terça-feira, 31 de maio de 2011

>>> JURÁSSICO

Réplica do Jeep do Jurassic Park vai à venda
Um Jeep Wrangler Sahara similar ao utilizado pelo Dr. Grant (personagem interpretado pelo ator Sam Neill) nos filmes Jurassic Park, do diretor Steven Spielberg, foi colocado à venda no site de compra e venda eBay, nos Estados Unidos.


O preço pedido por essa réplica do modelo é uma verdadeira pechincha, US$ 9.000 (o equivalente a R$15.000), pouco se considerarmos a exposição do veículo nas três séries produzidas para o cinema (1993, 1997 e 2001). Só para se ter uma comparação, hoje Jeeps mais velhos são vendidos por preço bem acima desse patamar no Brasil.


O utilitário, fabricado em 1995, já é bem rodado: acumula 118 mil milhas (quase 190 mil quilômetros), mas está superconservado. Nesses anos todos, o veículo teve parte de seus componentes renovada, porém ainda mantém um raro sistema de ar-condicionado. De quebra, o comprador leva um conjunto especial de faróis de milha e guincho elétrico. Como garantia de “autenticidade”, o Jeep vem com o logotipo do Jurassic Park pintado nas portas.

* Redação/Carsale.

>>> CERVEJA VERDE

Canadense injeta espírito verde numa antiga picape Chevrolet

Quando se fala em picapes elétricas, sem dúvida logo vem à cabeça modelos modernos ou um daqueles veículos orientais construídos como protótipos elétricos. Mas a despeito das ideias pré-concebidas, aqui temos uma brilhante Chevrolet Apache 1958, clássica picape norte-americana que ganhou eletricidade para funcionar, inclusive sendo recarregada com energia eólica (!).


Não, não é uma piada, isso é sério. E, ser verde é um negócio sério para a cervejaria Steam Whistle, situada no Canadá, que entre outras coisas, utiliza energias renováveis​​, recicla tudo o que é possível e apoia diversas causas ambientais como um apêndice de sua empresa de produção de cerveja.


O gerente Mike Kiraly, , surgiu com a ideia de "eletrizar" a picape e usá-la como veículo do dia a dia. Ele explica sua teoria: "Achei que seria legal se nós pudéssemos fazer um passeio vintage, salvá-la do monte de sucata de metal, e equipar a Chevy com um motor zero de emissões. Algo com estilo da velha escola, combinado com uma consciência moderna."

No lugar do motor original da Apache, foi instalado um potente motor de corrente alternada acoplado em um câmbio automático usado em modelos Chevrolet, gerando um torque absurdo. Segundo o proprietário, o torque é mais que o dobro do que um Tesla Roadster coloca pra fora, embora, obviamente, o Apache é consideravelmente mais pesado. O resultado é um veículo ambientalmente amigável ​​e veloz.



E o laboratório de Mike Kiraly não pára por aí, já que entre as suas recentes aquisições estão um caminhão 1949 Internacional e um Ford Econoline 1967, inspirado no famoso personagem do desenho animado Scooby-Doo, além de outros utilitários, todos com vocação "verde". É verdadeiramente uma grande coleção de automóveis da velha escola e uma boa notícia para o meio ambiente.

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>>> FOTON AUMARK

Com o nome Foton Aumark do Brasil, importadora traz caminhões semileves e leves para dar início às suas operações no Brasil
A Foton Aumark do Brasil, marca de caminhões chineses, será lançada oficialmente em outubro deste ano durante a Fenatran (Salão Internacional do Transporte). Porém, os produtos que a ela vai começar o seu negócio no Brasil já foram apresentados à imprensa especializada. São três modelos de caminhões que vão atuar nos segmentos semileve e leve, de 3,5 a 9 t de PBT.


Denominados como família Aumark, os veículos que equipam motor Cummins com tecnologia Euro 5, contarão com, por exemplo, versões com ar-condicionado.

Já há modelos sendo testados em potenciais clientes, e nos primeiros 12 meses após o lançamento, que terá início a partir da Fenatran, a importadora Foton Aumark do Brasil projeta vender 5 000 unidades.


Para tanto, a empresa já tem planos de ter uma rede com 10 concessionárias no primeiro ano e aumentar para 20 a cada ano até 2015, quando possivelmente será montada uma fábrica da marca no Brasil.

