domingo, 26 de maio de 2019

>>> 32º MICHIGAN VINTAGE VW FEST


32º Michigan Vintage Volkswagen Fest

Local: Riverside Park
Data: 18 e 19 de Maio
Cidade: Ypsilanti/Michigan
País: EUA
Fotos: Eric Fernon.




























***

sexta-feira, 24 de maio de 2019

>>> LINK DA SEMANA


Conheça o Super Jeep CJ8 artesanal, construído em Roraima...

***

>>> MERCEDES-BENZ ESF


Mercedes-Benz revela como será o carro mais seguro do mundo

Qual seria o carro mais seguro do mundo se fosse possível usar todas as tecnologias ainda em desenvolvimento?


Desde a década de 70 a Mercedes vem tentando responder essa questão, e sua última resposta é o conceito ESF 2019 — mas pode chamar de “o carro mais seguro do mundo”.


O modelo é baseado na nova geração do Mercedes GLE, mas a maioria de suas tecnologias de segurança ativa e passiva são inéditas.


E, ainda que seja totalmente focado na proteção aos passageiros e outros veículos e pedestres, o ESF 2019 também entrega soluções de conforto e usabilidade.


Um dos principais destaques do protótipo são o volante e pedais que se retraem quando o carro entra em modo de condução autônoma.


Nessa situação luzes no teto e projeções no vidro traseiro e na grade do radiador também alertam as pessoas ao redor sobre as intenções do veículo.


Isso é especialmente útil ao avisar, por exemplo, que o carro está parado e não irá se mover, ou que o trânsito à sua frente está completamente parado.


A movimentação do volante possibilita também que o airbag do motorista saia da direção e vá para a parte superior do painel, como já ocorre na bolsa do passageiro.


As bolsas infláveis, aliás, são outro destaque do conceito. Os passageiros dianteiros, por exemplo, possuem dois airbags laterais, um de cada lado do banco.


Isso impede que o corpo dos ocupantes colidam entre si em uma colisão lateral e/ou múltipla. E quem for atrás terá a proteção de um inédito airbag frontal, posicionado atrás dos encostos dianteiros.


Crianças, naturalmente, terão ainda mais segurança no conceito. Junto do ESF 2019 a Mercedes apresentou uma cadeirinha infantil integrada com o veículo.


Essa conexão permite que o carro ajuste os airbags ao redor da cadeirinha e abre a possibilidade para que o assento suplementar tenha o mesmo cinto com tensionador automático já existente nos cintos do carro.


Carros modernos já possuem tensionadores que apertam o cinto caso o carro detecte a iminência de uma colisão. No ESF esse recurso passa funcionar também antes de curvas fechadas, limitando a movimentação dos passageiros em mudanças bruscas de direção.


Outra proteção oferecida pelo ESF em curvas é ao detectar ciclistas e motos no campo cego direito do veículo. Se o motorista tiver a intenção ou iniciar a conversão, o veículo alerta o condutor e pode até frear totalmente o carro para impedir um acidente.

Caso uma colisão seja inevitável, protótipo possui um pequeno robô sob o assoalho que se afasta do veículo e monta um triângulo de sinalização a uma distância segura.

Nem mesmo as conexões USB escaparam da profusão de avanços feitos no ESF. Nos bancos traseiros o conector (do tipo C) estão juntos à fivela do cinto de segurança.


Isso reduz a distância do conector ao celular ou tablet, dispensando cabos longos e evita fios esticados na cabine.

* Rodrigo Ribeiro/Quatro Rodas.

quinta-feira, 23 de maio de 2019

>>> PROPAGANDA


Ônibus Cirb, 1963.

***

>>> SOBREVIVENDO


Fiat Weekend chega à linha 2020 em duas versões

Se enganou quem pensava que a Fiat Weekend estava à beira da morte. Com projeto que já dura mais de 20 anos, a perua acaba de chegar à linha 2020 sem alterações, mas com preços que partem de R$ 64.990 e podem chegar a R$ 90.530.


A Weekend 2020 está disponível em duas configurações diferentes: Attractive e Adventure. A primeira, de R$ 64.990 iniciais, é equipada de série com ar-condicionado, computador de bordo, faróis de neblina, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas, volante com regulagem de altura, direção hidráulica, rádio com CD, MP3, Bluetooth e USB, e rodas de 14 polegadas com calotas.

Como opcionais, além da pintura sólida (R$ 500) e das metálicas (R$ 2.240), há o kit Creative (R$ 5.290), que adiciona vidros traseiros elétricos, banco traseiro bipartido, retrovisores externos elétricos, rodas de liga leve e volante revestido de couro com comandos do rádio.

Ela é equipada sempre com motor 1.4 flex de até 86 cavalos de potência e câmbio manual de 5 marchas. Com pintura metálica e o pacote opcional, a versão de entrada passa a custar R$ 72.520.


A Adventure, que parte de R$ 84.290, tem os itens da Attractive, mais vidros elétricos traseiros, sensores de estacionamento traseiros, rodas de liga leve de 16 polegadas, banco traseiro bipartido, além de detalhes externos e internos de apelo aventureiro exclusivos da versão, e motor 1.8 flex de até 132 cavalos de potência e câmbio manual de 5 marchas.

