“A Transit é um ícone global, com mais de 60 anos de tradição, e chega ao Brasil com os mesmos atributos que a tornaram líder de vendas na Europa e nos Estados Unidos”, diz Guillermo Lastra, diretor de Veículos Comerciais da Ford América do Sul. “Ela faz parte do Ford Pro, um ecossistema completo criado para oferecer máxima produtividade para o cliente comercial, com o melhor produto e o menor custo total de operação.”
A Ford Transit será oferecida inicialmente no modelo de passageiros, ou minibus, com dois comprimentos e duas alturas que somam cinco versões: com 14+1 ou 15+1 lugares; com 17+1 ou 18+1 lugares; e a chamada versão vidrada. Há duas opções de cores: branco e prata, que são as mais usadas e fáceis de adaptar, também para adesivagem e envelopamento.
Equipada com o motor mais potente e avançado da categoria, transmissão manual de seis velocidades e tração traseira, a Transit é referência em segurança, dirigibilidade e tecnologia. Entre outros equipamentos, é a única a vir com piloto automático adaptativo, sistema de permanência em faixa, auto start-stop, três modos de condução, volante multifuncional, estribo elétrico automático, cinto de segurança de três pontos para todos os passageiros e conexão USB nas fileiras.
A van da Ford também é a primeira a trazer conectividade de série, com um modem embarcado e o aplicativo FordPass, que aumenta a produtividade e agiliza os serviços para o cliente profissional que não pode parar.
Além de ser um produto reconhecido mundialmente pela qualidade, agora produzido na América do Sul e validado pela engenharia brasileira, a Transit conta com uma estrutura completa de serviços pós-venda para atender o cliente em toda a sua jornada com o menor custo de posse. Isso inclui desde uma rede com mais de 100 concessionárias e cobertura nacional, novos depósitos de peças e serviço de atendimento ao cliente dedicado, até condições especiais de financiamento e parceiros modificadores certificados.
Performance e confiabilidade
A nova Transit é produzida no Uruguai, na nova fábrica construída pela Ford em parceria com a Nordex, seguindo padrões globais de qualidade. Para garantir sua adequação ao mercado brasileiro, o veículo passou por um extenso programa de desenvolvimento feito pela engenharia brasileira, que incluiu mais de 1 milhão de quilômetros de testes usando a estrutura do Campo de Provas de Tatuí, em São Paulo.
Ela é equipada com o motor EcoBlue 2.0 turbodiesel, o mais moderno e tecnológico da Ford no segmento. Além de ter o maior torque e potência da categoria – 41,3 kgfm (@ 1.750-2.500 rpm) e 170 cv (@ 3.500 rpm) – e baixo consumo, ele é o primeiro homologado no programa de emissões Proconve 7 (Euro 6), com Arla-32.
O novo motor se destaca pelo excelente desempenho tanto em alta como em baixa rotação, com soluções voltadas para a eficiência, durabilidade e baixo custo de manutenção. Seus avanços incluem turbo de geometria variável com comando eletrônico, intercooler, correia de sincronismo banhada em óleo, virabrequim com geometria para redução de ruído e atrito, injetores individuais e comando de válvulas integrado. O uso de óleo SAE 5W30 semissintético, com troca a cada 20.000 km, é outro fator de economia.
”Desde o projeto, a Transit foi pensada com foco na produtividade do cliente para oferecer a maior eficiência e o menor custo na operação do veículo”, diz Daniel Santos, gerente de Desenvolvimento do Produto da Ford América do Sul. “A tração traseira, o assistente de troca de marchas no painel, os pneus com baixa resistência ao rolamento e a direção elétrica, com diâmetro de giro até 12% menor que o da concorrência, são itens que contribuem para reduzir o desgaste de componentes e favorecem a dirigibilidade.”
Mostrando sua vocação urbana, a Transit é a única da categoria com sistema auto start-stop, que aumenta a economia de combustível na cidade. Os três modos de direção – Normal, Econômico e Escorregadio – que variam a calibração do módulo do motor, da curva do pedal do acelerador e do desempenho do ar-condicionado, são outra exclusividade. Ela tem ainda um sistema inteligente de carregamento da bateria, com alternador de ciclo otimizado que aproveita as desacelerações para poupar energia.
Direção elétrica, freio a disco nas quatro rodas, computador de bordo completo e luzes diurnas também são itens de série.
Segurança e conforto
A Transit tem o conjunto de segurança mais completo e avançado da categoria, reconhecido pelo Euro NCAP com nota máxima e o selo “Gold Medal”, incluindo carroceria feita em aço de alta resistência reforçado com liga de boro e tecnologias semiautônomas que ajudam a evitar acidentes e aumentar a produtividade.
Ela é a única, por exemplo, a vir com estribo lateral elétrico de série, que aumenta a segurança e conforto na entrada e saída dos passageiros, com acionamento automático e controlado também pelo painel de instrumentos. Cintos de segurança de três pontos em todas as posições, barras de apoio nos dois lados da entrada, encostos de braço ajustáveis e bancos reclináveis de série na versão 17+1 são outros itens que diferenciam a Transit das concorrentes, assim como o corredor central com fácil acesso para os passageiros.
Sua cabine também é a mais silenciosa da categoria, 20% melhor que a da concorrência, criando um ambiente que reduz o estresse do motorista e aumenta o conforto dos passageiros.
A Transit é conhecida por oferecer ao motorista o mesmo conforto de um veículo de passeio, com comandos à mão. O volante multifuncional tem regulagem de altura e profundidade e o banco dispõe de ajuste em quatro posições, com apoio de braço ajustável. O painel conta com uma tela multifuncional de 4”, de fácil operação e leitura.
