quinta-feira, 31 de março de 2016
>>> 3 MILHÕES
Mercedes-Benz Sprinter alcança 3 milhões de unidades vendidas
Desde o lançamento na Europa em 1995, a van Mercedes-Benz Sprinter já vendeu 3 milhões de unidades em 130 países. O ano de 2015 foi o de maior sucesso do veículo comercial, com 194.200 unidades – crescimento de 4% nas vendas. O modelo é líder de segmento em países como Alemanha, Argentina, China e África do Sul. No Brasil desde 1997, quando sucedeu a também argentina Mercedes-Benz 180D, são 120 mil unidades comercializadas.
Os mercados mais importantes para a Sprinter concentram-se na Europa Ocidental, com 55% das vendas. Os Estados Unidos (onde também recebe a marca Dodge) vêm na sequência, seguido pela Alemanha. No ano passado, a Mercedes-Benz entregou cerca de 28.600 unidades aos clientes desse mercado – 11% a mais do que em 2014, com 25.800 unidades. A participação no mercado de vans do Brasil é de 24,5%.
A Sprinter é produzida em seis plantas do Grupo Daimler: Düsseldorf e Ludwigsfelde, na Alemanha; Charleston, no estado da Carolina do Sul, nos EUA; Buenos Aires, Argentina, de onde vem as unidades que atendem o mercado brasileiro; a joint-venture Fujian Benz Automotive Co., Ltd., em Fuzhou, China; e GAZ em Nizhny Nowgorod, a 100 km de Moscou, Rússia, onde é produzida a Sprinter Classic.
PRÓXIMA GERAÇÃO
Para expandir a participação da Sprinter na América do Norte, a Daimler deverá construir uma nova fábrica em Charleston para produzir a nova geração do utilitário. Serão investidos cerca de US$ 500 milhões no desenvolvimento da planta dos próximos anos.
Na Europa, a próxima Sprinter continuará produzida na Alemanha, onde serão aplicados 450 milhões de Euros na modernização das fábricas de Düsseldorf e Ludwigsfelde. Nesse cenário a unidade de Düsseldorf terá papel central na rede de produção global, como centro de competência mundial para a produção da Sprinter. A Sprinter chassis (para carroçarias do tipo baú, por exemplo) e Sprinter plataforma (para implementação de motorhomes, micro-ônibus e outros) continuarão a ser produzidas em Ludwigsfelde, que celebrou o 25º aniversário no início de fevereiro de 2016.
Sprinter Furgão 1995 |
“A Sprinter foi a fundadora do segmento de large vans e continua com muito êxito até hoje no mundo todo. Com seis fábricas no mundo, é um exemplo de nossa estratégia de crescimento Mercedes-Benz Vans Globalizada. Ainda temos muitos planos para nosso carro-chefe no futuro”, sinaliza o executivo da marca, Volker Mornhinweg.
* Redação/Portal Vrum.
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>>> NOVA SAVEIRO
Nova Volkswagen Saveiro está mais robusta, segura e eficiente para a categoria de picapes no mercado brasileiro
A picape compacta da Volkswagen ganha design completamente novo e itens que a tornam mais versátil e eficiente. A Nova Saveiro chega em abril às concessionárias da marca no Brasil como o veículo com mais tecnologia em seu segmento. A Nova Saveiro oferece agora suspensão elevada, para proporcionar maior aptidão para o uso off-road e transporte de carga em todas as condições de uso. Além disso, a picape garante excelente espaço na cabine com capacidade para acomodar cinco adultos confortavelmente, e ampla área útil da caçamba.
Disponível em três carrocerias, quatro versões de acabamento e duas opções de motores, o modelo amplia a sua área de atuação da Volkswagen no mercado de picapes compactas. Fabricada em São Bernardo do Campo (SP), a linha conta com sete configurações, entre cabine simples, cabine estendida e cabine dupla, com motorização 1.6l MSI com potências de 104 cv e 120 cv (etanol).
Dessa forma, seguindo a nomenclatura global da Volkswagen, a linha 2017 do utilitário será oferecida nas versões Robust (cabine simples), Trendline (cabines simples, estendida ou dupla), Highline (cabine dupla) e Cross (cabines estendida ou dupla). A versão aventureira está equipada com o novo motor 1.6l MSI, da família EA211, de até 120 cv. O restante da linha traz o consagrado motor 1.6 MSI, de até 104 cv. Combinado a ambos os motores está o câmbio manual de cinco marchas MQ200-5F, reconhecido por sua precisão de funcionamento.
Espaço e Capacidade de Carga
Além de espaço para cinco ocupantes, a Saveiro Cabine Dupla tem a proposta de ser um veículo para o trabalho. Importante ressaltar que a linha Saveiro traz uma lateral exclusiva para cada configuração e todas seguem os mais altos índices de rigidez e frequência torcional, garantindo excelente dirigibilidade à picape Volkswagen.
A Saveiro Cabine Dupla tem o teto elevado em relação às demais configurações da linha Saveiro. Por exemplo, a versão Trendline Cabine Dupla tem 1,56 metro de altura (4 cm a mais do que a Saveiro Trendline Cabine Estendida). São 4,47 metros de comprimento e 1,71 metro de largura (sem espelhos retrovisores). Já a Saveiro Cross Cabine Dupla é ainda maior: são 1,73 m de largura e 4,50 metros de comprimento.