Nesse primeiro momento, as operações para aquisição dos produtos serão realizadas por um sistema de leasing e financiamento por meio de recursos vindos de investidores chineses. “O que estamos estudando é desenvolver um financiamento direto ao cliente usando esses recursos. Mas na parte operacional, avaliamos algumas instituições. Mas o diferencial disso serão as taxas mais agressivas do que as praticadas hoje”, ressalta Marcio Vita, diretor executivo da importadora.


Vale ainda mencionar que uma das figuras que está à frente dos negócios da Foton no Brasil, é Luiz Carlos Mendonça de Barros, ex-presidente do BNDES e ex-ministro das Comunicações no governo Fernando Henrique Cardoso.

* Andrea Ramos & Omar Matsumoto/Revista Transporte Mundial.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

>>> VÍDEO DA SEMANA



Nada de limousines estreitas e baixas, o negócio aqui é luxo com espaço! E falando francamente, quem não gostaria de ao menos dar uma volta nesta Sprinter fantástica!

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>>> EM CAMPANHA

Volare lança campanha para divulgar aplicações dos miniônibus
Para demonstrar as várias aplicações de seus veículos, sobretudo nos segmentos de turismo e fretamento, a Volare iniciou uma campanha publicitária em alguns dos principais centros urbanos do País. A ação prevê anúncios da nova linha W FLY em frontlights próximos aos aeroportos de Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Salvador.

“A escolha pela mídia próxima aos aeroportos se deu em razão de querermos estar presentes onde os nossos clientes estão e onde os veículos são utilizados. Desenvolvemos modelos especialmente para o segmento de turismo e o receptivo em aeroportos e hotéis é muito representativo e importante”, destaca Milton Susin, diretor-executivo da Volare.

Segundo o executivo, o objetivo da marca é estar cada vez mais presente no segmento de turismo, um dos que mais têm crescido e recebido investimentos no Brasil. “O turista exige conforto, segurança e comodidade. Os nossos veículos oferecem tudo isso, além de durabilidade, baixo custo operacional e fácil manutenção para os operadores”, enfatiza Susin.

A linha escolhida para a campanha foi a recém-lançada W Fly, por ser a que mais vantagens proporciona aos clientes e operadores do turismo receptivo. Nas versões Urbano, Executivo e Limousine, a Volare aproxima os miniônibus da sofisticação e conforto dos automóveis e cria um novo segmento de mercado, exclusivo e diferenciado para o transporte turístico.

Uma das grandes novidades da nova linha W FLY é o lançamento de um novo modelo, o Limousine. O miniônibus possui equipamentos e características inéditas, que ampliam o requinte e o conforto, e cria um novo segmento de mercado, exclusivo e diferenciado para o transporte turístico.

“A concepção do Limousine nasceu do objetivo de produzir um veículo que estivesse além do que os nossos clientes esperam de um miniônibus, quer seja em tecnologia, conforto, padrão de acabamento e até em design interno e externo”, explica Roberto Poloni, gerente de engenharia da Volare.

* Press Release/Marcopolo S.A.

>>> NEGÓCIOS AMBULANTES

Um tempo atrás publicamos aqui no blog uma matéria sobre o empresário paulista Rolando Vanucci, o Rolando Massinha, que utiliza uma Kombi como restaurante móvel. E por coincidência, a revista Quatro Rodas publicou uma matéria muito interessante sobre "negócios móveis", onde novamente a Kombi das Massas é tema central...

Negócios ambulantes: Mais de 80 mil pequenos empreendedores transformam carros em lojas ambulantes na Grande São Paulo
De segunda a segunda, das 19h à meia-noite, o chef Rolando Vanucci se desdobra em sua cozinha para servir mais de 60 porções de massa. De suas panelas saem pratos como espaguete, ravióli e nhoque regados a três opções de molho. Há até filas para provar as iguarias.“Os mais pedidos são o nhoque de quatro queijos e o fiore de mussarela com orégano”, diz Vanucci. A rotina seria igual à de qualquer cantina italiana de São Paulo, não fosse por um detalhe: o chef pilota o fogão instalado em uma Kombi 1986.


