domingo, 24 de dezembro de 2023

>>> BOAS FESTAS!

 


Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!

sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

>>> LINK DA SEMANA

 


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>>> SUPER CARRY X LIMITED


Suzuki apresenta o Super Carry X Limited

Os caminhões Kei possuem um charme único que perdura com o tempo. Isto vale para o Suzuki Carry – ou neste caso, sua variante de cabine estendida conhecida como Super Carry, que recebeu recentemente uma nova edição especial no Japão, apesar de estar disponível desde 2013.


O Suzuki Super Carry X Limited oferece uma interpretação robusta deste pequeno caminhão com seu design de cabine. O destaque são as três camadas de decalques pretos que adornam suas laterais, lembrando painéis de metal aparafusados. Os faróis de LED ostentam conjuntos pretos, complementados por um acabamento preto correspondente para a grade, molduras dos faróis de neblina, maçanetas das portas e capas dos espelhos retrovisores.

Além disso, as minúsculas rodas de aço de 12 polegadas também foram revestidas em preto, melhorando a aparência proposital do veículo sem a necessidade de calotas. É importante notar que o Super Carry X Limited vem em apenas quatro tons exteriores disponíveis: Moss Grey, Silky Silver, Cool Khaki Pearl e Blueish Black Pearl.

A Suzuki afirma que essas melhorias visuais dão ao Super Carry uma "impressão resistente e destemida", alinhando-se com a tendência recente de kei vans de aparência aventureira, muitos dos quais têm estilo de crossover.


O Super Carry X Limited vem equipado com motor a gasolina de três cilindros de 658 cc padrão, entregando 50 cv (37 kW / 50 cv) e 59 Nm (43,5 lb-ft) de torque. A potência é enviada às quatro rodas através de uma caixa manual de 5 velocidades ou de uma automática de 4 velocidades, assistida por um sistema 4WD.

A décima primeira geração do Suzuki Carry foi introduzida em 2013 e sofreu poucas alterações na última década. Este caminhão kei mede 3.395 mm de comprimento e oferece diversas soluções práticas apesar de seu tamanho compacto. A cabine estendida do Super Carry oferece espaço de carga adicional atrás dos dois assentos, ao mesmo tempo que permite que o banco do motorista recline 40 graus e deslize 180 mm. A caçamba traseira rebatível mede 1.480 mm de comprimento e inclui um espaço sob a cabine para transportar itens mais longos.


O Suzuki Super Carry X Limited já está disponível no Japão, com preços a partir de ¥ 1.513.600 (US$ 10.678) para a variante com caixa manual e ¥ 1.612.600 (equivalente a cerca de US$ 11.400 nas taxas de câmbio atuais) para a versão automática. Em comparação, o Super Carry padrão começa em ¥ 1.058.200 (US$ 7.500), enquanto o Carry um pouco menor é ainda mais acessível, a partir de ¥ 752.400 (US$ 5.300).

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>>> NOVO MERCEDES-BENZ GLS


Novo Mercedes-Benz GLS: conforto e luxo de primeira classe

A Mercedes-Benz lança o novo GLS SUV no Brasil e completa a renovação de toda a sua linha de modelos utilitários esportivos de luxo. Contando com um novo design exterior e interior, tecnologia hibrida leve e alto nível de equipamentos de série, o novo GLS eleva o conforto, a conectividade e o luxo para o próximo nível. Tudo isso com espaço para até sete ocupantes em três fileiras de assentos.


Com a chegada do novo GLS, um total de nove novos SUV’s foram apresentados em 2023 no Brasil: os compactos GLA e GLB. Os dinâmicos GLC SUV e Coupé. Os multiusos GLE SUV e Coupé e agora o espaçoso e luxuoso GLS.

Os novos Mercedes-Benz GLS podem ser reconhecidos pela grade do radiador ainda mais marcante. As quatro lâminas horizontais são galvanizadas na cora prata de alta qualidade. O para-choque também é mais proeminente. Ele apresenta entradas de ar integradas, combinadas com um contorno em preto brilhante. Na traseira o destaque é o interior dos conjuntos de lanternas com três blocos horizontais. Uma nova roda de liga leve de 21 polegadas de raios múltiplos com acabamento de alto brilho faz parte da lista de inovações.


