de potência e 55,0 kgfm de torque. Todo esse conjunto de força é acoplado a uma transmissão automática de seis velocidades sequencial.

Ainda na versão GR-Sport, a Hilux segue com a sua suspensão diferenciada das outras versões, como novas molas, para ganhar maior rigidez, amortecedores monotubo com aumento de 30% no diâmetro, o que oferece respostas mais diretas e lineares em condições de alta velocidade, tanto em terrenos dentro quanto fora de estrada.

Segurança

Desde a versão de cabine simples, destinada ao trabalho, a Hilux 2023 já vem dotada de dois airbags frontais e um de joelho, para o motorista; bloqueio do diferencial traseiro (com acionamento elétrico); freios ABS e sistema auxiliar EBD (distribuição eletrônica de força de frenagem) nas quatro rodas; cintos de segurança de três pontos para todos os bancos, com pré-tensionador e limitador de força para o condutor e passageiro.


Já os itens de assistência de subida (HAC), controle eletrônico de estabilidade (VSC), controle eletrônico de tração (A-TRC) e luz de frenagem emergencial automática seguem disponíveis em toda a linha Hilux, desde as versões de entrada até a mais equipada.

Nas versões com cabine dupla, a Hilux ainda vem com mais quatro airbags, dois laterais e dois de cortina, sistema universal Isofix® para fixação de cadeirinha para crianças no banco traseiro e assistente de reboque.

A partir da versão SR, são adicionados sensores frontais e traseiros que auxiliam o condutor nas manobras. Esses sensores medem a distância de objetos e/ou dos carros estacionados, indicando ao motorista a distância com sinais sonoros de aproximação.

A partir da versão SRX, é incorporado o sistema de monitor de visão 360º (Panoramic View Monitor – PVM), que vai agregado no modo de exibição do display, como suporte ao motorista na identificação de movimentos ao redor de todo o veículo.

As versões SRX, SRX Limited, Conquest e GR-Sport ainda adicionam o sistema Toyota Safety Sense, que dispõe de:

Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS) – O sistema de Pré-Colisão Frontal do Toyota Safety Sense usa a câmera e o radar de ondas milimétricas para detectar veículos que circulam nas ruas e estradas. Se o sistema detectar a possibilidade de uma colisão, alerta o motorista por meio de avisos sonoros e visuais e ativa a assistência de frenagem, para evitar ou reduzir os danos causados por ela.

Sistema de Alerta de Mudança de Faixa com Condução Assistida (LDA) – Em determinadas circunstâncias, o Sistema de Alerta de Mudança de Faixa (Lane Departure Alert System – LDA) é projetado para detectar desvios de pista, quando as linhas divisórias são visíveis. Ao ouvir e ver os alertas, e depois de verificar que é seguro fazê-lo, o veículo deve ser redirecionado para o centro da pista.

Este sistema também inclui a funcionalidade de condução assistida. Quando é ativado e se detectar que o motorista está se desviando inadvertidamente, o sistema pode aplicar pequenos movimentos de correção no volante, para ajudar a manter o veículo na pista. No caso da Hilux, o sistema ainda ajuda na correção de rota, aplicando os freios nas rodas do lado em que se deseja regressar para retomar a rota correta de condução.

Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) – O Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) é um sistema semelhante ao cruise control, que permite a condução a uma velocidade constante predeterminada. O ACC usa o radar de ondas milimétricas montado na grade frontal e a câmera projetada a bordo para detectar veículos, calcular sua distância e ajustar a velocidade, para ajudar a manter uma distância predeterminada de veículo para veículo.

Linha SW4 2023

O novo SW4 2023 segue com seu design marcante, que transmite esportividade, dinamismo e exclusividade. A principal novidade da linha 2023 é a atualização da versão GR-Sport, que, além da conhecida roupagem, com emblemas da GAZOO Racing e rodas personalizadas, ganhou 20 cv, com o turbocompressor de geometria variável (TGV) e o intercooler (1GD), assim como na picape Hilux.


Nas versões Diamond e GR-Sport, a linha dos sistemas de luzes, da grade frontal e dos para-choques seguem como novidade. Destacam-se ainda sua moldura dianteira, com faróis full-LED, e o sistema follow me home, com regulagem automática de altura.

Por dentro, o modelo mantém o estilo moderno, característico do SUV, e traz renovação para o interior, com detalhes escurecidos, volante e bancos em couro, iluminação ambiente, com LEDs nos apoios para os pés, console central, painel e portas.