Além das pinturas metálicas (R$ 2.240), o único opcional disponível é o sistema de bloqueio de diferencial Locker, por R$ 4.000. Com os dois itens, a perua vai para R$ 90.530.

* Redação/G1.

quarta-feira, 22 de maio de 2019

>>> IMAGEM DA SEMANA


1951 Volkswagen Kombi 'Barndoor'...

***

>>> MEU VOLVO, MINHA HISTÓRIA


Um inusitado convite de casamento se transformou no mais novo episódio da série “Meu Volvo, Minha História”

Um inusitado convite de casamento enviado pelo correio para a sede da Volvo, em Curitiba, no final do ano passado, acabou se transformando no mais novo episódio da série de vídeos “Meu Volvo, Minha História”. Lançado esta semana nos canais da Volvo do YouTube, Facebook e Instagram, o filme mostra os noivos Eduardo Holodniak e Graciela Rosalen chegando à igreja em Cascavel, cidade localizada no Oeste paranaense, dirigindo dois Volvo FH. Veja o vídeo clicando no link https://youtu.be/P7P55CqVEBA.


Ao estacionarem os caminhões e caminharem para o altar, Eduardo e Graciela coroavam uma história de amor marcada por sonhos de ambas as partes. Filho e neto de motoristas de caminhão, Eduardo passou a infância e a adolescência sonhando em um dia ter o próprio veículo e ganhar as estradas. Ele queria ter uma família e trabalhar dirigindo um caminhão. Graciela queria se casar com Eduardo e constituir família, mas o queria por perto. Chegou a fazer a promessa de terminar o relacionamento caso ele optasse pela vida nas estradas.

“A vontade de ter um caminhão, trabalhar com liberdade, começou muito cedo, quando eu era garoto”, lembra Eduardo. Trilhando juntos uma vida de dificuldades, decidiram não renunciar aos seus sonhos: Eduardo começou a trabalhar e a ganhar a vida como motorista, Graciela manteve o namoro e tudo terminou no altar, os noivos felizes desembarcando da cabine de dois FHs. “Chegar ao casamento dirigindo os caminhões foi uma meta que eu tracei. Muito obrigada aos caminhões! A gente está onde está, tem o que tem, graças a eles”, diz Graciela.

“O vídeo faz parte da websérie ‘Meu Volvo, Minha História’, que tem um total de 20 filmes, cada um deles contando uma história de vida de clientes da Volvo tendo como pano de fundo o caminhão ou o ônibus da marca”, afirma Ana Severino, responsável na Volvo pela série. “As pessoas e suas histórias dão vida aos vídeos. Os depoimentos mostram sua emocionante relação com a marca e com os nossos veículos”, complementa Daniel Mello, diretor de comunicação e de marketing da Volvo do Brasil.

Chamado “Casamento 2”, o vídeo recebeu esse nome porque é o segundo da série que culmina com os noivos no altar dentro do FH. O primeiro “Casamento” (https://youtu.be/gl1ARaAcO7A), de 2018, é até hoje o filme mais visto no YouTube da Volvo Caminhões no Brasil, com mais de 751 mil acessos. Os vídeos “Meu Volvo, Minha História” podem ser vistos em diferentes canais na internet: www.youtube.com/volvocaminhoes, www.faceboook.com/volvocaminhoes, e www.instagram.com/volvocaminhoes.

* Press Release/Grupo Volvo América Latina.

>>> NIGHT EAGLE


Jeep Renegade ganha pacote Night Eagle

O lançamento do Novo Jeep Renegade no final de outubro de 2018 foi um momento importante para o crescente mercado de SUVs no Brasil. Pouco depois, em dezembro, o modelo assumiu a liderança da categoria, onde vem se mantendo desde então. Segundo dados da Fenabrave, apenas de janeiro a abril já foram mais de 21.383 emplacamentos, 3.499 a mais do que o segundo colocado, o Jeep Compass (campeão de vendas em 2017 e 2018) – os dois somados representam 24% do segmento, quase um quarto do total.


Contudo, a Jeep não está parada e continua trazendo novidades para o líder. Agora, é a vez de lançar o competitivo pacote Night Eagle, exclusivo para o Renegade Sport Flex A/T. Com ele, essa versão que já oferece ótimo custo/benefício fica ainda mais interessante. Afinal, o SUV ganha tanto no estilo diferenciado quanto em tecnologia e comodidade.


O design autêntico do Jeep Renegade recebe uma dose extra de exclusividade e esportividade, com a pintura preta nas rodas de liga leve aro 17” (de acabamento brilhante), teto, laterais acima das portas e logotipos. Por dentro, o tema “all-black” continua dando o tom em todas as molduras (aros do volante multifuncional, saídas de ar, alto-falantes e base da alavanca de câmbio).


Outro destaque do Renegade Sport Night Eagle é o nível de equipamentos, pois o pacote engloba a competente central multimídia Uconnect de 7” polegadas (tela igual à do Compass Sport) compatível com Android Auto e Apple CarPlay, ar-condicionado dual zone e sensores traseiros de estacionamento.



O pacote Night Eagle está disponível por R$ 4.500 e pode ser combinado com três cores metálicas para a carroceria: Cinza Antique, Prata Billet e Preto Carbon.

* Press Release/FCA Group.