O habitáculo da Saveiro Cabine Dupla conta com 1.339 mm de espaço para os ombros – 79 mm a mais do que o principal concorrente. O espaço interno para a cabeça também é um diferencial no segmento: a Saveiro Cabine Dupla tem 1.009 mm no banco dianteiro (23 mm a mais do que a Saveiro Cabine Estendida) e 945 mm de espaço para a cabeça no banco traseiro. O modelo Volkswagen oferece também mais espaço para as pernas entre o banco traseiro e dianteiro, superando o modelo concorrente.
Todas as versões da configuração Cabine Dupla têm distância entre-eixos de 2,75 metros e a caçamba capaz de acomodar 580 litros. Por falar em capacidades, a Saveiro Cabine Dupla tem o maior comprimento livre da categoria, oferecendo uma caçamba com comprimento de 1.106 mm no assoalho – medida 17% maior do que o principal concorrente.
Outro diferencial no segmento é o local de instalação do pneu sobressalente (estepe), que fica embaixo da parte traseira do veículo, deixando a caçamba livre para o transporte de carga.
Suspensão Elevada
Alterações no conjunto de suspensões e a adoção de novos pneus deixaram a Nova Saveiro mais alta em relação ao solo, fazendo com que a picape ofereça a robustez de um veículo de carga com a dirigibilidade de um automóvel de passageiro. A suspensão dianteira independente, tipo McPherson, é formada por molas helicoidais com barra estabilizadora, desenhada para um carro de passeio. Já o sistema traseiro é formado por um eixo interdependente com braços longitudinais e molas “super progressivas”, que conferem excelente estabilidade e conforto em qualquer condição de uso. Na versão Cross, a suspensão traseira ainda conta com barra estabilizadora.
Na Saveiro Cabine Dupla foi desenvolvido um rack no teto para servir de apoio para cargas adicionais à caçamba, além de ser um elemento de estilo, com formas mais modernas.
Internamente, destaque para a posição mais elevada do assento traseiro (ponto “H”). Essa altura adicional (95 mm) em relação aos bancos da frente favorece a ergonomia dos passageiros traseiros e melhora a visibilidade de quem está sentado no banco de trás, que conta com um apoia-braço de cada lado.
Falando de vida a bordo, na base do banco traseiro há dois porta-garrafas de até 500 ml, um de cada lado (comodidade que só a picape Volkswagen oferece na categoria), uma saída de 12V adicional e, entre os bancos dianteiros, um porta-lata.
Assim como a ampla área envidraçada, outro destaque da Saveiro Cabine Dupla é a circulação de ar dentro da cabine. Os vidros laterais traseiros são basculantes, uma exclusividade da picape Volkswagen na categoria. Outro recurso que contribui para segurança é o desembaçador do vidro traseiro (item de série para todas as versões Cabine Dupla), também inédito no segmento.
A Nova Saveiro consegue aliar leveza com alta resistência. A Saveiro Cabine Simples pesa apenas 1.025 kg, subindo para 1.072 kg na versão com Cabine Dupla (Trendline) –o que garante excelente relação peso/potência e peso/torque para a picape. A versão Cross Cabine Dupla também apresenta baixo peso para o seu segmento, com apenas 1.124 kg.
Motor 1.6 MSI de 120 cv
A Saveiro Cross Cabine Dupla é equipada com o motor 1.6 MSI. Produzido em São Carlos, no interior de São Paulo, o novo propulsor conta com quatro cilindros e 16 válvulas (4 válvulas por cilindro) e utiliza o sistema de partida a frio que dispensa o tanque auxiliar para gasolina.
Com a tecnologia Total Flex, o novo motor é capaz de rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. Sua potência máxima é de 120 cv (88 kW) a 5.750 rpm, quando abastecido com etanol (E100), e de 110 cv (81 kW) à mesma rotação, com gasolina (E22). O torque máximo é de 16,8 kgfm com etanol e 15,8 kgfm com gasolina, ambos a 4.000 rpm.
O novo motor 1.6l MSI possui bloco e cabeçote feitos de alumínio, o que colabora para reduzir o peso do conjunto. O cabeçote do novo motor 1.6l MSI possui comando de admissão variável e coletor de escape integrado, formando uma peça única, com refrigeração líquida.
Outra solução inovadora adotada no novo motor 1.6l MSI é o duplo circuito de arrefecimento, que permite temperaturas diferentes para o bloco e para o cabeçote – o sistema utiliza duas válvulas termostáticas.
Desempenho
Todas essas inovações dão desempenho superior à Saveiro Cross Cabine Dupla, tornando a picape Volkswagen a melhor desempenho de seu segmento. Com o novo motor 1.6l MSI a Saveiro Cabine Dupla Cross tem velocidade máxima de 173 km/h (gasolina) e de 176 km/h (etanol). Já a aceleração de 0 a 100 km/h é feita 10,6 segundos e 10,1 segundos, respectivamente. A carga útil com essa motorização é de até 616 kg.
