terça-feira, 3 de dezembro de 2024

>>> eCITARO ''MODO H2''


Mercedes-Benz eCitaro ganha versão movida a célula de combustível com modo de operação H2

A Daimler Buses apresenta o ônibus eCitaro equipado com o sistema de célula de combustível, a fim de expandir as possíveis utilizações do veículo elétrico equipado com tecnologia de célula de combustível. A partir de agora, os ônibus poderão ser operados com uma nova estratégia de operação, o chamado “modo H2”, em que a célula a combustível atua como única fonte de energia. Este desenvolvimento destina-se particularmente a empresas de transporte que possuem fontes de hidrogênio baratas ou que dependem de tempos de reabastecimento curtos e que gostariam de aproveitar as vantagens do hidrogênio como fonte de energia.


A célula de combustível Mercedes-Benz eCitaro é um veículo híbrido que utiliza uma combinação de bateria e célula de combustível. A célula de combustível não serve como fonte de energia primária, mas sim como um extensor de autonomia para ampliar a autonomia do ônibus. Embora a bateria seja a principal fonte de energia, a célula de combustível gera eletricidade a partir do hidrogênio e do oxigênio, que é então usada para sustentar o veículo ou para carregar a bateria. O ônibus é equipado com célula de combustível de 60 kW montada no teto, além de bateria de 295 kWh , que é carregada por meio da infraestrutura de recarga da garagem.


A célula de combustível eCitaro foi projetada para longas autonomias e, com a atual geração de baterias NMC3 , oferece autonomias de até 600 km em veículo individual e de até 500 km em ônibus articulado. Com a próxima geração de baterias NMC4 , que estará disponível a partir de 2026, a autonomia será ainda maior – até 700 km para o veículo individual e 600 km para o ônibus articulado. Estas autonomias tornam a célula de combustível eCitaro particularmente adequada para o tráfego urbano e nacional, onde são necessárias longas autonomias combinadas com tempos de carregamento curtos.


No novo modo de funcionamento “Modo H2”, a célula de combustível é utilizada para garantir e estabilizar o nível de carga da bateria durante a condução, o que elimina a necessidade de uma infraestrutura de carregamento externa. A bateria é carregada através da célula de combustível durante a condução e, portanto, permanece sempre com um nível de energia definido. Neste modo, o autocarro funciona completamente sem energia da rede, o que o torna particularmente atrativo para empresas que dependem do hidrogénio como fonte de energia preferida. A célula de combustível funciona na faixa de potência eficiente entre 20 e 40 kW e garante que a bateria nunca caia abaixo de um nível de carga crítico.

A autonomia do ônibus solo é de até 480 km na modalidade H2 e de até 360 km para o ônibus articulado , dependendo de fatores como topografia e condições de condução. A vantagem deste modo de operação é o curto tempo de reabastecimento associado ao hidrogênio em comparação com o longo tempo de carregamento dos veículos elétricos a bateria.


A célula de combustível Mercedes-Benz eCitaro oferece um total de três estratégias operacionais que podem ser selecionadas dependendo dos requisitos da respectiva empresa de transporte:

- Modo Alcance Máximo : Neste modo, tanto a bateria quanto a célula de combustível são utilizadas ao máximo. A célula de combustível funciona sempre na faixa mais eficiente e tanto a bateria quanto o armazenamento de hidrogênio são utilizados de forma ideal. Isso permite que o ônibus solo tenha um alcance de até 600 km com a atual geração de baterias e de até 700 km com a futura bateria NMC4;

- Modo Balanceado : Aqui a bateria fornece a maior parte da energia para o acionamento e os consumidores auxiliares, enquanto a célula de combustível adiciona apenas a energia necessária para atingir a autonomia desejada. Este modo permite um alcance de até 700 km para um barramento solo com bateria NMC4;

- Modo H2 : Este modo permite que o ônibus funcione exclusivamente com hidrogênio. A célula de combustível garante que a bateria seja carregada durante a condução, sem a necessidade de infraestrutura de carregamento externa. As autonomias no modo H2 são de até 480 km para o veículo solo e 360 ​​km para o ônibus articulado.

A decisão do modo de operação adequado é crucial para a economia e confiabilidade do veículo. A Daimler Buses oferece, portanto, aconselhamento abrangente de consultores de sistemas que ajudam as empresas de transporte a selecionar a estratégia operacional mais adequada para a sua área de operação. A estratégia operacional é definida através do software do sistema do veículo e não pode ser alterada diretamente através do mostrador do condutor.


Outro destaque da célula de combustível Mercedes-Benz eCitaro é a integração do sistema digital de monitoramento veicular por meio do portal Omniplus On . Através deste portal, os operadores podem monitorizar em tempo real os dados mais importantes do veículo, como o nível da bateria , o fornecimento de hidrogénio e o consumo de energia . O sistema permite uma análise detalhada das tendências e do potencial de otimização do consumo de energia e fornece informações concretas sobre como aumentar a eficiência. O sistema também oferece uma previsão precisa em termos de autonomia, exibindo o nível atual de abastecimento de hidrogénio e bateria, bem como a autonomia restante.