A geração atualizada do sistema de infoentretenimento MBUX traz um novo visual para os displays. Os displays podem ser personalizados com a ajuda de três estilos diferentes (clássico, esportivo, discreto) e três modos (Navegação, Assistência, Serviço). Com o "clássico", o condutor pode escolher pelo design com dois tubos com todo o conteúdo entre os dois displays redondos. "Esportivo" é dominado pela cor vermelha, com um design dinâmico para o conta-giros central. No estilo "discreto", o conteúdo é reduzido ao essencial. Além disso, ambos os displays podem ser mostrados em sete esquemas de cores em conjunto com a iluminação ambiente. O resultado é uma impressionante experiência visual no interior. O display central pode ser operado diretamente e convenientemente como uma tela sensível ao toque.

O "Modo Off-Road" na geração atual do MBUX transforma conteúdos especiais, como inclinação, inclinação lateral, bússola e ângulo de direção, em uma experiência visual. Graças ao pacote de estacionamento padrão com câmera 360 graus, ele oferece a função "capô transparente". Quando o modo off-road está ativo, o display central mostra uma visão virtual sob a frente do veículo. A visão é composta pelas imagens da câmera 360°. Com o "capô transparente", obstáculos como pedras grandes ou buracos profundos à frente podem ser mais bem reconhecidos.


O interior do veículo se torna ainda mais digital e inteligente, pois tanto o hardware quanto o software deram grandes passos: numerosas funções do veículo e de conforto podem ser controladas nas telas de LCD em visões de display brilhantes. Os tamanhos dos visores do condutor e central, cada um medindo 12,3 polegadas, foram mantidos. O visor central pode ser operado diretamente e convenientemente como uma tela sensível ao toque.

Por meio do assistente de voz "Olá Mercedes" os ocupantes podem acionar certas ações mesmo sem a palavra-chave de ativação. Isso inclui atender uma chamada telefônica, por exemplo. “Olá Mercedes” também explica as funções do veículo ao ouvir o comando "Ajuda" e fornece assistência ao perguntar como conectar um smartphone via Bluetooth ou onde encontrar o kit de primeiros socorros, por exemplo, além de reconhecer a posição dos ocupantes. Outras funções do veículo, como a iluminação interior ou as persianas, também podem ser controladas por comando de voz.


O sistema de áudio premium Burmester® Surround Sound agora apresenta a configuração de som pessoal, bem como a experiência de áudio imersivo Dolby Atmos (via USB). Um total de 13 alto-falantes, 13 canais de amplificador separados e uma potência do sistema de 590 watts são outras características do sistema de som surround Burmester®. O Apple CarPlay e o Android Auto agora estão disponíveis sem fio. Duas portas USB que entregam 100 W de potência estão disponíveis no descanso de braço traseiro como opções de carregamento.

Para os assentos traseiros, dois displays totalmente integrados de 11,6 polegadas, trazem mais conforto e comodidade durante qualquer percurso. Conectados com o sistema multimídia MBUX, os ocupantes podem assistir a filmes, navegar na Internet ou até conectar um vídeo game.

Motorização Hibrida Leve de 6 cilindros

Para o Brasil, será oferecido, a versão única GLS 450 4MATIC com um motor à gasolina de 6 cilindros de 3.0 litros e que gera 381 cv de potência e 500 NM de torque. Completa o conjunto mecânico o reconhecido câmbio automático de 9 velocidades (9G-Tronic) e a tração integral nas quatro rodas (4MATIC).

Assim como os modelos GLE SUV e GLE Coupé lançados recentemente, os novos GLS estão eletrificados, trazendo agora um motor híbrido leve por meio de um Gerador de Partida Integrado (ISG) e um sistema elétrico de 48 volts.

O ISG combina motor de partida e alternador em um único motor elétrico potente, sendo instalado entre o motor e a transmissão. O sistema também desempenha funções híbridas, como aceleração, recuperação, deslocamento do ponto de carga, navegação inercial e a partida quase imperceptível do motor durante a função start/stop.

O sistema 4MATIC de tração nas quatro rodas e uma relação de marcha projetada para tração permitem uma alta capacidade de reboque de até 3,5 toneladas. O engate de reboque totalmente elétrico é particularmente conveniente: através de um botão na tampa traseira ou em um painel no visor central, o ponto de engate juntamente com a tomada para a eletrônica do trailer é girado para fora e automaticamente fixado na posição de operação. Após o uso, ele se retrai para sua posição de repouso atrás do para-choque igualmente sem esforço.