Conforto Acústico
O motor 1.6l MSI de 120 cv, da família EA211, é ancorado por um sistema de coxinização pendular – o peso do conjunto propulsor é suportado pelo coxim hidráulico do motor e pelo coxim da transmissão (seco). O sistema também conta com um restritor de torque, que controla a movimentação longitudinal (em relação ao veículo) do motor. A vantagem desse sistema pendular de coxinização é oferecer alto desempenho acústico, proporcionado mais conforto ao dirigir em todas as condições de uso.
Motor 1.6l Total Flex de 104 cv
O motor 1.6l Total Flex, da família EA111, está disponível para as versões Robust (entrada), Trendline (intermediária) e Highline (topo de linha) da Nova Saveiro. Com 1.598 cm³ de cilindrada, quatro cilindros em linha e duas válvulas por cilindros, o consagrado motor proporciona excelentes números de desempenho. O câmbio manual de cinco marchas (MQ200) é referência da categoria, com engates precisos e eficientes.
Com motor 1.6 de 104 cv e cabine simples, a Nova Saveiro é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h 10,7 segundos (etanol) e 11 segundos, com gasolina no tanque. A velocidade máxima é de 174 km/h (etanol) e 172 km/h (gasolina). Já com cabine dupla, a Nova Saveiro apresenta praticamente o mesmo vigor nas acelerações, com números praticamente iguais: 10,9 segundos (etanol) e 11,2 segundos (gasolina). A velocidade máxima é de 172 km/h (etanol) e 170 km/h (gasolina).
Cross – Estilo Aventureiro
A Saveiro Cross, oferecida com carrocerias estendida e dupla, oferece a maior relação de itens tecnológicos da categoria, tanto voltados à segurança como ao desempenho e facilidade de operação.
Completa de série, a Saveiro Cross Cabine Dupla é equipada, além de todos os itens da configuração Highline, com volante multifuncional revestido de couro, coluna de direção ajustável em altura (30º) e distância (50 mm), exclusiva rodas de liga leve de 15 polegadas (com pneus 205/60 R15 de uso misto) e faróis com a função Coming & Leaving Home. A lista conta, ainda, com visual exclusivo, capota marítima, santantônio com estilo diferenciado e ganchos deslizantes para fixação de carga na caçamba.
O melhor sistema de freios entre as picapes – A Saveiro Cross conta com freios a disco nas quatro rodas com 280 mm de diâmetro na dianteira e 232 mm de diâmetro na traseira. Além de ser eficiente, esse sistema confere mais conforto ao motorista, uma vez que os freios demandam menos força para realizar a mesma desaceleração. Isso sem falar que os freios da Saveiro Cabine Dupla têm melhor comportamento térmico (maior resistência ao fading, ou seja, perda de eficiência causada por aquecimento) do que os demais sistemas utilizados no mercado.
Controle de estabilidade (ESC) – A Saveiro Cross Cabine Dupla incorpora de série o sistema de controle eletrônico de estabilidade (ESC). O sistema reconhece um estágio inicial de que uma situação de rodagem crítica está para acontecer. Compara os comandos do motorista com as reações do veículo a esse comando. Se necessário, o sistema reduz o torque do motor e freia uma ou várias rodas até atingir a condição de estabilidade.
ABS off-road – Outra inovação do utilitário são os freios ABS com função off-road. Esse recurso reforça os freios em estradas não pavimentadas, uma exclusividade que estreia no segmento das picapes compactas de cabine dupla. Ativado pelo botão off-road no painel, o software de controle do ABS e do ESC provoca um curto travamento da roda, criando uma “pequena cunha”, com o material do piso, à frente do pneu, o que ajuda a reduzir o espaço de frenagem nessas condições de piso “solto”.
BAS – Função adicional do sistema ESC, o BAS (Brake Assist System ou Sistema de assistência à frenagem) é outro recurso inédito entre as picapes compactas cabine dupla. O módulo do ABS e do ESC reconhece, por meio da velocidade e força de acionamento do pedal de freio, que se trata de uma condição de frenagem de emergência. Nesse momento, o sistema aumenta a pressão no circuito hidráulico e a força de atuação das pinças de freio, buscando a condição ideal de funcionamento do ABS para reduzir o espaço de frenagem.
ASR (Antriebsschlupfregelung) – Controle de tração - O sistema auxilia o motorista a arrancar ou acelerar o veículo sobre um piso de baixa aderência, graças a uma série de sensores e uma central eletrônica. O sistema atua gerenciando o torque motriz e a frenagem individual da roda que destraciona, auxiliando na aderência dos pneus em qualquer condição de utilização.
EDS (Elektronische Differenzialsperre) – Bloqueio eletrônico do diferencial – Em trilhas ou em situação de baixa tração em uma das rodas motrizes, o bloqueio eletrônico do diferencial aciona o freio da roda com menor tração, transferindo o torque para a roda com maior tração, proporcionando assim melhor eficiência à saída do veículo. Esse sistema de “tração inteligente” funciona de forma automática, sem necessidade de o motorista acionar um botão no painel. Além disso, o sistema atua em curvas e em velocidade de até 80 km/h.
HHC (Hill Hold Control) ou controle de assistência de partida em rampa – Em aclives acima de 5%, o sistema mantém o veículo freado por até 2 segundos, após o motorista aliviar o pedal do freio. Os freios são liberados progressivamente durante a aceleração, permitindo a partida do veículo com mais conforto e tranquilidade em rampas.