Desde 2007, Vanucci manobra sua perua no estacionamento de uma loja de lingerie, no cruzamento da avenida Sumaré com a rua Caiubi, de modo a aproveitar o espaço para espalhar algumas mesas por ali. “Tive essa ideia maluca há 19 anos, quando passava por uns carrinhos de cachorro-quente em Belo Horizonte, onde morei”, afirma Vanucci, mais conhecido pelos clientes como Rolando Massinha, trocadilho que lhe cai como uma luva. O preço dos pratos varia de 12,50 a 17,50 reais e os comensais dificilmente gastam mais que isso porque o chef não os deixa repetir. “Se a pessoa comer duas porções, acabará passando mal e não vai mais voltar”, diz. “Assim fica aquele gostinho de quero mais.” Os frequentadores da cantina sobre rodas devem ter uma surpresa logo. O chef comprou uma nova perua e pretende transformá-la numa Kombi limousine com a ajuda dos mecânicos Daniel e Juliano Barbosa, que já trabalharam para o quadro televisivo “Lata Velha”. “Vamos dobrar o tamanho do entre-eixos e aumentar a altura do carro”, diz Daniel.

Assim como Rolando, outras 83000 pessoas na Grande São Paulo fazem do próprio carro um comércio ambulante, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2009 conduzida pelo IBGE. Além das massas e das tradicionais guloseimas como pamonha e sorvete, há veículos que vendem roupas, ferramentas, bolsas...

É o caso do ex-caminhoneiro Mauro de Souza. Há 11 anos, ele deixou a vida nas estradas e adaptou o caminhão para comercializar cofres comprados na Bahia. Depois de tentar se estabelecer em vários pontos da cidade, fincou raízes em frente ao Parque Villa-Lobos. “Como o lugar é muito visado por outros vendedores, não rodo com o veículo para não perder o ponto.” Por ali, Souza vendeu mais de 1 000 unidades, cujos preços variam de 350 a 900 reais. Também oferece serviço de abertura de caixa-forte. “Abri até cofre de banco depois de 40 horas de tentativas”, diz.

Apesar de todos os cuidados para garantir seu lugar, Souza já teve de deixar seu posto por três vezes porque foi autuado pela prefeitura e teve o caminhão apreendido. Desde 2008, uma portaria municipal proíbe a comercialização de qualquer produto em veículos. A infração rende apreensão do carro e multa que varia de 87,20 a 436 reais. Quem se estabeleceu antes da medida, como o chef Rolando, tem licença para funcionar. Para evitar problema, Souza quer abrir uma loja fixa.

Sem ponto fixo

Há ainda os que aproveitam a mobilidade que o veículo proporciona para ampliar o leque de consumidores em outras regiões. É o caso de Osmar da Gama. Em 1991, quando começou, sua Kombi oferecia apenas quatro tipos de ferramentas automotivas. Hoje são mais de 1 000 itens armazenados nas gavetinhas e prateleiras adaptadas em seu Doblò Cargo 2010 e 200 fregueses fixos na carteira. “Conquistei as pessoas pela confiança e comodidade de atendê-los na porta”, diz Gama. “Com ele, sei a procedência da ferramenta e tenho a certeza de que qualquer defeito será reparado”, afirma o empresário Valdir Berardo, dono de um centro automotivo na zona norte.


Trabalhar na rua também tem seus percalços. “Como a gente não sabe para quem está vendendo, calculo que tive um prejuízo de uns 50 000 reais em mais de dez anos só em cheques sem fundo”, conta o comerciante Rogério Santos, que circulou por 15 anos em bairros da zona norte, vendendo roupas femininas e masculinas. As encomendas cresceram tanto que, em agosto de 2008, Santos decidiu inaugurar sua primeira loja fixa. Em novembro do ano passado, abriu uma filial.


Há quem faça o caminho inverso. O casal Laércio da Luz e Maria do Socorro tinha uma pet shop em Santo André e, em 1998, decidiram oferecer serviços para cães em domicílio, em uma van adaptada. O negócio deu tão certo que em 2004 eles fecharam a loja para se dedicar só ao carro. Hoje a Petshop Móvel, que funciona numa Fiat Ducato 2005, possui cerca de 120 clientes – entre eles famosos como os empresários Lucília Diniz e João Dória Junior –, fatura 18 000 reais por mês e começou a vender franquias Brasil afora. “Nosso público está disposto a pagar mais caro pela comodidade porque trata seu cachorro como filho”, diz Laércio, que cobra entre 90 e 240 reais pelo banho e tosa nos animais, dependendo do porte.

