segunda-feira, 23 de junho de 2014

>>> VÍDEO DA SEMANA

http://g1.globo.com/autoesporte/videos/t/todos-os-videos/v/mauro-silva-dirige-uma-kombi-especial/3401745/

Matéria bem interessante do programa Auto Esporte, juntando dois assuntos do momento: Copa do Mundo e Kombi!

***

>>> FERRARI DE TRABALHO

 
Inglês transforma Ferrari 412 em picape

A ideia não é original: muita gente transforma o carro velho em utilitário de carga. No Brasil, muitos Del Rey, Passat e Brasília tiveram esse fim. Mas um inglês resolveu elevar o nível dessa transformação automobilística. A caminhonete dele foi feita a partir de uma Ferrari 412, fabricada em 1989.
 
 
O modelo, um dos menos famosos da marca, foi comprado por £5,000 (cerca de R$ 18,7 mil) e passou seis semanas em transformação. O processo levou embora parte da capota e criou uma caçamba de madeira inspirada em iates de luxo. A Ferrari teve a suspensão traseira recalibrada e o motor 4.9 V12 trocado por um 5.7 V8 para trocar a vida de passeios de luxo pela tarefa de carregar peso.
 
 
O dono ficou satisfeito e as pessoas reparam no carro por onde ele passa. "Ficou melhor do que eu esperava", disse o proprietário. Não é uma picape muito convencional: quantos dos utilitários que você conhece têm a capacidade de chegar a 100 km/h em apenas cinco segundos? Mas opine nos comentários: é uma boa ideia para um carro velho ou é profanar um mito automobilístico?

* Charles Nisz/Blog Vi na Internet-Yahoo.

>>> 10ª VEZ...


Unimog da Mercedes-Benz é eleito o veículo cross country do ano

Pela décima vez consecutiva, o Unimog da Mercedes-Benz foi eleito o veículo "cross-country" do ano, de acordo com votação de leitores da revista especializada "Off Road". O resultado, anunciado em Munique neste mês de junho, na Alemanha, mostrou que este caminhão especial da estrela de três pontas ficou em primeiro lugar na categoria de veículos para fins especiais, com o percentual de 35% dos votos dos leitores.
 
 
Seja no ultra seco deserto de Gobi, no frio extremo da Sibéria ou nas estradas escaldantes para a cratera do vulcão Vesúvio, praticamente não há desafio no mundo que o Unimog Mercedes-Benz não possa enfrentar. Especialmente em sua nova versão Euro 6. A vocação para enfrentar desafios tão radicais está em sua natureza.
 
 
Graças à nova localização do motor, no centro do Unimog Euro 6, a inclinação do quadro fica agora mais para trás. Isso possibilita ao veículo um centro de gravidade mais baixo, ao mesmo tempo, em que é possível obter uma maior distância do chão. Com isso, a dirigibilidade nas aplicações fora de estrada ficou ainda melhor.

 
O Unimog para todo tipo de terreno – modelos U 4023 e U 5023 – tem capacidade para subir em rampas de até 45 graus. Além disso, consegue atravessar áreas alagadas de 1,20 metro e seu ângulo de inclinação lateral vai até 38 graus.
 
 
A condução em situações extremas, com tração em todas as rodas, é auxiliada pelos bloqueios de diferencial e pelo sistema de controle de pressão dos pneus Tire Control Plus, que pode ser regulado por meio de botões no volante para os modos "road" (estrada), "sand" (areia) e "rough road" (estrada irregular).
 
 
A potência do novo Unimog é resultado do motor OM 934 LA de alto torque e da tecnologia BlueTec 6, uma unidade de 4 cilindros e 5,1 litros, com 170 kW (230 hp) e 900 Nm de torque. Oito marchas à frente e seis marchas à ré estão disponíveis. Opcionalmente, também há um grupo de marchas "off-road" para aplicações em todo tipo de terreno, na faixa de velocidades entre 2,5 e 35 km/h.
 
 
Juntamente com esse Unimog para todo tipo de terreno, há também uma nova série para uso com implementos, disponível com as designações U 216 a U 530. Esta linha também ostenta motores da mais alta qualidade Euro 6, com potência de até 220 kW (299 hp).
 
 
A revista "Off Road" tem realizado a eleição do veículo "cross-country" do ano desde 1982 junto aos seus leitores. Neste ano, foram 13 categorias de do segmento "off-road" de um total de 58 fabricantes. Foram registrados mais de 63.000 votos.