Em caso de avarias ou baixos níveis de enchimento, os responsáveis ​​são avisados ​​de imediato – seja através do portal ou mesmo via SMS. Para as empresas que não utilizam o portal Omniplus On, a Daimler Buses também oferece pacotes de dados individuais que permitem a integração dos dados dos veículos nos sistemas de gestão de frota existentes.


A célula de combustível Mercedes-Benz eCitaro representa uma solução flexível para o transporte urbano que permite às empresas de transporte escolher entre diferentes estratégias operacionais e, assim, adaptar o autocarro de forma ideal às suas necessidades específicas. Destaca-se especialmente a possibilidade de operar o autocarro exclusivamente com hidrogênio, o que é de particular interesse para os operadores que apostam no reabastecimento rápido e na utilização de hidrogênio verde. A integração de um avançado sistema de monitorização digital garante elevada eficiência e prontidão operacional do veículo, o que contribui para uma melhor rentabilidade de toda a frota a longo prazo.

* Anderson Nunes/Mercedes Magazine.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

>>> VÍDEO DA SEMANA



História do Furglaine, van fabricada pela Furglass que foi o veículo mais requintado dos anos 80.

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>>> NOVO CHEVROLET EQUINOX


Novo Equinox Turbo leva requinte e exclusividade ao segmento de maior desejo

O segmento de SUVs nunca esteve tão aquecido. São mais de 100 modelos à disposição, com diferentes tamanhos e tecnologias de propulsão. A categoria dos veículos médios equipados com motor turbo é a mais competitiva, por representar o sonho de consumo da maioria dos brasileiros. Com isso, o Novo Equinox Turbo chega para estabelecer um novo patamar de design, sofisticação, experiência e performance. Sem perder a exclusividade, atributo que marca a trajetória do SUV no mercado local.


O modelo desembarca em duas versões topo de linha, Activ e RS, com propostas complementares de estilo e aplicação. Elas se diferenciam pela grade e para-choques customizados, conjunto distinto de rodas e pneus, além de uma cabine ambientada para cada perfil. Inédita, a versão Activ é voltada ao consumidor aventureiro, enquanto a RS foca na esportividade urbana. As duas trazem tração (AWD) integral inteligente de série.


Compartilham também as inovações tecnológicas: conectividade 5G, assistentes avançados de segurança e direção, pacote premium de itens de conforto e nova configuração mecânica. O motor 1.5 turbo está cinco cavalos mais potente, chegando aos 177 cv, e agora a transmissão é de oito marchas, garantindo melhor performance sem aumento no consumo.


A bordo do SUV da Chevrolet, a sensação é de estar em um veículo de nível superior. Os cinco ocupantes contam com amplo espaço interno, incluindo assoalho traseiro plano. Há sistema eletrônico de cancelamento de ruídos, vidros com isolamento acústico e térmico, bancos climatizados com memória, volante aquecido e cockpit virtual com duas telas.


“O Novo Equinox Turbo foi projetado para atender às necessidades de famílias que valorizam status, prazer ao dirigir e que gostam de viajar de carro com a máxima praticidade”, diz Paula Saiani, diretora de Marketing de Produto da GM América do Sul.

Hoje, as vendas de SUVs médios estão divididas entre os modelos turbinados, com aproximadamente 70%, e os eletrificados, com 30%. Para satisfazer os anseios dessa menor porção do segmento, a empresa lançou recentemente o Equinox EV, um veículo totalmente distinto, que complementa a gama.


Disponível no Brasil a partir do início de dezembro, o Novo Equinox Turbo é o sexto lançamento da Chevrolet neste ano, reforçando o compromisso da marca em oferecer um portfólio de produto cada vez mais sofisticado e sustentável.

Quarta geração

Tudo é inédito no Novo Equinox Turbo. O visual imponente e a profusão de ângulos retos caracterizam o modelo 2025. A frente está mais alta e a lateral ganha linhas atléticas com elementos inéditos. Na traseira, o destaque são as lanternas com assinatura de LED em forma de “Y”, tendência entre os atuais SUVs globais da Chevrolet.

A quarta geração do Equinox dá um salto principalmente em requinte, mostrando que o produto evolui para encantar o consumidor. Referência em pesquisas de satisfação na categoria, o modelo continua se destacando dos rivais diretos pela superioridade nas dimensões e pelo seu size impression, expressão atribuída a um automóvel que chama a atenção pelo seu porte e presença.


O novo modelo está ligeiramente maior, mais largo e mais alto. São 4.667 mm de comprimento, 1.902 mm de largura e 1.713 mm de altura - proporções com o intuito de favorecer tanto o design exterior quanto o melhor aproveitamento do espaço interno. O compartimento de bagagem leva 469 litros até o nível dos vidros e conta com um “subsolo”, perfeito para quem precisa separar ou camuflar determinados tipos de carga.


A dianteira é marcada pelo conjunto óptico bipartido, com a parte superior bem afilada, agregando tecnologia e beleza ao SUV da Chevrolet mais vendido do mundo. A grade e o para-choque estão mais proeminentes, com a adição de molduras que contornam as caixas de roda e seguem por toda a base das portas. Elas, aliás, também foram redesenhadas para facilitar o embarque dos passageiros.