O novo SW4 2023 possui o pacote de conectividade com tela sensível ao toque de 8”, Android Auto® e Apple CarPlay® e função Bluetooth®, acompanhados do sistema de áudio premium JBL®, com 10 alto-falantes e 1 subwoofer.

Além disso, todas as versões incorporam o sistema de monitor de visão 360º (Panoramic View Monitor – PVM), que vai agregado no modo de exibição do display, como suporte ao motorista na identificação de movimentos ao redor de todo o veículo.

O SUV na linha 2023 vem, de série, com ar-condicionado automático digital de duas zonas.


Já as versões Diamond e GR-Sport contam ainda com carregador por indução para smartphones (Wireless Charger) e duas portas USB no console, para utilização dos passageiros dos bancos traseiros, aumentando ainda mais a praticidade e conveniência a bordo.

Motorização

Assim como na Hilux, o propulsor que equipa o SUV é diesel 2.8L 16V, gera 204 cv de potência e torque de 50,9 kgfm a 2.800 rpm, e está sempre acoplado a uma transmissão automática sequencial de seis velocidades.

Já na versão GR-Sport, a configuração do motor de turbocompressor de geometria variável (TGV) e intercooler (1GD) entrega 224 cv de potência e 55,0 kgfm de torque.

Segurança

Todas as versões do Toyota SW4 são dotadas do sistema Toyota Safety Sense. Com isso, o modelo é equipado com:

-Sistema de pré-colisão frontal (PCS);
-Sistema de aviso de mudança de faixa (LDA);
-Controle adaptativo de cruzeiro (ACC).

Além dos itens adicionais de segurança:

-Controle de estabilidade (VSC);
-Controle de tração (TRC);
-Controle de tração ativo (A-TRC);
-Assistência de descida (DAC);
-Assistência de partida (HAC);
-Controle de oscilação de reboque (TSC);
-ABS com freio eletrônico – distribuição de força (EBD);
-Assistência à frenagem de emergência (BA);
-Luzes de freio de emergência (EBS);
-Âncoras Isofix® (x2) com amarração superior (x2).

Todas as versões ainda contam com cintos de segurança de três pontos para todos os bancos, com pré-tensor e limitador de força para o condutor e passageiro dianteiro. Além de sete airbags, sendo dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho para o motorista.

Garantia

Como todos os veículos da marca Toyota no Brasil, as linhas SW4 e Hilux 2023 têm garantia sem limite de quilometragem para uso particular e limite de cinco anos ou 100 mil (cem mil) quilômetros para uso comercial, o que primeiro ocorrer. Os clientes brasileiros contam com o apoio do Serviço de Pós-Venda Toyota, que tem como objetivo proporcionar a melhor experiência de compra, propriedade e recompra de um modelo Toyota.

* Press Release/Toyota do Brasil.

segunda-feira, 28 de novembro de 2022

>>> VÍDEO DA SEMANA


Um resumo da trajetória da Grassi, a primeira fabricante de ônibus brasileira

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>>> PARECE, MAS NÃO É...


Rara Vanagon Transporter T3 parece um Volkswagen, mas é um Porsche

Praticamente igual a qualquer Vanagon Transporter T3, a Porsche B32 é o resultado de um problema muitas vezes enfrentado pelas equipes de competição: ter veículos de apoio velozes o suficiente para acompanharem a rapidez das corridas.


Em 1985, a Porsche precisava de um carro de apoio com um motor mais vigoroso para transportar a equipe e também as peças dos Porsche 959 que estavam disputando o Rally Dakar.


Uma vez que nenhuma marca tinha disponível uma van que respondesse a essa necessidade, a Porsche colocou os engenheiros para trabalhar e criou um veículo à altura dos competidores. O resultado desse projeto foi a Volkswagen Vanagon Transporter T3 B32, também conhecida como Porsche B32.


Baseada no furgão alemão, a B32 era mais do que uma simples 'troca de motor', sendo identificada nos seus documentos como um modelo da própria Porsche! Sim, no livrete consta Porsche e não Volkswagen.


Na base deste modelo encontramos o motor flat-six do Porsche 911 3.2 Carrera associado a uma caixa de velocidades também da Porsche. Com 231 cv, este motor empurra a Porsche B32 até aos 185 km/h de velocidade máxima.


Para lidar com este incremento das performances, a B32 recebeu um novo acerto de suspensão e freios melhores do que aqueles que equipavam de série as Volkswagen Vanagon Transporter T3.