* Isadora Carvalho/Revista Quatro Rodas.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

>>> LINK DA SEMANA


Mais uma página interessante sobre Fuscas e afins. O blog conta com curiosidades, banners, links, fotos e consegue informar sobre os principais eventos na região. Destaque para o inusitado modelo que empresta o nome ao site!

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quinta-feira, 26 de maio de 2011

>>> SOLAR EM GRAMADO

Caio Induscar participa de feira de fretamento e turismo

A encarroçadora de ônibus Caio Induscar participa de feira de fretamento e turismo, da ANTTUR, nos dias 19 a 22 de maio, em Gramado, RS. No evento, a empresa apresenta duas carrocerias modelo Solar, sendo uma delas a primeira com motor traseiro e sanitário.


O modelo mesmo antes do lançamento oficial teve ótima aceitação no mercado. Já foram entregues várias unidades para Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo e para o Chile e Uruguai. A linha de produção da encarroçadora para veículos rodoviários e para fretamento está operando em sua capacidade máxima.

Sobre o modelo


A carroceria Solar foi desenvolvida especialmente para o fretamento e tem a maior largura da categoria, 2.600 mm, proporcionando maior conforto para os passageiros. Em um projeto de 3 anos, as poltronas foram desenvolvidas pela empresa com foco em ergonomia e conforto. São reclináveis, com até 1040 mm de largura. Sua estrutura é produzida com alta tecnologia, dimensionada com o uso de cálculos estruturais e testes experimentais.



* Press Release/Caio-Induscar.

>>> PROPAGANDA


Propaganda da Jeep de 1943, em plena campanha de guerra, enaltecendo as qualidades do modelo no campo de batalha. Bagagem histórica não é para qualquer um!

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>>> BRASILEIRINHO

Agrale lança série especial Brasileirinho do caminhão 8500 E-MEC
A Agrale lança este mês o Brasileirinho, série especial do caminhão Agrale 8500 E-MEC. O novo veículo é equipado de série com itens sem custo adicional para o cliente, como calhas de chuva em acrílico, película nos vidros laterais e traseiro, calotas cromadas, capa para porcas das rodas dianteiras, tapa-estribo nas portas e pintura personalizada, entre outros, que não estão presentes na versão convencional.


Segundo Ubirajara Choairi, gerente nacional de vendas de veículos da Agrale, o objetivo é oferecer aos clientes um produto mais completo, direto da fábrica. “Esta ação é fruto do trabalho que a Agrale e a sua rede de concessionários têm realizado para maior aproximação com os consumidores, no entendimento e atendimento de seus desejos e necessidades”, explica o executivo.

Destinado para utilização nos mais diversos tipos de aplicações, o caminhão Agrale 8500 E-MEC possui ainda como itens de conforto interno, apoios de cabeça no banco do carona, climatizador de ar, tapa-sol e jogo de alto-falantes centrais. Como itens opcionais, o modelo oferece ainda defletor aerodinâmico no teto e nas laterais, rádio mp3 com entrada USB e spoiler dianteiro.


“Como os clientes acabavam, após a compra do caminhão, instalando esses equipamentos, nossa intenção é de já ofertar o veículo completo, direto de fábrica. A série especial Brasileirinho, que será produzida até o final do ano, vai oferecer ao consumidor mais conforto, economia e comodidade, por um preço extremamente competitivo”, explica Choairi.

De acordo com Choairi, o nome foi sugestão da rede de distribuidores Agrale, com a intenção de relacionar a palavra ‘Brasileirinho’ ao fato de a empresa possuir capital 100% nacional, desenvolver e fabricar o produto no Brasil e como uma homenagem ao trabalhador brasileiro.


O caminhão 8500 E-MEC convencional continuará a ser oferecido, já que alguns clientes dão preferência a veículos sem opcionais. O modelo possui capacidade de carga útil de até 5.250 kg, motorização MWM 4.10 TCA Euro III (quatro cilindros), com potência de 115 cv a 2.400 rpm, e torque de 40 kgf.m (392 Nm) a 1.500 rpm e transmissão mecânica EATON de 5 marchas.

* Press Release/Agrale S.A.