Com isso, a geometria da coluna “C” também foi modificada, mas sem perder aquela impressão de robustez que acompanha o modelo desde sua origem. O efeito de teto flutuante (panorâmico) é outra nuance que ressalta a estética do modelo.

Ao entrar no veículo, chama a atenção as telas de alta definição do painel e o elevado padrão de qualidade dos acabamentos, incluindo o dos assentos Evotex, feitos com um material sintético super macio, agradável ao toque, com alta capacidade de dissipar calor – perfeito para uso em países de clima quente.


As forrações do painel e dos encostos de braços passam a ser soft touch. Já os comandos do ar-condicionado (dual zone) e do console central reforçam a atmosfera high-tech com efeito de superfície brilhante.

Comparando as versões Activ e RS, nota-se que o modelo de apelo aventureiro traz múltiplos elementos em tons escurecidos na carroceria, pneus de perfil mais alto (para filtrar melhor as imperfeições no fora-de-estrada) e interior com acabamentos caramelo.


Na derivação esportiva do Novo Equinox Turbo, a impressão é de que se está diante de um veículo mais aerodinâmico e rente ao solo. Conta ainda com rodas aro 20 e teto escurecido. Na cabine, dominam os revestimentos pretos decorados com costura vermelha e azul até no volante, de base reta.

Integrado ao seu estilo de vida

Por serem altamente aspiracionais, os SUVs tomaram o posto dos sedãs premium para se tornar a vitrine tecnológica dos fabricantes de automóveis. O Novo Equinox Turbo é um bom exemplo dessa tendência de superioridade. O carro da Chevrolet traz um pacote imbatível na categoria com itens de segurança ativa, conectividade avançada e equipamentos de comodidade que valorizam a experiência a bordo.

“Desenvolvemos as versões Activ e RS com um conteúdo específico para o mercado brasileiro, reunindo todas as tecnologias inovadoras disponíveis para o Novo Equinox Turbo nos Estados Unidos. Aqui, o modelo atrai um cliente que exige alto padrão em conforto, performance, segurança e conectividade”, conta Maurício Scalzo, diretor de Planejamento de Portfólio da GM América do Sul.

Na proteção dos ocupantes, o modelo adicionou: alerta de tráfego cruzado dianteiro e traseiro com frenagem autônoma de emergência, alerta de ponto cego com correção ativa da direção, controle adaptativo de cruzeiro, além de sensor perimetral de desembarque, câmera 360º e retrovisor interno com projeção de vídeo.

Esses recursos se unem ao sistema de resposta automática em caso de acidente e aos bancos com alertas sensoriais - o recurso exclusivo da Chevrolet fornece um feedback tátil mais imediato e eficaz ao motorista, ajudando-o a reagir rapidamente a qualquer situação crítica sem precisar desviar os olhos da estrada.

Em relação a comodidades, o usuário conta com sistema de abertura da tampa traseira por sensor de proximidade e atualização remota de sistemas eletrônicos, poupando visitas adicionais à concessionária para realizar esses updates. A funcionalidade também permite customizações digitais do veículo.

Outro diferencial competitivo do Novo Equinox Turbo está na conectividade, território liderado pela GM. Além do quadro de instrumentos configurável de 11”, o veículo oferece sistema OnStar 5G e um multimídia MyLink (11,3”) de última geração compatível com Android Auto/Apple Car Play mais internet e Google built-in nativos. Ou seja, o carro independe de um smartphone para projetar desde mapas online até aplicativos gerenciados por inteligência artificial.

O Novo Equinox Turbo foi o escolhido para estrear o 5G, que permite velocidade de conexão entre 10 e 100 vezes mais rápida, dependendo da infraestrutura local. A tecnologia é capaz de elevar a experiência ao volante a um nível muito mais avançado.

“À medida que evoluímos para uma conexão de internet ultrarrápida no Brasil, a tecnologia da GM permitirá a ampliação de funcionalidades e de serviços desses veículos, trazendo ainda mais conectividade e segurança. Tanto que o 5G é a base de uma futura geração de veículos gerenciados por softwares e de automóveis totalmente autônomos”, explica Jaime Gil, diretor de Serviços Conectados da GM América do Sul.

Veja outras oportunidades de avanços da tecnologia 5G:

- Download instantâneo de músicas e vídeos de alta definição;
- Atualizações remotas mais abrangentes e rápidas;
- Navegação online com gráficos animados de melhor resolução;
- Uso mais amplo de sistemas comandados por voz;
- Maior possibilidade de customizações digitais do veículo;
- Maior segurança cibernética;
- Mais comandos remotos do veículo via app.

A difusão do 5G representa o maior salto evolutivo da conectividade veicular desde a chegada do OnStar no Brasil, há uma década.

Praticidade é um dos pilares do Novo Equinox Turbo. Por meio do aplicativo myChevrolet dá para acessar diversas funcionalidades à distância, pré-climatizar a cabine, fazer check-ups instantâneos e até acompanhar o deslocamento do automóvel.