HDC (Hill Descent Control) ou controle de descida – Esse recurso é uma exclusividade que estreia no segmento de picapes compactas no mercado brasileiro. Ativado pelo botão off-road no painel, permite que, em situações de descida e baixa velocidade, os freios sejam acionados automaticamente, proporcionando uma descida muito mais segura e controlada, em todas as condições de piso.
A Nova Saveiro está chegando ao mercado brasileiro com uma identidade visual própria e muito mais inovação tecnológica. A nova picape da Volkswagen está trazendo mais robustez, versatilidade e passa a incorporar os novos sistemas de infotainment Volkswagen App-Connect, os mais modernos e interativos do mercado. O modelo conta ainda com três opções de carroceria (simples, estendida e dupla) e recursos de segurança inéditos na categoria, como ESC (controle eletrônico de estabilidade) e freios ABS off-road. A Nova Saveiro será comercializada a partir de abril nas mais de 600 concessionárias da marca em todo o Brasil.
quarta-feira, 23 de março de 2016
terça-feira, 22 de março de 2016
>>> LINHA EXTREMA
A série especial Adventure Extreme chega agora em toda gama Adventure da Fiat
Para destacar ainda mais as características da linha Adventure, a Fiat lançou a Série Especial Adventure Extreme, que traz muita tecnologia a bordo e detalhes que ressaltam uma personalização ainda mais marcante para a linha Adventure. Ela foi lançada primeiro na picape Strada, e a partir de agora chega para atender os vários tipos de consumidores deste segmento, completando assim toda gama Adventure da Fiat: Weekend Adventure Extreme, Idea Adventure Extreme e Doblò Adventure Extreme.
O principal destaque da Série Especial Extreme é a nova Central Multimídia com câmera de ré, que agrega bastante tecnologia e várias funcionalidades, oferecendo muita comodidade para o motorista e também para os passageiros.
A nova Central Multimidia, presente em todos os modelos desta nova série especial, traz tela de 6,2” Touch Screen, com as seguintes funções: TV digital, Navegador, Bluetooth, Câmera de ré, rádio AM/FM, DVD, CD Player, USB, entrada auxiliar, chamadas telefônicas e controle dos comandos no volante. Isso se traduz em muita sofisticação, segurança e praticidade a bordo da nova Série Especial.
Externamente, a Adventure Extreme traz vários diferenciais, como novas rodas de liga leve, grade dianteira e moldura dos para-choques com pintura exclusiva, uma cor inédita nos modelos Adventure – Branco Kalahari - e badge Extreme. Mas cada modelo recebeu uma caracterização e equipamentos específicos. Veja abaixo:
Weekend Adventure Extreme:
Moldura dos para-choques dianteiro e traseiro escurecida;
Grade frontal escurecida;
Faróis de máscara negra;
Rodas de liga leve 16” com pintura exclusiva;
Protetor de soleira escurecido;
Friso da tampa traseira escurecido;
Rede porta-objetos no porta malas;
Bolsa porta-objetos no encosto dos bancos dianteiros,
Sobre tapetes exclusivos Extreme;
Badge Extreme;
Volante em Couro com Comandos da Central Multimídia.
Moldura dos para-choques dianteiro e traseiro escurecida;
Grade frontal escurecida;
Faróis de máscara negra;
Rodas de liga leve 16” com pintura exclusiva;
Protetor de soleira escurecido;
Friso da tampa traseira escurecido;
Rede porta-objetos no porta malas;
Bolsa porta-objetos no encosto dos bancos dianteiros,
Sobre tapetes exclusivos Extreme;
Badge Extreme;
Volante em Couro com Comandos da Central Multimídia.
Idea Adventure Extreme:
Moldura dos para-choques dianteiro e traseiro escurecida;
Grade frontal escurecida;
Faróis de máscara negra;
Moldura dos faróis de neblina escurecida;
Rodas de liga leve 16” com pintura exclusiva;
Rede porta-objetos no porta malas;
Vidros elétricos traseiro com one touch e antiesmagamento;
Sensor de estacionamento;
Sobre tapetes exclusivos Extreme;
Badge Extreme.
Grade frontal escurecida;
Faróis de máscara negra;
Moldura dos faróis de neblina escurecida;
Rodas de liga leve 16” com pintura exclusiva;
Rede porta-objetos no porta malas;
Vidros elétricos traseiro com one touch e antiesmagamento;
Sensor de estacionamento;
Sobre tapetes exclusivos Extreme;
Badge Extreme.
Doblò Adventure Extreme:
Moldura dos para-choques dianteiro;
Grade frontal escurecida;
Rodas de liga leve 16” com pintura exclusiva;
Sobre tapetes exclusivos Extreme;
Badge Extreme;
Volante em Couro com Comandos da Central Multimídia.
Moldura dos para-choques dianteiro;
Grade frontal escurecida;
Rodas de liga leve 16” com pintura exclusiva;
Sobre tapetes exclusivos Extreme;
Badge Extreme;
Volante em Couro com Comandos da Central Multimídia.
A Série Especial Adventure Extreme chega ao mercado com muita vantagem para o bolso do cliente que busca o conceito aventureiro, tanto para o lazer quanto para o dia a dia. Com um excelente custo-benefício e contra-valor - por volta de 22% a menos do valor dos equipamentos -, traz preços muitos competitivos.
* Press Release/Fiat S.A.