Além das alterações mecânicas, a B32 também conta com um visual diferente. No exterior destacam-se as saias dianteira e traseira, rodas Fuchs de 16”, uma saída de escape de maiores dimensões e novas entradas de ar para arrefecer o flat-six.


Já no interior são os revestimentos em couro, os manômetros extra e, acima de tudo, o símbolo da Porsche no volante que captam as atenções.


No total estima-se que tenham sido produzidas sete unidades. Por essa razão, não nos surpreende o valor pedido por uma unidade da B32 colocada à venda pelo Porsche Classic Center de Gelderland, nos Países Baixos. São 364 900 euros, um valor muito superior aos 291 833 euros que custa um Porsche 911 GT3 RS novo!


Quanto a esta unidade, foi produzida em 1985 mas só em julho de 1988 é que foi registrada. Aparentemente em bom estado geral, conta com 130 770 quilômetros originais.

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>>> CHRYSLER PACIFICA ROAD TRIPPER


Novo Chrysler Pacifica Road Tripper comemora 40 anos de minivans da marca

A Chrysler é a marca que inventou a minivan há mais de 40 anos e seis gerações atrás, e agora está celebrando essa rica história de transportar famílias com uma nova edição especial de sua última minivan: a Pacifica Road Tripper.


Em grande parte um pacote apenas de aparência, o Chrysler Pacifica Road Tripper 2023 recebe gráficos Luster Grey Road Tripper que são contornados em laranja brilhante nas portas do lado do motorista e do passageiro. Oferecido com motores híbridos e não híbridos, o primeiro recebe rodas de 18 polegadas e o último recebe rodas de 20 polegadas. Eles são finalizados em Luster Grey, enquanto as calotas centrais recebem logotipos de emblemas da Chrysler em laranja brilhante.


O pacote também inclui recursos funcionais, como um bagageiro de teto padrão compatível com os porta-bagagens Mopar, como porta-bicicletas. Além disso, o modelo vem com Uconnect Theater e Amazon Fire TV para manter as crianças entretidas em viagens mais longas. Os modelos não híbridos, por sua vez, recebem o engate Tow Group como padrão, o que significa que podem puxar até 1.630 kg.


O nome Road Tripper, por sua vez, foi escolhido pelos fãs da marca, que foram convidados a votar em várias opções em potencial em uma enquete publicada nas redes sociais. A Chrysler diz que seus seguidores reagiram positivamente à imagem de uma família fazendo uma viagem na minivan.


Disponível em três cores exteriores, o Pacifica Road Tripper pode ser opcional em Branco Brilhante, Preto Brilhante e Cinza Cerâmico. Também é oferecido em três níveis de acabamento: o Pacifica Touring L, o Pacifica Touring L AWD e o Pacifica Touring L Hybrid.


“A Chrysler tem ajudado famílias a se reunirem e viajarem por décadas, e o Chrysler Pacifica Road Tripper celebra o papel de nossa minivan como o veículo perfeito para criar momentos familiares inesquecíveis na estrada”, disse Chris Feuell, CEO da marca Chrysler. “Pacifica é a solução definitiva para passeios em família, tornando a vida mais fácil com recursos inovadores de alta tecnologia, conforto interior premiado e tecnologia de segurança.”

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sexta-feira, 25 de novembro de 2022

>>> LINK DA SEMANA

 


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>>> PRÊMIO AUTODATA


Volvo ganha o Prêmio Autodata 2022 de caminhão do ano com o FH 540cv

A Volvo conquistou mais um grande primeiro lugar no Prêmio Autodata 2022. A marca ganhou o título de “Veículo Caminhão”, uma das mais concorridas categorias. Organizada pela Editora Autodata, especializada no setor automotivo, a premiação reconheceu a alta qualidade e a enorme aprovação pelo mercado do Volvo FH 540cv, o caminhão mais vendido do Brasil sucessivamente desde 2019.


“É um orgulho muito grande receber mais uma vez esse prêmio do FH 540cv. É o caminhão mais procurado pelo transportador brasileiro, quando se busca alta tecnologia, disponibilidade, baixo consumo de combustível e conectividade”, comemora Clovis Lopes, gerente comercial de caminhões da Volvo. Ele lembra que a marca continuamente investe na melhoria e atualização de seus veículos, sempre procurando oferecer o que há de melhor em transporte comercial. O Volvo FH 540 é o caminhão mais vendido no Brasil em 2022. O modelo sustenta a liderança geral do mercado desde 2019.