Prazeroso de conduzir

Não há dúvidas de que o fenômeno comercial dos SUVs passa pela evolução dinâmica desses veículos, que hoje têm conforto e dirigibilidade semelhantes à dos melhores carros de passeio. Parte da explicação está no avanço da arquitetura estrutural.

O Novo Equinox Turbo dá um passo além neste sentido. Suspensão, direção, motor, transmissão e eletrônica foram refinadas para oferecer uma condução ainda mais envolvente. O modelo da Chevrolet é daquele tipo de produto para ser “degustado”.

Ao volante, o motorista vai sentir um rodar macio, com direção precisa e um conjunto mecânico muito mais harmonizado... Tudo com muito mais silêncio a bordo.

O propulsor foi recalibrado e ganhou a companhia de uma nova transmissão, agora de oito marchas. As alterações resultam em aumento da potência, torque e eficiência. A aceleração de 0-100 km/h é feita em 9,3s, quase 7% mais rápido que o modelo anterior. A mesma lógica se aplica a retomadas, que simulam ultrapassagens em rodovia. O 60-100 km/h leva apenas 6,3s.

Agora dá para fazer trocas de marcha manualmente por meio de aletas atrás do volante, bem como selecionar um dos três modos de condução do veículo: normal, baixo atrito e off-road. Destaque também para o novo computador de bordo, mais completo e interativo, com dados como vida útil das pastilhas de freio, força G e inclinômetro da carroceria.

Outra novidade é o sistema Auto Hold, útil em situações de trânsito, por manter o automóvel parado automaticamente após o condutor liberar o freio, sem a necessidade de manter pressionado o pedal o tempo todo.

Mais um recurso interessante é o sistema que permite o monitoramento e o ajuste de configurações do carro para quando o veículo é entregue a manobristas, por exemplo. Dá para limitar a velocidade e acessar depois um relatório de condução para consultar a quantidade de vezes que os alertas de segurança atuaram.

Apesar de estar maior, mais equipado e mais ágil, o Novo Equinox Turbo manteve a média de consumo de gasolina, tanto na estrada (10,7 km/l) quanto na cidade (9 km/l), de acordo com o ciclo do Inmetro. Prova de que o carro está melhor do ponto de vista energético.

Outro diferencial do SUV da Chevrolet é que ele vem equipado de série com tração (AWD) integral inteligente. O sistema é projetado para distribuir automaticamente a potência às rodas com maior aderência, oferecendo maior estabilidade e controle, especialmente em condições adversas, como lama ou pisos escorregadios.

O Novo Equinox Turbo estreia em cinco opções de cores para a carroceria: Verde Cacti (exclusivo Activ), Vermelho Radiant (exclusivo RS), Branco Abalone, Preto Ouro Negro e Prata Shark.

* Press Release/GM do Brasil.

>>> MITSUBISHI TRITON 2025


Mitsubishi Motors apresenta nova geração da picape Triton

A espera acabou. A sexta e mais atual geração da renomada linha de picapes Mitsubishi Triton foi apresentada ao mercado brasileiro. Completamente novo, o veículo chega em seis versões diferentes — algumas delas com preço de lançamento mais baixo em relação à geração anterior — e oferece ainda mais robustez, estabilidade, segurança e conforto.


Produzida na fábrica da HPE Automotores em Catalão (GO), a picape é a única de tecnologia japonesa fabricada em solo nacional, no centro de uma importante região do agronegócio brasileiro. A picape está disponível para pré-venda em todas as 128 concessionárias Mitsubishi Motors de todo o Brasil. Suas primeiras unidades devem chegar às lojas a partir do próximo mês de janeiro.

As diferentes versões são perfeitas para atender aos mais variados perfis de público, desde o profissional do campo, ao executivo de uma grande metrópole ou mesmo aos amantes de trilhas e esportes ao ar livre. Todas elas são oferecidas com o mesmo motor completamente renovado em relação à geração anterior e com os seguintes valores:

- Triton GL MT (exclusivo para venda direta) – R$ 249.990;
- Triton GL – AT (exclusivo para venda direta) – R$ 259.990;
- Triton GLS - R$ 265.990;
- Triton HPE – R$ 284.990;
- Triton HPE-S – R$ 314.990;
- Triton Katana - R$ 329.990.

Pela primeira vez na história da Mitsubishi Motors no Brasil, o veículo chega com duas versões topo de linha. A Katana, cujo nome remete à espada de alta precisão e rapidez usada pelos samurais japoneses, tem uma proposta mais jovem e esportiva, graças ao acabamento escuro abundante em diversos itens. O nome Katana também está associado à honra, disciplina e ao espírito guerreiro tão presentes na cultura japonesa. Já seu “par”, a versão HPE-S oferece aos clientes os mesmos equipamentos, mas com uma aparência clássica e conservadora, graças aos itens com acabamento em cinza e cromado.


Com cinco anos ou 100 mil quilômetros de garantia de fábrica, o modelo chega para ser um dos mais relevantes dentro do segmento de picapes médias 4x4 diesel no Brasil, e honra toda a tradição e legado que a linha de picapes Triton traz desde sua primeira geração, lançada no Japão em 1978.