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>>> CHINESES EM LONDRES
BYD fornece ônibus elétricos para Londres
Você certamente conhece os ônibus vermelhos urbanos de dois andares de Londres, na Inglaterra. O Transport for London (TfL) colocou em operação os primeiros veículos 100% elétricos deste tipo, da montadora chinesa BYD. Ao todo, cinco ônibus já circulam na Rota 98 – operada pela Metroline. Os circulares são equipados com ar condicionado e capacidade para transportar 81 passageiros, sendo 54 passageiros em pé e 27 sentados.
Os ônibus são equipados com baterias de fosfato de ferro, com 12 anos de garantia, autonomia de 300 km e tempo de recarga de quatro horas. A iniciativa tem como objetivo reduzir as emissões de poluentes, mas com uma tecnologia economicamente viável para os empresários que atuam no transporte público londrino.
* Redação/Transpoonline.
>>> 4 MODELOS
Mitsubishi L200 Triton estreia quatro novos modelos
A linha de picapes da Mitsubishi Motors fica ainda mais completa com a chegada de quatro novos modelos: L200 Triton Savana Automática, L200 Triton Outdoor Automática, L200 Triton Outdoor Manual e a L200 Triton Outdoor 2.4 Flex 4×2. Os veículos reúnem toda a personalidade, robustez e confiabilidade da linha L200 Triton, com a praticidade para o trabalho e sofisticação para as viagens com a família. São picapes desenvolvidas para refletir o estilo de vida, sem abrir mão da resistência, qualidade e conforto.
“Estamos sempre buscando aperfeiçoar nossos produtos e oferecer aos consumidores veículos robustos, confiáveis e com muita tecnologia. Com os novos modelos da linha L200 Triton, estamos ampliando o leque de opções com picapes modernas e que agradam a vários perfis, seja para aqueles que precisam do carro no dia a dia do trabalho, ou mesmo para aproveitar a diversão com a família nos fins de semana”, garante Reinaldo Muratori, diretor de engenharia e planejamento da Mitsubishi Motors.
As competições off-road são o grande laboratório da Mitsubishi Motors para o desenvolvimento dos veículos. Prova disso são os três títulos consecutivos conquistados pela L200 Triton no Rally dos Sertões, a mais importante prova off-road do B. Além disso, a L200 Triton brilha na Mitsubishi Cup, mais tradicional campeonato de rali do Brasil, que completa 17 anos. Este é um dos testes que exigem muito dos veículos e resultam em aprendizado e desenvolvimento, já que passam por situações extremas.
Nova L200 Triton Savana AT
Referência entre os aficionados por off-road, graças ao visual arrojado, inovador e componentes exclusivos, a L200 Triton Savana ganha a versão automática de 5 velocidades com Sports Mode. Além de toda a robustez e capacidade off-road, a picape chega à linha 2017 equipada com novas rodas de liga leve 16″. Em comemoração, serão produzidas 200 unidades com a exclusiva cor Azul Atlântico.
Em ambas as versões, automática ou manual, a carroceria é reforçada em seis pontos e garante ainda mais segurança e versatilidade. O veículo conta com snorkel, que permite atravessar trechos alagados com até 800mm de profundidade, rack de teto, ideal para o transporte de grandes objetos sobre a cabine, prancha, que auxilia em situações extremas de baixa aderência, e duas caixas para acessórios na caçamba.
Para enfrentar o barro e a lama, vem com pneus Scorpion MTR 255/70 R16, que reforçam o visual off-road dessa picape. Externamente, detalhes em duas cores conferem ao veículo uma aparência ainda mais moderna.
Agressivo por fora e confortável por dentro. A L200 Triton Savana transporta até cinco passageiros e vem equipada com sistema multimídia Power Touch, ar-condicionado automático, vidros, retrovisores e travas elétricas. Os bancos recebem uma capa em neoprene e o tapete de borracha deixa o interior ainda mais elaborado, versátil e funcional.
Novas L200 Triton Outdoor
São três novos modelos que recebem a assinatura “Outdoor”, cada uma com identidade visual própria e características externas de personalização, que transmitem espírito aventureiro e esportivo. O design com peças pintadas em cinza Stone Gray reforçam o estilo de vida 4×4.
“Durante anos, a assinatura “Outdoor” se tornou referência para as picapes Mitsubishi e sinônimo de força e resistência para encarar os mais variados terrenos. Na linha 2017, estamos lançando novos modelos e trazendo de volta o nome que se tornou símbolo de conquistas e robustez”, afirma Muratori.
A L200 Triton Outdoor AT é equipada com a grade em “Full Stone Gray” e faróis de dupla parábola com mascara negra. Para reforçar o aspecto robusto desta picape, vários elementos ganharam o acabamento Stone Gray, como a moldura do farol de neblina, wheel flare, para-choque traseiro e o de impulsão, que é novidade nesta versão. As novas rodas são de 16″ com pneus ATR 265/70 R16 – 50% on-road, 50% off-road. No interior, o veículo vem com comandos de áudio e piloto automático incorporados ao volante e ar-condicionado automático.
A L200 Triton Outdoor MT também está recheada de elementos em Stone Gray, como o whare flare, grade com frisos, para-choque traseiro e de impulsão, moldura do farol de neblina e as rodas 16″. O skid plate é feito em aço carbono e os retrovisores são em material black. Além disso, o veículo vem equipado com a caçamba mais longa, que facilita no trabalho, já que é possível levar objetos com dimensões maiores.
