Tata Marcopolo fornece primeiro ônibus híbrido para transporte público da Índia.A Tata Marcopolo Motors Ltd., joint venture da Marcopolo e Tata Motors, fez a entrega dos primeiros ônibus híbridos Elétrico/GNV desenvolvidos para transporte público de Nova Deli, na Índia. A Delhi Transport Corporation (DTC), maior empresa de ônibus da cidade, adquiriu quatro unidades do modelo Starbus que começaram a operar durante a realização do evento esportivo Commonwealth Games 2010, no mês de setembro.
A entrega dos ônibus aconteceu no final de setembro e contou com a presença da ministra-chefe da Deli, Sheila Dikshit, do presidente de veículos comerciais da Tata Motors, Ravi Pisharody, do presidente da Tata Motors Índia, PM Telang, e de representantes do governo e da DTC.
"O Starbus híbrido elétrico/GNV é resultado dos avanços obtidos em tecnologias de combustíveis alternativos pela Tata Motors. Somos gratos ao Governo de Nova Delhi e a DTC por nos oferecer essa oportunidade de testar os ônibus durante o Commonwealth Games 2010. Estamos aguardando ansiosamente as primeiras avaliações e comentários da DTC e também dos passageiros", disse PM Telang.
O Starbus possui motorização híbrida paralelo composta por um motor de combustão interna, movido a GNV, e outro elétrico, com sistema de armazenamento de energia regenerativa. Essa tecnologia utiliza a geração de energia elétrica de forma simultânea, através dos dois motores para o deslocamento do veículo. O sistema também reutiliza a energia perdida na frenagem para recarregar a bateria.
O híbrido da Tata Marcopolo proporciona maior economia de combustível comparado a um ônibus convencional. Como resultado, o uso desta tecnologia leva à redução das emissões e à sustentabilidade.
O Starbus de piso baixo (400 mm de altura do chão) possui capacidade para 32 passageiros e equipamentos para acessibilidade. As portas pneumáticas e o rebaixamento facilitam as operações de entrada e saída, reduzindo o tempo de parada e total da viagem. É equipado com sistema de ar-condicionado, suspensão a ar. Devido à motorização híbrida elétrica, possui maior aceleração em comparação a um modelo convencional, atinge velocidade máxima limitada a 70 km/h, e é uma solução inovadora para transporte rápido e confortável de passageiros urbanos de forma sustentável.
* Press Release/Marcopolo S.A.
Nenhum comentário:
Postar um comentário