A praticidade na cabine é destacada pelo amplo console de teto, nichos para copos, garrafas e documentos e um compartimento sob o banco do passageiro com espaço para acomodar uma mochila ou ferramentas. Outro recurso útil é o encosto rebatível do banco do passageiro, que se transforma numa mesinha de apoio para laptop ou documentos.
"O motorista não precisa desencostar do banco para acessar todos os comandos e pode se concentrar em dirigir com segurança”, destaca Daniel Santos. “São facilidades que fazem a diferença para quem tem de enfrentar longas jornadas no volante.”
A Transit traz o pacote mais avançado de tecnologias semiautônomas de assistência ao motorista, apoiadas por câmera e radar com foco na produtividade e segurança. Ela é a única da categoria com piloto automático adaptativo, assistente de permanência em faixa e assistência autônoma de frenagem com detecção de pedestres. Também vem de série com controles de estabilidade e tração, anticapotamento, de torque em curvas e adaptativo de carga, estabilização de vento lateral e assistência de partida em rampas, que ajuda a reduzir o desgaste da embreagem.
Câmera de ré elevada, sensor traseiro de estacionamento e retrovisores elétricos com indicador de direção também são de série.
"Essas tecnologias de segurança contribuem para manter a Transit rodando durante o máximo de tempo, livre de paradas para reparo e outros prejuízos associados aos acidentes”, diz Daniel Santos.
Tecnologia e conectividade
A conectividade é um dos grandes diferenciais da Transit. Ela é a primeira do segmento a vir com um modem embarcado de série, integrado à arquitetura elétrica do veículo para facilitar o seu controle e manutenção. Com o aplicativo FordPass o cliente tem o veículo na palma da mão, acessando comandos e informações pelo celular.
O app permite agendar serviços online nas concessionárias e acompanhar a sua execução, localizar o veículo, gerar indicadores úteis para o negócio e receber mais de 3.000 alertas de falha, facilitando a precisão e agilidade no diagnóstico.
Além disso, se ocorrer uma falha grave a Ford pode entrar em contato com o cliente através do acompanhamento preventivo inteligente para evitar a parada do veículo. Outra novidade é a assistência técnica em conferência, em que o suporte técnico por telefone coloca o cliente em contato direto com o chefe de oficina da concessionária para resolver qualquer problema no veículo, seja por orientação remota, atendimento no local ou guincho.
A Transit também é a única que já vem com central multimídia de série, o SYNC Move, desenvolvido pela engenharia local, com tela sensível ao toque de 8”, fácil visualização e comandos de voz. Ela inclui acesso a Android Auto e Apple CarPlay, Bluetooth e permite baixar aplicativos, como o Waze. Quando pareada com o celular, exibe também um botão 0800 para falar direto com a Ford, por um simples toque na tela.
A central dispõe ainda de uma tecla de acesso rápido à câmera traseira, para o motorista poder conferir o que acontece atrás do veículo a qualquer momento. A atualização de software é feita “over the air”, na nuvem.
“A conectividade é mais uma ferramenta da Transit a favor da produtividade para facilitar a vida do cliente que não pode parar”, completa Daniel Santos.
Baixo custo de posse
A Ford Transit chega ao mercado trazendo o veículo mais completo da categoria, um time 100% dedicado e uma estrutura de pós-venda que tem a conectividade como um facilitador para garantir a máxima produtividade. O resultado de tudo isso se vê no bolso do consumidor, com o um custo total de posse menor. Suas peças de desgaste e reparo, por exemplo, tem preço cerca de 15% a 20% abaixo do principal competidor.
A Transit vem com garantia de um ano ou 100.000 km e tem revisões a cada 20.000 km com o sistema preço fixo, que garante transparência e previsibilidade de custo. O cliente também tem a opção dos contratos Ford Protect, que permitem a aquisição antecipada de revisões, incluídas no financiamento.
A Ford criou condições especiais de lançamento para o financiamento da Transit, em parceria com o Bradesco, incluindo 90 dias de carência, taxas reduzidas, zero de entrada e até 36 parcelas, tanto para pessoa física como pessoa jurídica.
“Vamos oferecer também um plano inédito de recompra garantida, o Ford Sempre, com 30% de entrada, parcelas reduzidas e saldo de 40% na parcela final, que pode ser coberta pela venda do veículo usado, facilitando a renovação da frota”, diz Flávio Costa, gerente de Vendas de Veículos Comerciais da Ford. “Ninguém hoje trabalha com uma amplitude tão grande de oferta.”
As modificações mais comuns na Transit, como instalação de ar-condicionado e banco adicional, serão feitas no Mod Center localizado no Espírito Santo, ao lado do porto de entrada. Além de garantir a qualidade e agilidade na implementação, essa estrutura oferece flexibilidade no atendimento.
Para outras transformações na Transit, a Ford preparou uma rede de parceiros modificadores. Além de um portal exclusivo para esses transformadores, com manuais e regras de uso e tudo o que pode ser feito no veículo, incluindo pontos de furação e diagramas elétricos, eles contam com a assistência da engenharia da marca em todo o processo.
“Trouxemos da Europa um processo de certificação chamado QVM, um selo de qualidade que dá segurança para o consumidor de que o modificador tem um processo certificado e robusto”, diz Flávio Costa.
A marca criou também uma estrutura especial para grandes frotistas, com um funcionário dedicado para oferecer atendimento e manutenção personalizada na concessionária.
* Press Release/Ford Motor Company.