>>> COM AUTONOMIA

Picape RAM 5500 tem autonomia de 3.200 km. Modelo conceitual de preparadora independente conta com tanque de 642 litros de diesel
Você sonha em realizar viagens longas, rebocando cargas pesadas, com muito espaço interno e sem perder tempo com reabastecimentos? Nos Estados Unidos, uma preparadora apresentou um protótipo de uma picape RAM 5500 (pertencente ao grupo Chrysler) diesel capaz de trafegar até 3.200 km com um tanque de combustível, segundo o informativo Diesel Power. A novidade possui reservatório de combustível capaz de comportar nada menos de 642,6 litros do óleo.


Assim como a autonomia da picape, todas as dimensões e números do protótipo são avantajados, característica ainda valorizada no mercado dos Estados Unidos - embora tais conceitos estejam mudando. A RAM 5500 Long-Hauler, como é chamada, possui entre-eixos de 5,01 m (uma Ford Ranger cabine simples possui 5,20 m de comprimento no total), pesa 16.875 kg e pode rebocar cargas de até 4.500 kg.


Seu motor é um 6.7 6 cilindros em linha turbo Cummins ajustado para produzir 350 cavalos de potência e 110,6 kgfm de torque, enquanto o câmbio automático da Aisin possui 6 marchas. Nenhuma informação foi divulgada sobre o desempenho.


A RAM 5500 Long-Hauler pode transportar até quatro ocupantes e oferece como principais itens de série geladeira, assentos revestidos de couro, rodas de aro 19”, e suspensão a ar.

* Márcio Murta/Revista Carro.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

>>> IMAGEM DA SEMANA


Será que o Fusca vai deixar barato?

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>>> ELEVADO AO CUBO

Citroën C3 Picasso: a vida elevada ao cubo! Com estilo diferenciado e acabamento premium, monovolume traz inúmeros conteúdos de série e tecnologias inéditas em seu segmento
Chega às concessionárias o Citroën C3 Picasso, novo modelo da marca desenvolvido no Brasil e com vocação urbana. Requintado e sedutor, o C3 Picasso combina amplo espaço interno, dirigibilidade exemplar e um estilo inovador – nada surpreendente diante do artista que lhe dá o nome.


Suas dimensões, versatilidade e equipamentos o tornam um carro perfeito para o uso diário na cidade e também para as viagens de lazer. Um modelo criado para quem deseja um carro com personalidade marcante, mas que não abre mão da praticidade do dia a dia. “Com sua inovação e qualidade construtiva, o C3 Picasso é o mais novo representante da Créative Technologie no Brasil. Ele certamente passará a ser a nova referência tecnológica no segmento de monovolumes compactos”, afirma Ivan Ségal, presidente da Citroën do Brasil.

Um estilo puro e funcional

Combinando sedução e fluidez, força e prazer de dirigir, volume e bem-estar, o estilo do C3 Picasso teve como ponto de partida a criação de caráter e personalidade próprios ao modelo. Desenvolvido no Brasil, pelas equipes de estilo da América Latina, o design do C3 Picasso contou com a supervisão mundial de Jean-Pierre Ploué, diretor mundial de estilo do Grupo PSA.


“O C3 Picasso apresenta um estilo próprio, adaptado ao gosto do consumidor brasileiro. Um design bem integrado, elegante e requintado, mas que também é funcional e protetor”, afirma Nívea Ferradosa, diretora de Marketing da Citroën do Brasil. Um design mais discreto, racional e contemporâneo, adaptado às necessidades de um consumidor moderno e que valoriza o equilíbrio estético.


Na frente, os chevrons estão em destaque, sinalizando a nova identidade visual da marca. Os para-choques, embora suaves e integrados, também sugerem proteção, deixando claro o território urbano do modelo. O grupo ótico, posicionado bem ao alto, compõe o design harmônico da dianteira. O para-brisa panorâmico dividido em três partes, verdadeira assinatura estilística do modelo, é a demonstração concreta da Créative Technologie da marca, permitindo aos ocupantes do modelo uma visibilidade periférica sem igual.

No perfil, é a carroceria verticalizada que chama a atenção, dando sinais claros do amplo espaço interno e da generosa habitabilidade do projeto - conseqüência direta de seu entre-eixos alongado. Compõem a visão lateral um exclusivo friso e as rodas de grande diâmetro, demonstrando solidez.


