sexta-feira, 10 de junho de 2022

>>> HYUNDAI CRETA N LINE


Hyundai Creta N Line ousa pouco no visual e conta com motor 1.0 turbo de 120 cv

Enquanto o Brasil não tem o prazer de contar um legítimo carro desenvolvido pela Divisão N, responsável pelos veículos de alta performance da Hyundai, a marca sul-coreana passa a vender em nosso mercado o Creta N Line, que nada mais é que uma versão que se diferencia das demais por entregar um visual levemente mais esportivo.


Com preço inicial de R$ 159.490, o N Line é a opção topo de linha das configurações equipadas com motor 1.0 turboflex de 120 cv e 17,5 kgfm de torque e câmbio automático de seis marchas. Ela está posicionada imediatamente acima da Platinum (R$ 154.790) e abaixo da Ultimate (R$ 167.490), que é equipada com motor 2.0 aspirado de 167 cv e 20,6 kgfm e caixa automática de seis velocidades, também.

Ao buscar elementos para diferenciar o Crena N Line, a Hyundai optou pela cautela, apostando em uma receitinha básica de carros “esportivados”. Na frente, o N Line exibe uma grade com acabamento dark chrome com a letra “N” encravada. Os faróis com fundo escurecido são de LED. Já os para-choques dianteiro e traseiro têm protetores preto com detalhes em cinza. Este mesmo cinza, aliás, está no acabamento das saias laterais, que são na cor preta. Destaque especial para as rodas de liga leve de 17 polegadas com acabamento diamantado e também para a saída dupla cromada do escape. As colunas são na cor preta, a mesma do spoiler. Teto solar panorâmico é de série.


Por dentro, uma fórmula manjada, mas que funciona. Os bancos e volante (com paddle shift para troca de marchas manuais) são revestidos de couro preto com costuras em vermelho, e trazem a letra “N” nos encostos e na base, respectivamente. A alavanca do câmbio tem design exclusivo, filete vermelho e o “N” também tatuado no topo da manopla. Pedais esportivos e teto preto complementam o interior.


Se o design não é ousado, a lista de equipamentos é bem completa. Alguns itens, aliás, eram encontrados apenas na versão topo de linha. Vale mencionar o painel de instrumentos com tela colorida de 7’’, carregador de smartphone por indução (wireless charger), ar-condicionado automático e digital, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, bancos dianteiros com sistema de ventilação, saídas de ar para os ocupantes do banco de trás, partida por botão (chave presencial) e freio de estacionamento eletrônico (função auto hold).

A central multimídia tem tela colorida e sensível ao toque de 10,25’’, e é compatível com Android Auto e Apple CarPlay.


Já com relação às tecnologias voltadas para comodidade e segurança, o Creta N Line entrega câmera 360º, assistentes de permanência em faixa e centralização em faixa, monitoramento de veículo no ponto cego, frenagem autônoma de emergência, faróis adaptativos e alerta de fadiga.

Como mencionado antes, o Creta N Line é equipado com motor 1.0 turboflex de três cilindros e injeção direta de combustível, e câmbio automático de seis marchas. No entanto, de acordo com a Hyundai, a configuração passou por modificações no chassis, a suspensão recebeu novas molas e amortecedores, e a caixa de direção foi recalibrada. Tudo com o objetivo de deixar o SUV um comportamento mais firme e comunicativo com o motorista. Isso, no entanto, vamos conseguir experimentar somente após testar o carro. O único número de desempenho revelado foi a velocidade máxima: 180 km/h.


A jovem Divisão N, que completa este ano uma década de existência, foi criada com um objetivo claro: desenvolver para a Hyundai carros de alta performance para as ruas e também para as pistas de competição.

O N é uma coletânea de homenagens. A começar pela cidade de Namyang, na Coreia do Sul, onde está localizado o Centro de Desenvolvimento da Hyundai. Mas ela também remete a Nurburgring, pista alemã onde são testados os carros da divisão esportiva. E por fim, de acordo com a própria Hyundai, é uma homenagem às chicanes das pistas de corrida, que nada mais são que sequências de curvas que remetem à letra "N".


A partir da Divisão N nasceu a grife N Line, que é uma forma que a fabricante encontrou para personalizar esteticamente seus carros com uma esportividade extra, mas sem entregar a performance de um legítimo N. Este é o caso do Creta N Line. Agora aguardamos ansiosamente a chegada do primeiro carro da marca sul-coreana com cara e desempenho de um N. Será que chega?

* Marcelo Monegato/AutoEsporte.

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