Uma característica especial também é fornecida para aqueles que não usam o engate para rebocar um trailer, mas para transportar bicicletas, por exemplo: o engate do trailer tem dois parafusos extras para transportar com segurança um suporte de bicicletas. Sua capacidade de carga é de 100 kg, possibilitando que bicicletas elétricas também sejam carregadas nesse ponto.

Equipado com o pacote de suspensão a ar AIRMATIC, um sistema de amortecimento adaptativo pneumático, traz como resultado prático aos ocupantes uma suspensão inteligente, capaz de se ajustar automaticamente às condições de condução, velocidade e carga.

Segurança e tecnologia máxima

O Pacote de Assistência à Condução contém diversas funções, como por exemplo, o Assistente de Distância Ativa DISTRONIC, Assistente de Direção Ativa e Assistente de Sinalização de Trânsito. O Pacote de Estacionamento com câmera de 360° ajuda o condutor a manobrar em vagas de estacionamento paralelas ou perpendiculares.

O novo Mercedes-Benz GLS 450 4MATIC já está disponível para encomendas em toda a rede de concessionários da marca com preço sugerido de R$ 979.900,00.

* Press Release/Mercedes-Benz do Brasil.

quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

>>> GALERIA #0112


Volkswagen Type 2 Single Cab (1958)

















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>>> LA POLIZIA


Lamborghini Urus Performante especial é o mais recente carro de polícia da Itália

A Polizia di Stato da Itália recebeu um Lamborghini Urus Performante especial. O modelo chegará à corporação no próximo ano e será usado para “serviços especiais, incluindo o transporte médico urgente de órgãos e plasma”.


Devido ao seu propósito único, este não é um modelo comum. Muito pelo contrário, pois ostenta uma pintura atraente desenhada pelo Lamborghini Centro Stile. Combina o tradicional azul e branco usado pela Polícia Estadual italiana com faixas tricolores e logotipos refletivos da polícia.


Além da pintura especial, o Urus foi equipado com uma fina barra de luz LED que oferece cobertura de 360°. O crossover também foi equipado com uma sirene de dois tons.


As atualizações continuam na cabine, pois há aparelhagem especial, uma caixa de armas blindada e um “exibidor de mensagens rebatível”. O modelo também traz um compartimento de carga exclusivo, que abriga um desfibrilador e uma geladeira portátil para transporte de órgãos.


Sob o capô, há um V8 biturbo de 4,0 litros que produz 657 cv e 627 lb-ft (850 Nm) de torque. Ele permite que o crossover com tração integral acelere de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos, antes de atingir uma velocidade máxima de 306 km/h.


O Urus Performante é o sexto Lamborghini a entrar em serviço na Polícia Rodoviária Italiana e 2024 marcará o 20º aniversário da colaboração. O CEO da Lamborghini, Stephan Winkelmann, observou que a parceria tem sido um “grande prazer”, pois “saber que os nossos carros são usados ​​para tarefas públicas e, acima de tudo, para operações cruciais para salvar vidas humanas, só pode deixar a mim e a toda a empresa orgulhosos”.

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quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

>>> IMAGEM DA SEMANA

 

1977 Dodge Monaco Crestwood

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>>> LADA NIVA COM NOVIDADES


Lada Niva finalmente ganha freios ABS aos 47 anos de idade

Assim como o Toyota Land Cruiser Série 70, recentemente atualizado, o Lada Niva se recusa a morrer. Apesar de existir desde 1977, o espartano SUV ainda está em produção e está sendo atualizado para a linha 2024. A AvtoVAZ, grupo controlador da marca Lada, trouxe de volta os freios ABS após ter que suspendê-los temporariamente devido às sanções contra a Rússia.


O conflito na Ucrânia teve um enorme impacto na cadeia de suprimentos e forçou a interrupção da produção por vários meses. Quando a montagem foi retomada em meados de 2022, o Niva dispensou airbags, ABS e outros recursos essenciais que os carros tinham há muitas décadas.


Agora, os freios ABS estão de volta para o SUV na linha 2024, tanto para o clássico Niva Legend quanto para o Niva Travel. Caso você não esteja familiarizado com o último, ele existe desde 1998 como VAZ-2123 antes de ser renomeado como Chevrolet Niva em 2003. Quando a parceria entre a GM e a AvtoVAZ terminou em 2020, o SUV sem frescuras foi renomeado para Niva Travel.