Mas é na traseira que o modelo retrata toda a sua força estilística. “Deslocamos o porta-placa para o lado direito, criando uma traseira totalmente assimétrica. Somente um modelo com sobrenome Picasso permitiria isso”, explica Thierry Hospitel, diretor de estilo da América Latina. É assim que o C3 Picasso consegue encarnar um novo tipo de monovolume, com uma personalidade ao mesmo tempo marcante, criativa e ousada.

Para assegurar maior proteção, principalmente no dia a dia das grandes cidades, a tampa traseira recebeu em sua parte inferior um acabamento especial. Um grande cuidado também foi dado aos contrastes entre as cores da carroceria, principalmente na interação entre o preto e o cromado. Uma busca obstinada pela estética apurada. O C3 Picasso chega ao mercado com sete opções de cores de carroceria: Blanc Banquise (branca), Gris Aluminium (prata), Rouge (vermelha), Perla Nera (preta), Gris Cendré (champanhe), Grafito (grafite) e a inédita Bleu Bourrasque (azul).

Um interior chique e contemporâneo

O interior do C3 Picasso é aconchegante e expressa a qualidade percebida. Da escolha dos materiais, passando pelo equilíbrio das cores, aos exigentes processos de qualidade, tudo foi feito para oferecer um ambiente requintado e harmônico. O painel, com formas arredondadas e orgânicas, exprime modernidade e fluidez.


Seguindo as últimas tendências mundiais, apresenta um quadro de instrumentos analógico e totalmente voltado para o motorista − influência direta das últimas criações da Citroën, como os modelos DS3 e DS4. O volante, ergonomicamente evoluído e com ótima pega, apresenta um estilo moderno e elegante, oferecendo regulagens de altura e profundidade.


“Os tecidos e as forrações internas, próprios do modelo, foram desenvolvidos para suportar as altas temperaturas brasileiras, permitindo um maior conforto ao toque”, explica o designer. A cor escura também foi exigência do mercado brasileiro, que dá preferência aos tons mais sóbrios e discretos. Na versão top Exclusive, o couro com malha 3D assegura um ambiente moderno e sofisticado.

Funcionalidades

Dentro do Citroën C3 Picasso, os passageiros desfrutam de itens como para-sóis com espelho de cortesia, espelho de vigilância de crianças, porta-objetos e tomadas (12V e USB), que integram o generoso pacote de equipamentos de conveniência e conforto.
Entre os itens de conforto, destacam-se mesas tipo “avião” para os bancos traseiros, apoio de braços para os bancos dianteiros e porta-revistas nos bancos dianteiros.


O Citroën C3 Picasso será oferecido em três versões, todas repletas de conteúdos de série e equipadas com motor 1.6 16V Flex.

* Press Release/Peugeot Citroën do Brasil S/A.

>>> NOVO FÔLEGO

VW Touareg emagrece e ganha pique. Nova geração do jipão perde até 257 kg e fica melhor de ver (e andar)
Fazer um utilitário esportivo perder peso não é muito difícil. A maioria das fábricas simplesmente retira itens off-road como a caixa de transferência com reduzida e muitas vezes a própria tração 4x4. Mas esse não é o caso da segunda geração do Touareg. O jipão perdeu 257 kg (na versão V8) com o uso de componentes de alumínio e aço de alta resistência, sem que nada da performance fora-de-estrada fosse alterada.


No asfalto, é clara a agilidade do corpinho mais esbelto. Mesmo na versão de entrada, com motor V6 de 280 cv e 37 kgfm, você pisa fundo e sente o jipão responder sem preguiça (a VW declara 0 a 100 km/h em 7,8 segundos). O menor peso também contribuiu para a agilidade do Touareg nas curvas.


Se o V6 tira subidas de letra, o V8 de 360 cv e 45,4 kgfm deu risada. Foi com ele que enfrentamos um trecho off-road até o Pico Agudo, local de saltos de asa delta e paragliders. Além do motor V8, o Touareg topo de linha traz suspensão pneumática com quatro níveis de altura e três de firmeza. É conforto de sobra nos buracos, e valentia de sobra nos obstáculos, graças ao conjunto formado pela tração integral 4 Motion com reduzida e o bloqueio dos diferenciais central e traseiro.