* Press Release/Mercedes-Benz do Brasil.

>>> TUCSON ZUMBI


Hyundai lança Tucson 'The Walking Dead' nos Estados Unidos
 
A Hyundai está lançando uma edição limitada da segunda geração do Tucson (vendido no Brasil e em outros mercados como ix35) baseada na série de TV The Walking Dead. O modelo já havia sido mostrado pela marca sul-coreana no final do ano passado.

 
Embora a fabricante ainda não tenha divulgado o seu preço, o Tucson The Walking Dead já começou a ser distribuído às concessionárias norte-americanas. Como diferencial, o SUV sai de fábrica com faixas laterais e adesivos exclusivos. Os compradores poderão optar ainda por emblemas dos quatro grupos que tentam sobreviver no seriado: Colônia do Alto do Morro, Reinado, Salvadores e Sobreviventes.
 
 
Disponível apenas na cor preta, o modelo traz bancos revestidos em couro, tapetes personalizados, central multimídia com tela de sete polegadas sensível ao toque e um kit de sobrevivência (para ser utilizado em um improvável apocalipse zumbi) com material de primeiros socorros e creme dental (!).
 
 
A única motorização disponível é a de quatro cilindros de 2.4 litros a gasolina, que desenvolve 182 cv de potência e 24,4 kgfm de torque. A transmissão é automática de seis marchas e há a opção do sistema de tração integral.

* Redação/Carsale.

sexta-feira, 20 de junho de 2014

>>> LINK DA SEMANA

http://pme.estadao.com.br/noticias/noticias,conheca-food-trucks-interessantes-ao-redor-do-mundo-e-inspire-se-a-comecar-uma-empresa,4329,0.htm

Quer começar um pequeno negócio no ramo de alimentação? Um Food Truck pode ser uma boa alternativa, conforme matéria publicada no jornal Estado de São Paulo.

***

>>> NISSAN ULTRAMAN


Nissan e-NV200 e LEAF serão os carros do herói japonês Ultraman na nova temporada da série de TV

Ícone entre os anos 1960 e 1980, o herói japonês Ultraman sempre usou a energia alternativas, como a solar, para lutar contra as forças galácticas do mal. Com a volta das gravações do seriado este mês, o defensor do mundo e sua equipe de defesa terrestre irão utilizar nova fonte de emissão zero para a mobilidade: os veículos elétricos da Nissan.
 

Para isso, a fabricante japonesa reconfigurou seus dois produtos 100% elétricos – o hatch Nissan LEAF e a recém-lançada van e-NV200 – para serem os carros do gigante japonês cósmico e da sua equipe, a UPG. Os modelos, que não emitem poluentes, poderão ser vistos nos 16 episódios da série de televisão Ultraman Ginga S, que irão ao ar a partir 15 de julho, no Japão.

* Press Release/Nissan do Brasil.

>>> JAZZ NA KOMBI


Projeto Jazz na Kombi apresenta ‘O menor festival de jazz do mundo’
 
“O menor festival de jazz do mundo”, esse é o nome do show promovido pelo projeto “Jazz na Kombi”, que reúne bandas e amigos para disseminar o jazz nas ruas. Os shows acontecem do lado de fora de uma Kombi personalizada, que estaciona em locais públicos de São Paulo, sempre com entrada franca.
 
 
As escadas da Praça Roosevelt, um dos locais preferidos do grupo, se transformam em arquibancadas para o público assistir aos shows que rolam na calçada com as bandas Embluess Beer Band, The Lonesome Duo, Chaiss Na Mala, entre outras. A discotecagem fica por conta de Amadeu Zoe, do Espaço Cultural Serralheria, além de pockets surpresas e intervenções poéticas dos Maloqueiristas e integrantes do Sarau do Binho.

 
A proposta do “Jazz na Kombi” é ocupar a cidade com jazz, promover encontros de pessoas e repensar a ocupação das ruas. A Kombi, customizada pelos próprios artistas das bandas, estaciona em diferentes lugares da cidade e abre suas portas para se transformar em um sistema de som com apresentações ao vivo de músicos e grupos de jazz.

* Redação/Portal Catraca Livre.

>>> AUDI RS Q3


Audi RS Q3 já está à venda no Brasil

As concessionárias Audi já estão vendendo no Brasil o novo RS Q3, primeiro modelo da linha super esportiva da marca, desenvolvido para a família Q de utilitários. O SUV compacto combina toda a praticidade do Audi Q3 para o uso diário com um desempenho excepcional para esta classe de veículos. O RS Q3 foi apresentado pare o público na inauguração do Audi Lounge São Paulo, na semana passada. O modelo necessita apenas 5,5 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h. A velocidade máxima é de 250 km/h (limitada eletronicamente).
 