O breve comunicado de imprensa emitido pela AvtoVAZ também menciona que o Niva ainda recebeu um motor atualizado que agora atende aos padrões Euro 5. Esse padrão está em vigor desde 2009, portanto, está muito desatualizado. Não podemos nos esquecer de que o padrão Euro 6 entrou em vigor em 2014 e o Euro 7 entrará em vigor em 2025. Quando a produção foi retomada no ano passado e até agora, o Lada que pode ir a qualquer lugar era equipado com um motor em conformidade com a norma Euro 2, introduzida em 1996.


Se você optar pelo acabamento topo de linha do Niva Travel, terá todos os "itens" de um Lada: controle de velocidade de cruzeiro (com limitador de velocidade), computador de bordo, painel de instrumentos com luz de fundo e rodas de liga leve em dois tons. O controle de estabilidade também retornará no final deste mês, de acordo com a revista russa Auto Pro News. A produção de ambos os modelos com as atualizações para o ano modelo 2024 já começou.


Como esperado, o preço de venda aumentou consideravelmente. Anteriormente, o Lada Niva Legend custava 829.900 rublos (R$ 44,7 mil), mas agora o mais barato custa 927.500 rublos (R$ 49,9 mil). O Niva Travel, mais moderno, custava 1.198.900 rublos (R$ 64,6 mil) e agora custa a partir de 1.215.000 rublos (R$ 65,5 mil).

* Thiago Moreno/Motor 1.

terça-feira, 19 de dezembro de 2023

>>> SCANIA XT SUPER


Scania revoluciona o segmento off-road com a Nova Linha XT Super

A Scania apresentou os modelos off-road Scania XT Super. O lançamento faz parte da terceira fase da linha de caminhões Euro 6 da marca e inclui o novo trem de força Super, especialmente direcionado para as aplicações fora de estrada, sobretudo na mineração.
Mas, o que muda, na prática? Os produtos receberão aprimoramentos como a nova caixa de transmissão Heavy Planetary, mais robusta para os modelos off-road, freios CRB junto ao Scania Retarder de série, variadas opções de eixos e bogies para atender diversas especificações, além de intervalos de manutenção ampliados e novas soluções de serviços com o Scania PRO.


“A nova caixa de câmbio chega para deixar o caminhão mais rápido e robusto. Sua sessão planetária reforçada (Heavy Planetary), de modelos G25CH e G33CH, tem carcaça produzida em alumínio, o que reduz o seu peso em até 80 quilos comparado à geração anterior. Estamos lançando as linhas que vão proporcionar a maior produtividade do mercado com o menor custo por tonelada produzida”, destaca Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil.

Os modelos da nova linha off-road XT Super são oferecidos nas cabines P e G, em alguns casos a R, todos com o pacote XT de itens personalizados para as aplicações fora de estrada. Os motores possuem sistema de injeção XPI e as potências vão de 360 até o topo de linha, o V8 de 660cv, com a tração 10x4. As outras configurações de roda são 4x2, 6x4 e 8x4. Os torques vão de 1.700Nm até 3.300Nm do motor V8 - lembrando que o V8 não faz parte da plataforma Super.


A linha Euro 6 otimizada tem os seguintes modelos: P 360 (360 cavalos de potência e 1.700Nm de torque, no motor 9 litros, no propulsor de 13 litros caminhões G 450 (450cv e 2.350Nm) e G 500 (500cv e 2.550Nm), além do R 660 V8 de 16 litros. Já a plataforma Super contempla modelos de 13 litros com o 460 G (460cv de potência e 2.500Nm de torque) e 560 G (560cv e 2.800Nm de torque – o mais alto da categoria), com excelente desempenho já nas baixas rotações. As versões movidas a gás e biometano compõem potências de 280 cavalos e 410cv, e ao longo de 2024 chegarão as novidades de 420cv e 460cv.
A segurança também ganha destaque, com recursos como airbags frontal e lateral de cortina, bafômetro para o motorista e o Scania Zone, possibilitando o controle da velocidade da frota por meio de cercas virtuais.

Os clientes que adquirirem os caminhões Super Off-Road XT contarão com novidades também nos Serviços Scania: os Serviços Scania PRO, que substituíram oficialmente o PMS em junho e ampliam seus benefícios para as aplicações fora de estrada; a ferramenta digital de gestão de frota por meio da análise eficiente dos dados, o Scania FIT, que passa a estar disponível para a mineração; e a mudança de 500 para 750 horas no intervalo da manutenção (50% maior), além da rede de concessionárias com 185 pontos de atendimentos, cobrindo 100% do território nacional.