Os veículos são equipados com motor diesel 3.2L com 180 cv e 38 kgf.m, fazendo com que essa picape tenha uma ótima relação peso/potência, com apenas 10,8 kg/CV. Graças à tração 4×4 com reduzida, oferece 15 combinações de marcha.
Para quem quer um veículo robusto, mas não faz uso da tração 4×4, a L200 Triton Outdoor Flex chega como a solução ideal para o dia a dia. Com o mesmo DNA da linha L200 Triton, tem motor 2.4 Flex, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, SOHC, injeção eletrônica multiponto sequencial que desenvolve uma potência de 142cv a 5000 rpm e torque de 22 kgf.m a 4000 rpm (etanol). A moldura do farol de neblina, wheel flare, rodas de 16″ e frisos laterais são em Stone Gray. Já o skid plate é em aço carbono e os retrovisores e maçanetas em material black. Os pneus são ATR 265/70 R16.
A versão top de linha HPE também chega com novidades na versão 2017. O veículo vem com nova grade, luz DRL em Led ao lado do farol de neblina, skid plate na cor prata no para-choque dianteiro e conjunto ótico com máscara cromada.
A picape tem um design sofisticado. As com rodas de liga leve 16″ possuem desenho Open Line, os retrovisores têm rebatimento elétrico e sinalizadores em Led que aumentam a segurança.
Os bancos com couro são confortáveis e privilegiam a ergonomia, garantindo conforto para o motorista e passageiros, principalmente em longas viagens e trechos fora de estrada. Com maior retenção, são envolventes e revestidos em material Premium Leather com dupla costura e espuma de alta densidade.
O interior traz elementos e equipamentos indispensáveis para quem não abre mão da praticidade e sofisticação. A L200 Triton HPE está equipada com kit multimídia Power Touch com GPS, rádio, CD, DVD, Bluetooth, além de ar-condicionado automático, direção hidráulica, piloto automático e comandos de áudio integrado ao volante. Ao todo, 16 porta-objetos e 11 luzes de cortesia completam o conjunto.
A L200 Triton tem keyless para abertura e fechamento das portas, botão one touch para acionamento do vidro do motorista, travamento central das portas, temporizador para luzes de cortesia e travamento automático das portas por velocidade.
A tampa traseira tem brake light integrado, as maçanetas são cromadas e o engate traseiro é removível com tomada elétrica.
A L200 Triton HPE está disponível com duas opções de motores: flex e diesel. O motor diesel tem 3.2 L DID-H, 16 válvulas, DOHC com injeção eletrônica direta Common-Rail, corrente de comando, turbo intercooler frontal, resultando em eficiência, baixos índices de vibração e ruído, além de menor emissão de poluentes. A potência é de 180 cv a 3.500 rpm e torque de 38 kgf.m a 2.000 rpm. A versão a diesel conta com dois tipos de transmissão: automática ou manual.
A versão flex é equipada com motor 3.5L V6 MPI, 24 válvulas, SOHC, desenvolvendo potência de 205 cv a 5.000 rpm e torque de 33,5 kgf.m a 3.500 rpm com etanol e 200 cv a 5.000 rpm e torque de 31,5 kgf.m a 3.500 rpm com gasolina. Graças a tecnologia brasileira, o motor flex foi projetado para funcionar com ambos os combustíveis em qualquer proporção.
A linha L200 Triton 2017 está disponível nas concessionárias de todo o País em oito opções de cores: Branco Alpino, Prata Cool, Prata Rhodium, Preto Ônix, Cinza Londrino, Marrom Barroco, Vermelho Mônaco e Verde Pantanal. A L200 Triton Savana AT tem a exclusiva cor Azul Atlântico, disponível apenas para as 200 primeiras unidades. Os veículos têm três anos de garantia e a Mit Revisão com preço fixo.
* Press Release/Mitsubishi Motors do Brasil.
segunda-feira, 14 de março de 2016
>>> VÍDEO DA SEMANA
Aconselhável não repetir a façanha em casa...
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>>> 60 ANOS DE PRODUÇÃO
Volkswagen comemora 60 anos de produção da Kombi na fábrica de Hanover
A Volkswagen está celebrando o 60º aniversário de produção da Kombi em sua planta de Hanover. De 9 de março a 26 de junho, o público pode visitar uma exposição no museu da fábrica, com dezenas de curiosidades sobre a van mais famosa do mundo.
A produção da Kombi começou no dia 08 de março de 1956 e tem sido assim nas últimas seis décadas. Estima-se que cerca de 9,5 milhões de exemplares passaram pelos portões da fábrica, incluindo todos os modelos (Clipper em 1967, Vanagon em 1979, T4 em 1990 e o T5 em 2003).
A produção da Kombi começou no dia 08 de março de 1956 e tem sido assim nas últimas seis décadas. Estima-se que cerca de 9,5 milhões de exemplares passaram pelos portões da fábrica, incluindo todos os modelos (Clipper em 1967, Vanagon em 1979, T4 em 1990 e o T5 em 2003).