A linha Mitsubishi Triton é, atualmente, responsável por 48% do total de vendas de todos os modelos Mitsubishi Motors disponíveis no Brasil. A chegada da sexta geração ao mercado deve consolidar ainda mais o modelo como uma das melhores opções dentro do concorrido segmento de picapes médias 4x4 a diesel disponíveis no país.

Nova estrutura

A sexta geração da picape Mitsubishi Triton chega completamente renovada em relação à geração anterior, a começar por um novo chassi, acompanhado também de uma nova carroceria. Baseado no conceito Mega Chassis, o chassi da nova Triton é o mais robusto já desenvolvido em toda a história da Mitsubishi Motors. Mais leve, extremamente resistente, ele oferece 60% mais rigidez flexional e 40% mais rigidez torcional em relação à geração anterior.


A nova estrutura também é consideravelmente maior em relação à geração anterior, com 130 milímetros a mais na distância entre eixos, 20 milímetros a mais de comprimento total e 50 milímetros a mais de largura, o que oferece mais espaço para todos os ocupantes, seja nos bancos dianteiros ou traseiros.

Apesar de maiores, as dimensões da picape não são exageradas e tem o tamanho ideal para oferecer mais estabilidade e mais facilidade de condução, seja em uma cidade com ruas apertadas, seja em uma rodovia de cinco ou mais faixas, graças à sua excelente capacidade de manobras e sua ampla visibilidade.

Novo design externo

A nova carroceria que estreia nessa sexta geração da Triton dá à picape uma aparência inédita que transmite ainda mais robustez e sofisticação, sem deixar de lado o espírito esportivo e desbravador, sempre presente na linha Triton desde seu lançamento, mais de quatro décadas atrás. Totalmente baseada no conceito de design “Modo Beast”, ela evoca a um veículo forte, robusto e preparado para qualquer necessidade.


Na parte dianteira, a grade frontal dividida em três partes é ampla e mais larga que na geração anterior, assim como o para-choque dianteiro, pintado na cor da carroceria, que traz o já renomado conceito Dynamic Shield com acabamento em preto brilhante, em cromado ou até mesmo na cor da carroceria, dependendo da versão.

O conjunto óptico traz DRLs em LED bem afilados com assinatura em “L” que remetem aos olhos de um predador em busca de sua caça. Logo abaixo deles encontram-se as luzes de seta, o farol alto e os faróis de neblina. Tal disposição garante um visual bastante moderno e arrojado para o modelo.


A versão Katana abusa dos acabamentos em preto metálico, presentes em itens como no skidplate, maçanetas, retrovisores, molduras dos faróis de neblina, moldura da tampa da caçamba, para-choque traseiro e no rack de teto. As rodas de aro 18 com acabamento também em preto dão o toque final para a proposta esportiva e aventureira da versão.

Nas demais versões, os mesmos acabamentos chegam em cromado ou na cor da carroceria, e oferecem um visual limpo e dinâmico, sem perder a proposta robusta presente em toda a linha.

Como forma de auxiliar os ocupantes do veículo, a lateral da picape pode ser equipada - dependendo da versão – com estribos laterais bastante largos, projetados para fornecer uma plataforma antiderrapante de acesso facilitado ao interior do veículo, mesmo quando em uso off-road e condições escorregadias.

Na parte traseira, as saliências laterais do para-choques podem servir como plataforma de acesso à caçamba quando sua tampa está aberta, o que facilita o acesso e a acomodação de cargas.


Na caçamba, o diferencial fica para o revestimento em X-Liner. Antiderrapante e antirriscos, o revestimento vem de série em todas as versões e oferece extrema durabilidade e praticidade aos ocupantes. Ele substitui a proteção removível em plástico presente em algumas concorrentes e é totalmente impermeável.

As lanternas com assinatura LED em “T” reforçam o senso de largura da carroceria além de evocarem a robustez presente no modelo.

A versão Katana ainda é equipada com um Santo Antônio estilizado em preto metálico com detalhe em Dark Titanium, para um visual ainda mais robusto e esportivo.

Interior sofisticado

Assim como na parte externa, o interior da nova Mitsubishi Triton é completamente novo em relação à geração anterior. Absolutamente tudo é novo, a começar pelo tamanho maior, graças ao aumento da largura e entre eixos, que entrega ainda mais espaço entre os bancos a todos os seus ocupantes.


A experiência a bordo é totalmente intuitiva e moderna e mescla o uso de telas sensíveis ao toque com botões e mostradores físicos, tudo feito com materiais duráveis de fino acabamento, dispostos de forma fácil e sempre à mão dos ocupantes.

Todo o interior da nova Mitsubishi Triton foi projetado sob o conceito de “eixo horizontal”, ou seja, por meio de uma mesma linha que vai do centro do volante até o final do painel central, todos os comandos estão alinhados, o que torna a vida a bordo totalmente intuitiva, fácil de usar, além de proporcionar uma sensação de maior amplitude para os ocupantes.

Os botões físicos são ideais para o uso fácil em situações de terrenos difíceis uma vez que, independentemente da trepidação imposta pelo piso, eles são facilmente acionados.