“Os quatro segmentos fora de estrada – mineração, canavieiro, madeireiro e de construção – necessitam de soluções completas para que a frota tenha uma alta produtividade. Para os veículos de mineração, o aumento de 50% no intervalo da manutenção, de 500 horas para 750 horas, será um diferencial importante que propicia uma gestão com ainda mais dinheiro no bolso. Já para os veículos de transporte de cana e florestal, além do incremento de 33% no intervalo da manutenção em planos periódicos, de 15 mil km para 20 mil km, os clientes também podem aumentar a disponibilidade de sua frota por meio da inteligência dos planos flexíveis, que se adaptam de acordo com a utilização dos veículos. Neste caso, os intervalos de manutenção, podem sofrer uma alta?significativa para até 50 mil km. Ou seja, 233% de aumento de intervalo combinando a tecnologia do novo trem de força Super com novos lubrificantes e a inteligência dos dados para uma gestão mais eficiente das paradas para manutenção”, detalha Alex Barucco, gerente de Portfólio de Serviços e Conectividade da Scania Operações Comerciais Brasil.

O Sistema de Trocas de Peças Scania também será um grande aliado do cliente das operações fora de estrada para ter um ciclo de sustentabilidade do negócio com a qualidade e garantia das peças originais da marca, e economia de até 70% nos preços de diversos itens de uma lista disponível na rede de concessionárias.


O grande lançamento, o modelo 560 G 8x4 XT Heavy Tipper Super, é projetado especialmente para a mineração, prometendo maior produtividade, menor custo por tonelada produzida e maior capacidade técnica na categoria, com um PBT de 60 toneladas. Está equipado com a nova caixa Scania Opticruise Heavy Planetary G33CH, de 14 velocidades sendo uma Super reduzida Crawler – que diminui o uso frequente dos freios – e Overdrive. Sua capacidade máxima de tração (CMT) chega a 210 toneladas.

Para o setor canavieiro o campeão de vendas deverá continuar o 560 G 6x4 XT Super, no florestal o topo do ranking Scania será do 560 G 6x4 XT Super e o 460 G 6x4 XT Super vai puxar a comercialização para as aplicações de construção.

O modelo G 560 6X4 XT, de 560 cavalos, substituiu o 540cv da geração Euro 5. Tem motor 13 litros equipado com sistema de injeção XPI e caixa de câmbio G33CH. Trata-se do caminhão de maior capacidade de arranque em aclives e menor rotação em velocidade de cruzeiro. A CMT chega a 150 toneladas. Na cana, ele já atende o peso bruto total combinado (PBTC) para as novas operações de 91 toneladas, nos circuitos rodoviário e fora de estrada. Outro diferencial neste segmento é propiciar a maior eficiência energética na carga líquida transportada por consumo da categoria. Além disso, o modelo P 360 6x4 representa a grande aposta da marca na versatilidade off-road, com potência e torque ideais para operações em diversos segmentos.

* Press Release/Scania America Latina.

segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

>>> VÍDEO DA SEMANA


2023 Fiat Ducato Campervan WildAx

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>>> LINHA ATUALIZADA


Vendas da nova Classe V e do Vito renovados terão início em Janeiro de 2024

O lançamento de vendas do facelift dos modelos Mercedes-Benz Classe V, Vito, EQV e Marco Polo não ocorrerá mais em dezembro de 2023, relata o site alemão MBPassion.de


A Mercedes-Benz apresentou essa semana o facelift de sua série de vans de médio porte, incluindo o Classe V, Vito e EQV, bem como o Classe V Marco Polo, bem como a lista de preços e detalhes técnicos. A liberação do pedido de vendas ocorrerá em janeiro 2024.


Com a atualização de visual, a fabricante revisou todo o desenho frontal dos modelos para reorientar os veículos a nova estratégia de negócios. Uma estratégia premium está sendo buscada para o eVito e o Vito. Com a reformulação, o aspecto frontal traz a grade do radiador, para-choque dianteiro e as luzes foram completamente revisados ​​sem alteração das peças em chapa metálica. A traseira agora também apresenta um novo gráfico de luz (escurecido) e frisos adicionais. No interior o destaque é o painel redesenhado. Além disso, os sistemas de assistência estão sendo atualizados e agora é utilizada a última geração do MBUX (NTG 7) – pela primeira vez também para Vito e eVito.