 
O motor que equipa o RS Q3 foi eleito "Motor Internacional do Ano" por um júri de especialistas automotivos por três anos consecutivos, desde 2010. O motor, utilizado anteriormente no TT RS e no RS 3 Sportback, foi modificado especialmente pela quattro GmbH para uso no RS Q3. Com 2.5 litros e cinco cilindros, ele gera 310 cv de potência, oferece 420 Nm de torque.
 
 
O sistema de condução Audi Drive Select, equipamento de série, permite ao motorista interferir no controle de válvulas do sistema de escape e na curva característica do acelerador, optando entre os modos Auto, Comfort e Dynamic. No modo dinâmico, isso resulta em respostas mais ágeis e numa sonoridade do motor mais intensa.
 
O Audi Q3 RS conta de série com o sistema Start-Stop, que desliga o motor quando o veículo para e dá partida novamente assim que o motorista tira o pé do pedal do freio. Outras medidas de eficiência, como a bomba de óleo que funciona conforme a necessidade do motor, contribuem para o baixo consumo de combustível.
 
 
O câmbio S tronic de sete velocidades tem desenho compacto e baixo peso. A rápida transmissão de dupla embreagem pode ser acionada automaticamente nos modos D e S ou manualmente por meio de shift-paddles no volante ou pela alavanca seletora com design exclusivo RS. O carro conta também com a função Launch Control (controle de largada), semelhante à usada na Fórmula 1, que proporciona arrancadas extremamente dinâmicas.
 
O RS Q3 tem tração integral permanente para melhor aproveitamento da força do motor e melhor dirigibilidade e segurança nas mais diversas condições de piso e velocidade. O coração do sistema quattro de tração integral é uma embreagem multidiscos controlada eletronicamente, com acionamento hidráulico, localizada no eixo traseiro, que administra a distribuição mais adequada do torque entre os eixos a cada momento.
 
 
Sem descuidar do conforto, o Audi RS Q3 impressiona pela condução dinâmica e estabilidade. A suspensão esportiva RS é 25 mm mais baixa do que a da versão Q3 normal. Para melhorar a distribuição de pesos, a bateria foi colocada no compartimento de bagagem. A suspensão independente das rodas traseiras é tipo four-link, com quatro braços.
 
O sistema de direção eletromecânica de pinhão e cremalheira trabalha de maneira eficiente, transmitindo uma sensação de condução firme e precisa. Outros equipamentos de série são o freio de estacionamento eletromecânico e o assistente de partida em subidas.
 
 
Os discos de freio são ventilados e perfurados nas rodas dianteiras e têm desenho do tipo wave, com contorno exterior ondulado, o que economiza cerca de um quilo nas rodas dianteiras. Os discos têm 365 mm de diâmetro e contam com pinças de oito pistões, pintadas de preto e com logotipo RS. O controle eletrônico de estabilidade (ESC) dispõe de um modo esportivo e, se desejado, pode ser desativado completamente.

Design Externo

Além da força do motor, o Audi RS Q3 demonstra claramente seu caráter especial através de detalhes exclusivos da série RS, como apliques na carroceria e nas barras laterais do teto em alumínio fosco, grade frontal com desenho tipo colmeia, pintada em preto de alto brilho, para-choques dianteiros RS e logotipo quattro na entrada de ar frontal.
 
 
As rodas de liga leve têm 19 polegadas de diâmetro. O grande spoiler de teto, o para-choque traseiro com difusor, as largas ponteiras elípticas do escapamento e a inscrição RS Q3 destacam a traseira do modelo. Com 1.730 kg e 4.410 mm de comprimento, a versão RS é 25 mm maior do que o Audi Q3.

Por Dentro

As linhas esportivas do exterior têm continuidade na cabine do Q3 RS. O painel de instrumentos têm medidores com fundo cinza, escalas em branco e ponteiros vermelhos. O sistema MMI e o display de informação ao motorista saúdam o condutor com o logo RS. Entre outras informações, o motorista pode saber a pressão do turbo, temperatura do óleo e contar com o cronômetro para tempos de volta.
 