O volante multifuncional de três raios é menor em relação à geração anterior e oferece excelente ergonomia – além de ajustes de altura e profundidade – e acionamento de comandos de forma bastante simples e rápida por parte do motorista.


O condutor também tem acesso a um novo painel de instrumentos, capaz de atender a todos os perfis de clientes. Os mostradores de velocidade, temperatura, nível de combustível e tacômetro são físicos enquanto todas as demais informações são mostradas em um painel de 7 polegadas e alta definição.

Nele, são mostradas as mais diversas informações sobre o funcionamento da picape como modo de condução dentro ou fora de estrada, números de consumo, mapa, informações de dirigibilidade e segurança, entre outros.

Alinhado com o painel de instrumentos está o novo sistema de entretenimento, com tela sensível ao toque de nove polegadas e alta definição. Compatível com os sistemas Android Auto e Apple Carplay, o sistema oferece diversas funções totalmente integradas a até dois celulares de forma simultânea, ou seja, enquanto o passageiro comanda de seu próprio celular a escolha de uma playlist, o celular do motorista pode projetar o Waze ou Google Maps na tela.


Além dos comandos na própria tela, os ocupantes também têm à sua disposição botões físicos que controlam inúmeras funções que vão desde os comandos de intensidade e temperatura do ar-condicionado dual-zone, até o sistema de câmeras 360º disponível na versão Katana.

O painel também traz dois porta-luvas, um tradicional, mais amplo e iluminado além de outro na parte superior, com tampa, ideal para guardar documentos e itens de fácil acesso, um exemplo de como o design deve oferecer elegância e funcionalidade.


As versões HPE, HPE-S e Katana oferecem ainda uma nova forma de carregamento de celular sem fio – além das já conhecidas saídas auxiliares USB-A e USB-C, tanto para a fileira da frente quanto para a de trás – além de tomadas carregadoras 12V nos consoles centrais dianteiro e traseiro.

O amplo uso do couro premium aliado aos acabamentos soft touch de alta qualidade reforçam a proposta de sofisticação que a picape oferece a seus ocupantes. Os bancos em couro, que nas versões Katana e HPE-S recebem costura em cores contrastantes, são sem dúvida os mais confortáveis e ergonômicos da categoria, ideais para viagens longas.


O interior também conta com um sistema de ar-condicionado ainda mais eficiente por conta das saídas de ar colocadas no teto, que permitem a refrigeração de toda a cabine de forma mais rápida, ao captar o ar refrigerado da primeira fileira e transferir para a fileira de trás. Os passageiros do banco traseiro podem ajustar a intensidade da ventilação em até quatro níveis, através de um comando localizado no teto.

Motor e câmbio

Toda a linha da sexta geração da Mitsubishi Triton é equipada com o novo motor diesel 4N16 Super High Power de dupla turbina e 2.4 litros, que rende 205 cv de potência e 47,9kgf.m de torque.

O propulsor possui duplo comando de válvulas no cabeçote (DOHC), transmissão por corrente QPM, sistema de alimentação de alta pressão e injeção direta de combustível. Tais sistemas oferecem melhor linearidade de entrega de torque e respostas bastante rápidas aos comandos no pedal do acelerador.


Aliado ao sistema de transmissão automático de seis velocidades com calibração adaptativa INVECS-II, a nova geração da Mitsubishi Triton é seguramente a picape média mais econômica da categoria.

O sistema de SCR (ureia), integrado ao sistema de pós-tratamento com tanque de 17 litros, garante mais de 10 mil quilômetros de autonomia ao veículo, resultando em baixíssimos níveis de emissões, sem comprometer a linearidade de entrega de torque, respostas intuitivas aos comandos de pedal do acelerador e transmissão rápida e com calibração adaptativa INVECS-II.

Novo sistema de suspensão

Se a proposta da nova Mitsubishi Triton é ser ainda mais robusta e confortável em relação às gerações anteriores, o sistema de suspensão é também um dos grandes responsáveis por entregar essas características.

Ele é completamente novo e foi projetado para oferecer o máximo em conforto, segurança e estabilidade em qualquer tipo de terreno, independentemente do peso da carga que a picape pode carregar. As modificações melhoraram de forma significativa o conforto e o desempenho ao dirigir em qualquer tipo de terreno.


A suspensão dianteira utiliza o sistema de duplos braços sobrepostos (Double Wishbone), enquanto a suspensão traseira utiliza o tradicional conjunto de feixe de molas, com ajustes perfeitamente adequados tanto para o uso urbano quanto para o off road.

O curso de suspensão também ficou 20 milímetros maior, entregando uma melhor aderência e tração em trechos de terra, lama, pedra e cascalho.

Tração

O sistema de tração oferecido na linha Triton é, há anos, um dos principais responsáveis pela picape ser a mais robusta do mercado. Nessa nova geração, ele chega ainda melhor.

A nova Triton é a única da categoria a oferecer 7 opções de modo de direção – Normal, Eco, Gravel, Snow, Mud, Sand e Rock – que ajustam a tração e a performance de acordo com o piso escolhido.