O facelift é amplamente caracterizado pela nova dianteira que traz como destaque a grade do radiador, que está disponível em diferentes versões. Exceto no eVito e no Vito, a grade é cercada por uma faixa de luz LED. O Classe V no equipamento EXCLUSIVO agora também pode receber a tradicional estrela Mercedes vertical no capô. Outra novidade é o MULTIBEAM LED (de série ou opcional, dependendo do equipamento). O EQV, Classe V e Classe V Marco Polo também possuem um novo friso cromado com letras Mercedes na traseira. Isto pode parecer incomum à primeira vista nas fotos, mas na realidade os veículos têm uma aparência muito bonita e luxuosa. A linha superior do Classe V, em particular, é ainda mais convincente quando vista na vida real do que as primeiras imagens.

* Anderson Nunes/Mercedes Magazine.

>>> COROLLA CROSS XRX


Toyota do Brasil anuncia nova versão XRX do Corolla Cross com motor 2.0 flex

A Toyota do Brasil, focada em atender da forma mais completa possível os pedidos de seus clientes, anuncia a chegada da nova versão XRX do Corolla Cross, equipada com o motor 2.0L Dynamic Force Flex. Essa opção chega para complementar a linha do SUV, que agora conta com seis versões. A novidade já está disponível nas concessionárias Toyota de todo o País.


Desde seu lançamento no mercado brasileiro, em 2021, o Corolla Cross vem ganhando importante participação em vendas. Somente de janeiro a novembro deste ano, o modelo emplacou 37.685 unidades, figurando entre os mais vendidos de seu segmento, com participação de 31,6%. Importante destacar o desempenho comercial nas vendas para o varejo, modalidade em que o SUV é líder absoluto no mercado brasileiro, com 41% de participação. Atualmente o Corolla Cross é responsável por 48,2% do volume total produzido na unidade Toyota de Sorocaba, no interior de São Paulo, sendo exportado para mais de 20 países na América Latina.

“A chegada da versão XRX 2.0L flex do Corolla Cross complementa um portfólio que já é um sucesso de vendas em todo o Brasil. Essa configuração é exclusiva para o mercado brasileiro, demonstrando nosso constante comprometimento com as necessidades dos consumidores. Através de uma escuta ativa junto à nossa rede de concessionárias, identificamos que muitos clientes buscavam o nível de equipamentos anteriormente disponível apenas na versão XRX Hybrid. A tecnologia híbrida flex continua sendo nossa bandeira em eletrificação, mas ouvir nossos clientes é parte integrante de nosso DNA, e isso inclui oferecer produtos que atendam às suas necessidades de mobilidade, mantendo nossos pilares de segurança, confiabilidade e eficiência”, afirma José Ricardo, diretor comercial da Toyota do Brasil.

Equipamentos

O Corolla Cross conta com uma extensa lista de itens de conforto, conveniência, tecnologia e segurança que o qualificam como um dos automóveis mais completos de sua categoria.

Desde a versão de entrada XR, o modelo possui ar-condicionado digital automático com saída traseira, banco do motorista com regulagem para seis ajustes – altura, distância e inclinação, bem como banco do passageiro dianteiro com regulagem manual para quatro ajustes (distância e inclinação). O modelo também tem direção eletroassistida progressiva, entre outros recursos que o consolidam como um dos modelos mais vendidos do País.

Já a nova versão XRX 2.0L Flex do Corolla Cross chega ao mercado com os mesmos itens já conhecidos da versão topo híbrida flex. Internamente, dispõe de bancos de couro com ajuste eletrônico de altura para o motorista, cluster com tela TFT de 7 polegadas, central multimídia de 9 polegadas com espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay, volante com regulagem de altura e profundidade, direção elétrica, ar-condicionado de duas zonas e teto-solar. O SUV apresenta rodas de 18” com acabamento na cor preta e diamantada e pneus 225/50 R18, faróis de LED e retrovisores externos na cor do veículo, eletrorretráteis, com regulagem elétrica.

