sexta-feira, 15 de novembro de 2024

>>> MERCEDES-BENZ TESTANDO ELÉTRICOS


Mercedes-Benz do Brasil inicia testes com seus caminhões elétricos, modelos escolhidos são eActros e o eCanter

A Mercedes-Benz do Brasil começa a escrever um novo capítulo de sua história no país e inicia os testes com seus caminhões elétricos. A partir de 2025, iniciará testes juntos a potenciais clientes, com caminhões elétricos à bateria que fazem parte do portfólio Daimler Truck: o Mercedes-Benz eActros e o caminhão leve conhecido na Ásia e na Europa como FUSO eCanter.


A Mercedes-Benz dará início ao programa de testes com 15 caminhões elétricos (5 eActros e 10 caminhões leves), contando com a parceria de importantes clientes brasileiros de diferentes segmentos e aplicações, que serão os primeiros a utilizar os caminhões em suas operações regulares.

O eActros é produzido na Alemanha e os caminhões leves no Japão e em Portugal. Essas novidades estão sendo apresentadas na Fenatran 2024, maior feira do setor na América Latina, realizada no São Paulo Expo, na capital paulista, entre os dias 4 e 8 de novembro.

Os modelos eActros 300 e eActros 400 que serão testados por clientes no Brasil são indicados para operações interurbanas de cargas médias e pesadas. Já o caminhão leve, é uma solução para o segmento de transporte urbano. Os testes começarão em parceria com as empresas Braspress Transportes Urgentes (Logística), Coca-Cola Femsa Brasil (Distribuição de Bebidas), Expresso Nepomuceno (Transporte e Logística), RD Saúde (varejo farmacêutico), Suzano (produtora de celulose), AGL (Guinchos), Marimex (Transporte e Logística) e Ypê (produtos de higiene e limpeza) que utilizarão os caminhões elétricos em suas rotinas operacionais.


O Mercedes-Benz eActros é um caminhão elétrico à bateria desenvolvido para operações interurbanas e de logística com cargas médias e pesadas, podendo receber carroçarias como baú carga seca, porta-containers, porta-pallets e outras. É indicado para o transporte de móveis, eletrodomésticos, bebidas, alimentos e vários outros produtos, além da logística entre CDs, armazéns e fábricas em setores como e-commerce e varejo.

Para os testes iniciais com esses primeiros clientes no mercado brasileiro, serão oferecidos cinco modelos, entre versões plataforma, cavalo mecânico e plataforma+reboque, tração 4×2 ou 6×2, com 19 ou 27 toneladas de PBT e 40 toneladas de CMT na versão cavalo mecânico.

No modelo eActros 300 são três conjuntos de baterias. No eActros 400 são quatro. Cada um desses packs de bateria tem capacidade instalada de 112 kWh. Com isso, o eActros pode alcançar de 220 a 400 quilômetros de autonomia, conforme o modelo e aplicação. O carregamento rápido das baterias ocorre em até 1 hora e 15 minutos. O eActros utiliza baterias NMC (níquel, manganês e cobalto), que asseguram densidade energética mais adequada a um caminhão para cargas pesadas.

Entre os destaques tecnológicos do eActros está o seu trem de força composto por um eixo eletrificado com dois motores elétricos integrados e uma transmissão de duas marchas. Os dois motores resfriados a líquido geram uma potência contínua de 330 kW (448 cv), com potência máxima de 400 kW (543 cv). Além disso, com um estilo de condução preditivo, a energia elétrica pode ser reaproveitada por meio do sistema de freio regenerativo. A energia recuperada durante a frenagem é devolvida às baterias do eActros e fica então disponibilizada novamente para a tração do veículo.


O caminhão leve elétrico à bateria oferece aos clientes flexibilidade para várias aplicações. Ele pode receber carroçarias como carga seca aberta, furgão baú, baú frigorífico, sider, compactador de lixo, basculante, guincho e cesta aérea, além de outras. Dois modelos estarão disponíveis para os tetes iniciais com os primeiros clientes no mercado brasileiro, com PBT na faixa de 7,5 e 8,5 toneladas.

O caminhão pode ser configurado com 2 ou 3 packs de bateria, com 82 e 124 kWh, respectivamente, resultando numa autonomia entre 140 e 200 km. O carregamento rápido das baterias vai de 30 minutos a 1 hora e 10 minutos. Além disso, o caminhão possui um eficiente sistema de regeneração que recupera a energia cinética durante a frenagem, aumentando a autonomia.


O veículo trabalha com baixo nível de ruído e vibração, o que se converte em alto conforto na condução. Este motor trabalha em alta rotação, chegando a 15.000 rpm. Possui 430 Nm de torque e 129 kW de potência de pico (250 Nm e 110 kW em regime). Sua refrigeração é a água, o que reduz custos e aumenta a eficiência em relação a conceitos que utilizam óleo.

* Anderson Nunes/Mercedes Magazine.

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