Não importa em qual situação esteja, a nova Mitsubishi Triton se adapta ao terreno e facilita qualquer transposição com conforto e confiabilidade ao motorista. O destaque fica ainda para o exclusivo modo Gravel, que permite a máxima velocidade em cascalho ou pisos escorregadios.

O sistema Super Select 4WD-II (SS4-II) oferece ao motorista quatro modos distintos de operação, incluindo a reduzida, ideais para o tráfego em diferentes tipos de terreno. Por meio do seletor no console central, ele pode facilmente escolher o melhor ajuste, dependendo do local e das características do piso:

· 2H – Usado para estradas e vias públicas, privilegia a economia de combustível com desempenho suave.

· 4H – Ideal para estradas e pisos irregulares, inclusive asfalto, serras e chuva. O sistema distribui automaticamente a tração entre os eixos dianteiro e traseiro.

· 4HLc - Ideal para terreno acidentado com superfícies de baixa aderência.

· 4LLc - Ideal para subidas ou descidas íngremes, rochas, areia e lama.

A sexta geração da linha de picapes Triton deve chegar ao mercado brasileiro em meados de janeiro.

* Press Release/Mitsubishi Motors.

sexta-feira, 22 de novembro de 2024

>>> LINK DA SEMANA

 


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>>> ROSENBAUER PANTHER 6X6 ELECTRIC


Caminhão de bombeiro elétrico da Rosenbauer parece personagem de filme de ficção

Ouvir as palavras ''elétrico'' e ''fogo'' na mesma frase pode inadvertidamente disparar alguns alarmes, mas no caso do Rosenbauer Panther 6×6 Electric, essa reação não poderia estar mais longe da verdade. Este novo caminhão de combate a incêndio da Áustria é construído especificamente para operações aeroportuárias, combinando um trem de força totalmente elétrico com desempenho que não apenas visa superar seus equivalentes a diesel, mas faz isso ao mesmo tempo em que fornece zero emissões locais.


O Panther Electric é categorizado como um ARFF (Aircraft Rescue and Firefighting Vehicle), servindo como o irmão EV do Panther 6×6 movido a diesel e uma evolução direta de um conceito de 2022. Visualmente, as diferenças são sutis, mas significativas: o modelo EV recebe um conjunto distinto de LEDs que afirmam melhorar a visibilidade em condições de pouca luz.

Apesar de seu trem de força elétrico, as credenciais de combate a incêndio do Panther permanecem inalteradas. Ele carrega o mesmo sistema de extinção robusto de seu equivalente com motor de combustão interna (ICE), incluindo a bomba, sistema de dosagem de espuma e torre. Seus tanques ostentam uma capacidade de até 12.000 litros de água e 1.450 litros de espuma.


A verdadeira revolução, no entanto, está por baixo. O Panther 6×6 Electric apresenta quatro motores elétricos com uma potência combinada de 980 cavalos, que salta para impressionantes 1.200 cavalos quando o modo boost é acionado. De acordo com a Rosenbauer, a aceleração de 0 a 80 km/h pode ser concluída em 19,7 segundos, deixando o Panther 6×6 movido a diesel para trás.

Para um veículo com esse propósito que pesa até 40-42,5 toneladas quando carregado, tal aceleração é genuinamente impressionante. Em aceleração máxima, o veículo pode atingir uma velocidade total de 120 km/h.

A bateria tem capacidade de 256 kWh e fornece “energia suficiente para o trajeto de dois a três minutos até o local da operação, a descarga de todo o agente extintor e a viagem de volta de acordo com os requisitos”.


Durante os testes, os protótipos supostamente completaram “viagens múltiplas” com uma única carga, embora a empresa tenha evitado se comprometer com números de alcance específicos. Dado o caso de uso restrito do Panther — rajadas curtas de atividade de alta intensidade em vez de cruzeiros de longa distância — essa omissão é compreensível, embora deixe espaço para ceticismo.

O Panther suporta carregamento rápido de 300 kW, permitindo que ele vá de zero a 100 por cento em 45 minutos. De acordo com a empresa, mais de 90% das tarefas diárias do Panther podem ser tratadas puramente com energia elétrica. Para os 10% restantes, há um gerador a diesel “Energy Backup System”, garantindo o uso contínuo da bomba de alto desempenho em emergências.


O Rosenbauer Panther 6×6 Electric já está disponível para encomenda, embora o preço ainda não tenha sido divulgado. As primeiras unidades pré-série devem ser entregues até o final de 2025. Veículos eletrificados como este desempenham um papel crucial em ajudar a indústria da aviação e os operadores de aeroportos a progredirem em direção às suas metas de descarbonização.

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quinta-feira, 21 de novembro de 2024

>>> GALERIA #0126


Ford F-350 XL Crew Cab Custom (1986)














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>>> NOVO BMW X2 M35i


Novo BMW X2 M35i chega ao Brasil com silhueta coupé e 317 cv de potência

Aliando o desempenho esportivo dos modelos Sports Activity Coupé (SAC) com a motorização digna de modelos Motorsport, o novo BMW X2 M35i já está no Brasil. O modelo é o último lançamento da marca programado para 2024 e acaba de chegar no país com uma ficha técnica de respeito: são 317 cv, 400 Nm de torque e aceleração de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos.