Motorização

O grande destaque da nova versão XRX é o motor flex 2.0L Dynamic Force de quatro cilindros em linha e 16 válvulas com comando variável inteligente VVT-iE, que mantém a eficiência do propulsor sem aumentar o consumo de combustível. Também vem equipado com um sistema de injeção direta e indireta de combustível D-4S que adapta a injeção às condições de direção, oferecendo mais potência e menor consumo de combustível.Com alta taxa de compressão (13:1), curso longo e pistões de baixa fricção, o motor 2.0L Dynamic Force fabricado na planta de motores da marca, em Porto Feliz (SP), é o mais potente já equipado em um Corolla, oferecendo 177 cv de potência a 6.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 169 cv, a 6.600 giros, com gasolina. O torque máximo abastecido com etanol ou gasolina é 21,4 kgf.m a 4.400 rpm.


A transmissão do SUV também é a Direct Shift que simula dez marchas, combinando a suavidade de uma transmissão CVT convencional com uma sensação de aceleração direta, graças a uma engrenagem mecânica que atua na arrancada do veículo, melhorando a aceleração em primeira marcha. O resultado é uma transmissão altamente eficiente em qualquer faixa de velocidade.

Segurança é referência

Seguindo o padrão Toyota de segurança aprimorada, o Corolla Cross é recheado de equipamentos de segurança passiva e ativa. Desde a versão de entrada XR, o modelo já vem dotado de sete airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho para o motorista), câmera de ré com projeção na central multimídia (as versões XRE, XRX, XRV Hybrid e XRX Hybrid contam ainda com linhas guias dinâmicas), controle eletrônico de estabilidade (VSC), controle eletrônico de tração (TRC), sistema de assistência ao arranque em subida (HAC), quatro sensores de estacionamento traseiro, faróis com acendimento automático e ajuste de altura elétrico, faróis de neblina dianteiros de LED, luz de frenagem emergencial automática, alarme volumétrico e sistema universal ISOFIX para fixação de cadeirinhas no banco traseiro com ancoragem de três pontos.

As versões GR-S, XRX FFV, XRV Hybrid e XRX Hybrid ainda contam com limpador do para-brisa com sensor de chuva, Alerta de Ponto Cego (em que um sistema de luzes indicadoras nos retrovisores laterais e avisos sonoros alertam o motorista quando um veículo próximo fica fora de sua visão) e o Alerta de Tráfego Traseiro (RCTA), que permite que o veículo saia de uma vaga de estacionamento com segurança, detectando outros automóveis se aproximando de área com reduzido ângulo de visão. Nessa situação, usando um radar de ondas milimétricas, o RCTA emite sinais sonoros, enquanto as luzes indicadoras dos espelhos retrovisores externos piscam intermitentemente.

Além dos itens de segurança passiva, o SUV médio da Toyota se destaca nos itens de segurança ativa, sendo equipado de série com a tecnologia do sistema de segurança ativa Toyota Safety Sense (TSS). O pacote contempla recursos como:

Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS): o sistema usa a câmera e o radar de ondas milimétricas para localizar veículos que circulam nas ruas e estradas. Se o sistema entender a possibilidade de uma colisão, ele alerta o motorista por meio de avisos sonoros e visuais e ativa a assistência de frenagem para evitar ou reduzir os danos causados por ela. No Corolla Cross, o sistema detecta, ainda, pedestres e ciclistas.


Sistema de Assistência de Permanência de Faixa (LTA), com função de Alerta de Mudança de Faixa (LDA): em determinadas circunstâncias, o sistema é projetado para detectar desvios de pista quando as linhas divisórias são visíveis. Ao ouvir e ver os alertas, e depois de verificar que é seguro fazê-lo, o veículo deve ser redirecionado para o centro da pista. Esse sistema também inclui a funcionalidade de condução assistida que, junto com o LTA, observa as marcações da estrada e faz ajustes para ajudá-lo a manter sua posição, aplicando suporte de direção extra e soando um alerta.

Faróis altos automáticos (AHB): trata-se de um sistema de segurança projetado para ajudar o motorista a ver mais claramente à noite sem distrair outros motoristas. O AHB trabalha com uma câmera a bordo para detectar os faróis dos veículos que se aproximam e os faróis traseiros dos veículos na frente e alterna automaticamente entre os faróis altos e baixos em conformidade.

Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC): é um sistema semelhante ao “cruise control” que permite a condução a uma velocidade constante predeterminada. O ACC usa o radar de ondas milimétricas montado na grade frontal e a câmera projetada a bordo para detectar veículos, calcular sua distância e ajustar a velocidade para ajudar a manter uma distância predeterminada de veículo para veículo.