 
Os pedais e o apoio para os pés têm acabamento em alumínio, enquanto as inserções decorativas de série são em preto brilhante. O revestimento do teto é em tecido preto. Os bancos esportivos têm logotipos estampados RS Q3 e são revestidos em Alcantara preto.
 
 
O compartimento de carga tem capacidade de 356 litros, que pode ser aumentada para 1.261 litros com os bancos traseiros rebatidos. Outros equipamentos do modelo, além do sistema de informação ao motorista específico da família RS, são o Audi Parking System Plus, faróis xenon plus com luzes de condução diurna em LEDs e lanternas traseiras em LEDs que, quando não estão acesas, exibem uma tonalidade vermelho-escura.
 
 
Em termos de informação e entretenimento, um conjunto modular de componentes oferece uma ampla gama de opções, com destaque para o sistema de navegação MMI Plus.A versão que chega ao Brasil traz ainda sistema de som surround Bose com 14 alto-falantes e 465 watts de potência de saída; e conexão Bluetooth. O Audi RS Q3 é oferecido nas cores Branco Amalfi, Branco Geleira, Prata Gelo, Laranja Samoa, Vermelho Misano, Azul Sepang, Cinza Daytona e Preto Fantasma. O preço sugerido é R$ 273.600,00.

* Press Release/Audi Brasil.

>>> AMAROK REESTILIZADA


VW antecipa Amarok reestilizada com série especial

A Volkswagen aproveitou o lançamento de uma edição especial para renovar o visual da Amarok. Batizada de Amarok Ultimate, ela traz novos faróis com iluminação diurna de LEDs, novos espelhos retrovisores e lanternas escurecidas. Já o para-choque ganhou um aplique prateado na parte inferior, simulando uma proteção utilizada nos veículos fora-de-estrada. A lateral recebeu faixas adesivas com o nome da versão.


O interior é praticamente o mesmo, com bancos revestidos em dois tons de Alcantara, tapetes personalizados e sistema de navegação por satélite (GPS). A lista de equipamentos de série inclui bancos dianteiros com aquecimento, câmera de ré e rodas de liga leve aro 19.
 
 
A Amarok Ultimate já está sendo vendida na Europa com as mesmas opções de motorização, partindo de 41.376 euros.

* Vitor Matsubara/Quatro Rodas.

quarta-feira, 11 de junho de 2014

>>> IMAGEM DA SEMANA


Belíssima imagem!

***

>>> SPRINTER 9+1


Mercedes-Benz lança van Sprinter de 10 lugares e amplia a oferta para o transporte de passageiros

A Mercedes-Benz está ampliando ainda mais a sua linha de veículos comerciais leves para o transporte de passageiros. Chega ao mercado a exclusiva van Sprinter 415 CDI 9+1 (9 assentos, mais o banco do motorista), aumentando o atual portfólio, que já conta com as versões 15+1, 17+1 e a também exclusiva versão 20+1, a maior do segmento no País.
 
 
A van 9+1 oferece sofisticação e conforto para os passageiros e se destaca pelos seus exclusivos bancos de couro, seu volante multifuncional ajustável em altura e profundidade, piso acarpetado e diversos outros itens de alto padrão. “Com isso, assegura um excelente nível de qualidade para o transporte urbano, fretamento, escolar, executivo e turismo”, afirma Carlos Garcia, gerente sênior de Vendas e Marketing de Vans da Mercedes-Benz do Brasil.
 
 
O lançamento traz também todos os atributos e vantagens da Sprinter, referência de mercado em qualidade, conforto, segurança, agilidade, tecnologia e excelente custo operacional. “Além disso, ela é reconhecida pela eficiência e alta produtividade, assegurando rentabilidade para o cliente”, diz Carlos Garcia.
 
A carroçaria da nova van Sprinter 9+1 é a mesma da versão 415 CDI 15+1 Teto Baixo para 15 passageiros. Isso resulta em amplo espaço e elevado conforto a bordo. Com distância entre-eixos de 3.665 mm, seu comprimento é de 5.910 mm, com largura de 2.426 mm (com espelhos), altura externa (com ar condicionado) de 2.580 mm e altura interior de 1.650 mm.
 
 
Esse lançamento da marca valoriza ainda mais a linha Sprinter, já consagrada no País, ampliando as opções de escolha para os clientes. A Mercedes-Benz possui assim a mais completa linha de veículos comerciais leves, com mais de 50 versões disponíveis, o que inclui as vans para passageiros, bem como furgões e chassis para transporte de produtos.