Embora a produção da Kombi tenha começado seis anos antes na fábrica principal, em Wolfsburg, a Volkswagen decidiu homenagear a planta de Hanover pelos números expressivos de produção na época, chegando a 100.000 veículos fabricados em apenas 4 anos. Atualmente a fábrica conta com 14.500 funcionários.
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>>> JAC T5
Novo SUV da JAC tem motor de até 127 cv e preços de R$ 59.990 a R$ 68.990
A chinesa JAC lança no Brasil o utilitário esportivo T5, que chega com motor 1.5 16V VVT Jet Flex de 125 cv com gasolina e 127 cv com etanol e preços entre R$ 59.990 e R$ 68.990. Design e custo-benefício muito atraentes, o modelo exibido pela primeira vez no Salão de São Paulo de 2014 traz câmbio manual de seis velocidades e kit multimídia com Mirror Link e tela de 8 polegadas, que incorpora câmera de ré. Uma versão com transmissão automática CVT está prometida para agosto.
“O kit multimídia é o grande destaque do T5. Trata-se do item que mais irá se destacar aos olhos do consumidor”, afirma Sergio Habib, presidente da JAC Motors. “Mas isso não é tudo. Itens como ESP [controle eletrônico de estabilidade], assistente de partida em rampas, luzes diurnas de LED e uma extensa lista de equipamentos fazem do nosso SUV um opção extremamente atraente ao cliente dessa faixa de preços.” Segundo a JAC, os principais concorrentes são o Ford EcoSport e o Renault Duster na faixa até R$ 70 mil. Com 4,33 metros de comprimento, 1,77 m de largura, 1,63 m de altura e 2,56 m de entre-eixos, o T5 prima pelo espaço interno – inclusive os 600 litros de porta-malas.
Medições realizadas pela fábrica indicam que o T5 acelera de 0 a 100 km/h em 10,8 segundos (até rápido para o segmento) e chega a 194 km/h. A direção progressiva é muito leve, ampliando o conforto até em velocidades próximas a 120 km/h. Em terceira marcha, o nível de ruído incomoda, mas sua suspensão absorve muito bem as irregularidades do solo. O modelo é considerado A em eficiência energética pelo Inmetro. De acordo com os testes do órgão, o T5 faz 6,80 km/l na cidade e 9,63 km/l na estrada com etanol e 8,18 km/l e 12,2 km/l com gasolina.
Futuro Nacional
Após desistir de fabricar compactos em Camaçari (BA), a JAC bateu o martelo: é o T5 que será feito na nova planta, totalmente na configuração com câmbio automático (os manuais seguiriam sendo importados). Segundo Habib, as primeiras unidades devem sair da fábrica no final do ano, com lançamento previsto para junho de 2017.
Voltando a falar do modelo, vale ressaltar que o a beleza interior repete a exterior. O quadro de instrumentos vem com dois grandes mostradores hexagonais, que abrigam velocímetro e conta-giros. Neles, a parte central de cada instrumento revela o nível do tanque e o termômetro de água do motor.
No meio dos mostradores, o motorista encontra as luzes-espia e o computador de bordo. Molduras acetinadas envolvem o quadro de instrumentos e as aletas de ventilação. À esquerda do volante, está o botão de acionamento elétrico de altura do facho dos faróis, o controle dos retrovisores e a tecla de desligamento do ESP (controle eletrônico de estabilidade).
Esse volante é multifuncional, permitindo que se comandem funções do rádio e se atenda o celular por intermédio de simples toques, sem soltar as mãos do volante. O ar-condicionado, posicionado no console central, logo abaixo do kit multimídia, é digital e automático. Logo abaixo, o motorista encontra as tomadas USB e HDMI que permitem o espelhamento do telefone celular do kit multimídia.
O T5 vem bem equipado desde a versão de entrada (Pack 1), de R$ 59.990. Inclui ar-condicionado digital e automático, vidros elétricos nas quatro portas, trava central e retrovisores com acionamento elétrico, alarme, monitoramento de pressão dos pneus, sistema Isofix de fixação de cadeirinhas, sensor de estacionamento, ABS com BOS (pedal “inteligente” de freio, que anula a aceleração quando os dois pedais são pressionados simultaneamente) e BAS (assistente nas frenagens de pânico), computador de bordo, cintos de segurança de três pontos e encostos de cabeça para os cinco ocupantes.
Ao preço de R$ 64.990, o Pack 2 acresce rodas de liga leve aro 16, faróis de neblina dianteiros e traseiro, rack de teto, assistente de partida em rampas e ESP (programa eletrônico de estabilidade). A versão top é o Pack 3, de R$ 68.990, que inclui bancos de couro e kit multimídia.
“Estamos muito bem posicionados nesse segmento de entrada dos SUVs. Essa faixa de preços que ocupamos é preenchida por hatches compactos em suas versões aventureiras, que são modelos bem menores do que o T5”, diz Sergio Habib. A JAC pretende vender entre 250 e 300 unidades por mês do SUV.
* Wandick Donett/Carpress.
sexta-feira, 11 de março de 2016
>>> SCANIA PRA CASAR
Um noivo que as amasse, vestido branco, buquê, marcha nupcial. Mas para Ariadne e Aline havia mais um item essencial na lista de desejos para o grande dia: um caminhão Scania para conduzi-las ao altar
Ariadne Larissa da Silva, 28 anos, não conheceu o pai. Luiz Antonio Masseli era motorista e faleceu em um acidente na estrada apenas um dia antes da filha nascer. Embora o convívio não tenha sido possível, ela afirma que carrega em seu DNA a mesma paixão que ele conservava por caminhões e pela direção.