“Este ano o Prêmio AutoData é ainda mais especial, porque completamos 30 Anos de atividades ininterruptas. A votação deste prêmio, que é reconhecido por toda a indústria automotiva no País, teve uma das mais acirradas disputas de todos os tempos. Nosso objetivo sempre foi estimular as empresas e seus executivos a buscar a inovação e a eficiência no transporte”, afirma Márcio Stefani, diretor e publisher da Editora Autodata.

Ainda mais avançado

Recentemente, a Volvo apresentou ao mercado a nova linha FH para atender a nova legislação de emissões Euro 6/Proconve P8. A nova geração tem consumo de combustível até 8% menor, numa grande contribuição para o aumento da rentabilidade do transportador. Os veículos começam a ser produzidos em janeiro de 2023 no complexo industrial da Volvo em Curitiba, no Paraná, mas o novo caminhão já está à venda nas concessionárias da marca.

Com potências de 420cv, 460cv, 500cv e 540cv, o novo FH ganhou um novo motor, o Volvo D13K Euro 6, projetado com uma especificação mais evoluída e um sistema mais eficiente de pós-tratamento de gases. Mais silencioso, tem agora um sistema de injeção Common Rail, dotado de injetores de combustível de alta pressão e precisão, além da exclusiva tecnologia de combustão “Wave”, que garante uma queima mais rápida e eficiente do diesel e maior rendimento energético.

O VEB+ (Volvo Engine Brake Plus), o consagrado e potente freio motor da Volvo, vem de série, assim como vários dispositivos de segurança: freios eletrônicos EBS, piloto automático adaptativo, sistema de frenagem de emergência, ESP, piloto automático de descida, freio motor VEB+, luzes de freio de emergência, espelhos auxiliares, controle de tração, bloqueio automático do diferencial, auxílio de partida em rampa, freio de estacionamento com ativação/desativação automática, cabines com célula de sobrevivência, para-choque frontal anti-intrusão, teto solar com saída de emergência, pré-tensionador do cinto de segurança e freios ABS.

I-Shift de 7ª geração

A linha Euro 6 do FH 540cv está equipada com a nova I-Shift de 7ª geração, a consagrada caixa de câmbio da Volvo. Ela recebeu aprimoramentos que resultaram em trocas de marcha até 30% mais rápidas. A engenharia desenvolveu uma transmissão ainda melhor, mais robusta, muito mais eficiente, garantindo mais benefícios na operação de transporte, com melhor desempenho do veículo e redução do consumo de combustível.

* Press Release/Grupo Volvo América Latina.

quinta-feira, 24 de novembro de 2022

>>> PROPAGANDA

 

1983 Buick Skyhawk Limited Station Wagon

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>>> ÔNIBUS DA COPA


Modelo desenvolvido pela Mercedes-Benz para o Mundial da Alemanha de 1974 contava com itens impensáveis nos dias de hoje

Em época de Copa do Mundo, é normal a gente ver gols, torcedores animados, jogos emocionantes. De algum tempo para cá, chamam atenção também os ônibus que levam as delegações para os jogos e centros de treinamento, sempre com tudo o que há de mais moderno e decorados com frases motivacionais e cores daquela equipe. Mas em 1974, estes ônibus eram bem diferentes, com itens como cinzeiros e torneira para cerveja.


Estes veículos foram produzidos pela Mercedes-Benz para o Mundial que ocorreu na Alemanha em 1974. O modelo era o 0 302, que tem uma réplica exibida no museu da montadora, em Stuttgart.


Cada uma das 16 seleções tinha um destes ônibus à disposição, todos com a inscrição “WM 74”, relativa ao Mundial, e tinham a bandeira da seleção colocada no teto. O veículo exposto é o da Alemanha Ocidental, já que naquela Copa a Alemanha Oriental também esteve na disputa.


O Mercedes-Benz O 302 passou a ser produzido muito antes de 1974. As primeiras versões chegaram às ruas alemãs em 1965, e em 1971 o modelo já contava com suspensão pneumática de série, o que seguiu até o final de sua fabricação, em 1976. Não há muitos detalhes técnicos do veículo, mas eram quatro opções de motorização, que variavam entre 125 cv e 236 cv.


No interior, chamavam atenção itens impensáveis hoje em dia em veículos que são usados para levar atletas para competições. Na parte traseira havia uma torneira de cerveja, e cada jogador tinha um cinzeiro para chamar de seu. Além disso, havia aparelho de som com toca-fitas, poltronas de couro, cabine de banheiro e ar-condicionado.