Bancos de couro exclusivos e diversos itens de conforto e praticidade

A van Sprinter 9+1 traz uma grande novidade para o mercado: os bancos de couro exclusivos, com apoio de braços. Além de elegantes e modernos, propiciam excelente acomodação, com conforto superior aos passageiros. Essa configuração oferecida de fábrica assegura maior qualidade, robustez e segurança no transporte de passageiros.
 
O modelo também se destaca por diversos outros itens de alta qualidade, que proporcionam praticidade e comodidade, entre eles, ar condicionado; piso acarpetado; volante multifuncional ajustável em altura e profundidade; porta-objetos; porta-garrafa; rádio CD/MP3 com conexão Bluetooth, SD Card e AUX-In; fechamento central das portas por controle remoto; vidros, travas e retrovisores elétricos; farol de neblina; roda de liga leve e limpador do para-brisa traseiro.
 
 
O sistema de ar condicionado, exclusivamente desenvolvido para as condições climáticas da América Latina, é um diferencial da Sprinter. Com um aviso de temperatura exterior, o motorista pode selecionar de maneira precisa a temperatura do interior do veículo e mantê-la sempre em um nível ideal, independentemente da temperatura externa e da radiação solar.

Tecnologia BlueEFFICIENCY

A linha de veículos comerciais leves Sprinter cumpre com excelência dois dos maiores desafios do transporte: redução no consumo de combustível e no índice de emissões. Sua tecnologia BlueEFFICIENCY, que utiliza sistema de recirculação dos gases de escape (EGR), abrange um pacote de eficiência que otimiza o funcionamento dos subsistemas internos do motor. Além disso, sua transmissão foi desenvolvida com base nas necessidades típicas da aplicação de veículos comerciais leves. 
 
A van Sprinter 415 CDI 9+1 vem equipada com o motor Mercedes-Benz OM 651 LA biturbo de 4 cilindros – potência de 146 cv a 3.800 rpm, com torque de 33,6 mkgf de 1.200 a 2.400 rpm, o que garante maior agilidade no trânsito, com melhores arrancadas e retomadas e também com maiores velocidades médias.

Câmbio de 6 marchas

Os motores da Sprinter harmonizam-se perfeitamente com a transmissão manual de 6 velocidades, cujas relações de marcha também propiciam redução no consumo de combustível.
 
 
Com uma relação de marchas otimizada, o câmbio favorece as manobras em velocidades baixas. Já a relação da 6ª marcha, 15% mais alta, contribui para manter a rotação do motor mais baixa, mesmo nas velocidades mais altas. O motorista ainda conta com um indicador que o auxilia na troca de marchas de maneira otimizada. Além de contribuir para a economia no consumo de combustível, essa transmissão, desenvolvida para o mercado brasileiro, propicia melhor dirigibilidade e maior agilidade para o veículo.

Padrão de segurança

O exemplar nível de segurança é um diferencial da Sprinter no mercado brasileiro. Um de seus principais destaques é o programa eletrônico de controle de frenagem e estabilidade ESP Adaptativo®, que consiste na integração dos avançados sistemas ABS, ASR, BAS e EBV, reduzindo significantemente os riscos de acidentes, mesmo em situações críticas, além de garantir maior domínio e estabilidade do veículo.
 
A Sprinter van 9+1 traz também airbags de série para o motorista e para o acompanhante do banco dianteiro. Além disso, o tensionador do cinto de segurança funciona de forma associada com o airbag. Há, ainda, o aviso sonoro que indica a falta do uso cinto de segurança do motorista. O novo modelo já está chegando aos concessionários brasileiros, com preço sugerido de R$ 139.628,00 (ICMS de 12%).
 
* Press Release/Mercedes-Benz do Brasil.

>>> LARANJA MECÂNICA


Holandês dirige 20 mil quilômetros dos Estados Unidos à Bahia para tentar ver a Holanda na Copa

Por um breve momento, Mata de São João voltou ao passado. O Chevrolet ano 1955 de estilo hippie parecia uma máquina do tempo. Quando a porta se abriu, um gigante de uns dois metros, barba de 20 centímetros, rabo de cavalo, e roupas surradas, desceu fazendo o 'V' de vitória com a mão direita. Na esquerda, segurava uma réplica da taça da Copa do Mundo. Era o holandês Bernardo Oude Kamphuis, que saiu em janeiro deste ano de outro reduto riponga, São Francisco, na Califórnia, para disseminar a paz e o amor através do futebol.
 