Novidade para as duas versões é o câmbio automático de oito marchas, que faz o motor girar a somente 2 mil rpm a 120 km/h (rotação 34% inferior à sexta marcha do modelo antigo). A VW diz que é a primeira transmissão desse tipo num utilitário esportivo, mas esquece do BMW X3, também com oito velocidades. Outras atrações incluem controlador de velocidade ativo (que freia sozinho se o carro à frente diminuir) e o Area View (opcional), um sistema com quatro câmeras espalhadas pelo carro que permite ampla visão da movimentação ao redor.


Apesar de mais leve, o Touareg cresceu. Boa notícia para quem viaja no banco de trás, com a ampliação de 3,8 cm na distância entreeixos. O motorista foi brindado com um painel mais belo (que traz visor digital colorido entre os instrumentos analógicos) e ganhou freio de estacionamento eletrônico, no lugar do velho pedalzinho. Para completar, a mudança incluiu uma completa renovação visual, que deixou o utilitário mais elegante, com destaque para os belíssimos faróis bi-xenônio com leds.

Os preços ainda não foram divulgados pela VW, mas, contando com um acréscimo em relação ao modelo anterior, o novo Touareg deverá começar na faixa dos R$ 220 mil na versão V6 e R$ 270 mil na V8.

* Texto e Fotos: Daniel Messeder/Revista Auto Esporte.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

>>> VÍDEO DA SEMANA



Ônibus tuning: sistema de luzes decorativas em ônibus da Viação Garcia, ligado apenas quando o veículo está nas plataformas da rodoviária, como forma de chamar a atenção dos presentes. Será que a moda pega?

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domingo, 22 de maio de 2011

>>> RACER CADDY

Novo Volkswagen Caddy Racer ganha 270cv com um motor 2.0 Turbo
Você pode pensar no Volkswagen Caddy como um pequeno utilitário ou mesmo um monovolume familiar, mas a empresa alemã acredita que o modelo de tamanho compacto, também é ótimo para a corrida. Na verdade, a Caddy Racer está competindo na Volkswagen Racing Cup desde 2004. A introdução da série Caddy redesenhada no ano passado trouxe uma nova versão de competição que foi apresentado em abril na Commercial Vehicle Show em Birmingham, no Reino Unido.


A mais recente adição à rede Volkswagen Racing Cup 2011 apresenta as mesmas alterações exteriores como o resto dos modelos Caddy como a frente nova. Contudo, as atualizações mais importantes estão escondidas sob o capô, com a mudança mais significativa em relação ao modelo anterior ser a substituição do diesel de 2.0 litros pelo motor a gasolina de 2.0 litros que desenvolve 270 cavalos de potência.


Toda essa força é canalizada para as rodas dianteiras através de um câmbio especial da Volkswagen com seis velocidades com trocas rápidas. Além disso, o eixo traseiro foi atualizado para o sistema multi-link encontrado no Golf, melhorarando a van de corrida consideravelmente nas curvas.


O Racer Caddy estreou nas pistas pela primeira vez na abertura da temporada 2011 da Volkswagen Racing Cup, em 25 de abril, em Oulton Park. O campeonato inclui inúmeros circuitos ao redor do Reino Unido, como Snetterton, em Brands Hatch e Donington Park, ao mesmo tempo que incorpora uma viagem à cidade de Zandvoort, na Holanda, antes do final da temporada em Silverstone, em outubro.

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sábado, 21 de maio de 2011

>>> PERFEIÇÃO GERMÂNICA

Audi A6 Avant: Esportiva e veloz, a nova perua é a escolha preferida das famílias descoladas

As famílias abastadas já possuem uma nova opção para sua garagem. A nova geração da A6 Avant chega com uma pegada mais esportiva, tanto no design quanto no desempenho. A perua adota o visual do novo A6, que por sua vez bebeu na fonte do A8.

Os faróis com desenho esportivo possuem os tradicionais LEDs que equipam todos os modelos da Audi. A grade hexagonal, também marca registrada dos carros de Ingolstadt, é outro elemento que salta aos olhos na parte da frente. O teto tem uma bela queda em direção à traseira, que possui visual limpo e lanternas divididas pela tampa do porta-malas.