Visualmente, o modelo se destaca pelo caimento acentuado do teto, característica principal dos veículos com DNA Coupé. Na dianteira, o BMW X2 M35i tem marcantes faróis de LED adaptativos e uma grade em forma de rim BMW quase hexagonal, que tem a iluminação de contorno BMW Iconic Glow. A linha do teto, que flui ao longo de um caminho ininterrupto até a traseira, cria uma silhueta esbelta em formato de coupé e proporções no estilo característico de um SAC da BMW.


Na traseira, as caixas de rodas mais robustas dão visual mais musculoso ao modelo. Um spoiler embutido na tampa do porta-malas e um para-choque traseiro com design esportivo completam o visual do modelo. O pacote estético M Sport Pro, com detalhes exteriores aerodinamicamente otimizados, completa o tom esportivo e exclusivo do modelo. As rodas são de 21 polegadas, com um desenho exclusivo. Para completar o apelo esportivo, o BMW X2 M35i traz ponteiras duplas de escapamento.


Por dentro, o principal destaque fica para o BMW Live Cockpit Professional, uma incrível tela curvada — composta por duas peças, de 10,25” (painel de instrumentos) e 10,7” (multimídia). Equipado com o novo Sistema Operacional 9, o sistema exibe as informações de maneira atraente e intuitiva. Os paddle-shifts atrás do volante possibilitam trocas de marcha manuais e mais esportivas. Os bancos esportivos são exclusivos do X2 e proporcionam para o motorista e passageiros uma experiência diferenciada e instigante.


Debaixo do capô, o BMW X2 M35i usa um motor BMW TwinPower Turbo 2.0 litros (1.998cm³), quatro cilindros em linha, de 317 cv e 400 Nm de torque. O câmbio é Steptronic automático de 7 marchas e a tração é integral xDrive. Com esse conjunto, o X2 acelera de 0 a 100km/h em apenas 5,4 segundos e a velocidade máxima é de 250 km/h.


No quesito conectividade, o modelo segue oferecendo o mesmo nível de equipamentos do X2 e do iX2, versão 100% elétrica do modelo. Conta com o BMW ConnectedDrive, que fornece serviços como: Chamada de Emergência Inteligente, aviso de manutenção por telemetria, navegação com informação de trânsito em tempo real, portais de notícias, clima e aplicativos. Destaque para Digital Key plus que substitui as chaves físicas do veículo para a abertura das portas. Contando com a mais nova, rápida e segura tecnologia, chamada de UWB (banda ultra larga), não há mais a necessidade de aproximar o smartphone ou smartwatch da maçaneta do veículo para abri-lo e do carregador sem fio no console para ligar o motor. A tecnologia está disponível para modelos compatíveis da Apple e Samsung. O cliente também pode compartilhar chaves de forma totalmente digital, por envio de mensagem.


Há os serviços remotos que podem ser acionados a partir do app My BMW, como trancar e destrancar as portas, buzinar, climatizar, localizar o veículo e enviar destinos diretamente ao sistema de navegação. Ainda é possível utilizar aplicativos de smartphones, com preparação para Apple CarPlay e Android Auto sem fio.


Entre os equipamentos disponíveis, sistema Parking Assistant Plus (que auxilia o motorista a estacionar), ar-condicionado com controle digital automático, BMW Comfort Access 2.0 (destrava e acende luzes de boas-vindas ao se aproximar do carro e tranca o veículo ao se afastar sem necessidade de encostar na chave, além de possibilitar a abertura do porta-malas através da aproximação do pé no para-choque traseiro), Driving Assistant Professional (assistente de condução inteligente em situações de trânsito lento ou em longos deslocamentos, informando o motorista, por meio de alertas visuais e sonoros, mudanças involuntárias de faixa de rolamento e controle e prevenção de aproximação frontal, entre outras funções), Head-Up Display, teto solar panorâmico e sistema de som Harman Kardon.


Há ainda o Assistente Pessoal Inteligente BMW (Intelligent Personal Assistant, capaz de executar inúmeras funções no veículo ou explicar o funcionamento de equipamentos, sendo ativado por comando de voz com a frase “Olá BMW”, ou qualquer outra frase que for programada pelo motorista. O modelo pode ainda se conectar com a Amazon Alexa e casas inteligentes, além de estar apto para receber atualizações remotas de software quando disponíveis.


O novo BMW X2 M35i já está à venda nas concessionárias da BMW no Brasil em sete opções de cores para a carroceria (Branco Alpino, Preto Safira, Azul Portimão, Cinza Brooklin, Cinza Skyscraper, Cape York Green e Vermelho Fire) e duas opções de acabamento interno (Couro Veganza Vermelho/Preto, Couro Veganza Preto com Alcantara e costura Azul). O modelo chega ao Brasil com o programa BSI gratuito pelo período de quatro anos e sem limite de quilometragem. O BMW Service Inclusive (BSI) é um programa que oferece serviços de manutenção de veículos BMW, com cobertura mundial na rede de concessionárias autorizadas, sem custo adicional dos serviços cobertos.

* Press Release/BMW Group.