 
Assim como o seu visual, a preferência de Bernardo em relação ao futebol parou nos anos 1970. A Laranja Mecânica de Cruyff, sensação na Copa de 1974, inspira a coletividade e a integração utópica dos diferentes credos e crenças proposta pelo holandês. De pé em pé no carrossel, a bola passa e não deixa ninguém de fora.
 
 
— Através do futebol, só uma mensagem é possível: um amor, um coração. Diga não ao racismo e celebre a igualde dos povos — profetizou o holandês.
 
 
Com um discurso que lembra as palavras de Bob Marley, entremeado por pinceladas psicodélicas da Califórnia sessentista de Janis Joplin, Jimi Hendrix e Jim Morrison, Bernardo, ao contrário dos ídolos da contracultura, quer viver mais que 27 anos, mas não revela idade. Para ele, o ser humano, assim como os grandes craques do futebol, são eternos.
 
— Cruyff é Deus na Holanda. Não ganhamos a Copa de 1974, e daí? Quem se lembra do campeão (Alemanha)? Seremos para sempre lembrados pelo futebol total — afirmou.
 
 
O tributo a Cruyff tem espaço na lataria de Nellie, como ele batizou o carro. Depois de 20 mil quilômetros rodados desde 15 de janeiro, Bernardo chegou à Bahia no início do mês, como previu, a tempo de comemorar seu aniversário. O presente?
 
 
— Queria um ingresso para assistir ao jogo Holanda x Espanha. Mas gastei todo o dinheiro alimentando a Nellie, que bebe muito bem — disse o holandês, usando a metáfora para explicar a quantia investida em gasolina:
 
— Perdi a conta.
 
O dinheiro perdeu a importância na vida do holandês quando ele começou a trabalhar com crianças deficientes em São Francisco. Ele chegou até a adotar uma criança, mas não a trouxe ao Brasil, porque não há espaço na minúscula cabine em formato de bola na caçamba do Chevrolet. Ele mesmo não entende como consegue dormir ali dentro, onde há um colchão, ventilador, dispensa para poucos, mas indispensáveis alimentos, e toda uma gama de badulaques, memorabilia, com destaque para uma flâmula retrô do Twente F.C., de Enschede, cidade onde nasceu.
 
 
Quando passa pela rua principal de Mata de São João, Bernardo toca a buzina e desce para cumprimentar e tirar fotos com quem pede. Ele garante não ser hippie, mas se interessou em conhecer a comunidade de Arembepe, a poucos quilômetros de Mata.
 
— Não posso impedir as pessoas de pensar. Se querem falar que eu sou hippie, que eu seja. Afinal, eles queriam paz e amor, e eu também — corta logo Bernardo, incomodado com um motorista que insiste em buzinar e perturbar a paz:
 
 
— Preciso ir para uma praia deserta e descansar. Preciso ficar um pouco comigo mesmo...

* Texto: Gian Amato/O Globo - Fotos: Vagner Magalhães/UOL.

segunda-feira, 9 de junho de 2014

>>> VÍDEO DA SEMANA



Algumas imagens do novo Golf SportWagen no Salão do Automóvel de Nova Iorque deste ano. A Volkswagen acertou mais uma vez...

***

>>> DETALHES ESTÉTICOS


Mitsubishi atualiza modelo ASX na Europa
 
A Mitsubishi adota alguns novos detalhes estéticos do crossover ASX 2015 que será vendido na Europa a partir do mês que vem. Agora o carro vem com luzes diurnas integradas ao para-choque dianteiro, com LEDs no lugar das lâmpadas convencionais. Além disso, há um novo tom de azul entre as opções de cores e novas rodas de liga-leve diamantadas entre os itens de série.
 

No Brasil, a linha 2015 do ASX montado em Catalão (GO) será lançada no segundo semestre, mas ainda não se sabe se terá as mesmas mudanças da versão disponível no mercado europeu, de acordo com a assessoria de imprensa da marca no País.
 
 
Por dentro, o ASX 2015 do mercado europeu também ganhou nova padronagem no acabamento e todas as versões passam a ser vendidas com itens como controle eletrônico de estabilidade (ESP), ABS, ar condicionado, vidros e tradas elétricas, GPS integrado ao painel, entre outros equipamentos. No conjunto mecânico, não há novidades, exceto pelo câmbio CVT INVECS III -CVT, que começa a ser oferecido para funcionar com o motor 1.8 de 140 cv ou o 2.0 de 150 cv, ante 160 cv da versão vendida no Brasil.

* Redação/Car And Drive.