Após a Copa do Mundo, os ônibus passaram a operar em linhas comerciais, ainda com os esquemas de pintura. Com o tempo, eles deixaram de existir.

* Redação/iCarros.

quarta-feira, 23 de novembro de 2022

>>> IMAGEM DA SEMANA

 

2023 Ford Ranger Raptor

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>>> MOVIDAS A HIDROGÊNIO


First Hydrogen realiza testes finais com vans movidas a hidrogênio

A empresa britânica First Hydrogen tem o prazer de anunciar que sua primeira van movida a célula de combustível de hidrogênio (FCEV) iniciou testes de desempenho nos arredores de Birmingham, Reino Unido. Esses testes de pista confirmarão a segurança e o desempenho dos veículos comerciais leves (LCV ) antes da transferência dos especialistas em powertrain AVL para First Hydrogen. No mês passado, os veículos foram certificados para uso nas estradas do Reino Unido antes de uma série de testes nas estradas com as principais operadoras do Reino Unido, que começam em janeiro de 2023. Os veículos passarão por testes finais projetados para ajustar o desempenho operacional antes que eles estejam disponíveis para testes de operadores de frota para começar no Ano Novo.


Os veículos em teste têm cinco vezes mais capacidade de alcance do que seu equivalente elétrico a bateria - alcançando de 400 a 600 km com um único abastecimento em comparação com o alcance de 115 km da van elétrica a bateria operando na mesma velocidade máxima. Com um tempo de reabastecimento de aproximadamente cinco minutos, o tempo necessário para alimentar os FCEVs da First Hydrogen, reduz drasticamente as 5 horas e 20 minutos que leva para recarregar uma van elétrica com bateria .


Criado para incentivar a adoção e estimular o apetite do mercado, o programa de demonstração de veículos da empresa informará o desenvolvimento de futuros testes de veículos na União Europeia, Estados Unidos e Canadá. O feedback e os compromissos de compra de alto nível também apoiarão o design e o desenvolvimento da próxima geração de veículos da First Hydrogen, que planeja lançar no mercado nos próximos anos. O mercado global de veículos comerciais leves está projetado para atingir US$ 786,5 bilhões até 2030. Esses veículos, juntamente com a solução completa de hidrogênio como serviço (HaaS) da First Hydrogen, que fornece combustível de hidrogênio verde, distribuição e serviços complementares de gerenciamento de veículos, ajudarão o setor a atingir as metas de emissão zero.


A First Hydrogen instalou sistemas de combustível de hidrogênio nas vans First Hydrogen LCV. A pilha de combustível foi fornecida pela Ballard Power Systems, fornecedora líder global de soluções de células de combustível de energia, e os veículos foram montados nas instalações da AVL em Basildon. A van também foi revestida com a pintura azul e branca da marca First Hydrogen, projetada com um aceno para o sistema de propulsão a hidrogênio do veículo.


Steve Gill, CEO da Automotive for First Hydrogen Limited, diz: "A equipe tem trabalhado incansavelmente para alcançar essa conquista monumental. Foi fenomenal observar o desempenho na pista de testes e realmente transformar nossa visão em realidade. Esses veículos nos permitem demonstrar como os sistemas de célula de combustível de hidrogênio podem atender o mercado de comerciais leves, fornecendo o alcance e a flexibilidade operacional exigida pelas frotas."


Nicholas Wrigley, presidente da First Hydrogen Limited, comenta: "Estamos muito satisfeitos com o desempenho inicial da van com célula de combustível First Hydrogen. Há uma pressão crescente no setor de transporte para atingir metas de emissão zero, o que significa que operadores, governos e investidores estão ansiosos para ver o poder da mobilidade do hidrogênio em ação. O uso de veículos de doadores nos permitiu trazer nossas primeiras vans de demonstração ao mercado rapidamente. Essa abordagem também permite que os clientes vejam, sintam e experimentem os benefícios operacionais da propulsão a hidrogênio em uma configuração familiar."

* Press Release/First Hydrogen Corporation.

terça-feira, 22 de novembro de 2022

>>> 29º ENCONTRO SUL-BRASILEIRO


29º Encontro Sul-Brasileiro de Veículos Antigos

Local: Park Shopping Barigui
Data: 12, 13, 14 e 15 de Novembro
Cidade: Curitiba
País: Brasil
Fotos: Kombi & Cia.







































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