E foi por esse sentimento que, quando ela, que atua na área administrativa, e o noivo Odair, técnico de manutenção, marcaram a data do casamento, não teve dúvidas: só iria para a igreja a bordo de um caminhão. “E tinha que ser um Scania porque é o caminhão mais “top”, a altura de uma noiva como eu”, faz questão de enfatizar.
O veículo, um modelo R 440, foi cedido por José Sales Dias, proprietário do Grupo Transmarreco, empresa de transportes na qual o pai de Ariadne havia trabalhado. Ela revela: “como o caminhão era azul, me inspirei na cor para fazer toda a decoração do casamento e outros detalhes como o meu sapato, tudo para combinar com ele”.
No grande dia, 21 de novembro de 2015, ela disse que conseguiu conter as lágrimas até o momento em que ouviu o som da buzina do caminhão que chegava para buscá-la. “Pensei no meu no meu sonho que estava prestes a se realizar, no meu pai, cuja foto eu havia colocado em meu buquê para entrar na igreja comigo, e deixei a emoção tomar conta”, relembra.
O ronco do motor do caminhão estacionando na porta da Igreja Matriz de Santa Isabel e o feito de Ariadne se tornou um dos principais assuntos na cidade de Piranguinhos (MG) nos dias seguintes ao casamento, o que a deixou Ariadne ainda mais orgulhosa da sua realização.
Valeu Esperar
Aline Albino e o marido Alex estão casados no civil há 11 anos e são pais da pequena Ana Carolina. Mesmo assim, a esposa continuou alimentando o sonho de um dia entrar na igreja de véu e grinalda, também chegando a bordo de um Scania.
“Meu pai era motorista, mas na infância e juventude não me interessava por caminhões. Foi só depois de conhecer o Alex, que é louco caminhão desde quando nasceu e também seguiu na profissão, que aos poucos fui me apaixonando”, conta ela.
O desejo virou realidade no último dia 30 de janeiro, na Igreja Matriz de São José, em Osvaldo Cruz (SP). O caminhão que levou Aline para o altar foi concedido por Roberto Octaviani, o Minhoca, que também é conhecido por ter conquistado o título de Melhor Motorista de Caminhão do Brasil na competição promovida pela Scania em 2008. “O meu marido também já participou do MMCB, o Minhoca é um grande amigo e aceitou o meu pedido na hora. No dia, ele foi o meu motorista e realmente foi um momento muito especial, inesquecível”.
* Press Release/Scania do Brasil.
>>> RENEGADE COMANCHE
Jeep Renegade vira picape em versão conceitual
A Jeep preparou um conceito bem diferente do Renegade para o Easter Jeep Safari, ou Safári de Páscoa da marca, que acontece anualmente em Moab, nos Estados Unidos. O SUV ganhou uma versão picape, chamada de Renegade Comanche.
Segundo a marca, o modelo foi criado para aliar a capacidade off-road com a praticidade de uma picape. Para isso, o entre-eixos de 2,57 metros foi alongado em 15 cm, chegando a 2,72 cm. Não há portas traseiras, mas a lanterna foi aproveitada.
Ele também conta com pneus todo terreno, rodas de 16 polegadas e guincho. Sob o capô, o motor é o mesmo 2.0 turbodiesel de 170 cavalos que equipa as versões"normais" do Renegade. Ele também traz divesos itens de personalização da Mopar, e tem pintura especial na cor bege.
Além dele, a marca também mostrou outros seis modelos criados especialmente para o evento, que completa 50 anos em 2016. A Jeep também comemora os 75 anos da marca.
* Redação/Jornal Floripa.
>>> ÔNIBUS COM GÁS
Chega ao México o primeiro Volksbus a gás natural
A MAN Latin America, fabricante dos veículos comerciais Volkswagen e MAN, apresentou em primeira mão o protótipo 17.280 OT, Volksbus a gás natural pioneiro no México. A estreia do modelo ocorreu na Expo Foro 2016, um dos eventos mais importantes de transporte de passageiros, e inaugura a tecnologia no portfólio da marca, confirmando o compromisso ambiental da empresa.
"Além da apresentação do protótipo a gás natural para começarmos a ter presença neste segmento, vamos destacar sete produtos em conjunto com os nossos encarroçadores para demonstrar as diferentes alternativas de aplicação", afirma Leonardo Soloaga, diretor geral da operação da MAN Latin America no México.
Desenvolvimento Conjunto
O Volksbus 17.280 OT a gás natural é resultado do desenvolvimento em conjunto entre a MAN Latin America no México, MAN Diesel Turbo da Alemanha e Modasa, encarroçadora líder no segmento a gás natural na América Latina. O modelo conta com motor MAN D0836 de 280 cavalos e transmissão automática ZF de seis velocidades.
Ideal para carrocerias de 13,2 metros, este protótipo foi concebido para proporcionar um alcance de até 600 quilômetros (dependendo da operação), tendo resultado positivo em rotas longas, com ótimo desempenho.
* Press Release/MAN Latin America.
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