Cores

As cores disponíveis para o novo Corolla Cross são Branco Polar (sólido), Branco Lunar Perolizado, além das cores metálicas: Preto Infinito, Prata Lua Nova, Cinza Granito, Vermelho Granada e Azul Netuno.

* Press Release/Toyota do Brasil.

sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

>>> LINK DA SEMANA

 


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>>> DESTAQUE


Ônibus elétrico Mercedes-Benz é destaque no Fórum Transporte Sustentável

Totalmente desenvolvido e produzido no Brasil, o ônibus elétrico urbano a baterias da Mercedes-Benz, modelo eO500U, foi exposto aos participantes do Fórum Transporte Sustentável, realizado, no dia 29 de novembro, no Transamerica Expo Center, em São Paulo, capital. Dessa forma, a solução da marca ganhou destaque neste evento da OTM Editora e RM Conexões que reconhece e valoriza as boas práticas em ESG como pilares do desenvolvimento de negócios nas indústrias, empresas de transportes de passageiros, cargas e logística


Essa foi a 5ª edição do Fórum, que reuniu especialistas e profissionais do setor para um dia de apresentações e debates sobre temas como novas tecnologias para o transporte sustentável, descarbonização, eletrificação, mudanças do clima e vários outros. Mike Munhato, gerente de eMobility da Mercedes-Benz do Brasil, foi um dos participantes do “Painel Rodoviário de Cargas e Passageiros – os Últimos Avanços”.

A Mercedes-Benz entregará, ainda este ano, as primeiras 50 unidades do eO500U para as empresas Metrópole Paulista (40 unidades), MobiBrasil (8) e Sambaíba (2), operadoras do sistema de transporte coletivo da cidade de São Paulo. Ou seja, a fabricação em série do chassi de ônibus elétrico a baterias da marca já é realidade na moderna linha de produção 4.0 da Empresa em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

“Além dessas 50 unidades, clientes da marca já sinalizaram que pretendem adquirir mais de 500 ônibus eO500U”, afirma Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Com isso, nosso ônibus elétrico estará cada dia mais presente nas vias e no sistema de transporte coletivo urbano da capital paulista”.

O mais novo membro da linha O 500 é um modelo Padron 4x2 de piso baixo, para carroçarias de até 13,2 metros. Entre seus diferenciais está a autonomia de 250 km, a maior entre os ônibus elétricos no País. E também a maior capacidade de transporte de passageiros do segmento.


O sistema de recarga de baterias é do tipo plug-in, mesmo padrão tecnológico utilizado pela Daimler Buses em seus ônibus elétricos, levando até três horas para a recarga completa. A nova geração de baterias NMC3 é a mesma utilizada nos ônibus Mercedes-Benz eCitaro na Europa.

O eO500U traz para o motorista e o usuário uma experiência única, com uma condução suave, muito confortável e totalmente silenciosa. O conceito eletroeletrônico do veículo brasileiro segue parâmetros do ônibus integral eCitaro da Daimler Buses. Isso engloba baterias, direção elétrica, motores elétricos, eixos e outros itens.

Como sempre acontece, a Mercedes-Benz dará suporte a todos que fazem parte do ecossistema da eletromobilidade, especialmente nesse momento inicial de transição do motor diesel para a tração elétrica. Para isso, a Empresa conta com a equipe de eMobility, que centraliza todas as ações ligadas ao novo produto e ao novo segmento de mercado. Ela dará apoio a clientes, motoristas, profissionais de oficina, gestores do transporte público, concessionários da marca, encarroçadores e demais parceiros.

Mais do que lançar um novo produto, o chassi de ônibus elétrico representa um novo passo da Mercedes-Benz do Brasil na direção de um ecossistema que inclui também serviços exclusivos e dedicados aos veículos elétricos. A gama de serviços inclui uma consultoria especializada às empresas de ônibus e aos gestores do transporte coletivo urbano no que se refere ao funcionamento do veículo, infraestrutura de abastecimento de energia e de recarga das baterias e gestão de frota com ônibus elétricos. Além disso, os concessionários da marca estão sendo treinados e têm estrutura preparada para o atendimento especializado a clientes de ônibus elétricos.

* Press Release/Mercedes-Benz do Brasil.

quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

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1960 Volkswagen Bus (USA)

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