O interior entrega o que se espera de um Audi. Os materiais empregados no acabamento são de primeira qualidade e o painel envolve motorista e passageiro, que contam com todos os comandos principais ao alcance das mãos. A generosa lista de equipamentos inclui head-up display, bancos dianteiros com aquecimento e refrigeração, sistema de navegação MMI – que inclui conexão sem fio à Internet – e o potente sistema de som da dinamarquesa Bang & Olufsen.




O porta-malas oferece uma capacidade volumétrica de 565 litros, que pode ser ampliada para 1.680 litros com o banco traseiro rebatido. Como item opcional, a A6 Avant pode ser equipada com um sistema automatizado que abre a tampa traseira automaticamente. Para isso, segundo a Audi, basta movimentar seu pé debaixo do para-choque.


Por ora, a perua terá cinco opções de motorização. Entre os propulsores que bebem gasolina, a Audi oferece um 2.8 FSI V6, com 204 cv, e o já conhecido 3.0 TFSI V6, usado em outros modelos da marca e que entrega 300 cv. No time dos motores diesel, temos o 2.0 TDI, com 177 cv, e o 3.0 TDI V6, com 204 cv. Futuramente, haverá outra opção, com 313 cv.


Dependendo do motor, a perua pode ser equipada com transmissão manual de seis velocidades, automática de sete marchas ou tiptronic com oito velocidades. A tração do modelo é frontal nas versões mais básicas, sendo que a tração integral quattro é oferecida como opcional. A A6 Avant começa a ser vendida no segundo semestre, com preços que começam em 40.850 euros na Alemanha.

* Vitor Matsubara/Revista Quatro Rodas.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

>>> LINK DA SEMANA


Apesar de não constar atualizações desde março de 2010, o blog ENCOMBI, dos nossos vizinhos argentinos, propicia mais de 2 anos de páginas interessantes sobre a nossa querida Kombi. Viagens, passeios, curiosidades, dados técnicos e fotos, muitas fotos. Destaque total para as imagens das Kombis nativas, com combinações de cores e acessórios tipicamente argentinos! Solokombis, mis hermanos!

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>>> 22 POR HORA

Com produção de 22 caminhões por hora, Ford comemora 10 anos da fábrica de São Bernardo do Campo
A diretoria da Ford comemorou com o governador de São Paulo, Geraldo Alckimin, o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, dirigentes sindicais, Abradif e outras autoridades, no dia 17 de maio, o 10º aniversário da fábrica de caminhões de São Bernardo do Campo, Inaugurada em 2001, depois de um investimento de 200 milhões de dólares.


Passaram-se 10 anos de produção com importantes decisões logísticas como a transformação da linha de caminhões em unidade independente de negócios, separada de automóveis, com autonomia para o desenvolvimento de produtos e estratégias de mercado.

O evento marcou, também, o início de produção da Linha do Novo Cargo 2012, que faz parte de um amplo programa de investimentos, da ordem de R$ 670 milhões no período de 2007 a 2013.


Marcos de Oliveira, presidente da Ford Brasil, destacou o atual momento de crescimento e renovação da Ford Caminhões, mostrando a força e a importância que o segmento tem para as operações da marca na América do Sul. "É uma feliz coincidência comemorar os 10 anos da Fábrica de Caminhões junto com o lançamento do Novo Cargo, o maior lançamento da nossa história recente."

Evolução

Em 10 anos de operação, o volume de produção da fábrica mais que dobrou, passando de 22.970 para 47.903 unidades. A força de trabalho foi ampliada de 753 para 1.014 empregados e a velocidade da linha de montagem aumentou de 13,9 para 22 caminhões por hora, a mais alta do segmento no Brasil. Trabalhando atualmente em um turno, a linha de montagem produz um caminhão a cada 2 minutos e 40 segundos, ou, seja, 166 veículos por dia. O fato se deve, em parte, à terceirização da fabricação das cabines que já entram prontas na linha. A produção acumulada da fábrica na sua primeira década de atividade é de mais de 280.000 veículos.


A Ford Caminhões está entre as líderes de mercado no Brasil, com uma participação de 23,9% em 2010, excetuando-se o segmento de caminhões extra-pesados, em que não atua. Na América do Sul, sua participação é de 19%, com destaque para a Argentina, onde responde por 23% das vendas, e a Venezuela, onde é líder com 38% de participação.

* Press Release/Ford do Brasil.