Caminhão de lixo híbrido emite menos e arranca mais rápido.A Peterbilt, fabricante americana de caminhões, está lançando um modelo híbrido destinado à coleta de lixo. Diferentemente do que ocorre com a maioria dos automóveis de passageiros com propulsão híbrida, que combinam motores a combustão e elétricos, ele utiliza um sistema hidráulico de recuperação de energia.
O Peterbilt 320 híbrido utiliza um sistema desenvolvido pela Eaton que armazena até 75% da energia dissipada nas frenagens para pressurizar um sistema hidráulico. O fluído pressurizado é usado para impulsionar um motor auxiliar que trabalha junto com o tradicional quando o caminhão arranca.
Segundo a fábrica, em média um caminhão coletor de lixo executa entre 800 e 1.200 paradas e arrancadas diárias e o sistema adotado, além de uma economia de combustível acima de 10% (com redução nas emissões de poluentes equivalente), permite uma aceleração 18% mais rápida. Outra vantagem paralela é a redução do desgaste do motor principal.
* Redação/Revista AutoEstrada.
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